Foram encontrados 247 registros para a palavra: tratamento

Oferta de mamografia no SUS varia drasticamente entre municípios

Levantamento realizado pela Folha de S.Paulo com base em dados do SUS (Sistema Único de Saúde) mostra que a oferta de mamografias no país varia drasticamente de acordo com a região. O exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, neoplasia de maior incidência entre as brasileiras.

Entre 2016 e 2021, o Rio realizou 538.847 exames, número aquém do necessário para cobrir o rastreamento bianual entre as mulheres de 50 a 69 anos sem sinais de câncer de mama -a cidade tem mais de 700 mil moradoras com esse perfil- e a mamografia diagnóstica, indicada para avaliar alterações suspeitas em qualquer idade, em mulheres e homens...

Secretaria de Saúde disponibiliza novos telefones para o Tratamento Fora do Domicílio

A Prefeitura de Petrolina vem buscando canais de comunicação para facilitar o acesso de todos os usuários, por isso a Secretaria de Saúde disponibilizou novos números para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A intenção é qualificar o acesso à informação.  

O TFD disponibiliza um novo contato destinado apenas para informações, que é (87) 99183-4658. Já para confirmação de viagens de Petrolina para Recife, o contato continua o mesmo, (87) 9 8121-9562. É necessário que o paciente envie mensagem com foto do protocolo de agendamento, nos horários de 8h às 10h do dia da viagem. Vale ressaltar que as viagens de domingo serão confirmadas na sexta-feira, caso a viagem seja em algum feriado, a confirmação deve ser feita dia útil anterior a viagem.  ..

"Preconceito é a pior parte no tratamento", diz neurocientista sobre canabidiol

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio de suas Comissões Especiais de Assuntos Regulatórios, de Direito da Saúde e de Acompanhamento Legislativo e da Comissão Nacional de Direitos Humanos, promoveu na tarde desta quarta-feira (29/3) o 3º Congresso Brasileiro do Direito da Cannabis Medicinal: uma agenda para o presente.

Participante do evento, Renato Malcher Lopes, doutor em Neurociências pela Tulane University, coautor do livro Maconha, Cérebro e Saúde e professor da Universidade de Brasília (UnB), defendeu a administração do medicamento. Pai de um filho autista, o neurocientista afirmou que preconceito é a pior parte no tratamento e pediu que o medicamento alcance os pacientes...

No mês de Combate à Tuberculose: especialista fala sobre a importância do tratamento e prevenção adequada para a doença.

Março é o mês de Combate à Tuberculose. A campanha serve para alertar a população sobre o diagnóstico e tratamento da doença, que é infectocontagiosa e afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde revelam que, em 2021, o Brasil realizou cerca de 82.680 notificações de novos casos e retratamento.   

Para a professora em Ciências da Saúde do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Emanoela Sousa, a doença ainda é um problema emergente na saúde pública. "É um problema que se arrasta sem solução eficiente há mais de um século e que continua sendo uma doença de alta incidência no Brasil", diz.    ..

Codevasf em Juazeiro comemora Dia Mundial da Água com apresentação de sistema alternativo de tratamento de água por meio de filtragem lenta

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, nesta quarta-feira (22), apresentação técnica de um sistema alternativo de tratamento de água por meio de filtragem lenta direcionado para comunidades rurais.

O evento será aberto ao público. Poderão participar estudantes, professores, presidentes de associações, agropecuaristas e profissionais ligados à área rural com interesse em conhecer e utilizar essa alternativa para tratamento simplificado de água. A programação começa às 15h, no auditório da Companhia, no bairro de Piranga...

Ambulatório de Curativos Especiais da Prefeitura de Juazeiro completa um ano de implantação e já é considerado referência no tratamento especializado de lesões complexas

Implantado na gestão da prefeita Suzana Ramos com o objetivo de tratar ferimentos de difícil cicatrização dos pacientes do município de Juazeiro, o Ambulatório de Curativos Especiais, da Secretaria de Saúde (Sesau), celebra o seu primeiro ano de funcionamento com muito êxito. O Ambulatório superou as expectativas com mais de 1.800 atendimentos realizados nos 12 meses.

