RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 1030 registros para a palavra: pesquisa

É natural o favoritismo de Dilma em pesquisa, diz Aécio

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), avaliou como natural, o favoritismo da presidente Dilma Rousseff apontados pela pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). "Não há razão para mudanças, do ponto de vista das intenções de voto, enquanto as oposições não tiverem as mesmas oportunidades de visibilidade nos veículos de comunicação que a presidente da República em suas viagens eleitorais pelo país", afirmou. Em um primeiro turno contra Dilma e contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Aécio tem 17% das intenções de voto, contra 9,9% de Campos e 43,7% da presidente. Se a corrida tiver a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva como candidata do PSB, Aécio ficaria em terceiro lugar, com 15,1% da preferência, contra 20,6% de Marina e 40,7% de Dilma. Para Aécio, o que a pesquisa trouxe de "significativo" foi a redução na avaliação positiva de Dilma na comparação com a pesquisa anterior, do ano passado. O porcentual de eleitores que avaliam positivamente o governo passou de 39% para 36,2%.

A avaliação negativa subiu de 22,7% para 24,8%. "O que deve estar preocupando o governo são as quedas na avaliação positiva e popularidade da presidente, ambos resultado daquilo que é visível na sociedade: a perda crescente da confiança dos brasileiros no governo e na presidente", destacou, em declaração ao Estadão. A aprovação pessoal da presidente também sofreu uma queda: passou de 58,8% para 55%. O índice de desaprovação, que era de 38,9% em novembro, agora é de 41%...

Presidente da Embrapa dá posse ao novo Chefe-Geral do centro de pesquisa do Semiárido

Em solenidade realizada sexta-feira (14), o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, deu posse ao pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva no cargo de Chefe-Geral da Embrapa Semiárido. O evento, que aconteceu no auditório da instituição, em Petrolina – PE, contou com a presença de autoridades nacionais e locais, representantes do setor produtivo e empregados da empresa. Durante a cerimônia, Maurício Lopes afirmou que as instituições de pesquisa, como a Embrapa, devem ter a capacidade de antecipar os cenários do futuro. “Nós precisamos fazer um grande esforço de olhar um pouco adiante e perguntar quais serão os novos desafios, novas oportunidades e novos riscos, e procurar tratá-los de forma inteligente, para que quando esses desafios cheguem nós estejamos preparados”, observou.

Entre os grandes desafios que o presidente aponta estão as mudanças climáticas e eventos extremos, como a seca, que devem ser cada vez mais constantes . Para ele, isso significará possivelmente desafios ainda maiores para o Semiárido brasileiro. “Nós temos que ter a sabedoria de buscar conhecimentos e informações que empoderem desde a agricultura comercial, competitiva, exportadora, até os milhões de pequenos produtores que ainda não conseguiram alcançar o mercado e através dele melhorar a sua condição de vida, dos seus filhos e as perspectivas para o futuro. Esse é um desafio muito grande, e nós somos parte da solução”, afirmou...

Pesquisa alerta que uma em cada 14 mulheres no mundo já foi vítima de abuso sexual

Um estudo realizado em 56 países e publicado esta semana pela revista The Lancet informa que uma em cada 14 mulheres já foi, pelo menos uma vez, vítima de abuso sexual por parte de alguém que não o seu parceiro. De acordo com o levantamento, a situação varia de país para país: a taxa chega, por exemplo, a 20% na Região Central da África, mas, em média, 7,2% das mulheres com 15 anos ou mais dizem ter sofrido abuso sexual pelo menos uma vez na vida.

No Brasil, especificamente, dados do Ministério da Saúde informam que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu em seus hospitais e clínicas médicas, no ano de 2012, duas mulheres por hora com sinais de violência sexual. No total foram 18.007 mulheres atendidas, das quais cerca de 75% eram crianças, adolescentes e idosas. Tais informações chamaram a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), autora de projetos de Lei voltados para o assunto...

