RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1012 registros para a palavra: pesquisa

Juazeiro: “Tenho pesquisas que me colocam em segundo lugar”, diz Roberto Carlos

Deputado Roberto Carlos garante que está bem colocado em Juazeiro. O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) garantiu que é pré-candidato a prefeito no município de Juazeiro e que vai levar o projeto até o fim. “Tenho pesquisas que me colocam em segundo lugar. Estou conversando alguns partidos que podem me apoiar”. O partido pretende avançar nas articulações municipais para as eleições de 2012 nos principais municípios baianos. “Juazeiro é uma cidade grande”, garantiu. (Emerson Nunes) ..

Juazeiro participa de Seminário de Pesquisa para melhorias dos serviços da saúde

Acontece nos dias 07 e 08 de maio na Univasf, em Petrolina, o Seminário de Pesquisa para lançamento oficial da Incubadora da Integralidade em Saúde do Vale do São Francisco. No dia 07, às 9h, durante a abertura do evento, o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, assinará o Termo de Cooperação entre Lappis (IMS/UERJ) / LEPII / UNIVASF e Secretaria da Saúde de Juazeiro, visando fortalecer - através de parcerias - as pesquisas em saúde, construindo com isso e de forma compartilhada com a comunidade, projetos de melhorias e de qualificação dos serviços no município.

O Seminário é aberto ao público e vai acontecer das 9h às 17h, no auditório da Biblioteca e na Sala NT03 do Campus da universidade. Estão convidados para participar do seminário: profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes, usuários, gestores e representantes de associações públicas. Na oportunidade o público debaterá sobre o processo de pesquisa e seus desdobramentos.  A expectativa, segundo organizadores, é de que 150 pessoas participem do encontro.  

A PROGRAMAÇÃO..

Seminário de Pesquisa fortalece Saúde em Juazeiro

Durante o Seminário de Pesquisa que acontece nos dias 07 e 08 de maio, na Univasf, em Petrolina, o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, assina o Termo de Cooperação entre Lappis (IMS/UERJ) / LEPII / UNIVASF e Secretaria da Saúde de Juazeiro, marcando oficialmente o lançamento da Incubadora da Integralidade em Saúde do Vale do São Francisco, que visa fortalecer - através de parcerias - as pesquisas em saúde.

Oobjetivo é continuar construindo projetos de melhorias da atenção à saúde de forma compartilhada para estruturação adequada e qualificada dos serviços. O Seminário é aberto ao público e vai acontecer das 9h às 17h, no auditório da Biblioteca e na Sala NT03 do Campus da universidade. Durante o evento, profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes, usuários, gestores e representantes de associações públicas debaterão o processo de pesquisa em saúde e seus desdobramentos.  A expectativa, segundo organizadores, é de que 150 pessoas participem do encontro.                               

Segundo a professora e pesquisadora da Univasf, Bárbara Cabral, as experiências concretas no cotidiano das redes de saúde do Vale do Médio São Francisco são a matéria-prima para a criação da Incubadora na região. “O Seminário é um momento essencial, reservado à participação de trabalhadores, gestores, residentes e professores. Todos dispostos a mergulhar na discussão e experimentação de caminhos possíveis da pesquisa em saúde, indicando-se aí a possibilidade de momentos efervescentes”, diz a professora...

SAÚDE EM JUAZEIRO VERDADE OU MENTIRA? (O resultado da pesquisa não condiz com a realidade encontrada!)

Em email ao blog a vereadora Valdeci Alves e equipe informa que constantemente são procurados por munícipes afim de denunciarem o descaso na saúde de Juazeiro. A Técnica de Enfermagem Clara Maria do Nascimento Souza, residente no bairro Tabuleiro reclama que desde o dia 28 de julho de 2011 fez uma Campmetria Computadorizada e até essa data não conseguiu mostra o resultado do exame ao Oftalmologista, pois segundo ela a guia de marcação de procedimentos já foi envia para a Secretaria de Saúde desde julho do ano passado e até o dado momento não retornou, a mesma faz um tratamento com Reumatologista que depende do resultado\orientação do olftalmo para prosseguir o tratamento reumatologico.