O Ambulatório de Curativos Especiais trouxe um atendimento especializado e humanizado como prioriza a prefeita Suzana Ramos. "Quando decidimos implantar o Ambulatório de Curativos Especiais, inovamos a saúde de Juazeiro. Só quem convive há anos com um ferimento crônico e precisa do serviço entende a importância dessa iniciativa. É com orgulho que olho para ele, como um dos bons frutos da nossa gestão para cuidar melhor da saúde das pessoas", destacou Suzana Ramos...

Dia Mundial do Rim: Roberta Santana participa de ação e destaca investimentos no tratamento de doenças renais

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, participou neste domingo (12), do primeiro Pedal do Dia Mundial do Rim, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Bahia, que tem como objetivo alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde renal.

Realizado no Jardim de Alah, em Salvador, a ação reuniu centenas de ciclistas apoiadores da causa. "Estamos reunidos para lembrar a importância da prevenção...

Clínica para tratamento de dependência química em Petrolina faz parceria com plano de saúde

A Clínica Hospitalar Vida Serena em Petrolina, firmou convênio com o plano de saúde Cassi para o tratamento de reabilitação de pacientes com transtornos mentais e dependência química.

O plano de saúde oferece internamento indicado por médicos especialistas em transtornos mentais, em suas diversas formas. A equipe multidisciplinar é composta por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e nutricionista, que oferece tratamento humanizado, buscando o bem estar do paciente que busca uma mudança de vida sem o uso de drogas...

Zona de Perigo: fisioterapia respiratória auxilia no tratamento da virose do carnaval

A combinação das prévias de carnaval, dos dias oficiais da festa, da aglomeração, má alimentação, excesso de atividades e pouco descanso pode resultar numa série de viroses que acomete o folião no pós-festa. Como tradição de todo ano, a virose deste ano foi apelidada de Zona de Perigo, música de Leo Santana que ficou famosa durante a folia.

As viroses costumam aparecer com mais frequência após o carnaval pois existe maior risco de contágio por conta da aglomeração e da ingestão de alimentos ou água contaminada. Na maior parte das vezes, a contaminação está relacionada a infecções do trato respiratório, como gripes e resfriados...

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (19), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos...

Manutenção em estação de tratamento da Compesa vai deixar bairros de Petrolina sem água

Bairros de Petrolina, Sertão de Pernambuco, terão o abastecimento de água suspenso temporariamente nesta sexta-feira (20), devido ao serviço de manutenção dos sistemas elétricos da Estação de Tratamento de Água (ETA). A inspeção é realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e será finalizada no mesmo dia, às 20h.

A distribuição da água será retomada de forma gradual para as áreas afetadas após a finalização do serviço...

"O direito de viver é de todos": mulher denuncia tratamento recebido pela irmã internada com AVCH no Hospital Regional de Juazeiro

A irmã de uma paciente que está internada no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) procurou a RedeGN para reclamar do tratamento médico recebido por ela no complexo hospitalar. Segundo Cleisiane Paixão, que é moradora do povoado de Curral Novo, mesmo precisando de transferência para outra unidade de saúde, ela teve o nome retirado da lista de regulação sem o consentimento da família.

Hospitalizada desde o dia 23 de dezembro, Edilza Paixão sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e necessita de uma neurocirurgia. A paciente, então, foi incluída na lista de espera para transferência. “Eles dizem que no hospital não tem esse tipo de procedimento, então eu mesmo autorizei a regulação. Só que agora descobrimos que o nome dela foi retirado”, explica. ..

Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova primeiro tratamento semanal contra obesidade no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (2), o primeiro tratamento de uso semanal para sobrepeso e obesidade. O Wegovy (semaglutida 2,4mg) é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, que também fabrica o Ozempic — medicamento para diabetes usado “off label” para a perda de peso.

A semaglutida é um agonista receptor do GLP-1 RA, muito semelhante ao hormônio humano GLP-1, que age na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e reduz a fome do paciente. Esta combinação contribui para que o indivíduo coma menos e, consequentemente, tenha um déficit calórico e emagreça...

Mãe de criança com paralisia cerebral implora que Plano de Saúde não mude de clínica. "Criança já avançou no tratamento. Criou vínculos"

Virginia Cássia dos Santos Costa, mãe de criança que precisa fazer fisioterapia faz solicitação ao Plano de Saúde para não mudar de clínica.

