Foram encontrados 234 registros para a palavra: sesab

Sesab realiza mais de 2 mil testes de ISTs no primeiro fim de semana do São João da Bahi

O São João na Bahia encerrou seu primeiro fim de semana de muita festa na noite do último sábado (15), no Parque de Exposições, em Salvador. Se muitos gostam da tradição de ir para os municípios do interior nos festejos juninos, tem gente que fez o caminho contrário.

O casal formado pela professora Rita Abreu, 69 anos, e o advogado Aldo Rocha, 67, saiu da Ilha de Itaparica para curtir a folia junina na capital e aproveitou para passar no estande de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) montado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) no Parque.

"Vim fazer o teste e vou esperar o resultado porque é de grande utilidade. Meu marido também vai fazer e ainda vou levar preservativos pros meus filhinhos, levar lubrificante. Estou amando, fui muito bem atendida", afirmou.

Já o agente de trânsito Isaac Vinhas, 42, levou a esposa e o filho adolescente para o estande. "Acho bom a testagem para levantar a quantidade de pessoas que são ou não infectadas por esses vírus e é interessante para que tenha uma informação maior da população. Já fiz o teste de outra vez e trouxe meu filho para fazer o dele pela primeira vez", contou.

Nos três primeiros dias de festa, que retorna no dia 21, foram realizados 2.046 testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Do total de exames, 34 foram positivos para sífilis, 5 para HIV e 2 para Hepatite C. Não foram registrados casos positivos de Hepatite B.

"A testagem é importante para contermos a propagação das ISTs e para que as pessoas possam iniciar o tratamento o mais cedo possível. Sabemos que, na maioria das vezes, ver um resultado positivo é uma notícia complicada de se receber e, por isso, temos uma equipe multiprofissional capacitada para acolher os pacientes e instruí-los sobre os passos seguintes que devem tomar", explica a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Durante toda a noite de sábado, profissionais da Sesab abordaram o público dos shows convidando para que pudessem fazer a testagem. "Esse trabalho de explicação, orientação e de convencer as pessoas da importância de realizar os exames é bastante cuidadoso e fundamental", diz Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.

Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos mais de 100 mil preservativos em ações do lado de fora do Parque de Exposições e também durante os shows. Essas iniciativas fazem parte das ações da pasta durante os festejos juninos, que representam um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

Histórico

Este é o segundo ano em que a estratégia de testagem de ISTs está sendo realizada durante os festejos de São João. Em 2023, foram realizados 14.548 testes rápidos nas sete cidades onde os estandes foram montados. Deste total, 27 foram positivos para HIV, 3 para Hepatite B, 7 para Hepatite C e para Sífilis foram 201 testes reagentes.

As pessoas que testaram positivo para Sífilis, tiveram a oportunidade de já iniciar o tratamento no próprio estande, uma estratégia iniciada nas ações de prevenção de ISTs no Carnaval e que, agora, está presente no São João também. Aqueles que preferiram iniciar o tratamento posteriormente, já saíram do estande com encaminhamento.

No interior do estado, os postos de testagem começam a funcionar na próxima semana. Nas cidades de Amargosa, Irecê e Santo Antônio de Jesus, os testes poderão ser feitos de 19 a 24 de junho. Em Senhor do Bonfim, o estande atenderá de 19 a 23 de junho, enquanto que, em Ibicuí, será de 20 a 24 de junho e, em Cachoeira, de 21 a 25 de junho. Em Salvador, o posto montado no Parque de Exposições funcionará ainda de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho.

Posto de emergência

A Secretaria da Saúde do Estado também montou, no Parque de Exposições, um posto para atender as emergências que, por ventura, ocorram durante as festas.

Ao todo, foram realizados 116 atendimentos nesses três primeiros dias de São João da Bahia no Parque de Exposições, sendo 43 na quinta-feira (13), 35 na sexta-feira (14) e 38 no sábado. A principal causa de atendimentos foi por conta de cefaleias. Oito pacientes necessitaram de transferência para unidades de saúde. Neste ano, a novidade na assistência, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, foi o atendimento de saúde mental...

