RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1033 registros para a palavra: pesquisa

Camponeses substituem plantações transgênicas por sementes crioulas em ocupação à unidade de pesquisa da Monsanto

Na manhã desta terça-feira (15), cerca de cinco mil camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores(MPA)ocuparam a unidade de pesquisa da empresa Monsanto e substituíram um campo experimental de milho transgênico plantando sementes crioulas, no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18).

De acordo com Maria Kazé, da coordenação nacional do MPA, vários motivos justificam a substituição das sementes plantadas pela Monsanto. "Os donos das sementes do mundo são os camponeses e camponesas, que participaram do processo de transformação da biodiversidade existente. Não aceitamos que nenhuma empresa transnacional se aproprie do nosso patrimônio genético", ressaltou Kazé...

Movimento dos Pequenos Agricultores ocupa a unidade de pesquisa da Monsanto, em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (15) dois mil camponeses e camponesas do Nordeste,organizados/as no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE.

A ocupação acontece como forma de denúncia aos impactos sociais e ambientais trazidos pela empresa, sobretudo com a modificação genética das sementes e a produção de agrotóxicos, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana em todo o planeta...

Uneb: Pesquisa para eleição de reitor aponta vitória de José Bites

O candidato a reitor da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, professor José Bites de Carvalho, é o primeiro colocado nos três segmentos (estudantes, técnicos e professores) que elegem o futuro gestor da instituição nas eleições que vão ocorrer no próximo dia de 9 de outubro, quarta-feira. A pesquisa, realizada pelo Instituto P&P Pesquisa e Planejamento Ltda e divulgada pelo jornal A Tarde neste domingo, 6, aponta que entre os estudantes, José Bites, que tem a professora Carla Liane como companheira de chapa no cargo de vice – reitora, tem 27% contra 18% de Adriana e Pedro, candidatos do atual gestor, Lourisval Valentim, e 5% de José Cláudio. A pesquisa aponta ainda 5% de indecisos e 43% que não pretendem votar.
 
Já entre os técnicos, José Bites continua em primeiro com 31%, Adriana em segundo com 18% e José Cláudio em terceiro com 12%, Neste segmento tem 4% de indecisos e 35% que afirmam não comparecerem às urnas. Por fim, no segmento de professores, Bites, que já foi pró-reitor de graduação da Uneb, lidera com 40% contra 21% de Adriana e 3% de José Cláudio. O índice de indecisos ficou em 1% e 34% disseram que não devem votar.
 
A eleição para a reitoria da Uneb, além de ser segmentada, tem o voto como facultativo. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 30 de setembro, entrevistou 1048 pessoas, entre técnicos, professores e estudantes dos 24 campi da Universidade. Em Juazeiro, a instituição possui dois departamentos (Ciências Humanas e Tecnologia e Ciências Sociais ), quatro cursos de graduação (Pedagogia, Jornalismo em Multimeios, Direito e Engenharia Agronômica), dois de Mestrado (Horticultura Irrigada e Educação e Cultura – em fase de implantação), programas Lato Sensu e projetos de pesquisa e extensão. 
..

Sessão Solene homenageia EMBRAPA por 40 anos de atuação em pesquisa agropecuária

Os 40 anos de criação da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, foram lembrados na manhã desta sexta feira (04/10) em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Iniciativa do Vereador Crisóstomo Lima (Zó do PC do B), marcada para o dia do descobrimento do Rio São Francisco, “o grande provedor de vida do Nordeste e elemento fundamental para o desenvolvimento da agropecuária” a sessão contou com a presença do Natoniel Franklin de Melo, Chefe da Embrapa Semiárido, com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José da Silva (Mitô), da Gerente Regional do SEBRAE, Jussara Oliveira e dos vereadores Antônio Tibúrcio Caffé, presidindo a sessão, Anastácio, Sargento Bastos, Emerson da Iluminação, Suzana Ramos e Agnaldo Meira, que usaram a palavra para homenagear a empresa e representando o prefeito  o Secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira.

