Foram encontrados 136 registros para a palavra: psol

DIRETÓRIO NACIONAL DO PSOL PEDE ANULAÇÃO DA CONVENÇÃO E COLIGAÇÃO COM PCDOB EM JUAZEIRO

Mais uma bomba na política de Juazeiro nesta segunda-feira, dia 22. Após o Ministério Público Eleitoral solicitar a impugnação do registro da candidatura de Joseph Bandeira (SDD) nesta data pela manhã, eis que no final da tarde chega ao conhecimento do Blog Geraldo José que o Diretório Nacional do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) pediu por volta das 16:52h, a anulação da Convenção e da Coligação com o PCdoB em Juazeiro.

A Comunicação de Anulação de Convenção Partidária Municipal do PSOL em Juazeiro, assinada pelo presidente da legenda em nível nacional Raimundo Luiz Silva de Araújo, informa que nos termos do Artigo 7° da Lei 9.504 e do Artigo 10 da Resolução TSE n° 23.455, a Coligação PSOL/ PP/ PT/ PR/ PSB/ DEM/ PDT/ PCdoB/ PSL foi indeferida e anulada pelo órgão partidário superior conforme Ata de liberação da Reunião do Diretório Nacional realizada nos dias 29 e 30 de julho de 2016...

NOTA DE REPÚDIO AO PRESIDENTE DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL - BAHIA

Os membros da Direção Provisória e demais filiados do PSOL do município de Itiúba vem tornar público, com absoluto repúdio, o injustificado episódio de violência ético moral e extremo autoritarismo com que o então presidente do Diretório Estadual do PSOL Bahia, Ronaldo Santos, se dirigiu ao vice-presidente da aludida Diretoria Provisória Municipal, na última quarta-feira, dia 17 agosto do corrente ano.

Apresentado em texto por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp), o vergonhoso acontecimento de desrespeito, deselegância e absoluto autoritarismo contra João Batista dos Santos Santana, vice-presidente da Diretoria Provisória do partido no município de Itiúba, reflete o conjunto de todas as outras ações desmedidas, arbitrárias e truculentas adotadas por RONALDO SANTOSe remonta a um período que antecede o atual estado democrático do país. Pior do que isso, a postura adotada pelo então Presidente do Diretório Estadual afronta o Art. 23 de seu Estatuto, além de refutar flagrantemente princípios basilares de um Partido que é pautado nos pilares do socialismo e da liberdade! Vejamos:..

PSOL lançou pré-candidatura de Marcos Mendes a vereador de Salvador

Na tarde deste sábado( 6 ) o PSOL lançou a pré-candidatura de Marcos Mendes a vereador da capital baiana, na sede da sigla, localizada no Campo Grande. Mendes saiu candidato a Governador da Bahia nas eleições de 2014 e agora vai concorrer à uma vaga da Câmara Municipal de Salvador.  O psolista salientou que defende um projeto ecosocialista e o  debate ambiental será fundamental durante a campanha eleitoral. O vereador Hilton Coelho e o pre-candidato   Hamilton Assis participaram do lançamento. 

"Acreditamos que o meio ambiente é vida! Nós vamos fazer a revolução através do trabalho de base. O PSOL é o único partido que não está envolvido na Operação Lava Jato!", frisou Mendes. O pré-candidato à prefeitura de Salvador do PSOL, Fábio Nogueira,  prestigiou  o evento e disse que em um contexto de " política do concreto ", " politica de cimento" adotadas pelo prefeito ACM Neto, a candidatura de Marcos Mendes é fundamental ao processo de disputa da Câmara de Vereadores.  "Precisamos de mais um mandato combativo para lutar pelos direitos dos soteropolitanos ao lado do  nosso vereador Hilton Coelho ", destacou Nogueira...

Juazeiro: PSOL ameaça romper aliança com o PCdoB

O Partido Socialista (PSOL), que havia declarado apoio em Juazeiro ao pré-candidato a prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), informou ao Blog Geraldo José que nesta tarde os membros do diretório estão discutindo a possibilidade de uma candidatura própria para o pleito de 05 de outubro.