Sesab garante atendimentos em saúde nos festejos juninos

As mais de 1,5 milhão de pessoas que aproveitarão as festas juninas na capital e no interior do estado já começaram a curtir o forró e as comidas tradicionais.

No Parque de Exposições, em Salvador, os shows com grandes atrações iniciaram na quinta-feira (13) e a assistência à saúde e a prevenção de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs) estão garantidas no grande espaço montado para a festa...

Gestores da Sesab participam de seminário sobre agrotóxicos na sexta-feira (7)

O auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebe, no próximo dia 7 de junho, das 8h30 às 18h, o seminário “Agrotóxicos e Saúde: Um Desafio na Formação Universitária na Área de Saúde e Ambiente”, que terá participação de gestores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em uma das mesas de debate.

O evento tem como objetivos: analisar os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde humana e ao meio-ambiente, estado da arte da pesquisa no campo da Saúde Pública/Saúde Coletiva; discutir o papel dos profissionais de saúde na identificação, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e agravos relacionadas à exposição aos agrotóxicos, enfatizando sua responsabilidade social e ética nesse contexto; e discutir a introdução do tema de agrotóxicos nos currículos dos cursos de saúde visando preparar os futuros profissionais para lidar com os desafios relacionados à exposição a essas substâncias...

Sesab disponibiliza link para agendamento na Feira de Saúde em Juazeiro, nos dias 30 e 31 de maio

O Coordenador Regional de Saúde Norte Pedro Alcântara da Souza encaminhou ao blog Rede GN o link onde as pessoas interessadas em participar da Feira da Saúde podem fazer agendamento.

O agendamento será 100% pelo site informadom pelo Coordenador Regional de Saúde: Confira o link AQUI..

Participação da equipe do Núcleo Regional de Saúde Norte e Sesab no 2° Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco

No dia 22 de maio de 2024, ocorreu o II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco, no Cineteatro da UNIVASF, Campus de Petrolina-PE. O evento foi organizado em parceria do Núcleo Regional de Saúde Norte, 8ª Gerencia Regional de Saúde de Petrolina e a Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 

Na ocasião, tiveram presentes Dra Rivia Barros, Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da SESAB, onde representou a Secretária de Saúde do Estado da Bahia; Dr. Pedro Alcântara, Diretor do Núcleo Regional de Saúde Norte; Helder Coutinho, Coordenador do CIEVS Regional Norte; Eleuzina Falcão, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis; e Vânia Rebouças, Coordenadora do Programa de Imunização do estado da Bahia. ..

Projeto da Sesab, Senhor do Bonfim recebe Feira Saúde Mais Perto neste final de semana

A Feira Saúde Mais Perto não para em 2024! Com mais de 150 mil atendimentos já realizados, o projeto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, chega ao município de Senhor do Bonfim nesta sexta-feira (10) e no sábado (11) levando serviços de saúde – entre consultas, exames e procedimento – e cidadania para a população de toda a região.

A Feira acontece das 8h às 17h, no Parque da Cidade, na Av. Campo Clube, 456-554, bairro Marista...

Sesab recepciona novos médicos residentes do Estado

Os novos médicos residentes da Bahia, que ingressaram na especialização por meio do Processo Seletivo Unificado de Residência Médica 2024, estão sendo recepcionados nesta sexta-feira (03), no XX Seminário Introdutório da Residência Médica do Estado da Bahia.

O evento foui realizado em Salvador, no Hotel Fiesta...

Sesab confirma 59 mortes por dengue na Bahia

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta sexta-feira (3), mais três óbitos por dengue no estado durante o ano de 2024. Com as novas confirmações, a Bahia atinge a marca de 59 mortes pela doença. Os três últimos óbitos foram registrados em residentes Encruzilhada, Jacaraci e Vitória da Conquista.

