RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1036 registros para a palavra: professores

MEC confirma valor do novo piso salarial dos professores

A assessoria de comunicação do Ministério da Educação divulgou, nessa quinta-feira, no site do MEC nota confirmando que o piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%.

A correção reflete a variação ocorrida no valor mínimo nacional por aluno no Fundeb de 2010, em relação a 2009. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187.

 De acordo com o MEC, a nova remuneração está assegurada pela Constituição e deve ser acatada em todo o território nacional pelas redes educacionais públicas, municipais, estaduais e particulares. ..

BAHIA TEM OS PROFESSORES MENOS QUALIFICADOS

A Bahia é o estado que tem a pior equipe de professores na rede pública de ensino, de acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, deste sábado (19). A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determina que os docentes que dão aulas do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio têm de ter formação superior. No estado, 50,8% dos 96,5 mil professores dessas séries não terminaram a faculdade, os sequer começaram – a média nacional é de 16,8%. São Paulo, o melhor estado, tem taxa de 2,25%. Os dados são de janeiro deste ano. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Almeida e Silva, reconheceu a ilegalidade da utilização dos profissionais sem nível superior, mas afirmou que há programas em curso para amenizar a situação. "Nunca temos resultados rápidos em educação, mas as políticas atuais estão bem estruturadas", disse. ..

Ano letivo em Santa Maria começa com formação e qualificação para os professores

A secretaria de educação de Santa Maria da Boa Vista deu inicio ao ano letivo 2011, com o Programa de Formação e Capacitação Profissional para os professores da rede municipal de ensino. Com uma programação de palestras e oficinas direcionadas por modalidade, o programa de capacitação beneficia diretamente os mais de 600 professores do município.

De acordo com a secretária de educação, Neuma Vasconcelos, "durante todo o ano, os nossos professores passarão por cursos e programas de qualificação e aperfeiçoamento. Entendemos que a educação precisa ser dinâmica, bem planejada e, sobretudo, moderna, atualizada. A visão e o compromisso da administração é oferecer aos docentes da rede municipal de ensino, condições de executar a sua missão de educar com condições e qualidade”...

Projeto Aprovação seleciona professores para curso Pré-vestibular

O Instituto Nordeste para Relações Internacionais e Direitos Humanos – INORDH, entidade sem fins econômicos, formada por profissionais nas áreas de Ciências Sociais, Direito, Administração, História, Estatística, Comunicação, Relações Internacionais, dentre outras, está selecionando a partir de hoje, (09/02), profissionais licenciados ou versados, para compor o quadro de professores à trabalhar no Projeto Aprovação – Cursinho Pré-Vestibular. 

A iniciativa do INORDH com o curso é de criar mecanismos a apoiar políticas públicas que desenvolva o ser humano e o transforme em um verdadeiro cidadão, abrangendo assim, direitos universais de todos. O Projeto Aprovação, formulado através de parcerias, tem a proposta de conquistar uma maior aprovação dos estudantes juazeirenses nas universidades e faculdades da Região e do Brasil, garantindo assim, um maior desenvolvimento profissional e cultural dos alunos deste cursinho, que tem cunho social oferece preço popular. 

Com aulas previstas para o início de Março, o cursinho Aprovação, abrirá ainda essa semana inscrições para os alunos, candidatos às vagas disponíveis, através do site na instituição – www.institutoinordh.org. Os professores candidatos, afim de participarem da seleção, deverão solicitar  formulário enviando um e-mail para contato.professores@yahoo.com.br. O cadastramento não tem data de finalização, os professores serão chamados e entrevistados e também será criado um quadro reserva. ..