Segundo o advogado Jaime Badeca (PSOL) e ex-candidato a vice-prefeito de Juazeiro em 2012, o partido encontrou dificuldades para formar a chapa proporcional com o grupo que apoia o pré-candidato Paulo Bomfim (PCdoB). Badeca declarou que o grupo da situação “está fazendo muitas contas, com preocupações com o próprio umbigo, supervalorizando uns e subestimando outros”...

Executiva Nacional da REDE aprova aliança com PSOL em Salvador

O Grupo de Trabalho Nacional Eleitoral da Executiva Nacional avaliando o quadro político de Salvador, com base na Resolução Nacional 06/2016, aprova aliança programática com o PSOL, com indicação da vaga de vice-prefeito pela Rede, inclusive na aliança proporcional, salientando a importância da construção de terceira via de forças políticas no cenário da capital baiana, a necessidade de derrota da atual gestão do DEM/PSDB/PMDB/PSC e a incompatibilidade programática com a aliança PCdoB/PT/PSD/PSB/PTN. 

 A Rede entende o desafio de inserir o debate da sustentabilidade compreendendo que o processo eleitoral é momento de afirmar os princípios e valores da Rede, a melhoria da qualidade de vida e bem-estar na cidade e a elaboração de políticas públicas que possam reduzir as graves desigualdades sociais que atingem Salvador...

Psol confirma apoio à pré-candidatura de Paulo Bomfim a prefeito de Juazeiro

Na manhã desta segunda-feira (25), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou, em coletiva de imprensa, a sua adesão a pré-candidatura de Paulo Bomfim, pelo PCdoB, a prefeito de Juazeiro. O ato contou com as presenças do presidente do diretório municipal do PCdoB, Gilson Araújo, do deputado estadual Zó, do representante municipal do Partido da República, Pedro Alcântara, e do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, além de militantes de diversos partidos da base aliada.  

Para Gilson Araújo, a adesão do Psol representa a união das esquerdas em Juazeiro. "O campo político está bem delimitado. E isso é uma reafirmação do que está acontecendo em nível nacional. Os partidos que realmente defendem o trabalhador, defendem a parte mais pobres da sociedade precisam se juntar para combater a tentativa de golpe, o ataque à democracia. A vinda do Psol para o nosso projeto tem uma importancia relevante, pois vem para somar e manter Juazeiro no rumo do desenvolvimento", declarou o presidente municipal do PCdoB...

PSOL vai apoiar Paulo Bomfim

Será  anunciado, às nove horas da manhã, na próxima segunda-feira, 25, na sede do PCdoB, bairro Angari, numa coletiva à imprensa, o apoio do PSOL à pré-candidatura de Paulo Bomfim à prefeito de Juazeiro. O momento vai contar com a presença dos dirigentes partidários Paulo José e Jaime Badeca, que retiram as suas pré-candidaturas e unem-se ao projeto do pré-candidato Paulo Bomfim. ..

Senhor do Bonfim: PSOL realiza Oficina de Formação Política com Pré-candidatos da região norte da Bahia

 
Domingo (5), o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira Oficina de Formação Política com lideranças e militantes da região Norte da Bahia. A atividade conseguiu envolver militantes e pré-candidatos de Itiúba, Andorinha, Campo Formoso, Juazeiro e demais cidades. O evento contou com a participação de Cleide Coutinho, da Secretaria de Direitos Humanos do PSOL, Cris Bantu, representante da Secretaria de Movimentos Sociais,  Rafaela Cardoso,  responsável pela Secretaria de Formação Política da Executiva Estadual;  Jamerson Santos, pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim, e o Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos. 
 