Lembrando que o Poder Legislativo é “o mais autêntico representante da sociedade de Juazeiro”, por ser composto dos diversos setores da sociedade, o vereador Zó disse que a sessão solene “é o reconhecimento do Legislativo ao papel importante que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desempenha no Brasil”, ressaltando o papel importante da unidade de Petrolina-Juazeiro no desenvolvimento e apoio à agricultura e à criação de animais de pequeno porte. “O terceiro trimestre brasileiro não teve problemas econômicos maiores por causa da agricultura e só aí a gente sabe a importância da pesquisa da EMBRAPA e outras empresas” – disse Zó, fazendo um paralelo entre a capacidade atual de produção e a convivência com seca no Nordeste possível em razão dos experimentos da EMBRAPA, EBDA, IRPAA, entre outras...

Campus de Juazeiro realiza palestra sobre Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos hoje (3)

O que eu preciso saber sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)? Esse é o tema da palestra, que será realizada hoje (3), a partir das 18h, no laboratório de redação do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III da UNEB, em Juazeiro. O evento, que está sendo organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) da unidade, se estende até 22h.

A iniciativa vai contar com a participação da coordenadora do CEP da UNEB, Andrea Mariano. Durante a programação, a docente vai apresentar o treinamento CEP/UNEB Plataforma Brasil, além de abordar os procedimentos para a submissão de projetos ao CEP.

Serviço
O que: palestra sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos 
Quando: 3 de outubro, às 18h
Onde: DCH/Campus III da UNEB, em Juazeiro
..

Prefeito Isaac comenta declaração de Márcio Jandir sobre pesquisa e diz que eleição em Juazeiro só em 2016

Anfitrião do curso de capacitação para gestores, organizado pela UPB e TCM, o prefeito Isaac Carvalho, segundo tesoureiro da UPB, disse que o momento vai possibilitar a melhoria da gestão pública nos municípios da região norte da Bahia. “Traz mais conhecimento, mais informações e com certeza, vem minimizar problemas e prevenir para que os prefeitos tenham uma gestão com tranquilidade dentro do que de fato manda a legislação”. Ao ser questionado pela nossa reportagem sobre a declaração do seu oponente na última eleição, Márcio Jandir do PV, que disse ter uma pesquisa que o coloca com mais de 20 pontos de diferença se a eleição fosse hoje, Isaac minimizou.

"Eu não tenho realizado pesquisas nos últimos meses até porque não estamos em ano de eleição, sei que a oposição precisa é desmontar o palanque. Eleição é só em 2016 e as pessoas tão querendo dar sequência ao pleito do ano passado, querendo se promover eleitoralmente. A oposição moveu um processo contra a gente, nós estamos realizando toda nossa defesa, conseguimos uma liminar recentemente e como eu disse anteriormente, estou bastante tranquilo porque não cometemos nenhum crime que pudesse resultar numa cassação tão danosa em relação a diferença de votos que a gente alcançou, além da reeleição com a maior vitória de Juazeiro, quase 15 mil votos e isso de fato incomoda muita gente, acredito que provavelmente ele deve estar muito incomodado e assim quer sustentar o eleitorado na esperança de uma nova eleição", argumentou Isaac...

Odacy lidera pesquisa para deputado estadual em Petrolina

Uma pesquisa publicada em Petrolina encomendada ao Instituto Múltipla, sediado em Arcoverde, colocou o deputado estadual Odacy Amorim (PT-PE) como o preferido pelos eleitores petrolinenses. De acordo com o levantamento, Odacy tem a preferência de 38,2% do eleitorado no maior colégio eleitoral do Sertão, quinto maior no estado. Em segunda colocação aparece o deputado estadual Adalberto Cavalcante (PHS-PE). A deputada estadual Isabel Cristina (PT-PE) vem como a terceira colocada com 6,2% e a primeira-dama Andréa Lóssio, mesmo sem confirmar se será candidata pelo PMDB-PE, aparece logo depois de Cristina com 5,7%. 