PREFEITO DE SR. DO BONFIM PEDE EMPENHO DOS PROFESSORES PARA MELHORAR NÍVEL DO ENSINO/APRENDIZAGEM

Tem “algo mais” nestes primeiros dias de volta às aulas na Rede Municipal de Senhor do Bonfim. A comunidade escolar, movida por 10 mil e quinhentos alunos e centenas de prrofessores, retoma as 67 escolas municipais preparados para dar uma sacudidela nos números historicamente lentos do desenvolvimento da Escola Básica, no semi-árido e no município. Redobrando esforços para acelerar as metas do governo municipal, em busca de bons índices ao menor prazo, a Secretária Maria das Neves declarou: "A Jornada Pedagógica foi intensa, renovadora, e estamos abrindo o ano letivo como se ela continuasse presente, como se não tivesse acabado, e de certa forma ela vai continuar".

A declaração da Secretária não foi só uma metáfora. Esta semana, com o início das aulas estavam em sua agenda para contínuo diálogo com o Prefeito Paulo Machado temas como: Letramento, Alfabetização, Ambiente Escolar Coletivo, Desafios de Qualidade e Metas e Superações – todos eles de ponta e vivamente discutidos nas oficinas da semana de Jornada Pedagógica, aliás, das mais entusiastas dos últimos tempos.

Ao se pronunciar sobre a abertura do ano letivo, o Prefeito reafirmou os itens considerados essenciais à formatação da Jornada e à Educação 2011. Recomendou constante avaliação, com identificação contínua dos pontos positivos e negativos, e o enfrentamento sistêmico destes em todos os setores da Educação no município. Contextualizou a relação de aplicabilidade do ensino nas escolas básicas com vistas à formação para a vida e para as faculdades, situou dificuldade apresentadas historicamente pelo município e regiões do semi-árido, acentuando a falta de estruturação na formação em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas. Mas disse contar com o empenho profissional dos lecionadores e lecionadoras da equipe municipal. Discorreu sobre a série de intervenções que vem fazendo na educação. Cerca de 40 ou mais projetos e programas da Semec estão voltados para melhorias: prevenção à saúde, formação de professores, alimentação etc. “Todo o esforço do governo pela educação segue o nosso olhar, na perspectiva de uma subida no nível do ensino/aprendizagem”, disse...

Governo garante qualidade da educação e amplia vagas para pré-vestibular e formação de professores

A ampliação de vagas destinadas à Universidade para Todos (UpT) e à graduação de professores é destacada pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (8), em que dá boas vindas à comunidade escolar da rede de ensino estadual nesse início do ano letivo. “Nós vamos continuar trabalhando muito para qualificar a educação, desde a alfabetização, realizada por meio do Topa, que já é um sucesso reconhecido no país, até a universidade”.

Nesse sentido, o governador anuncia a ampliação para 40 mil do número de vagas destinadas à UpT - “25 mil como pré-vestibular” – e 60 mil para a qualificação dos docentes, resultado da parceria do Estado com o Ministério da Educação desde a primeira gestão. Segundo ele, o governo vai estar presente em 144 municípios (24 territórios de identidade), fazendo o reforço do terceiro ano do ensino médio para facilitar os jovens da escola pública a ingressar na universidade...

Cerca de 436 professores da rede Municipal participam da Jornada Pedagógica 2011 em Sento Sé

Teve início na manhã de sexta-feira, 04/02, a Jornada Pedagógica 2011 da rede municipal de ensino em Sento-Sé. O evento aconteceu durante todo o dia, nas dependências do templo da Igreja Evangélica Congregacional no centro da cidade. Com o TEMA: ESCOLA NO SERTÃO, POR UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INCLUSIVA. A programação divulgada consta entrega de material e credenciamento, composição da mesa , lanches, palestras, almoço avaliação do encontro e encerramento previsto para às dezessete horas. O início das atividades foi marcado com a execução do Hino Nacional Brasileiro, Apresentação do grupo de coreografia da Igreja Evangélica Congregacional – MEC – Ministério de Evangelização Criativa, enfocando que a libertação só em Jesus Cristo.