No período da manhã foi promovido um debate sobre conjuntura política brasileira, socialismo e a história  e processo de fundação do PSOL. Segundo Rafaela Cardoso, da Secretaria de Formação Política,  uma das organizadoras da atividade, a oficina ajudou a compartilhar a experiência regional e a promover a integração do partido.  A militante  salientou que o evento foi extremamente  importante para o processo de qualificação da militância que vive no interior baiano.  De acordo com a psolista, o debate sobre o socialismo gera muitas confusões e, ao fazer uma discussão desse tipo, o PSOL mostra que faz parte do processo de construção do socialismo no Brasil. 
 
"O PSOL se  reafirma como instrumento de luta pela implementação do sistema socialista, na luta por uma sociedade mais justa.  Precisamos reafirmar o papel protagonista das pessoas. Elas precisam se enxergar  como  sujeitos da sua própria história. Precisam entender que não devem ficar esperando pelo surgimento de super-heróis que vão resolver os seus problemas cotidianos!", pontuou Rafaela Cardoso, lembrando ainda que objetivo da oficina foi promover o empoderamento da militância partidária e construir de forma coletiva um programa  que envolva toda a sociedade brasileira. 
 
No período da tarde o público foi dividido em  grupos que debateram as seguintes pautas: cultura, mulheres, educação, urbanismo, meio ambiente, agricultura, comércio e turismo. Cada grupo escolheu um relator que leu para o público as propostas de intervenção destinadas à região. Uma metodologia utilizada  durante a atividade   usou o fósforo como elemento para  apresentação da plateia.  As pessoas presentes tinham que se apresentar de acordo com a chama do fósforo aceso. "O nosso objetivo  foi debater as demandas da região norte com intuito de elaborar um programa político que  dispute os corações e mentes da população local", frisou a Secretária de Formação Política.  
 
 Para o pré-candidato à prefeitura de Senhor do Bonfim pelo PSOL,  Jamerson Santos, a oficina ajudou a discutir pontos que são muito importantes aos moradores   da região Norte. Jamerson destacou que o  o evento foi uma preparação para construção de uma plataforma partidária que vai ser defendida  durante o período eleitoral.  " Foi muito interessante  porque ajudou a fazer um trabalho de formação dos pré-candidatos a vereadores e às  prefeituras da região.  Conseguiu discutir temas que são indispensáveis para o desenvolvimento dos Municípios  e promoveu um debate democrático com a base da legenda", afirmou o pré-candidato, destacando ainda que  a atividade conseguiu aproximar alguns movimentos sociais como o " Movimento Em Defesa da Cultura" e o "Movimento dos Produtores Acampadas (MPA)".
..

Conselho Político aponta a necessidade de construir uma “Campanha Popular” do PSOL

Na contramão das campanhas eleitorais anteriores, os militantes e lideranças comunitárias que participaram da primeira reunião do Conselho Político destinado a discutir os eixos e linha programática da campanha do PSOL na capital baiana durante as eleições deste ano, apontaram a necessidade da legenda construir uma campanha popular, com ênfase na população mais pobre  de Salvador. O recorte popular será um dos diferenciais desta campanha ao inovar no público alvo. As candidaturas do PSOL na Bahia ao longo dos anos foram mais direcionadas à classe média da cidade.  

Segundo o Presidente do Diretório Municipal e pré-candidato a prefeito de Salvador pelo PSOL, Fábio Nogueira, o projeto de ACM Neto (DEM-BA) destinado aos soteropolitanos deve ser  enxergado como uma "modernização conservadora autoritária" na qual promove a privatização dos espaços públicos, branqueamento das áreas consideradas "nobres" com maior concentração de investimento orçamentário da prefeitura, em detrimento dos bairros periféricos, de maioria negra, através de um processo de faxina étnica marcado por forte segregação socioespacial e sucateamento da educação e da saúde.
" O Programa Democrático Popular precisa dialogar com a realidade e as necessidades do povo e não se restringir a um discurso teórico, destinado à classe média. A plataforma eleitoral deve ser concebida como uma acumulação de forças com o objetivo de promover mudanças na sociedade e melhorar a vida da população mais pobre de Salvador", frisou Nogueira.

O candidato a Governador do PSOL nas eleições de 2014, Marcos Mendes, participou da reunião do Conselho Político e destacou a importância da campanha criar links entre ACM Neto, Temmer e Geddel Vieira Lima. Mendes ressaltou também sobre a necessidade do partido iniciar, o mais rápido possível, a campanha nos bairros mais populares através do projeto " PSOL Nas Ruas" . "Quando formos visitar os bairros, vamos ter que deixar claro à sociedade que o PDDU vai interferir na saúde, na educação, na moradia, nas reservas ambientais, vai atingir toda a cidade", pontuou Mendes, lembrando ainda que o racismo ambiental é muito recorrente em Salvador. ..

PSOL realiza primeira oficina de formação política com os pré-candidatos a vereadores de Salvador

Como preparação para disputar a corrida eleitoral deste ano, o Partido Socialismo e Liberdade realizou a primeira oficina de formação política destinada aos pré-candidatos a vereadores da capital baiana, neste sábado(14). Discussões sobre o papel desempenhado pelos parlamentares do PSOL no Brasil, racismo, machismo, homofobia, socialismo, conjuntura política nacional esquentaram o debate.

O Presidente do Diretório Municipal, Fábio Nogueira, esclareceu que  a perspectiva do socialismo deve ter  a pauta racial como elemento central e o povo negro como sujeito de transformação social. "O PSOL combate à intolerância religiosa, o racismo, o machismo. Não adianta tentar fazer revolução sem o povo", frisou . Nogueira salientou que a diferença entre o PSOL e o PT consiste no fato de que o Partido dos Trabalhadores não implementou o Programa Democrático Popular como havia prometido.  " Um projeto de esquerda se constrói coletivamente, a partir do diálogo. O socialismo se faz no cotidiano, através das lutas sociais. Precisamos construir uma ferramenta política-partidária articulada com os movimentos sociais", frisou Nogueira...

Liderança do PSOL é ameaçada de morte pelo prefeito de Itaguaçu

O militante do Partido Socialismo e Liberdade após fazer  diversas denúncias de lavagem de dinheiro e superfaturamento contra a prefeitura no Ministério Público Federal passou a receber constantes ameaças de morte 

O Presidente do Diretório Municipal de Itaguaçu do PSOL, Davi Tourinho, localizado  a 476,19 km da capital baiana, denuncia que está sofrendo ameaças de morte feitas pelo prefeito Adão Alves de Carvalho(PSD-BA) e familiares em plena praça pública. A liderança do PSOL esclarece que as ameaças começaram a ocorrer após Davi entrar com diversos processos no Ministério Público Federal e Estadual nos quais acusa a prefeitura de desvio de verba pública, contratações indevidas, regimes de semiescravidão, superfaturamento da obras do Governo Federal e crimes eleitorais.   

O militante começou a entrar com  ações na justiça a partir de dezembro do ano passado quando apresentou ao Ministério Público fortes indícios de superfaturamento nas obras referentes ao calçamento da rua José Búzio de Carvalho onde a prefeitura recebeu o repasse do Ministério das Cidades de R$ 490mil e a obra ainda continua inacabada, com  o prazo de entrega já ultrapassado...

FLÁVIO LUIZ CONVERSA COM A DIREÇÃO DO PSOL

Com a nova filiação ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o empresário e pré-candidato a prefeito Flávio Luiz retomou a motivação para tentar concorrer ao Paço Municipal nas eleições deste ano.

Após anunciar a sua filiação ao novo partido, Flávio Luiz, almoçou com os dirigentes do PSOL de Juazeiro professor Paulo José e o advogado Jaime Badeca Filho objetivando estreitar aproximação com legendas que se opõem ao governo e ao grupo político do Prefeito Isaac Carvalho...

PSOL realiza debate sobre saneamento básico nesta quinta-feira em Juazeiro

O partido Socialismo e Liberdade (PSOL) irá realizar nesta quinta-feira (10), às 19h, na Associação dos Aposentados, Rua 18C, bairro Santo Antônio, em Juazeiro, um fórum de discussão com o tema Saneamento Básico e Desenvolvimento. O encontro será aberto ao público.

