Foram encontrados 234 registros para a palavra: sesab

Sesab investiga 17 casos com suspeita de coronavírus na Bahia

De janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (02), a Bahia registrou 49 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 11 foram descartados laboratorialmente e 17 aguardam análise laboratorial.

Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais...

Bahia registra 17 casos suspeitos de coronavírus, diz Sesab; nove deles foram excluídos

A Bahia registrou 17 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) até as 10h desta sexta-feira (28). A informação foi divulgada através de uma nota conjunta das Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

Conforme a Sesab, os casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus ocorreram nos seguintes municípios: Camaçari (1), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (5), Feira de Santana (3) e Porto Seguro (1). Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
A secretaria informou que estão em análise laboratorial as amostras de oito pacientes, três deles de Feira de Santana, um de Itabuna e quatro de Salvador. Foram descartados laboratorialmente os demais casos...

Sesab emite nota oficial sobre casos suspeitos de Coronavírus na Bahia

De janeiro até meio-dia desta quinta-feira (27), a Bahia registrou doze casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus (Camaçari, Jequié, Tucano, Itabuna, Jacaraci, Salvador).

Destes, seis já foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde, quatro foram descartados laboratorialmente e outros dois estão em análise. ..

Sesab descarta caso suspeito de coronavírus em Jequié

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que nesta segunda-feira (24) o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, admitiu uma paciente com sintomas respiratórios e história de viagem recente ao norte da Itália (Siena), zona considerada de risco para transmissão do coronavírus COVID-19, no último dia 14 de fevereiro, seguida de aparecimento de quadro gripal em 20 fevereiro.

A paciente permanece em isolamento de precaução, desde seu atendimento na emergência, tendo sido confirmado pelo LACEN-BA infeção pelo vírus da influenza A, excluindo portanto  infecção por COVID-19. ..

Bahia: Sesab dá início à campanha de vacinação contra sarampo

No próximo dia 10, terá início a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2020. Nesta etapa, o público-alvo será de crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. A vacina utilizada previne contra o sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral).

As estratégias de intensificação das ações de rotina são de extrema importância para ampliar a proteção da população e possibilitar a interrupção da circulação do vírus do sarampo no país. A Campanha ocorrerá em todos os 417 municípios do estado, de 10 de fevereiro a 13 de março, com o dia D de mobilização nacional acontecendo no dia 15 de fevereiro...

Prefeito Paulo Bomfim recebe mais uma ambulância para a saúde de Juazeiro

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do deputado estadual Zó e do vereador Reinaldo Sabino, esteve nesta quarta-feira (06) na Secretaria da Saúde da Bahia em Salvador com a Chefe de Gabinete, Dra Nelma Carneiro Araújo para o ato de entrega de mais uma ambulância para reforçar a frota da saúde, em Juazeiro.

O veículo vai atender à comunidade de Conchas, Distrito de Maniçoba. Nesta gestão, foram entregues 6  novas SAMUs e 8 ambulâncias sociais. Segundo o prefeito, esta é a sexta ambulância oriunda de emenda parlamentar do deputado Zó...

Secretaria da Saúde da Bahia se reúne com empresários para acelerar implantação de álcool gel nos estabelecimentos

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu nesta quinta-feira (30), com representantes do segmento da indústria, comércio, rodoviários, portos e aeroportos a fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. Além de sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos, foi ratificada a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Na avaliação do titular da pasta estadual da Saúde, a Bahia tem se preparado para lidar com as situações epidemiológicas mais adversas. “Nos últimos cinco anos, diversos estados brasileiros passaram por surtos e epidemias de sarampo e febre amarela, por exemplo, mas aqui conseguimos impedir o avanço dessas doenças devido a uma série de medidas, com destaque para o bloqueio vacinal e campanhas de sensibilização voltadas para a população e segmentos empresariais”, afirma Vilas-Boas...

Governo nega caso suspeito de coronavírus na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nega a informação sobre a existência de caso suspeito de infecção pelo coronavírus no estado da Bahia. Em 28 de janeiro, foi notificada a existência de um paciente internado no município de Jacaraci com quadro de infecção respiratória e história de viagem ao Japão, com escala nos Estados Unidos. O paciente foi transferido para o Instituto Couto Maia, referência estadual em doenças infecciosas, e a avaliação inicial não preenche critérios para enquadrar como caso suspeito de infecção pelo coronavírus.

Todas as medidas habituais de isolamento para casos suspeitos de infecção por vírus do grupo influenza (H1N1, H3N2, Influenza B) estão sendo tomadas. Ressalta-se que apenas no ano de 2019 foram confirmados na Bahia 1.821 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratórios, com 132 óbitos. Toda a rotina laboratorial para diagnóstico de casos semelhantes está sendo conduzida pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). ..

Hospital Sírio-Libanês assina com a Sesab convênio de aperfeiçoamento da gestão hospitalar

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) assinou nesta quarta-feira (15) um convênio com o Hospital Sírio-Libanês para aperfeiçoamento da gestão do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), maior unidade da rede pública do estado. O fortalecimento da administração da unidade será feito por meio de uma consultoria realizada pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês. Inicialmente será feito o diagnóstico situacional e elaborado plano operativo, que resultará em modelo de gestão mais moderno e eficiente. A parceria terá a duração de um ano, com pacotes de entregas periódicas.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a intenção é proceder ao diagnóstico completo da gestão. “O governo do estado deu início a uma importante parceria de aprimoramento da gestão hospitalar, com a contratação do Hospital Sírio Libanês para avaliar a modelagem e funcionamento do HGRS. Pretendemos estudar de que forma o hospital pode avançar em um modelo mais eficiente de assistência à saúde, na produção de conhecimento e também na sua função de hospital de ensino”, afirmou...

Sesab promove Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer

Com o objetivo de debater problemas e soluções referentes à atenção ao câncer no SUS-Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Atenção Especializada (DAE), promove nos dias 5 e 6 de dezembro, no Hotel Vilamar (Amaralina), o Encontro Estadual da Rede de Atenção ao Paciente com Câncer.

O encontro vai reunir diversos públicos para uma discussão profunda, democrática e assertiva, buscando a qualificação e atualização quanto ao tema oncologia, e voltada para profissionais da Rede SUS envolvidos na assistência ao paciente com câncer, direta ou indiretamente...

Ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha morre vítima de acidente com aeronave na BA, diz Sesab

Morreu na manhã deste domingo (17), em Salvador, o ex-piloto de Stock Car Tuka Rocha, vítima da queda de um jato executivo em Maraú, no baixo sul da Bahia, na quinta-feira (14). A informação é da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Trata-se da terceira morte confirmada após o acidente. Outras sete pessoas continuam internadas.

Christiano Chiaradia Alcoba Rocha, 36 anos, conhecido como Tuka Rocha, morreu às 6h20, no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana, segundo a Sesab. Ele estava na unidade desde sexta-feira (15), quando havia sido transferido do Hospital Municipal de Salvador. Tuka teve 80% do corpo queimado. Não há informações sobre o sepultamento dele...

SESAB realiza Web Palestra para macrorregião de Saúde, Norte, nesta terça 5

Dando continuidade ao projeto ENCONTROS DE SAÚDE, a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) realiza a quarta transmissão online, no formato de web palestra, conduzida pelo secretário estadual da pasta, cardiologista Fábio Vilas-Boas.

A transmissão ao vivo ocorrerá nesta terça-feira, dia 5, às 14:30h, para a Macrorregião de Saúde Norte, com destaque exclusivo para temas direcionados aos 28 municípios que compõem a área geográfica. Assuntos variados sobre a saúde pública, revelando desafios, projetos e avanços do governo do estado, através da Sesab...

Sesab publica licitação que transformará Hospital Luiz Viana Filho em maternidade

Foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (21), o edital de licitação para as obras de reforma e ampliação do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, no sul da Bahia, que o transformarão em uma unidade materno-infantil referência para alta complexidade.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, as obras terão início ainda neste ano. "Serão investidos cerca de R$ 34 milhões entre obras e equipamentos. Com 90 leitos, a unidade contará com UTI neonatal e pediátrica, além de um moderno centro cirúrgico e obstétrico", garante Vilas-Boas...

Muito bem avaliado: Hospital Municipal de Sobradinho recebe aprovação da Sesab e de Organização Internacional

O Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres recebeu na última segunda-feira (20), a visita técnica de uma equipe médica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), fazendo parte do roteiro que a equipe vem realizando em hospitais de pequeno e grande porte em toda Bahia.

"Estamos visitando todas macro regiões de saúde no Estado da Bahia, para identificar o perfil dos hospitais estratégicos e regionais. Esses perfis servirão de guia para a reorganização do plano de atenção hospitalar. Neste plano constarão as classificações dos hospitais do estado, que englobam desde os instituições de pequeno porte, como o de Sobradinho, até os hospitais de referencia macro para a região como o Regional de Juazeiro", explicou a coordenadora do Núcleo de Atenção Hospitalar da SESAB, Aline Costa...

Médicos do Hospital Regional de Juazeiro suspendem greve após acordo com a SESAB

A paralisação dos médicos do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) que ocorreria nesta quarta-feira, 24, foi cancelada após a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) se dispor a negociar com os profissionais. O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) anunciou na segunda-feira, 22, que a equipe médica entraria em greve em decorrência "das precárias condições de trabalho no hospital e da falta de pagamento dos salários".