O Secretário Municipal da Educação, Cultura e Desportos, Professor José Amaro Ferreira, destacou em sua mensagem que o encontro seria “Um bem vindo”, uma vez que a verdadeira Jornada Pedagógica é na própria escola. Parabenizou os setenta e quatro novos professores incorporados por concurso público. Aproveitou a oportunidade para informar que durante todo o ano letivo 2011 alguns programas serão implementados na educação. Inclusão Digital com instalação de laboratórios de informática nas escolas do interior, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura. Noventa computadores já estão armazenados e de forma sistemática serão instalados. A principal novidade é a criação do programa de Letramento e matemática em foco, um reforço escolar em toda a rede. Quanto ao transporte escolar garantiu que nenhum aluno ficará sem o transporte e a merenda será distribuída uma vez por mês em cada unidade escolar. ..

Professores de Casa Nova realizam Jornada Pedagógica 2011

Os professores da rede municipal de ensino de Casa Nova lotaram, na noite de ontem 03/02, a quadra poliesportiva José Vicente de Oliveira, para a abertura oficial da Jornada pedagógica da rede municipal de ensino. O renomado palestrante e professor Edmerson dos Santos, abriu o evento com a palestra tema: “Planos e Metas para melhorar a qualidade da Educação básica”.

Na avaliação da secretária de educação do município, Alda Xavier, o momento marca o inicio do ano letivo. “Este é o momento de reciclagem, onde novos saberes das práticas educacionais são compartilhados com todo o corpo docente. O nosso evento tem como objetivo aproximar e compartilhar conhecimentos que serão transmitidos pelos nossos ilustres palestrantes para que todos possam ser multiplicadores do conhecimento aqui adquirido”, pontua...

CONQUISTAS DOS PROFESSORES NOS DOIS ANOS DE ISAAC SÃO MAIORES DO QUE AS DUAS ÚLTIMAS GESTÕES DE JOSEPH E MISAEL AGUILAR

 

Os professores de Juazeiro têm todas as razões para comemorar e agradecer a gestão Isaac Carvalho pelas grandes conquistas nos últimos dois anos. Nesse período, a categoria obteve quase 34 % de reajuste salarial, mais do que foi concedido nas duas últimas gestões de Joseph Bandeira e Misael Aguilar segundo informações do professor Antonio Carlos, presidente da APLB Sindicato.

Neste início de 2011, com a finalidade de estabelecer novo piso salarial para o magistério público da educação básica em Juazeiro, a gestão municipal concedeu mais 11 % para os professores municipais...

Facape prorroga prazo de inscrição para concurso de Professores

Os interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos da Facape terão o prazo, para concorrer a uma das vagas, estendido. A comissão organizadora do concurso prorrogou para 28 de Janeiro o encerramento das inscrições no certame.

O processo selecionará profissionais para atuação nas áreas de Português, Auditoria no Setor Privado, Contabilidade Fiscal e Tributária, Análise das Demonstrações Contábeis e Economia Política I e II. São oferecidas cinco vagas para candidatos com graduação em Letras, Ciências Contábeis e Economia. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Apoio Acadêmico da FACAPE, e deve ser apresentada a ficha de inscrição paga, no valor de R$100, curriculum vitae, cópia xerográfica legível de documento de identidade e uma foto 3x4 recente.

O certame será coposto por prova de conhecimento e desempenho didático que acontecerá no dia 1º de fevereiro, na presença de banca examinadora e prova de títulos. Para mais informações pelo telefone (87) 3866-3200.   O edital do concurso está disponível na página: http://www.facape.br/editais/2011/Edital_02-2011.pdf..

Segundo Tempo capacita professores do Programa em Juazeiro

A gerência de esportes da Prefeitura de Juazeiro promoveu durante os dias 18, 19 e 20, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, o primeiro Curso de Formação Continuada do Programa Segundo Tempo. O objetivo do curso foi capacitar os coordenadores e monitores dos 50 núcleos do PST para que os mesmos possam desenvolver um ambiente estimulante e com isso facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial dos alunos.