A pesquisa foi publicada no início da tarde desta sexta-feira, dia 27 de setembro, e na estimulada veio com a seguinte pergunta: se a eleição para deputado estadual fosse hoje, em quem você votaria? O levantamento foi feito em todas as regiões de Petrolina: Zona Leste, Centro, Zona Oeste, Zona Norte e no interior do município. Para o deputado Odacy Amorim, ainda é cedo para uma avaliação de sua atuação na Assembléia Legislativa, mas ele enxerga a pesquisa como conseqüência do trabalho que realiza na defesa de Petrolina, do Sertão e dos pernambucanos, como detentor de um mandato almejado pelo povo. ..

Pesquisa em Comunidade de Fundo e Fecho de Pasto é publicada por Paulo Rosa Torres

Visibilidade, regularização fundiária e reconhecimento são os aspectos mais importantes presente no seu livro, afirma Paulo Rosa Torres. O lançamento da publicação Terra e Territorialidade: das áreas de Fundo de Pasto do Semiárido baiano 1980-2010, aconteceu nessa última sexta-feira (20) e contou com a presença de Representante de Fundo e Fecho de Pasto do Território São Francisco, colaboradores (as) do Irpaa, CPT, integrantes do Movimento de Pequenos Agricultores-MPA, estudantes da Uneb e sociedade civil em geral.

O professor Paulo Rosa Torres diz que “as comunidades (Fundo e Fecho de Pasto) têm ampliando em muito, não só o número de organização, mas como também o nível de consciência e da importância que elas têm no universo de hoje”, com isso é necessário que elas ganhem maior conhecimento na sociedade, o que pode contribuir para a diminuição de conflitos fundiários. Além de intensificar a luta pelo reconhecimento e regularização dessas comunidades tradicionais. Essa publicação é resultado das pesquisas do mestrado de Paulo Torres, que constrói uma análise da distribuição de terra no Brasil, desde o período da colonização até a apropriação das terras pelas comunidades tradicionais, com enfoque maior nas comunidades de Fundo de Pasto, presente no Semiárido...

Pesquisa: Armando é o preferido para governador de PE com 30%

Faltando um ano para as eleições, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) lidera a preferência do eleitorado para governador de Pernambuco com folga em todos os cenários com uma média de 30 pontos percentuais, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), contratada com exclusividade por este blog e realizada entre os dias 13 e 18 deste mês. Foram aplicados dois mil questionários em 80 municípios cobrindo todas as regiões. A margem é de erro é de apenas 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No primeiro cenário, no qual foram estimulados três nomes, Armando aparece na frente com 30,7%, o segundo é Daniel Coelho (PSDB) com 17,9% e o terceiro Fernando Bezerra Coelho, que tem 9,9%. Brancos e nulos somam 17,9% e indecisos 23,6%. No segundo cenário, o qual Fernando Bezerra é substituído pelo vice-governador João Lyra Neto (PDT), Armando sobe para 32,1%. Daniel também aumenta um ponto, passando para 18,6% e Lyra tem 8,3%, um ponto a menos em relação a Fernando Bezerra. Neste cenário, brancos e nulos representam 17,9% e indecisos 23,1%...

Pesquisadores da FACAPE participam do X Encontro do Rio Grande do Norte de Contabilidade

"Contabilidade: instrumento de transparência e de combate a corrupção", este foi o tema do X Encontro do Rio Grande do Norte de Contabilidade, no qual os professores da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Josaias Santana e Wellington Dantas e o ex-aluno da Instituição, Alex dos Santos, apresentaram artigos científicos.

O evento aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com parceria de órgãos representantes da Classe Contábil e Conselho Federal de Contabilidade...

Pesquisa CNT/MDA aponta que mais de 70% da população aprova Programa Mais Médicos

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado da 115ª Pesquisa CNT/MDA. De acordo com o levantamento, 73,9% da população aprova o Programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal há dois meses. Na última rodada, divulgada em julho, 49,7% dos brasileiros eram favoráveis à medida. Em relação ao número dos que desaprovam, a taxa diminuiu de 47,4% para 23,8%.

Sobre a presidente Dilma Rousseff, a aprovação do desempenho pessoal subiu de 49,3%, em julho, para 58%, em setembro. O percentual dos que reprovam a conduta da chefe do Executivo diminuiu de 47,3% para 40,5%. Em junho, data anterior às manifestações ocorridas em diversas cidades do país, a aprovação era de 73,7% e a desaprovação, 20,4%. A 115ª Pesquisa CNT também aponta que a avaliação positiva do governo da presidente subiu de 31,3% para 38,1%. A avaliação negativa diminuiu de 29,5% para 21,9%...

Pesquisas do Projeto São Francisco revelam que seca existe há 10 mil anos

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o governador do Piauí, Wilson Martins, visitaram, nesta sexta-feira (30), o Museu do Homem Americano, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O acervo apresenta a história do homem de 100 mil anos atrás até a chegada do colonizador branco. O Museu é considerado o mais completo e moderno da América do Sul e possui laboratórios de arqueologia, paleontologia, registros rupestres e vestígios orgânicos e cerâmicos.

Parte da exposição é formada por descobertas feitas durante pesquisas arqueológicas nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que cruza quatro estados brasileiros: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dois importantes achados ocorreram desde o início dos estudos, em 2009: que a seca existe há 10 mil anos e a confirmação da convivência entre o homem e a megafauna, composta por animais da era do gelo...

Pesquisa aponta que obesidade atinge mais da metade da população brasileira

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde intitulada Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) apontam que, pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. De acordo com a pesquisa, 51% da população acima de 18 anos está com excesso de peso (54% dos homens e 48% das mulheres).

Em Salvador, especificamente, a frequência de obesidade e de excesso de peso na população passou de 9,8% e 39,7% em 2006, para 14,1% e 47,3%, respectivamente. Na capital baiana, o percentual de homens obesos saltou de 9,4% para 9,8% e, com excesso de peso, de 41,9% para 45,8%. Já entre as mulheres a obesidade aumentou de 10,3% para 17,7% e, de excesso de peso, saiu de 37,5% para 48,7%. ..

Depois de ACM Neto, Paulo Souto lidera pesquisas diz Ibope

O ex-governador Paulo Souto (DEM) é o favorito para vencer as eleições ao governo do estado no ano que vem. Em mais uma pesquisa de intenção de voto, dessa vez realizada pelo Ibope, entre o período de 17 a 21 de agosto, Souto (33%) chega a ter quase o dobro da preferência eleitoral da senadora socialista Lídice da Matta (18%), nome da base do governo com melhor desempenho.

No comparativo com outros aliados do governador Jaques Wagner (PT), a vantagem de Paulo Souto chega a ser 10 vezes maior, como são os casos de Otto Alencar (3%) e Rui Costa (3%). O único nome que apareceu com índice de preferência eleitoral superior ao de Souto na pesquisa foi o do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Comprometido com a recuperação da capital baiana, Neto não disputará as eleições do ano que vem e já disse que seu candidato é Paulo Souto...

Vale do São Francisco cobra mais pesquisas e financiamentos para a Viticultura

O presidente da Valexport e representante da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados no Vale do São Francisco, José Gualberto de Almeida, afirmou na manhã desta sexta-feira (23), em Petrolina – PE, que as principais dificuldades dos produtores e empresários do segmento na região são a ausência de pesquisas e financiamentos.

Falando durante a 31ª reunião ordinária da Câmara – órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Gualberto cobrou ainda a diminuição da carga tributária que incide sobre a comercialização do vinho brasileiro. “Temos uma bonita história que remete ao início dos anos 70, cresceu com a chegada de vários empreendimentos privados e agora precisa crescer e diversificar, inclusive com a ampliação da produção de suco de uvas e a obtenção da Indicação Geográfica de Procedência para o nosso vinho. E isso passa necessariamente pela liberação de recursos governamentais para a realização de mais pesquisas e financiamentos no setor”, complementou José Gualberto, lembrando também que hoje o Vale produz anualmente 261 mil toneladas de uvas de mesa e que as seis vinícolas, em operação, respondem pela produção anual de cinco milhões de litros de vinhos finos e 100 mil litros de sucos de uva...

Odacy mostra preocupação com pesquisa da PRF que indica aumento do consumo de drogas entre os caminhoneiros

Em pronunciamento nesta terça-feira, dia 20 de agosto, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, comentou um estudo da Polícia Rodoviária Federal que aponta o aumento do número de acidentes envolvendo caminhoneiros tendo como causa o uso de drogas, especialmente cocaína e crack. O problema já atinge 10% da categoria conforme a pesquisa da PRF. O parlamentar alertou para o problema da tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“A gente tem consciência que a droga tem sido um problema em outros segmentos como na escola, no comércio, mas no caso de parte dos caminhoneiros isso se torna mais preocupante porque eles precisam ficar conscientes, acordados para dirigir. Quando isso não acontece, aí o efeito são os aumentos nos números de acidentes. A pesquisa foi divulgada em órgãos de imprensa do País e virou tema de reportagem do Jornal Nacional também”, revelou o deputado. Conforme Odacy Amorim, esse fato chama a atenção desde a proibição de um energético que era consumido pelos caminhoneiros conhecido como arrebite e o estudo revelou que a proibição levou os motoristas a irem em busca de outros tipos de drogas...

Seminário apresenta resultados de pesquisas para setor vitivinícola

A Embrapa Semiárido vai promover em 20 e 21 de agosto, no Auditório da Biblioteca da Univasf, em Petrolina-PE, o seminário “Tecnologias para a produção de uvas de mesa e processamento no Vale do São Francisco”. O evento é organizado para apresentar resultados de projetos executados na instituição com o objetivo de esclarecer questões importantes ao aumento da produtividade, redução de custos e qualidade dos frutos, na região. Apesar da consistente estruturação da cadeia de negócios e de empregos em torno da vitivinicultura no Vale a partir dos anos 70, as técnicas que compõem o sistema de produção das variedades de uva de mesa e de processamento necessitam de ajustes em função do ambiente tropical. A atividade precisa desses ajustes para a região manter o desempenho de mais de uma década: responder por volumes de exportação acima 90%, da fruta in natura comercializada pelo Brasil no mercado internacional. E, ainda, ampliar o reconhecimento dos chamados “vinhos do sol”, premiados em concursos internacionais, nos mercados tradicionais.

Patrícia Coelho de Souza Leão, pesquisadora da Embrapa Semiárido e coordenadora do seminário, explica que os cultivos de uvas de mesa, especialmente das uvas sem sementes, requerem a aplicação de práticas complexas de manejo de copa e de cachos. Portanto, “exigem elevados níveis de conhecimento técnico e gerencial, também”.Para ela, os custos de produção de uvas de mesa na região do Submédio do Vale do São Francisco estão elevados quando comparados àqueles de regiões tradicionais de produção no mundo. Dai a necessidade de pesquisas para gerar informações e tecnologias que se traduzam em menos despesas, redução do uso de insumos, sem comprometer a produtividade dos nos pomares. No caso das uvas próprias para elaboração de vinhos e de sucos nas condições do Semiárido, existem poucas informações. Muitas das práticas adotadas na região têm por base as que já são empregados na produção de uvas de mesa ou, então, a experiência dos técnicos que trabalham nos pomares. Muitos aspectoscomo sistema de condução, porta-enxertos, cultivares copa, poda verde, são objetos de estudos dos pesquisadores. Eles modificam a fisiologia das videiras e alteram a qualidade da uva e dos vinhos e sucos produzidos...