Gostaria que nos ajudasse publicando esse pedido da criança, Ana Cristina, em continuar tratamento com Dr. Charles, na Clínica Liame e que a UNIMED VSF quer transferir para outra clinica sem respeitar o direito de escolha do consumidor...

Anvisa aprova medicamento da AstraZeneca para tratamento da Covid

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (16) por unanimidade o uso emergencial do medicamento Evusheld (ou AZD7442), da AstraZeneca, para tratamento da Covid-19.

O medicamento possui uma combinação de anticorpos monoclonais cilgavimabe + tixagevimabe e era indicado para indivíduos que não estão infectados com a Covid-19 e não tiveram contato com o vírus...

Covid: Anvisa aprova indicação da dexametasona para pacientes graves

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação do medicamento Decadron (fosfato dissódico de dexametasona), fabricado pela farmacêutica Aché, para pacientes graves de Covid-19.

O Decadron é um corticosteroide usado para aliviar inflamações e vinha sendo usado “off label” para a Covid. ..

Pelé tem quimioterapia suspensa após não responder tratamento e está sob cuidados paliativos

O ex-jogador Pelé, de 82 anos, ainda se encontra internado no Hospital Israelita Albert Einstein e não responde mais aos tratamentos de quimioterapia para conter os avanços de um câncer no intestino. Por agora, o Rei do Futebol está sob cuidados paliativos, por conta do estágio preocupante do ex-atleta.

De acordo com a Folha de São Paulo, a quimioterapia foi totalmente suspensa. Agora, Pelé está recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, sem ser submetido a terapias invasivas...

Diabetes: Médico da Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta sobre a doença, do tratamento à prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Apesar do alto número de casos, que envolvem fatores genéticos e hábitos de vida não saudáveis, o médico endocrinologista da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Joroastro Espínola, explica sobre a doença, como pode ser feito o tratamento e ressalta que a mudança no estilo de vida faz toda a diferença, tanto em quem já tem a doença quanto para a prevenção da mesma.

O diabetes é uma doença endócrino-metabólica que é causada pela diminuição na produção e liberação de insulina pelo pâncreas e/ou diminuição da ação dela nos órgãos onde ela age, fazendo com que esteja aumentada a quantidade dos níveis de glicose no sangue. Isso pode levar a complicações a médio e longo prazo, sendo que em alguns casos a curto prazo, a consequência a órgãos-alvo se o indivíduo não fizer o controle da doença. Segundo o médico endocrinologista, o diabetes tipo 1 acontece em situações onde a produção da insulina pelo pâncreas é extremamente baixa ou quase zerada. "Nestes casos chamamos de falência pancreática, onde o pâncreas não produz insulina ou produz em quantidade muito pequena. Então essa quantidade 'segura' o indivíduo no limite e qualquer estresse rápido faz com que ele desenvolva. Nesses pacientes é realizada a reposição de insulina", explicou Joroastro Espínola...

Juazeirense precisa de ajuda financeira para tratamento contra um câncer

Em contato com a editoria da Rede GN a diretora da Casa do Artesão de Juazeiro Lúcia Rego solicita apoio da sociedade juazeirense e san-franciscana para sua sobrinha Andrea Gláucia que está em tratamento contra um câncer e a medicação é muito cara.

“Geraldo minha sobrinha está com câncer, fez transplante de medula, o irmão foi o doador. Ela está enfrentando a fase mais difícil do tratamento, e a medicação é muito cara, o convênio dela ainda não autorizou a aquisição da medicação e se faz necessário o uso imediato. Venho lhe pedir para você colocar no blog”...

Pesquisa mostra queda em tratamento e diagnóstico de câncer de mama

O Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS), que avaliou procedimentos de detecção e tratamento da doença de 2015 a 2021 no Brasil, revelou dados que, segundo especialistas, são preocupantes. Com apenas 17% de alcance, o país registrou, no ano passado, a menor taxa de cobertura mamográfica para mulheres entre 50 e 69 anos. Em 2019, quando também não tinha sido representativo, o percentual ficou em 23%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 70% da população feminina faça o exame anualmente a partir dos 40 anos.

Segundo relatório do Panorama, o estudo informa sobre pacientes diagnosticadas com câncer de mama, com base no código C50 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10), atendidas no SUS de 2015 a 2021. “Para os dados do RHC [Registros Hospitalares de Câncer],  foi analisado o período entre 2015 e 2020.”..