RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1057 registros para a palavra: pesquisa

Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 45%; Bolsonaro, 31%; e Ciro, 6%

Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (6), traz, no cenário com o maior número de candidatos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Seis pré-candidatos não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU)...

Paraná Pesquisas/ BN: Na Bahia, Lula tem 49,8% dos votos e Bolsonaro 26,5%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência de voto entre os eleitores baianos para retornar ao Palácio do Planalto. O petista é opção para 49,8% dos entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, sob encomenda do Bahia Notícias. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 26,5% das intenções de voto.

O site Bahia Noticias divulgou a pesquisa nesta terça-feira (5)...

Pesquisa Ipespe para governador de Pernambuco: Marília Arraes tem 29%; Raquel Lyra, 13%

Pesquisa Folha de Pernambuco/Ipespe sobre as intenções de voto para o governo de Pernambuco divulgada nesta segunda-feira (4) aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente, com 29%. A seguir, aparece a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), com 13%.

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL) está tecnicamente empatado, com 12%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais...

Confira Pesquisa Folha/IPESPE para Governo do Estado de Pernambuco. Segundo Levantamento 59% não têm voto definido

Com a pré-candidata Marília Arraes (SD) na liderança isolada com 29% das intenções de voto, a Folha de Pernambuco, em parceria com o IPESPE - Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, divulga hoje a primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral ao Governo. Os resultados divulgados a seguir correspondem à pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados aos entrevistados os nomes que já estão na disputa.

Com uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Raquel Lyra (PSDB) - que soma 13% -; Anderson Ferreira (PL), com 12%, Danilo Cabral (PSB), com 10% e Miguel Coelho (UB), com 9%, aparecem empatados dentro dos limites da margem de erro. Os candidatos João Arnaldo (PSOL) e Wellington Carneiro (PTB) têm 1% cada. Esteves Jacinto (PRTB) e Jadilson Bombeiro (PMB) não chegaram a 1%. O nome do pré-candidato Jones Manoel (PCB) constava na lista estimulada, mas não foi mencionado por nenhum respondente...

Livro sobre Covid-19 no Brasil contém artigos de pesquisadores da Univasf

Professores e estudantes que integram o Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram da elaboração de alguns capítulos do livro “Panorama da Covid-19 no Brasil”, que aborda os diversos cenários da pandemia nos estados brasileiros. A obra, lançada recentemente pela editora CRV, foi organizada pelos professores Miguel Albuquerque e Tiago Gandra, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O livro conta com 656 páginas e se divide em duas partes. A primeira traz um panorama geral da Covid-19 nos estados e no Distrito Federal. Na segunda, há 27 dossiês temáticos sobre os impactos, metodologias e iniciativas para compreender e mitigar os efeitos da pandemia. A obra contou com a contribuição de 176 pesquisadores e 95 instituições de todo o Brasil e das mais diferentes áreas do conhecimento...

Em Pernambuco, Lula lidera com o dobro de votos de Bolsonaro

O pré-candidato petista Lula lidera as intenções de votos na disputa presidencial, no estado de Pernambuco, com 52,1%, contra 25,9% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que será candidato à reeleição.

O levantamento do instituto Potencial foi realizado entre os dias 24 e 28 de junho com 1.202 eleitores pernambucanos, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08372/2022...

Pesquisadores da Univasf criam acervo com obras sobre a história política de Petrolina e Juazeiro

Com o intuito de ampliar e facilitar o acesso às informações sobre a formação política dos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) criou o Acervo Opará: Acervo Histórico-Político Virtual das Cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Desenvolvido como um projeto de extensão coordenado pela professora Simone Viscarra, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), o acervo contém dados, livros, artigos, fotografias e documentos sobre as duas cidades, que estão disponíveis para acesso de toda a comunidade.

O projeto foi realizado com a participação dos estudantes de Ciências Sociais Barbara Monteiro Salviano Mendes e Gabriel Campos de Brito, com base em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Politik - Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política da Univasf. A iniciativa contou com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)...

Pesquisa Datafolha divulgada hoje (23) aponta vitória de Lula no primeiro turno

Pesquisa do Datafolha, divulgada neste final de tarde (23), aponta Lula com 53% dos votos válidos, contra 32% do Presidente da República e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, o que daria a vitória ao petista já no primeiro turno. Neste cenário, que contabiliza apenas os votos válidos, Ciro Gomes teria 10 pontos percentuais.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades entre ontem (22) e hoje (23) e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 09088/2022. A margem de erro máxima é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%...

IBGE inicia ação do Censo 2022 pesquisando entorno de domicílios

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia hoje (20) a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que mobilizará mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação. "Não é o início da visita de porta em porta, mas é a primeira operação pública de coleta de informações", disse o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner.

A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. A partir desse trabalho, são obtidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores...

Seguem abertas, até 24 de julho, as inscrições de projetos de pesquisa estudantis para a 10ª FECIBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está com inscrições abertas, até 24 de julho, no endereço https://bit.ly/3FUmYCj, para a seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino para a 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que será realizada de 27 a 29 de setembro, com o tema “Pesquisa Científica e Projeto de Vida - desafios da Educação Básica”.

A FECIBA visa promover a popularização da Ciência por meio da apresentação de projetos de investigação científica desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública do Estado da Bahia, no âmbito do Programa Ciência na Escola. ..

Após soltura, Ararinhas Azuis carregam um colar de telemetria no pescoço e estão monitoradas pelos pesquisadores

Dois anos e três meses após chegarem ao Brasil, as ararinhas-azuis trazidas da Alemanha para Curaçá voltaram a povoar o céu do sertão baiano. A soltura das aves, realizada no último sábado (11), foi a primeira do programa de reintrodução que está em vigor desde 2020, e marca uma nova fase do trabalho.