Juazeiro foi selecionado pelo MS para participar de Pesquisa Nacional de Saúde

Durante este mês de agosto, o Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizará a 1ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e a cidade de Juazeiro está entre os 79 municípios baianos selecionados pelo Governo Federal para participar da investigação, que vai acontecer na Unidade Básica de Saúde da Vila Jacaré.  Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é diagnosticar e avaliar aos serviços junto com os usuários, para analisar as necessidades da comunidade e buscar informações nas áreas da saúde da mulher, da criança, do idoso, pessoa com deficiência, sobre a dengue, violência, saúde mental, dentre outros.

Serão investigados pelo MS: hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população. Através da pesquisa será possível monitorar o tratamento de hipertensos e diabéticos, redução da obesidade, do tabaco, do álcool, dentre outros. A PNS faz parte de mais uma ação para desenvolvimento de estratégias do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não – Transmissíveis (DCNT), além de subsidiar a criação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do SUS, melhorando e qualificando a assistência na área...

Pesquisa aponta vitória de Paulo Souto ou ACM Neto em 2014

Paulo Souto e ACM Neto

O DEM está em vantagem na Bahia para a sucessão estadual de 2014, segundo pesquisa divulgada na sexta-feira pelo instituto Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp). De acordo com o levantamento, se o candidato fosse ACM Neto ou Paulo Souto, em seis cenários diferentes, o ex-governador ou o atual prefeito venceriam nas urnas com 24% a 30% das intenções de voto. O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima aparece em segundo nos cenários com 17% a 19%. A senadora Lídice da Mata (PSB) é a governista melhor colocada, com intenções que variam entre 11% e 12%. Marcelo Nilo aparece na casa dos 6% e Rui Costa (PT) em torno de 3%. Quando o vice governador Otto Alencar (PSD) e o senador Walter Pinheiro são incluídos no levantamento eles pontuam entre 4% e 5% e 4%, respectivamente. João Gualberto (PSDB) receberia 0,1%, segundo a pesquisa. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos...

Mercadante minimiza queda de Dilma nas pesquisas

Um dos interlocutores mais próximos da presidente Dilma Rousseff (PT), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, minimizou nesta terça-feira (16) a pesquisa CNT/MDA que mostrou um tombo na avaliação positiva da administração petista - o índice foi de 31,3% dos entrevistados, ante um porcentual de 54,2% em junho. A avaliação negativa do governo federal subiu de 9% em junho para 29,5% no novo levantamento. "A presidente vence as eleições no segundo turno de todos os candidatos, ou seja, nosso desafio é ganhar no primeiro turno, esse é o desafio que temos pela frente. Em todos os cenários ela vence no segundo turno. Além disso, ela tem uma intenção de voto dos que estão votando ou podem votar de 52%, é a melhor posição entre todos os candidatos. Ela tem uma imagem melhor avaliada que todos os outros governadores e prefeitos do País", disse. Na avaliação de Mercadante, a presidente apresenta na pesquisa um desempenho "melhor que os momentos mais difíceis do governo Lula e Fernando Henrique Cardoso, depois de um processo político extremamente difícil como esse que vivemos recentemente". "E o PT tem quatro vezes mais apoio, preferência partidária do que o segundo colocado, que é o PSDB", comentou. Questionado sobre a avaliação do quadro apresentado pelas últimas pesquisas, o ministro afirmou que o considera "extremamente motivador". "É exatamente numa crise como essa, que a presidenta fez cinco pactos, apresentou propostas, dialogou com todos os setores da sociedade. Acho que essa atitude do governo, que foi de dialogar, foi muito bem recebida e tenho certeza que o resultado dessas iniciativas vão trazer ainda pesquisas melhores para o futuro", disse. ..