HDM forma primeiro residente de Ginecologia/Obstetrícia e residente de enfermagem apresenta resultado de pesquisa sobre uso de drogas na gestação

 
O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), formou mais um residente. Na última sexta-feira, (31.01), o residente de Ginecologia e Obstetrícia, Paulo Antônio Cesar Campos, apresentou seu trabalho de conclusão de curso em uma reunião anátomo-clínica apresentando um protocolo sobre Síndrome Hipertensiva da Gestação. O médico, Álvaro Pacheco, que foi o orientador do residente, elogiou o trabalho e parabenizou a apresentação. “Paulo superou todas as nossas expectativas, o protocolo apresentado foi um sucesso, ele é um profissional capacitado e está sempre atualizado, agora como profissional do serviço vai trazer novos valores para somar o nosso conhecimento”, comentou.
 
Na ocasião, o residente proferiu palestra que mostrou a definição dos tipos de Hipertensão Gestacional, controle de medicação e os principais fatores de risco. Além disso, falou sobre as medidas preventivas. Segundo, Paulo Campos, os três anos de residência no HDM foram fundamentais para sua formação e pretende continuar na equipe. “A equipe ginecológica que fiz parte são profissionais altamente capacitados e contribuíram significativamente no meu crescimento profissional. Agradeço todos em especial a direção e a minha preceptora, por ter me dado essa oportunidade”, relata.
 
Já na quinta-feira (30), A residente de enfermagem em saúde da mulher do HDM/IMIP, Rafaela Ayanne dos Santos, apresentou uma revisão bibliográfica sobre o uso de Drogas na Gestação via teleconferência para unidades de saúde que fazem parte da Rede IMIP. Na apresentação, a enfermeira mostrou quais são as principais drogas utilizadas pelas gestantes, os fatores de riscos, tanto para a mãe, como para o bebê, especificando as mais utilizadas, entre elas, o tabaco, álcool, maconha e cocaína. Além disso, foi ressaltado como a equipe de enfermagem deve proceder nas medidas de identificação e prevenção das mesmas.
 
Segundo, Rafaela, as constantes apresentações via teleconferência com outras instituições da rede IMIP é uma oportunidade para o seu crescimento profissional. “Essas trocas de experiências contribuem bastante para a minha formação, pois através do compartilhamento de conhecimentos conseguimos perceber como está o nosso desempenho e consequentemente melhora a nossa atuação  no hospital”, pontua a residente.
..

Embrapa Semiárido tem novo Chefe Geral

O pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva foi nomeado novo Chefe Geral pela Diretoria Executiva da Embrapa Semiárido, para exercer o mandato pelo período de 2014 a 2016. Pedro Gama é Agrônomo e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – SP). Sua escolha se deu após processo de seleção pública, da qual participaram mais três pesquisadores da Unidade.

No dia 26 de dezembro de 2013, foi publicada no Boletim de Comunicações Administrativas da Embrapa, a portaria nº 1929, que o designa para o cargo. A solenidade oficial de posse ocorrerá no próximo dia 14 de fevereiro.

O novo gestor começou a trabalhar na Embrapa Semiárido em 1984 por meio de um contrato de prestação de serviços celebrado com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB). Em 1990, Pedro Carlos, após aprovação na seleção pública para pesquisadores, ingressou no quadro de funcionários. São  quase 30 anos exercendo as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia...

Pesquisa no comércio de Petrolina revela satisfação de 70% dos consumidores no mês de dezembro

Apesar do Brasil te registrado um crescimento nas vendas abaixo da expectativa desejada para este mês de dezembro, o município de Petrolina aponta uma satisfação tanto dos comerciantes como dos consumidores no mercado varejista neste mesmo período.  De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos no comércio de Petrolina, durante o período natalino, por volta de 70% dos consumidores demonstraram satisfação nas compras de fim de ano (67,5% avaliaram como bom e 2,5% como ótimo).

 Já os comerciantes tiveram, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, uma média de crescimento nas vendas de 15%, se comparado aos meses anteriores (algumas lojas chegaram a ter um aumento de 50% nas vendas). O balanço de contratações temporárias foi de 8 funcionários por loja.  O setor que mais movimentou o comércio local, naturalmente, foi o de vestuário, correspondendo a quase 52% dos itens mais comprados no período. Em seguida está o setor de calçados (23,3%) e eletrodomésticos (10%)...