Agora as Ararinhas Azuis aves carregam um pequeno colar de telemetria no pescoço e serão monitoradas pelos pesquisadores. Ainda é cedo para dizer que tudo deu certo, mas a esperança está no céu, e tem a cor azul. ..

Pesquisa FSB/BTG/Pactual mantém Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo. Confira os números

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13), do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, confirma a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no quesito estimulado, com 44% das intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro com 32%.
Ciro Gomes (PDT), com 9% é o terceiro colocado, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante) e Felipe D'Avila (Novo), ambos com 1%. 

Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Vera Lucia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e Pablo Marçal (Pros) não pontuaram. ..

Exercício em intensidade moderada pode prevenir enxaqueca, afirma pesquisa

A atividade física no lazer com exercícios em intensidade moderada, durante 150 minutos por semana, pode prevenir as dores de cabeça, principalmente a enxaqueca, a que mais prejudica o trabalho no dia a dia. A conclusão é de uma pesquisa feita com os participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) que, desde 2008, avalia a ocorrência e os riscos de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares. 

Por meio de questionários, o trabalho verificou o tempo de atividade física dos integrantes do Elsa-Brasil e sua relação com a ocorrência e a frequência das crises de dor de cabeça. O estudo é descrito no artigo Physical inactivity and headache disorders: Cross-sectional analysis in the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil) publicado na revista científica Cephalagia...

Pesquisa da Facape mostra que cesta básica toma quase 50% do salário mínimo dos trabalhadores

Uma pesquisa recente do custo da cesta básica realizada pelo Colegiado de Economia da Faculdade de Petrolina (Facape), mostrou que o feijão carioca, o pão francês e o tomate foram os produtos que apresentaram maiores altas no mês de maio, em comparação com o mês de abril. Os dados apontam que com o aumento do preço da farinha de trigo, principal insumo para o pão francês, o produto teve alta de 2,92%.

Alguns produtos, como o feijão, tiveram aumento em função da menor oferta do produto nesse período. E apesar do aumento no preço do tomate em Petrolina, a cidade de Juazeiro apresentou uma forte queda e a expectativa é a diminuição dos preços no próximo mês. ..

Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 46%; Bolsonaro, 30%; e Ciro, 7%

Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (8), traz, no cenário com o maior número de candidatos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; André Janones (Avante) com 2%; e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), com 1% cada...

“É fundamental que os governos reconheçam a existência das mudanças climáticas e comecem a trabalhar efetivamente com isso nos seus planos de governo', diz pesquisador

As chuvas fortes e deslizamentos em Recife, Pernambuco, mataram pelo menos 127 pessoas até o momento desde o fim de maio. Eventos extremos como esse são recorrentes em várias partes do Brasil. Em um ano, uma das frentes frias mais intensas da história atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no final de julho do ano passado, e meses depois esses Estados enfrentaram temperaturas muito altas. 

Chuvas muito intensas também atingiram recentemente a Bahia, Minas Gerais e as cidades de Franco da Rocha, em São Paulo, e Petrópolis, no Rio de Janeiro, com volumes previstos para o mês caindo em apenas 24h...

Pesquisa compara rótulos nutricionais usados na frente da embalagem para alertar consumidor

No próximo mês de outubro, os brasileiros irão encontrar um novo tipo de rótulo nutricional em alguns produtos alimentícios: uma lupa que indica se o alimento tem alto teor de sódio, açúcar ou gorduras saturadas. Trata-se do rótulo nutricional de frente de embalagem ou Front-of-package (FoP). Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a lupa como desenho de rótulo de FoP. 

Um estudo conduzido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) comparou o comportamento e percepções do consumidor frente ao design proposto pela Anvisa e ao rótulo com o triângulo de advertência, modelo desenvolvido pelo Idec em parceria com designers de informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...

Brasileiro está perdendo o medo da covid-19, aponta pesquisa

O brasileiro está perdendo o medo da covid-19, como aponta pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (2/6). Somente 37% dos entrevistados disseram temer muito se infectar com o coronavírus, a menor parcela desde abril de 2020. Além disso, 29% disseram não ter medo do contágio, o maior índice desde o começo da pandemia. A revelação ocorre em meio a um aumento de casos da covid-19 em todo o país.

Nesta quarta-feira (1º/6),  São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. O Supremo Tribunal Federal (STF) também passou a recomendar o uso do equipamento de proteção individual nas dependências do tribunal. ..

Na frente nas pesquisas, Bolsonaro e Lula não devem ir a debates no 1º turno

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) estudam a possibilidade de não comparecer aos debates do primeiro turno das eleições deste ano. Os dois lideram as pesquisas eleitorais com larga vantagem sobre os demais candidatos e são os mais cotados para avançar para o segundo turno.

Nesta terça-feira (31), Bolsonaro afirmou, em entrevista à rádio Massa FM, que ainda está analisando a possibilidade de comparecer aos debates do primeiro turno. Segundo o presidente, ele pode acabar virando alvo de “pancada” dos demais candidatos...

Brasil descumpre legislação que protege o aleitamento materno, afirma pesquisa

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, como leites, fórmulas infantis, chupetas e mamadeiras. Os principais produtos que descumprem a legislação vigente são compostos lácteos (45%), leites (35,4%), papinhas e mingaus para bebês (28,9%), fórmulas infantis (15%), bicos como chupetas ou mamadeiras (9,8%) e fórmulas especiais (3,7%).

O alerta é feito pelo Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, iniciativa da Fiocruz e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) dedicada a monitorar, analisar e divulgar dados sobre a saúde de crianças de até 5 anos...