“É mais uma ferramenta do partido tendo em vista as eleições de 2016. O pessoal quer um fórum permanente de discussão sobre Juazeiro e já tivemos uma rodada em que discutimos o Desenvolvimento Econômico de Juazeiro. Nessa rodada estamos discutindo a questão do Saneamento Básico que é pertinente pelo momento que estamos enfrentando e é também o tema da Campanha da Fraternidade desse ano”, ressaltou o professor Paulo José durante entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (09)...

Para apresentar o programa Nova Semana, Prefeito Julio Lossio recebe deputado pernambucano

O Prefeito Julio Lossio recebeu em Petrolina o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) e comitiva do diretório feminino para conhecer o trabalho desenvolvido no município com as unidades do Programa Nova semente. Após o encontro com o Prefeito, o deputado realizou visita em parte das unidades em funcionamento. 

Ainda durante o encontro com o prefeito também estiveram presentes o Gestor do Programa Josaias Santana, a Coordenadora Geral de Educação da Primeira Infância Mônica Couto e o Coordenador de Comunicação e relações sociais do PSOL Petrolina Rosalvo Antônio. O prefeito Julio Lossio realizou explanação da experiência de sucesso do município, que já se tornou modelo para outras cidades do país...

Modelo do Carnaval imposto por ACM Neto coloca aparato público a serviço de empresas privadas, afirma vereador Hilton Coelho (PSOL)

"Além de endividar a cidade até com empréstimos estrangeiros, cortar as árvores de forma descontrolada e sem critério e aumentar a tarifa do transporte urbano sem qualidade de Salvador, ACM Neto se caracteriza também por colocar a máquina municipal a serviço das empresas privadas, em especial a cervejaria Schin", denuncia o vereador Hilton Coelho (PSOL).

O socialista argumenta que "pudemos presenciar veículos da Prefeitura de Salvador recolhendo equipamentos da Schin. Não importa a razão, a empresa deveria no mínimo, em contrapartida, recolher seus isopores e demais equipamentos e não o serviço municipal. Uma vergonha!"

"A ditadura da cerveja Schin tem agora a justificativa de que contribuirá com a construção do Hospital Municipal. Ora, ACM Neto vendeu vários terrenos públicos da cidade, inclusive o único camping de Salvador, com a desculpa de que o dinheiro seria utilizado para a construção do hospital municipal. Vendeu o carnaval agora e nada hospital municipal. Quem já viu o projeto, a planta do tal hospital?", questiona Hilton Coelho.

Não fazemos a defesa de uma marca de cerveja em detrimento de outra. "O que não aceitamos é que vendam nossa cidade. A Schin monopoliza o comércio de cerveja nos 'espaços patrocinados'. Como pode uma empresa, depois de negociar com o prefeito ACM Neto, impor de forma violenta sua cerveja aos foliões baianos? Basta!", finaliza o legislador. ..

Durante a Mudança do Garcia, PSOL protesta contra a “política do monopólio” exercida pelo grupo Schincariol no Carnaval de Salvador

A tradicional Mudança do Garcia reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira(8), com o objetivo de promover um desfile no circuito carnavalesco com a tônica dos protestos e reivindicações. O Partido Socialismo e Liberdade participou da histórica Mudança do Garcia e protestou contra o exclusividade do grupo Schincariol  imposta pelo prefeito ACM Neto e a renovação do contrato do Camarote Salvador, localizado em Ondina.

A monopolização da cerveja SCHIN no carnaval, devido à proibição feita pela  prefeitura na qual impede que os ambulantes e bares do circuito comercializem outras cervejas,  foi criticada  pelo pré-candidato a prefeito de Salvador do PSOL, Fábio Nogueira. "Estamos presenciando um verdadeiro atentado à liberdade de escolha, uma política do monopólio que exclui a participação da sociedade civil do debate sobre os critérios utilizados no processo de financiamento do carnaval", enfatizou.   ..