Se acordo com a pasta, o estado possui uma taxa de letalidade da dengue de 2,9%, menor do que a média nacional. Ao todo, até o momento, foram confirmados os óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (13), Jacaraci (5), Feira de Santana (4), Juazeiro (4), Encruzilhada (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Palmas de Monte Alto (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Caraíbas (1) Carinhanha (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Ipiaú (1), Irecê (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Macaúbas (1), Maraú (1), Santo Estevão (1), Seabra (1), Tanque Novo (1) e Várzea Nova (1)...

Secretária da Saúde do Estado propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Com a baixa cobertura de vacinação contra a influenza na Bahia, a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, tem feito um chamado aos secretários municipais de saúde para desenvolverem estratégias de ampliação da imunização.

Até o momento, 735.032 doses foram aplicadas, o que representa 15,57% do público-alvo, formado por 5.929.764 pessoas. "A cobertura está muito aquém da meta, que é de 90%", aponta Roberta Santana...

Juazeiro: Após abertura de nova licitação, Sesab assina contrato emergencial com AOSID para gestão de Hospital Regional 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) assinou um contrato emergencial com a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (AOSID), para a gerência do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), localizado no norte baiano. A pasta pagará um valor global de R$ 45.770.950,92 para a organização administrar a unidade de saúde no período de 180 dias, conforme publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (10). 

De acordo com informações do site parceiro Bahia Noticias, o valor global, a quantia de R$ 45.635.003,64 servirá para o custeio da operação da unidade e R$ 135.947,28 para pagamentos do uso de insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica, denominados de OPME...

Sesab inicia distribuição de bombas costais para auxiliar combate à Dengue no interior da Bahia

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) iniciou, nesta quinta-feira (13), a distribuição de bombas costais que vão auxiliar os agentes de endemias das cidades do interior do estado no combate ao mosquito Aedes aegypti, que é vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya.

Ao todo, 250 equipamentos foram distribuídos entre os nove Núcleos Regionais de Saúde da Bahia, localizados nas regiões Centro-Leste, Centro-Norte, Extremo-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. Serão destinadas bombas costais para as regiões de Feira de Santana (43), Jacobina (23), Teixeira de Freitas (13), Salvador (28), Alagoinhas (20), Juazeiro (17), Barreiras (22), Vitória da Conquista (45) e Itabuna (39)...

Com 175 municípios em epidemia de Dengue, Bahia realiza Semana de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que a Bahia tem 175 municípios em estado de epidemia de Dengue.

Outros 67 estão em risco e 18 em alerta. São 45.386 casos prováveis da doença até o dia 9 de março de 2024, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior...

SindilimpBA denuncia empresa terceirizada da Sesab por atrasos em salários e benefícios dos porteiros

A empresa Prime, que presta serviço à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), atrasou mais uma vez os salários e benefícios dos porteiros que trabalham em vários hospitais do estado.

Neste domingo (10), o SindilimpBA denunciou o caso e pede ajuda para que os vencimentos, transporte e alimentação sejam pagos...

Quarta morte por dengue na Bahia é confirmada pela Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado nesta segunda-feira (26). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lamentou o óbito durante a agenda de compromissos na Espanha.

“Quero pedir a colaboração de cada pessoa para nos ajudar nessa guerra contra a dengue e quero deixar aqui os meus sentimentos à família da última vítima da doença na Bahia. Tenham certeza que nós não estamos parados”, afirmou...

Sesab já distribuiu mais de meio milhão de preservativos no Carnaval

Mais de 570 mil preservativos masculinos e femininos foram distribuídos pelas equipes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nos últimos quatro dias – de quinta-feira e domingo – nos circuitos do Carnaval, nos estandes instalados em Ondina e na Barra, e em Porto Seguro. 