Os Srs. Manuel Bahia Gonçalves e Raimundo do Nascimento ambos residentes no mesmo bairro reclamam que a mais de dois meses aguardam por retorno da guia de marcação para realização de simples exames de sangue que seguiu  para secretaria desde o mês de janeiro e até a data de hoje não teve retorno...

Nova pesquisa confirma Odacy na frente

Pesquisa de opinião realizada semana passada, de 27 a 29 de março, pelo Ipespe- Instituto de Pesquisas Políticas, Econômicas e Sociais- confirma a tendência de outros levantamentos já realizados e aponta liderança do  ex-prefeito Odacy Amorim(PT).  De acordo com a pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número  PE 00012/2012, o deputado estadual, candidato homologado  do PT, Odacy Amorim, lidera em todos os cenários de intenção de voto e obtém a menor rejeição entre os pré-candidatos.

Na questão espontânea (quando o pesquisador não cita nome e pergunta se o eleitor já tem uma preferência) Odacy lidera com 8%; Júlio Lóssio vem em  segundo com 6%: Fernando Filho fica em terceiro, com 5% e Adalberto Cavalcanti vem em quarto, com 3%. Na pergunta estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Odacy vem em primeiro com 34%; Fernando Filho é o segundo com 28% e Júlio é o terceiro com 21%...

Debate entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros encerra a programação do 1º Workshop Internacional do PAT

Um debate entre os pesquisadores encerrou as atividades do Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT realizado pela Moscamed Brasil, nos dias 28 e 29 de março, no auditório multi eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo foi apresentar os resultados do Projeto, iniciado há um ano no município de Juazeiro, no norte da Bahia. Mark Benedict da Universidade de Perugia na Itália, Stephanie James da Fundação Nacional de Saúde (NIH) de Maryland/EUA, David Brown da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA), Jim Lavery da Universidade de Toronto no Canadá, Giovanini Coelho, Coordenador Nacional de Controle à Dengue do Ministério da Saúde e Ima Braga também do Ministério da Saúde foram os pesquisadores que apresentaram os últimos dados sobre o controle de Aedes e participaram da mesa de debates, no último dia de programação do evento.

Sugestões e recomendações sobre os processos utilizados e os resultados obtidos pelo PAT marcaram o debate, a exemplo da criação de um Painel de Assessoramento Técnico (PAT), que funcionaria com uma equipe de pesquisadores que não estariam incluídos no projeto, mas avaliariam o andamento e os passos futuros do programa. Outras sugestões seriam a criação de uma avaliação do projeto a partir da perspectivas da comunidade e a utilização do programa em outras áreas do país. Para o pesquisador da Universidade de Toronto no Canadá e mediador da mesa, Jim Lavery, o evento foi bastante proveitoso e o momento de discussão muito importante porque possibilitou uma análise mais detalhada e diversificada do PAT.

“A boa receptividade do projeto se explica pela excelente organização nos processos de desenvolvimento bem como pelos excelentes resultados obtidos: Com um total de 10,8 milhões de Aedes transgênicos liberados durante 1 ano de atividades, entre 2011 a 2012, houve a redução da população do mosquito , confirmada com a coleta no campo de 89% de larvas trangênicas, dados relatados pelo gerente do projeto, o biólogo Danilo Carvalho.

Satisfeito com o envolvimento dos participantes e os excelentes resultados do PAT, o diretor presidente da Moscamed Aldo Malavasi, declarou que o evento foi além do esperado “O Workshop Internacional superou as expectativas, pois as comunidades nacionais e internacionais gostaram do que viram e elogiaram o projeto”. Ele ainda acrescentou, “as recomendações que emanaram no evento serão imediatamente aplicadas as programa”. ..

Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT reúne pesquisadores de dez países

Iniciou ontem, dia 28, em Juazeiro, o I Workshop Internacional do Projeto Aedes Transgênico – PAT, realizado pela Moscamed Brasil, que reuniu os maiores pesquisadores na área de biotecnologia e controle biológico com o objetivo de erradicar a dengue. O evento acontece no auditório multi eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e segue até esta quinta-feira, dia 29. Durante o workshop estão sendo apresentados para os pesquisadores e gestores de saúde do Brasil e de países pioneiros em pesquisas na área de biotecnologia, como Estados Unidos, Itália e Canadá, U.K., Quênia, Etiópia e Burkina Fasso, os resultados do projeto, iniciado em fevereiro de 2011, e que após 12 meses apontou 89% de larvas transgênicas na coleta de campo, significando que a população de selvagens está sendo suprimida neste local . De acordo com informações do gerente de projetos do PAT, Danilo Carvalho, já foram liberados 10,8 milhões de mosquitos no período de 2011 a 2012.

Para iniciar a programação foram convidados à mesa o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara, que falou sobre uma das linhas de ação e investimento da secretaria, que versa também o campo da biotecnologia. Presente ao evento, o chefe de gabinete, Washington Dantas, representando o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, principais órgãos colaboradores do Projeto Aedes Transgênico. “Quando nos foi apresentado esse projeto, a Secretaria de Saúde do estado da Bahia acreditou na proposta que mostra uma alternativa na erradicação da dengue”, disse Dantas, justificando a ausência do secretário Jorge Solla...

Cientistas e pesquisadores do Brasil e do exterior estarão em Juazeiro para conhecer resultados do Projeto Aedes Transgênico

Esta semana mais de 30 cientistas brasileiros e estrangeiros, pesquisadores vindos do exterior - Universidade da Califórnia,  EUA, Hospital Sant Michael, Toronto, Canadá, Universidade de Cambrige, Inglaterra, Universidade de Perugia, Itália e do Brasil - UFBA, UFMG, UNB, Fiocruz, USP, Ministério da Saúde, estarão em Juazeiro, norte da Bahia, para conhecer os resultados obtidos pela Biofábrica Moscamed Brasil após um ano de inicio e implantação do Projeto Aedes Transgênico – PAT. O Workshop Internacional do PAT será realizado nos dias 28 e 29 de março no Auditório Multi Eventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf.

O objetivo é apresentar todo o relatório de atividades e conclusões para a comunidade científica nacional e internacional e gestores de saúde do Brasil e do exterior. Durante a programação serão apresentadas as experiências na comunidade de Itaberaba e o inicio das atividades no Projeto Mandacaru I, ambos em Juazeiro. O programa é desenvolvido no Vale do São Francisco em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a empresa Oxitec, com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), através do INOVATEC.

De acordo com o diretor da Moscamed Aldo Malavasi, o evento tem significativa relevância científica e tecnológica. “Não só para o estado da Bahia como para o Brasil, pois reunirá cientistas renomados dos Estados Unidos, Itália, Canadá, U.K., Quênia, Etiópia e Burkina Fasso, que apresentarão e discutirão as ações e pesquisas de combate à dengue”, completou.  O evento contará com     tradução simultânea e terá o apoio de agências de fomento, instituições e órgãos de pesquisa como CNPq, FAPESB – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia, e National Institutes of Health – NIH dos EUA...

Palestra na Univasf apresenta linhas de pesquisas desenvolvidas na Moscamed

Com o objetivo de estreitar a parceria entre a Moscamed Brasil e a Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, estimulando estudos de pós-graduação que contemplem as linhas de pesquisas já estudadas na biofábrica, que o diretor da organização Aldo Malavasi ministrou na terça-feira, dia 20, no Campus Petrolina sede, a palestra “Pesquisa e Desenvolvimento na Moscamed Brasil: perspectivas de cooperação com a Univasf”.

“A Moscamed desenvolve linhas de pesquisas voltadas principalmente para biotecnologia o que pode ser utilizado pela Univasf como campo de desenvolvimento de programas de pós graduação, viabilizando a proposição do doutorado”, explanou o diretor. Segundo Aldo Malavasi essa cooperação contribui para a qualificação de profissionais na região, beneficiando as comunidades acadêmicas e de pesquisas. ..

ESPAÇO DO LEITOR: PESQUISA DO IFGF COLOCA JUAZEIRO COMO ADMINISTRAÇÃO CRÍTICA.

Geraldo,

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro publicou neste final de semana o seguinte:..

Eleições 2012: Pesquisa Eleitoral.