O Caerdes da UNEB, em Juazeiro, foi contemplado com investimentos da ordem de R$ 200 mil para atividades de pesquisa, ensino e extensão

O Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, concorreu ao edital Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq nº 81/2013 e foi contemplado com recursos financeiros que prevê investimentos da ordem de R$ 200 mil para o projeto intitulado “Integração, Pesquisa, Ensino e Extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica no Submédio do São Francisco”.

As ações serão realizadas nos municípios de Juazeiro e Canudos e tem o objetivo de apoiar atividades que integram a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionadas à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção. O prazo de execução é de 24 meses e prever capacitação de agricultores, estudantes e técnicos de nível superior em agroecologia e agricultura orgânica, da empresa oficial de ATER; ações de pesquisa agrícola; e oficinas de extensão rural. ..

Centro de Agroecologia da UNEB, em Juazeiro, realiza pesquisas com agricultura orgânica

Com a finalidade de estudar o comportamento de diferentes cultivos sob manejo orgânico de produção, alunos do curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro, estão realizando experimentos agrícolas na área de produção das culturas da banana, melancia, goiaba quiabo, milho, coentro, beterraba, cenoura, pimentão e macaxeira. Experimentos estão sendo realizados na fazendinha urbana do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), que fica no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Uneb.

O professor da UNEB e coordenador do Caerdes, Jairton Fraga Araújo, que orienta os experimentos, explica que como a maioria dos cultivos escolhidos para a pesquisa é anual, ou seja, de ciclo curto de produção, os alunos terão a oportunidade de acompanhar e estudar desde o plantio até a colheita. “Dessa forma os alunos vão obter dados como comportamento quanto à produtividade, ao clima, o solo, a irrigação, a adubação orgânica, além da ocorrência de indicadores de mau manejo, que são as chamadas pragas e doenças”, explica o professor Jairton. Segundo o professor, outro fator fundamental em todos os sistemas de produção orgânica é o de conduzir os plantios de forma que mantenham vivos os microorganismos do solo para que a planta tenha maior equilíbrio entre a química, a física e a biologia do solo...

Embrapa Semiárido tem novo Chefe Geral: o pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva

O pesquisador acaba de ser nomeado pela Diretoria Executiva da empresa para exercer o mandato pelo período de 2014 a 2016. Pedro Gama é doutor em Economia Aplicada: Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – SP. Sua escolha se deu após processo de seleção pública, da qual participaram mais três pesquisadores da Unidade.

O novo gestor começou a trabalhar na Embrapa Semiárido em 1984 por meio de um contrato de prestação de serviços celebrado com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB). O ingresso no quadro de empregados, porém, ocorreu no início de 1990, após aprovação na seleção pública para pesquisadores. São, portanto, quase 30 anos dedicados à instituição no exercício das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia...

Moscamed reunirá técnicos para sua 1ª Reunião Anual e apresentação das pesquisas desenvolvidas na biofábrica

No próximo dia 11 de dezembro, técnicos, colaboradores, estagiários e bolsistas da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB) se reunirão para apresentar as atividades e projetos desenvolvidos em 2013 em cada setor da organização, metas atingidas e as perspectivas para 2014. A 1ª Reunião Anual da Moscamed acontecerá nas instalações da biofábrica, a partir das 08h. O tema da 1ª Reunião será ‘Conhecendo a pesquisa e o desenvolvimento dentro da Instituição’ e discorrerá sobre os projetos em andamento, experimentos e os avanços na ciência e tecnologia dentro da biofábrica. A reunião será realizada entre a diretoria, técnicos, estagiários e bolsistas da Moscamed. No “próximo ano, o 2º encontro vai incluir representantes da sociedade civil assim como de Instituições parceiras”, afirmou a superintendente Carla Santos.

A Moscamed é uma organização social sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e pelo Governo do Estado da Bahia, sediada na cidade de Juazeiro, na região norte da Bahia. As atividades da biofábrica inclui o monitoramento de espécies de interesse econômico, como a   moscas-das-frutas, Ceratitis capitata, que é responsável pelos maiores danos causados a fruticultura mundial, e na capacitação, treinamento e disseminação de informação técnico-científica. Desde 2011, a Moscamed desenvolve o Projeto Aedes Transgênico – PAT em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) para monitoramento, coleta, produção e liberação do mosquito macho transgênico, versão do organismo geneticamente modificado (OGM) do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus dengue...