A meta, segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, é distribuir cerca de um milhão de preservativos para os foliões até o final da festa. Para a coordenadora de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, "prevenção é extremamente importante, principalmente nesses momentos de grandes festas populares. Tem que se divertir, mas também é preciso se proteger"...

Sesab registra sete ocorrências no primeiro dia de Carnaval

O Carnaval da Bahia deu seu pontapé inicial na tarde da quinta-feira (8) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entrou na folia para cuidar dos baianos desde cedo. Na estreia da folia, até às 6h da manhã desta sexta-feira (9), houve um total de sete ocorrências médicas nos circuitos, sendo três no Circuito Dodô, duas na Praça Castro Alves, uma no Circuito Osmar e uma no Pelourinho.

O número é 22% menor que em 2023, quando nove ocorrências foram registradas no primeiro dia de Carnaval. Todos os pacientes foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE). Duas ocorrências tiveram como motivação agressão física, duas foram por queda, uma por agressão com arma branca e duas por outros motivos...

Secretaria da Saúde da Bahia intensifica ações preventivas durante o Carnaval com três postos de testagem e distribuição de 1 milhão de camisinhas

Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados a partir desta quinta-feira (8), nos dois postos instalados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na capital baiana, no circuito do Carnaval. Com funcionamento a partir das 16 horas, as unidades estão estrategicamente situadas na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina, a fim de atender o maior número possível de foliões. Já em Porto Seguro, o posto instalado na Passarela do Descobrimento inicia os atendimentos na sexta-feira (9), às 18 horas. 

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o foco é a prevenção e o cuidado com a saúde, "por isso estamos alertando a população a aproveitar a festa de forma responsável. A ação busca, assim, reduzir os índices de transmissão de ISTs e promover uma celebração saudável e consciente", afirma a secretária. Além dos testes, serão distribuídos 1 milhão de preservativos masculinos e femininos, bem como material informativo sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas unidades instaladas nos circuitos da capital baiana, em pontos turísticos e em locais com grande fluxo de pessoas em Salvador, como o terminal marítimo, rodoviária e aeroporto...

É falso que o Governo da Bahia tenha restabelecido a obrigatoriedade do uso de máscaras

Veiculada em algumas redes sociais desde a última semana, a notícia que o Governo da Bahia teria reestabelecido a obrigatoriedade do uso de máscaras por conta do aumento no número de casos de Covid-19 é FALSA. O último decreto estadual publicado que tratou sobre uso de máscaras na Bahia é de 29 de março deste ano.

O uso de máscaras segue com as mesmas diretrizes do decreto de 29 de março:..

Deputado Estadual Roberto Carlos lidera audiência crucial na SESAB em prol da saúde de Uauá

Em uma iniciativa importante em busca de avanços para a saúde de Uauá, o deputado estadual Roberto Carlos (PV), também vice-líder do Governo, liderou uma importante audiência na Secretaria de Saúde do Estado – SESAB. acompanhado pelo secretário municipal, Jorge Lobo, e assessora de gabinete do prefeito, Izana Leila, onde foram cordialmente recebidos pela assessora especial da SESAB, Petrivône, discutindo estratégias e ações para beneficiar a saúde dos cidadãos de Uauá.

"Estamos comprometidos em melhorar efetivamente os serviços de saúde para a população de Uauá. Esta reunião foi um passo fundamental para alinhar esforços e buscar soluções que promovam o bem-estar dos uauaenses", afirmou o Deputado Roberto Carlos ao final da audiência...

Central Estadual de Regulação atende mais de 99% das 230 mil solicitações em 2023, diz Sesab

Com mais de 230 mil pacientes atendidos pela Central Estadual de Regulação nos dez primeiros meses de 2023, foi atingida a marca de 99% de respostas às solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios baianos.

O panorama foi traçado nesta semana pela secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, e pela superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Hupsel, durante o Fórum Estadual de Regulação, que é uma iniciativa do Ministério Público do Estado...