O Blog com o intuito de colaborar com eleitores e pré-candidatos na eleição de 2012, publica uma série de matérias abordando aspectos da legalidade no processo eleitoral. Nas últimas postagens abordamos a questão dos prazos de desincompatibilização de cargos para quem pretende ser candidato. O tema hoje é sobre pesquisa eleitoral, que por exigência da lei eleitoral, 9.504/1997, art 33 e pormenorizada na Resolução – TSE nº 23.364/2011, define:

Conforme o art 3 para oAs entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012 ou aos candidatos devem registrar cada pesquisa na Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro e até cinco dias antes da divulgação de cada resultado.

Essa exigência foi estabelecida pelo art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e pormenorizada na Resolução – TSE nº 23.364/2011...

Pesquisa do Ministério aponta avanços na Saúde em Juazeiro

O município de Juazeiro (BA) apresentou maior pontuação, de 6,24, alcançando a liderança no ranking dos municípios de médio porte da Bahia com melhor Índice de Desempenho do Sistema Único da Saúde (Idsus). O Idsus foi lançado no último dia 1º pelo Ministério da Saúde para medir o acesso ao usuário ao serviço e a qualidade dos atendimentos.

A avaliação foi feita através de uma escala que vai de 0 a 10 e com este resultado o município ficou acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, que ocupa o quinto lugar no ranking (Idsus de 5,86) dos municípios de médio porte do estado. Ainda segundo o Idsus, Juazeiro está na quarta posição entre as capitais do Nordeste e alguns municípios de médio porte da região, na frente da vizinha Petrolina que ocupa o 21º lugar e obteve nota 5,05...

Pesquisa questionavel em Petrolina

O PSOL de Petrolina-PE, já no primeiro ano de fundação, com apenas 13 filiados aptos a ser votado em 2008, lançou candidato a prefeito de Petrolina. Naquele momento o partido saiu com os nomes de Rosalvo Antonio, para Prefeito e Ivan Morais, Vice. Com recursos escassos e apenas quatro candidatos a vereador: Isabel Macedo, Leonardo Monteiro, Manoel Alexandre e Moisés Rosestiel, a majoritária conquistou significativa parcela do eleitorado petrolinense, atigiu aproximadamente 2,5% dos votos válidos, sendo a segunda maior votação do partido no Estado de Pernambuco, sendo que a primeiro colocado atingiu aproximadamente 3,5 % na capital, Recife com a candidatura de Edil Silva.

Três anos após as eleições passadas, hoje o PSOL de Petrolina, conta com 140 filiados e um elenco de aproximadamente 40 pré-candidatos, que já declararam o dejo de ser candidato no próximo pleito eleitoral e se prepara para lançar internamente suas pré-candidaturas, o que abre a possibilidade de ocupar vagas na Câmara Municipal. Os pré candidatos do PSOL estão distribuidos em vários pontos geográficos e com atuação deversas nos movimentos populares, sindicais, estudantil, micro-empresário, trabalhador autônomo, servidor público, aposentado, desempregado, militantes da reforma agrária, trabalhadores urbano e rurais.

Exatamente neste momento,uma empresa realiza pesquisa em Petrolina, e para surpresa dos eleitores entrevistados não consta na relação dos possíveis candiatos o nome do PSOL. "Recebemos várias denúncias indicando que há uma pesquisa mal intencionada circulando na cidade realizada por uma empresa que não tem nada de exata, tenta ocultar a diversidade ideológica dentre outras questões. Esperamos que seja esclarecido quem contratou e com qual objetivo essa pesquisa está sendo realizada e que no futuro caso tenham a intenção de divulga-la, que informem que tiverama intenção de esconder o PSOL e que não venham dizer que o partido não apareceu porque não atingiu 1%. Caso isso aconteça iremos acionar os responsáveis judicialmente", justificam os dirigentes municipais do PSOL...

Eleições 2012 em Petrolina: Pesquisa aponta Odacy na dianteira em todos os cenários possíveis

Se a eleição fosse hoje, de acordo com pesquisa do Instituto HS Comunicação - Marketing, Odacy Amorim seria eleito Prefeito de Petrolina
Conforme pesquisa eleitoral divulgada neste fim de semana pelo Jornal Ação Popular, o Deputado Odacy Amorim está em 1º lugar na intenção de votos para Prefeito de Petrolina em todos os cenários possíveis.