Em sua página oficial na internet o Sindimed informou que a Sesab irá realizar o pagamento dos salários dos médicos e o atendimento está ocorrendo normalmente. Diz a página do Sindimed “antes mesmo de a greve dos médicos de Juazeiro, que estava com início previsto para a zero hora desta quarta-feira (24), ter sido deflagrada, foi suspensa. O Sindimed-BA, conseguiu, perante a Sesab, acordo em favor dos médicos” comemorou a entidade sindical...

Vereador Allan Jones denuncia encerramento de parceria entre a Sote e Estado; pacientes serão prejudicados

Allan Jones e Suzana Ramos (Foto arquivo do Blog)

O vereador Allan Jones, denuncia que a partir desta quinta-feira, 31, a cidade de Juazeiro "será atingida por mais uma ação danosa do Governo do Estado da Bahia, o qual encerrará o Termo de Adesão nº 006/2016 firmado com o Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada - SOTE"...

Alexandre Aleluia critica proposta da Sesab de 'estadualizar' Mais Médicos: 'Querem um bunker para o PT'

O vereador Alexandre Aleluia (DEM) utilizou as redes sociais, neste final de semana, para criticar a "estadualização" do programa Mais Médicos proposta pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Na última semana, o secretário da pasta, Fábio Vilas-Boas, em uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), sugeriu que o governo federal deixe de gerir o Mais Médicos e os estados fiquem responsáveis pela operacionalização.

Em sua página no Facebook, Alexandre Aleluia repudiou a proposta da Sesab e afirmou, ainda, que o atual governo baiano quer "transformar a Bahia em um bunker para guardar aqui o que sobrou do PT". "A saúde do baiano nunca foi projeto do Partido dos Trabalhadores. E, ao propor que os interesses políticos e ideológicos deles fiquem acima de todos nós, deixa tudo muito claro que querem transformar a Bahia em um bunker para guardar aqui o que sobrou do PT", escreveu Alexandre. 

Em novembro, o governo de Cuba deixou de fazer parte do programa Mais Médicos por discordar de exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), como o pagamento do salário integral aos profissionais cubanos e a liberdade para os médicos trazerem suas famílias...

Bahia confirma dois casos de sarampo e faz recomendações aos municípios

Dois moradores do município de Ilhéus foram diagnosticados com sarampo, vítimas do tipo selvagem, que é compatível com o paciente que veio doente de Manaus (AM) no mês de setembro. Inicialmente, a suspeita era que o vírus pudesse ser vacinal, uma vez que os pacientes tinham sido imunizados recentemente. No entanto, um segundo exame realizado pela Fiocruz comprovou o mesmo genótipo do caso importado de Manaus, que circula no estado do Amazonas e na Venezuela.  

Diante do resultado dos exames, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) faz recomendação aos municípios para a notificação imediata de todo caso suspeito de sarampo que se enquadre na seguinte definição: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade, situação vacinal anterior, deslocamento para áreas de risco nos últimos 30 dias ou contato com pessoas que tenham se deslocado para áreas de risco nesse período...

Cremeb denuncia: Sesab corta verba do Martagão e gera debilidade na assistência infantil

O tempo ideal para realizar cirurgia de fratura infantil é de até 72 horas após lesão e isso o Martagão Gesteira garantia a população, já que a média de execução do procedimento na unidade era de 48 horas após o primeiro atendimento. Entretanto, uma abrupta rescisão de contrato realizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está modificando esse quadro e gerando uma crise na assistência ortopédica infantil. Já que a pasta encerrou o contrato de ortopedia com o Martagão, a nova realidade passa ser de 12 a 15 dias na marcação de cirurgias, "o que acarreta no consolidar e remodelar da fratura, passando para tratamento da lesão e não a correção devida", como explica o médico ortopedista e conselheiro do Cremeb Fernando Cal Garcia.

É importante contextualizar que o Martagão Gesteira é o único hospital infantil ortopédico e traumatológico do Estado, com uma equipe de profissionais treinada na assistência à criança. Ainda assim, a Sesab preferiu cortar a verba destinada por acreditar que o Hospital do Subúrbio pode assumir essa demanda, fato que confronta a realidade recentemente exposta pela imprensa. Somente na TV Bahia, por exemplo, foi noticiado distintos casos em dois dias (26 e 27 de março), onde crianças com fraturas estão submetidas a uma vaga na Central de Regulação, que possui cerca de 1,4 mil pessoas na fila atual, com apenas 150 vagas por dia...

Bahia: Sesab convoca população a buscar vacina contra a febre amarela

A cobertura vacinal ainda está longe de alcançar a meta nos oito municípios que estão participando da campanha de vacinação contra a febre amarela com a dose fracionada. A meta é vacinar 95% da população de Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

No entanto, o percentual ainda está em 54,3%, mesmo após o Dia D da campanha, realizado no último sábado (24).  Apenas 14.950 pessoas buscaram os postos de vacinação na primeira semana da campanha. Ainda são esperadas cerca de 1,5 milhão de pessoas, até o dia 09 de março, quando se encerra a mobilização com a dose fracionada...