Aproximadamente 140 educadores participam do Programa em Juazeiro, com todos os contratados atendendo aos critérios de seleção exigidos pelo Ministério dos Esportes. Visando um atendimento qualificado, o PST conta com professores e estudantes de educação física atuando como coordenadores e monitores de esportes, além de pedagogos, agrônomos e professores de várias licenciaturas responsáveis pelas atividades complementares, como reforço escolar, recreação e artes...

Prefeitura de Lagoa Grande paga em dia professores do município

 

A Prefeitura de Lagoa Grande enviou nota ao blog informando que está em dia com os professores do município. Durante os dois anos do governo da prefeita Rose Garziera (PMDB), todos os pagamentos da categoria foram honrados e pagos até o quinto dia útil do mês, sendo que teve mês que o vencimento dos docentes foi depositado no segundo dia útil do mês, chegando a surpreender a própria categoria.

Este mês, no entanto, um problema no sistema de transferência entre o Banco do Brasil e a Prefeitura não permitiu que os salários dos profissionais da educação fossem pagos no dia 7 (sexta-feira), correspondente ao quinto dia útil de janeiro, embora a Prefeitura Municipal tivesse feito a remessa dos valores no próprio dia 7. Por conta disso a liberação do banco só ocorreu na última terça-feira (11)...

Professores recebem pagamento por promoção na carreira nesta quinta

Os 3.516 professores da rede pública estadual, que foram promovidos na carreira decorrente do processo de Avaliação de Desempenho Docente, recebem o pagamento nesta quinta-feira, 13, incluído em folha especial. Os valores referentes à promoção profissional serão retroativos a maio de 2010 e representam um aumento de até 15% no seu salário. O investimento do governo é de R$ 14,5 milhões.

Além da promoção na carreira, a avaliação apresenta um diagnóstico da rede pública estadual e vai possibilitar as diretrizes para elaboração de políticas públicas voltadas para a formação do professor, assegura a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado, Claudia Cruz. Os valores variam de acordo com o grau de formação de cada profissional. Um professor titulado em licenciatura plena, com carga horária de 40h, de nível II, que recebia R$ 2.039, passará ao nível III, com um salário de R$2.335,32, o que significa um aumento de 14,53%. Já um professor com pós-graduação e idêntica carga horária, de nível II, que recebia R$ 2.433,46, muda para o cargo III com uma remuneração de R$ 2.779,00, um acréscimo salarial de 14,19%.

Para a professora de química Líbia Andrade Santos, do Colégio Estadual de Ipiaú, a Avaliação de Desempenho Docente é uma importante forma de reconhecimento profissional. “Foi muito bom ter sido promovida. A Secretaria oferece a gratificação, mas, mesmo se não tivesse, eu teria feito a prova porque acho essencial não só para o professor, mas também para os alunos, que vão se beneficiar com um docente que busca se qualificar”, afirma a docente...

Prefeitura de Sento Sé pagou o 14º salário aos professores

A prefeitura de Sento Sé pagou no último dia 30/12, o 14º salário aos professores da rede municipal de ensino. O abono salarial foi de R$ 800,00 para cada servidor num total de 581 profissionais. O 14º salário é saldo positivo das verbas do FUNDEB, que devem ser gastos com o pagamento de professores. A decisão do prefeito Ednaldo Barros foi confirmada após a equipe financeira constatar sobras decorrentes dos recursos do FUNDEB atribuídos à educação.

A Secretaria de Administração e Finanças decidiu fazer o rateio por igual, obedecendo e respeitando os critérios legais. Em 2010, a prefeitura de Sento Sé pagou aos professores, 12 meses de salário rigorosamente em dia, 1/3 de férias, 13º e agora o 14º salário. Essa é a primeira vez que o município paga o 14º aos professores. Em 2009, não foi possível devido as dividas deixadas pela administração anterior, que comprometeram os recursos para o pagamento dos salários atrasados de dezembro e do décimo terceiro de 2008.

Para o secretario da Educação José Amaro Ferreira Borges, o direito sempre existiu, mas só agora está sendo respeitado. Satisfeitos, os professores comemoraram a notícia e aplaudiram a atitude da administração municipal. “Nunca fomos tão respeitados como agora” disse a professora Maria de Fátima Muniz. O prefeito Ednaldo Barros afirmou que esse é o compromisso da administração, aplicar corretamente as verbas, incentivar os educadores e promover o cumprimento dos direitos...

Abertas inscrições de Processo Seletivo para contratação de Professores da FACAPE

A Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE abre as inscrições do processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos. Os profissionais irão atuar nas áreas de Português, Auditoria no Setor Privado, Contabilidade Fiscal e Tributária, Análise das Demonstrações Contábeis e Economia Política I e II. São oferecidas cinco vagas para candidatos com graduação em Letras, Ciências Contábeis e Economia.

As inscrições podem ser feitas no período de 3 a 20 de Janeiro na Secretaria de Apoio Acadêmico da FACAPE,onde deve ser apresentada a ficha de inscrição paga, no valor de R$100, curriculum vitae, com os documentos comprobatórios anexos, devidamente autenticados em cartório ou na instituição FACAPE, cópia xerográfica legível de documento de identidade e uma foto 3x4 recente. O certame constará de prova de conhecimento e desempenho didático que acontecerá no dia 26 de Janeiro, na presença de banca examinadora e prova de títulos.

Para maiores informações acesse o edital do concurso ou pelo telefone (87) 3866-3200...

Univasf abre inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

As inscrições para o quarto módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem) estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2011. Ao todo são oferecidas 60 vagas. As inscrições podem ser realizadas na Pró - reitoria de Integração (Proin) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ou mediante preenchimento da ficha de inscrição e encaminhamento para o e-mail papmem.cirino@gmail.com.

Poderão se inscrever no Papmem, professores de matemática do ensino fundamental e médio e estudantes matriculados em cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática. Os participantes que concluírem o curso receberão certificado e um exemplar do livro: A matemática do Ensino Médio – Volume 3, da editora SBM, além de ajuda de custo pela participação na atividade.

O evento acontece de 24 a 28 de janeiro de 2011. As aulas do programa serão ministradas por professores do IMPA, através de vídeo conferência. Segundo o Professor Severino Cirino, “no primeiro dia do curso, os participantes selecionados deverão apresentar documentos que comprovem atuação profissional em sala de aula ou comprovante de matrícula. A não apresentação dos documentos comprobatórios, no primeiro dia do curso, implicará na substituição do candidato”. ..

Alunos e professores do Instituo Federal de Alagoas visitaram Perímetro Irrigado Nilo Coelho

Sexta-feira, 26, um grupo de quinze alunos e quatro professores do Instituto Federal de Alagoas, IFAL, do Campus de Marechal Deodoro, Maceió, visitou o Perímetro Irrigado Nilo Coelho, PINC, com o intuito de conhecer os processos de produção nas fazendas de Petrolina. Com a colaboração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf, os alunos da disciplina Gestão Ambiental puderam ver de perto lotes de pequeno e grande produtores e, dessa forma, entender melhor a importância da irrigação para a cidade. O professor Vicente Rodolfo Santos Cezar salientou que cada vez mais, vale a pena investir no nordeste. “O vale do São Francisco é prova disso. E já tem muita gente vindo para o nordeste consciente das possibilidades que esse lugar tem para oferecer”, afirmou o professor. ..

Professores participam da aula final do curso jovem empreendedor

Um grupo de dezenove professores participou durante cinco dias do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, realizado através de um convênio entre o SEBRAE e o Instituto Euvaldo Lodi(IEL/PE) com o apoio da Prefeitura Municipal e destinado às escolas da rede pública. Os professores foram instruídos numa carga horária de 40 horas e tiveram a missão de serem facilitadores dos alunos nas escolas do município.