No primeiro cenário tendo o deputado Fernando Filho como representante do PSB, Odacy fica na frente com 30,8%, em 2º aparecem tecnicamente empatados: deputado Adalberto Cavalcante, Fernando Filho e Júlio Lossio:

No 2º cenário com o deputado Gonzaga Patriota representando o PSB, Odacy fica com 32,1%, Gonzaga em 2º com 28,9% e técnicamente empatados em 3º lugar, Júlio Lóssio e Adalberto Cavalcante:

No 3º cenário com Ranilson Ramos como nome do PSB, Odacy Amorim chega a 41% das intenções de voto, Júlio Lóssio e Adalberto ficam tecnicamente empatados em 2º, com 25,6% e 23,9% respectivamente e Ranilson com apenas 4,2%.:
 
Outro número que chama atenção é índice de rejeição, onde Odacy Amorim também se destaca. Apenas 5,2% dos entrevistados disseram que não votariam Odacy de forma alguma, enquanto que nesse quesito Júlio Lóssio e Gonzaga Patriota encabeçam a lista com 22,1% e 19,7% respectivamente:
 
No site do jornal também é apresentado um cenário impossível com a presença de 3 nomes do PSB: Gonzaga, Fernandinho e Ranilson. Neste cenário Gonzaga Patriota fica em 1º lugar com 25,4% e empatados em 2% lugar Júlio Lóssio e Odacy Amorim:
O estranho é que o site do Jornal dá destaque apenas a este cenário impossível, e inclusive expõe uma foto onde surgem Adalberto, Fernandinho, Júlio e Gonzaga. Cadê Odacy?

Porque será que Odacy não é destacado na matéria, mesmo estando em 1º lugar em todos os cenários possíveis?
Seria uma falha na edição da matéria ou um atitude proposital?
Fica a pergunta no ar?

O Jornal atendeu a resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sendo protocolado o registro de numero 00006/2012 de 20/01/2012 em observância à resolução Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de numero 23.364/2011, para que o publico tenha acesso as informações. A pesquisa tem margem de erro ±2.8%, foram ouvidas 402 pessoas que votam em Petrolina com idade de 16 anos acima.

Se quiser ler a matéria do Ação Popular o endereço é http://www.acaopopular.net/pesquisa_prefeito_petrolina_jan2012.php ..

Maioria desaprova sistema público de saúde, mostra pesquisa

Pesquisa sobre o sistema de saúde no Brasil, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, mostra que 61% dos 2.002 entrevistados em todo o país consideram a rede pública péssima ou ruim. Somente 10% avaliaram a qualidade como boa ou ótima. Segundo o levantamento, a avaliação mais positiva foi na Região Sul, onde 30% das pessoas ouvidas disseram que a qualidade do sistema de saúde de sua cidade é ótima ou boa. O Nordeste ficou com a pior avaliação: 62% qualificaram como ruim ou péssima.

Entre os entrevistados, 42% disseram que não perceberam melhorias no sistema nos últimos anos e 43% opinaram que ele piorou. Para o gerente executivo de Pesquisa da CNI, Renato Fonseca, os dados refletem a opinião do público e não o posicionamento do pesquisador sobre a questão. Além disso, 24% têm plano de saúde contratado, em sua maior parte pelo empregador. As campanhas de vacinação são a iniciativa mais visível, para o público, do sistema de saúde...

Pesquisadores discutem sobre Educação Contextualizada

O I Workshop Nacional em Educação Contextualizada: Interfaces entre o Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro será realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB) e pelo Projeto Reflexões, do Departamento de Ciências Humanas (DCH III), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no dia 07 de dezembro, a partir das 8:00h. 

Com palestras, mesas redondas, debates, mostras culturais e apresentação de grupos de trabalhos (GT’s), abordando assuntos como: comunicação intercultural, tecnologias sociais, gestão educacional e ambiental, formação de educadores e movimentos sociais. O workshop reúne especialistas, mestres e doutores para discutir sobre a temática do evento, “Interfaces entre o Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, proporcionando aos participantes um maior esclarecimento em relação à Educação Contextualizada. ..