Seminário na Univasf discute questões de ética em pesquisas científicas com seres humanos e animais

O Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (Cedep) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove o 3º Seminário de Ética em Experimentação do Cedep, que este ano terá como tema: “Ética e Ciência, diálogos e incertezas”. O evento será realizado amanhã (4) e quinta-feira (5), no auditório da Biblioteca, no campus Petrolina Sede. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O seminário visa discutir questões relacionadas à ética envolvendo as pesquisas científicas desenvolvidas na universidade. “O evento também se propõe a esclarecer dúvidas que ainda persistem no âmbito da pesquisa e dos estudos científicos, como a submissão de projetos à Plataforma Brasil, a importância do médico veterinário em projetos que envolvam animais, de quem é o direito de exercer a eutanásia, entre outros pontos”, diz a professora Márcia Bento Moreira, vice-coordenadora do Cedep...

Eduardo Campos sobe com Marina na vice

 
Pesquisa encomendada pelo PSB mostra que Eduardo Campos salta de 12% para 18% quando Marina é indicada como sua vice e fica à frente de Aécio Neves (PSDB), que vai de 16% a 17% quando José Serra compõe a chapa. Dilma oscila de 43% para 41% quando Michel Temer (PMDB) é apresentado.
 
Dirigentes do PSD afirmam que a adesão do partido ao campo petista tem data de validade. Por enquanto, o plano da sigla é se aproximar de Eduardo Campos para a eleição presidencial de 2018, quando a legenda projeta uma “virada de página” em relação à gestão do PT.
 
Na última semana, petistas levaram ao governo seu desconforto com a falta de empenho do Planalto na montagem de palanques para candidaturas estaduais. Para o grupo, o partido está perdendo espaço nas articulações de suas chapas no Rio e em Pernambuco.
..

Dilma tem 43%, Aécio, 14%, e Campos, 7%, indica pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que a presidente Dilma Rousseff tem 43% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), considerado atualmente o cenário mais provável da disputa. 

Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope e divulgada no dia 24 de outubro, Dilma tinha 41%, Aécio, 14%, e Campos, 10%.Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 7%, segundo o Ibope. As opções por voto nulo ou branco acumulam 21%. Outros 15% disseram não saber em quem votar ou não responderam...

Área de Ensino e Pesquisa do HDM/IMIP contribui efetivamente para assistência médica

A área de Ensino e Pesquisa é muito importante para uma unidade de saúde e no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), as atividades ligadas a essa área são continuamente realizadas. Recentemente o hospital sediou um Curso de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Segundo a Diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, a pediatra, Angélica Guimarães, no Brasil nasce cerca de três milhões de crianças ao ano, das quais 98% são em hospitais. “Sabe-se que a maioria delas nasce com boa vitalidade, entretanto manobras de reanimação podem ser necessárias de maneira inesperada, sendo essencial o conhecimento e a habilidade em reanimação neonatal para todos os profissionais que atendem a recém-nascidos”, pontua a pediatra...

Pesquisador faz apostas para a Câmara Federal

Diretor do instituto de pesquisas Séculus, de longa atuação no mercado político baiano, o publicitário Ary Carlos faz cálculos e prevê que três coligações principais vão disputar as eleições para deputado federal na Bahia em 2014, devendo o governo eleger de 24 a 26 parlamentares e a oposição, de 13 a 15. Da bancada de 39, “têm eleição garantida” os 25 citados nas coligações.

A primeira das “três chapas equilibradas”, com expectativa de eleger 13, reuniria o PT e o PCdoB e obteria em torno de dois milhões de votos. Pela ordem, teriam eleição assegurada Jorge Solla, Nelson Pelegrino, Luiz Caetano, Valmir Assunção, Daniel Almeida, Josias Gomes, Robinson Almeida e Waldenor Pereira. Os demais brigariam por quatro a cinco vagas...

Alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia fazem pesquisa de campo em Uauá

Veterinários alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia fazem pesquisa de campo em Uauá. O objetivo é detectar os possíveis agentes causadores de aleijo e má formação em crias de caprinos e ovinos na cidade.

No decorrer do ano de 2013, uma porcentagem muito grande de matrizes caprinas e ovinas deram crias com defeito, a exemplo do produtor Eudom Rubens de Caratacá, povoado do município de Uauá , localizado a 17 km da sede, que teve aproximadamente 40% do rebanho de crias, nascidas com má formação e do produtor João Francisco da Silva, na fazenda Algodões localizada a 27 km da sede , que entre 45 matrizes de ovelha 15 nasceram defeituosas e a óbito logo após o nascimento...

Unimed Vale do São Francisco é bem avaliada por pesquisa de satisfação da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na primeira semana de outubro, resultados de uma pesquisa, realizada de forma inédita no país. A análise avaliou a satisfação do consumidor com sua operadora de plano de saúde. A Unimed Vale do São Francisco, que representou a região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), alcançou índices de 66,1% de usuários satisfeitos e muito satisfeitos, além disso, 88% dos entrevistados recomendam os serviços da operadora.

A pesquisa foi feita com 89 operadoras de grande e médio porte de todo o Brasil. Os dados foram coletados no período entre agosto e novembro de 2012, auditada pela ANS e os resultados obtidos fazem parte de um novo indicador para o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da Agência...

Camponeses substituem plantações transgênicas por sementes crioulas em ocupação à unidade de pesquisa da Monsanto

Na manhã desta terça-feira (15), cerca de cinco mil camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores(MPA)ocuparam a unidade de pesquisa da empresa Monsanto e substituíram um campo experimental de milho transgênico plantando sementes crioulas, no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar, que teve início ontem (14) e segue até sexta-feira (18).

De acordo com Maria Kazé, da coordenação nacional do MPA, vários motivos justificam a substituição das sementes plantadas pela Monsanto. "Os donos das sementes do mundo são os camponeses e camponesas, que participaram do processo de transformação da biodiversidade existente. Não aceitamos que nenhuma empresa transnacional se aproprie do nosso patrimônio genético", ressaltou Kazé...

Movimento dos Pequenos Agricultores ocupa a unidade de pesquisa da Monsanto, em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (15) dois mil camponeses e camponesas do Nordeste,organizados/as no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), ocuparam a 36ª Unidade de Pesquisa da Monsanto no Brasil, localizada no distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina-PE.

A ocupação acontece como forma de denúncia aos impactos sociais e ambientais trazidos pela empresa, sobretudo com a modificação genética das sementes e a produção de agrotóxicos, que causa danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana em todo o planeta...

Uneb: Pesquisa para eleição de reitor aponta vitória de José Bites

O candidato a reitor da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, professor José Bites de Carvalho, é o primeiro colocado nos três segmentos (estudantes, técnicos e professores) que elegem o futuro gestor da instituição nas eleições que vão ocorrer no próximo dia de 9 de outubro, quarta-feira. A pesquisa, realizada pelo Instituto P&P Pesquisa e Planejamento Ltda e divulgada pelo jornal A Tarde neste domingo, 6, aponta que entre os estudantes, José Bites, que tem a professora Carla Liane como companheira de chapa no cargo de vice – reitora, tem 27% contra 18% de Adriana e Pedro, candidatos do atual gestor, Lourisval Valentim, e 5% de José Cláudio. A pesquisa aponta ainda 5% de indecisos e 43% que não pretendem votar.
 
Já entre os técnicos, José Bites continua em primeiro com 31%, Adriana em segundo com 18% e José Cláudio em terceiro com 12%, Neste segmento tem 4% de indecisos e 35% que afirmam não comparecerem às urnas. Por fim, no segmento de professores, Bites, que já foi pró-reitor de graduação da Uneb, lidera com 40% contra 21% de Adriana e 3% de José Cláudio. O índice de indecisos ficou em 1% e 34% disseram que não devem votar.
 
A eleição para a reitoria da Uneb, além de ser segmentada, tem o voto como facultativo. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 30 de setembro, entrevistou 1048 pessoas, entre técnicos, professores e estudantes dos 24 campi da Universidade. Em Juazeiro, a instituição possui dois departamentos (Ciências Humanas e Tecnologia e Ciências Sociais ), quatro cursos de graduação (Pedagogia, Jornalismo em Multimeios, Direito e Engenharia Agronômica), dois de Mestrado (Horticultura Irrigada e Educação e Cultura – em fase de implantação), programas Lato Sensu e projetos de pesquisa e extensão. 
..