De acordo com uma das instrutoras do SEBRAE, Claúdia Calazans os professores compreenderam a proposta do curso que era inspirar e estimular o talento empreendedor nos alunos. “Senti muita ousadia e perseverança nos educadores e esse comportamento facilitou o nosso trabalho”, disse. Para a professora Maria Miriam o curso acordou o grupo que tinha pouca noção do que é ser um empreendedor. Ela destaca que os alunos absorveram sem dificuldade os novos conhecimentos. “Eles nos surpreenderam, mostrando vontade, desenvoltura e criatividade. Foi uma experiência valiosa” afirmou.

A diretora de gestão de ensino, professora Emília Ribeiro, ressaltou a importância da parceria com o SEBRAE e o sucesso do curso, afirmando que pela segunda vez o sucesso de um curso de empreendedorismo se repete. Salientou os esforços do prefeito Julio Lóssio para incentivar o desenvolvimento do município e do apoio da Secretária Célia Regina nas ações sócio-educativas. A professora parabenizou os professores que participaram, explicando que agora é exercitar o aprendizado na prática. “Cada uma de vocês vai levar para a vida e para a sala de aula esses conhecimentos. Esperamos que possam multiplicar esse saber com os alunos e com a comunidade”, afirmou.

O Curso Disseminação da Cultura Empreendedora entre os jovens, afim de despertar na população escolar a iniciativa na busca das possibilidades de inserção no mercdo de trabalho por meio da criação de seus próprios negócios...

FORMAÇÃO EM CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO PARA PROFESSORES EM CANUDOS

Nos dias 23 e 24 de novembro um grupo de professores da Rede Pública de Canudos irá participar de formação em Educação para Convivência com o Semiárido. A atividade faz parte do Projeto Recaatingamento – desenvolvido pelo Irpaa, com o patrocínio da Petrobras Ambiental. 

O encontro reúne educadores que atuam em escolas situadas nas áreas contempladas pelo Projeto e comunidades circunvizinhas e tem como objetivo principal incentivar o trabalho de educação ambiental, com base na educação contextualizada. Para isso, colaboradores do Irpaa apresentam  conceitos sobre meio ambiente e discutem com o grupo os problemas ambientais existentes nas comunidades, ao tempo em que sugerem como as/os educadores/as podem trabalhar a temática nas aulas. Orientações sobre como inserir esta discussão no projeto didático das escolas também fazem parte da formação que é coordenada pelo Eixo de Educação do Irpaa. 

Já foram realizadas formações com educadores/as dos municípios de Uauá, Curaçá, Sento Sé, Casa Nova e Sobradinho. Além disso, a importância do Recaatingamento é difundida na prática da sala de aula e em atividades de campo, considerando a necessidade de envolver toda a comunidade e da escola tornar-se referência para as famílias. ..

Professores do município participam de Seminário Científico Nacional

Professores de Ciências do município de Petrolina participarão do VI Seminário Nacional ABC na Educação Científica, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 no Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro (BA).

O Seminário tem por objetivo promover a reflexão teórica e prática do ensino de Ciências, permitindo que pesquisadores, professores e estudantes socializem as suas experiências e se mantenham atualizados através da participação em mesas-redondas e oficinas. No encontro, os participantes terão a oportunidade de mostrar as atividades desenvolvidas nas escolas através da exposição de pôsteres, oficinas interativas e o diálogo com pesquisadores dos centros e museus de ciência do Brasil.

Para a Secretária Célia Regina, a participação dos professores no Seminário é importante para a formação e integração dos educadores com o universo acadêmico. “Precisamos avançar no estudo da Ciência, e o professor é um dos responsáveis por  processo. Por isso a importância da formação continuada desses profissionais, sobretudo junto às universidades”, afirma.

Neste ano, o evento será organizado pelo Espaço Ciência e Cultura, que já se consolidou como um centro de apoio a formação continuada de professores da educação básica, fomentando a divulgação científica. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente através do site: http://www.univasf.edu.br/~ecc. Todos os participantes receberão certificado.


  ..