Eleição define quem serão os novos pró-reitores de Ensino, Integração e de Pesquisa e Pós-graduação da Univasf

O reitor e o vice-reitor eleitos da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e Télio Nobre Leite se reuniram no sábado (26), com representantes do Movimento Por Uma Universidade Plural e Democrática, em evento aberto à comunidade acadêmica, para definir coletivamente, a composição dos cargos de pró-reitores de Ensino, Integração e de Pesquisa e Pós-graduação. A escolha ocorreu mediante consulta eleitoral, da qual participaram um representante do corpo técnico-administrativo de cada pró-reitoria, representantes dos colegiados acadêmicos, que estiveram presentes à reunião, e um representante do corpo discente. 

Entre os postulantes à Pró-reitoria de Ensino (Proen) foi eleito o professor Leonardo Rodrigues Sampaio. Para as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e a de Integração (Proin), os escolhidos foram, respectivamente, professor Helinando Pequeno de Oliveira e professora Lucia Marisy. A consulta ocorreu, através de voto secreto, logo após a exposição das propostas dos candidatos que foram sabatinados depois de suas apresentações. A apresentação da proposta e as perguntas dirigidas ao professor Leonardo Rodrigues Sampaio, que está concluindo seu estágio pós-doutoral, nos Estados Unidos, na universidade de Harvard, foram realizadas por videoconferência com apoio da Secretaria de Educação a Distância (Sead). ..

Pesquisadores discutem sobre Educação Contextualizada

O I Workshop Nacional em Educação Contextualizada: Interfaces entre o Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro será realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB) e pelo Projeto Reflexões, do Departamento de Ciências Humanas (DCH III) em Juazeiro, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no dia 07 de dezembro, a partir das 8:00h. 

Com palestras, mesas redondas, debates, apresentação de grupos de trabalhos (GT’s) e mostras culturais. O workshop reúne especialistas, mestres e doutores para discutir sobre a temática do evento, “Interfaces entre o Campo e a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, proporcionando aos participantes um maior esclarecimento em relação à Educação Contextualizada. ..

CBPM PROSSEGUE COM AS PESQUISAS MINERAIS NO VALE DO SALITRE

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, empresa vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração – SICM, por meio de convênio com a CPRM – Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais, irá investigar e caracterizar as mineralizações ferriferas conhecidas. A expectativa é de que novas descobertas surjam na região do Vale do Salitre. A ação dará ênfase ao diagnostico na potencialidade mineral para ouro, cobre, chumbo, zinco, ferro e diamante, entre outros bens minerais. 

É objetivo do projeto envolver a realização de cartografia geológica em escala regional, o cadastramento das pesquisas minerais e o desenvolvimento de estudos, análises e integração de dados em porções da região selecionadas com base na reconhecida potencialidade para a exigência de depósitos minerais de interesse econômico.  (Com Informações de Antonio Cursino da França Cardoso Neto, Membro da Comissão para Estruturação de Emancipação do Salitre)..

Julianeli e Télio vencem pesquisa eleitoral para reitor e vice-reitor da Univasf com mais de 60% dos votos‏

Com 60,02% dos votos, os professores Julianeli Tolentino de Lima, do Colegiado de Ciências Farmacêuticas, e Télio Nobre Leite, do Colegiado de Engenharia Civil, foram eleitos reitor e vice-reitor na pesquisa realizada ontem (9/11) junto à comunidade universitária. A chapa segunda colocada, composta pelos professores Paulo Cesar da Silva Lima e José Bismark Medeiros, atuais vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, recebeu 39,98% dos votos válidos. A apuração iniciada, às 22h30 encerrou às 04h40 desta quinta-feira (10) sendo acompanhada pelas torcidas de ambas as chapas, que se concentraram no campus sede para assistir à contagem dos votos, transmitida em tempo real.

Julianeli e Télio receberam votação expressiva no campus Juazeiro; venceram também no campus Sede, locais que concentram o maior número de colegiados acadêmicos, servidores e estudantes, vantagem não confirmada nos campi Ciências Agrárias, Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato...