Foram encontrados 327 registros para a palavra: hdm

Banco de Leite do HDM/IMIP celebra Semana Mundial da Amamentação

O Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), está realizando durante os dias 01 a 07 de agosto a Semana Mundial da Amamentação. Neste ano o tema é “Amamentação: Presente saudável, futuro sustentável”.

A comemoração é realizada em 120 países, tradicionalmente o HDM realiza todos os anos. “Estamos, através das atividades, abordando sobre a importância da amamentação e a sua relação com o desenvolvimento sustentável”, pontua a nutricionista do HDM, Morgana Karina...

Pediatra do HDM orienta sobre a importância do Teste do Olhinho

Neste mês de julho é celebrado o Dia da Saúde Ocular, no Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), e feito o exame do Teste do Olhinho ou teste do reflexo vermelho, é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e serve para diagnosticar precocemente doenças de visão no bebê, como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo.

A pediatra, Maria Alzeni Pereira, ressalta que é importante destacar que esse teste deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido. “De preferencia ainda na maternidade, mas também pode ser realizado no primeiro mês de vida com o médico oftalmologista.   Depois a criança deve fazer acompanhamento oftalmológico anual para prevenir as patologias que podem levar a cegueira”, afirmou...

Profissionais do HDM/IMIP participam de curso no Hospital Albert Einstein (SP)

No último mês de junho, médicos e enfermeiros do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), participaram de um curso sobre Urgências e Emergências Obstétricas para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu nos dias 06 a 08 de junho, no Centro de Simulação Realística do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), em São Paulo (SP), e teve 27 horas de duração.

Realizado pelo Ministério da Saúde (MS) o curso contou com a participação de médicos e enfermeiros de 11 maternidades de alto risco e alta demanda de todo Brasil. Com esta ação o Ministério da Saúde pretende apoiar equipes de instituições públicas em todo o país, na melhoria das práticas de atendimento ao paciente...

Equipes do HDM e UPAE/IMIP participam de apresentação dos serviços da “Rede PEBA”


 
As equipes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (HDM/UPAE/IMIP) participaram, na tarde de ontem (30), de uma apresentação da carta de serviços da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). O ato atendeu a um desdobramento do fórum de debate, que tem como objetivo discutir os serviços de urgência e emergência na região.
 
Fizeram a apresentação a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e o Hospital Universitário (HU-Univasf). Na explanação da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Luciana Mendes, ficou claro o perfil da atenção básica, bem como seus programas e serviços ofertados. Já o HU abordou a implantação do Protocolo de Manchester, que visa melhorar a classificação de risco, após uma triagem baseada nos sintomas.
 
De acordo com a representante da IV Macrorregional de Saúde, Cláudia Cavalcante, o levantamento dos serviços tem como objetivo ratificar o perfil de cada instituição, para que, desse modo, as referências e contra-referências possam acontecer de forma responsável e resolutiva. “O nosso objetivo maior é desafogar os serviços, melhorando assim o atendimento à população. Para tanto, precisamos absorver como está funcionando a atenção básica, a média e alta complexidade. A partir desse entendimento nós tentaremos reorganizar alguns fluxos e acessos”, ressaltou.
 
Para a coordenadora geral da UPAE/IMIP as provocações têm sido bastante pertinentes: “Acho muito importante estarmos discutindo a urgência e emergência em rede, pois somente deste modo poderemos avançar. Fizemos a nossa apresentação no fórum e deixamos claro o nosso perfil, que é o de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar. Hoje viemos conhecer os outros serviços e acreditamos que assim poderemos fazer uma contra-referência de forma adequada, quando for o caso”.
 
O superintendente do Hospital Dom Malan, Etiel Lins, também é a favor da iniciativa. “A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma melhor oferta dos serviços”, acredita.
 
A próxima reunião acontecerá ainda este mês e na ocasião será a vez das instituições de saúde de Juazeiro, que compõem a “Rede PEBA”, apresentarem seus serviços. Posteriormente, o segundo fórum de debates será marcado. “As discussões irão prosseguir e nós acreditamos que é possível sim melhorar os serviços de urgência e emergência na região”, confia Cláudia.
..

Representantes do HDM e UPAE/IMIP participam de fórum com gestores de saúde da Rede PEBA

Representantes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina  (HDM/UPAE/IMIP) participaram, esta semana (21), do primeiro fórum de debate com os gestores de saúde da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA). A iniciativa tem como objetivo discutir o serviço de urgência e emergência, desde o acesso de livre demanda à regulação.

As instituições – como SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Regulação, VIII Geres e Hospital Universitário – expuseram seus perfis de atendimento, suas fragilidades e principais demandas. “Esse primeiro encontro surge da necessidade de discutirmos o serviço que está sendo ofertado à população. Para isso, precisamos entender o perfil de cada unidade, definir os fluxos e acessos. Alguns hospitais estão sendo superlotados com atendimentos que poderiam ser referenciados ou contra-referenciados para outras unidades, por exemplo. Esse fórum acontecerá periodicamente e serão formados grupos de trabalho que irão, posteriormente, propor mudanças na rede”, pontuou a gerente da VIII Regional, Aline Jerônimo...

Voluntariado: São João para pacientes do HDM/IMIP chega a sexta edição com muita festa

Foi com bastante alegria e muito forró que os pacientes do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), comemoraram o São João este ano. Pela sexta vez os membros do Voluntariado da Unidade de Saúde organizaram a, já tradicional, festa junina. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de alegria e descontração aos internos.  

Pelo segundo ano consecutivo, o Forró Chamego Manhoso tocou músicas tradicionais nordestinas e os participantes, fantasiados com roupas típicas, entraram no clima junino transmitindo a energia para os pacientes e acompanhantes...

Voluntariado do HDM/IMIP vai realizar São João para pacientes

No próximo dia 20 de Junho, a partir das 9h30 da manhã, o Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), vai realizar o São João para pacientes. A festa contará com decorações juninas e um grupo de forró. A comemoração percorrerá todos os setores da Unidade de Saúde. ..

Serviço Social do HDM/IMIP realiza ação de conscientização para incentivo à doação de sangue no período junino

Na manhã desta quinta-feira (16.06), o Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou uma ação em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no último dia 14. O objetivo foi de ressaltar a importância da doação de sangue, além de contribuir para ampliar os estoques de sangue no período junino.

A palestra foi realizada para pacientes e acompanhantes na sala de espera da Emergência da Unidade de Saúde...

HDM/IMIP recebe avaliadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pesquisador da UNICAMP

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), recebeu recentemente, uma equipe de avaliadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e um pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O monitoramento da OMS foi supervisionado pelo consultor e doutor em medicina materno/infantil, Giorgio Tamburlini.

A equipe da OMS passou dois dias no HDM, avaliando a estrutura física e atendimento, abordaram e esclareceram sobre atendimento o atendimento materno/infantil da Unidade. Essa visita teve como objetivo criar um programa de melhorias na maternidade utilizando o instrumento de avaliação da OMS para avaliação de maternidades...

Saúde da Mulher: Médico do HDM/IMIP fala sobre primeira fase do ciclo menstrual

A “Menarca”, mais conhecida como primeira menstruação da mulher, faz parte do momento de transformação do corpo feminino durante a puberdade e pode trazer diversas dúvidas e insegurança. O Médico, residente em Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), Guilherme José Nascimento, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

O residente esclarece que o primeiro ciclo menstrual ocorre quando entre os 11 e os 13 anos. “A menarca consiste num fluxo de sangue, com presença de tecido endometrial (camada interna do útero), e sinaliza uma importante fase de vida da mulher”, afirmou Guilherme José Nascimento...

"Aborto legal" é tema de capacitação no HDM/IMIP

Psicólogos e Assistentes sociais do Hospital Dom Malan/IMIP participaram, na última sexta-feira (27), de uma reunião sobre Aborto Legal. O objetivo foi capacitar os profissionais Psicólogos e Assistentes Sociais acerca do tema, visando a melhoria na qualidade do atendimento e à garantia do direito da mulher ao aborto nos casos em que a lei determina. 

A coordenadora do serviço social do HDM, a assistente social, Kátia Carreiro, destacou a importância do evento. "Capacitações como estas são de grande relevância para nossa prática, a troca de experiências e informações nos ajuda a melhorar a qualidade nos atendimentos, torná-lo mais humanizado, padronizando a assistência e os procedimentos a serem adotados e desta forma, garantir os direitos dos usuários", disse...

Profissionais do HDM/IMIP ressaltam importância da doação de Leite Materno

Hoje (19), é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), possui o Banco de Leite Humano (BLH), o Biama, que presta serviços em atendimentos referentes à amamentação para usuários do Vale do São Francisco. A equipe especializada da unidade apoia, protege, promove aleitamento materno e realiza palestras voltadas para gestantes com gravidez de alto risco e recentes mães, realiza coleta interna e externa de leite humano, além de pasteurização e distribuição aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

Para celebrar a data, os profissionais do BLH participaram na tarde desta quinta-feira de uma programação especial que foi exibida via teleconferência com o Brasil e diversos outros países. Esta comemoração em 2016 foi a primeira no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com a qual a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) assumiu o compromisso de contribuir para a redução de mortes evitáveis de recém-nascidos e lactentes nos países dos três continentes que compõem a rBLH. Na ocasião, foram compartilhadas experiências com Brasil, Colômbia, El Salvador, México, Peru...

Voluntariado do HDM/IMIP comemora Dia das Mães

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), comemorou na última quinta e sexta-feira o Dia das Mães. A programação contou com a entrega das tradicionais fotos emolduradas das mães com seus filhos e também da apresentação de músicas ao som de voz e violão que emocionou a pacientes, acompanhantes e funcionários.

Para o voluntário colaborador, o músico, Eduardo Juruna de Andrade, é muito importante desenvolver este tipo de ação. “Achei satisfatório a forma de a gente mudar um pouco o mundo, as situações que muita gente vive. Então, isto é muito positivo pra mim e esse amor, esse carinho, essa alegria que a gente traz para o pessoal é muito bom e ajuda na recuperação deles”, comemorou...

Profissionais da UPAE e HDM de Petrolina tiveram trabalhos reconhecidos no I Seminário de Experiências Exitosas do IMIP

Profissionais de diversas áreas, da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e Hospital Dom Malan, tiveram trabalhos reconhecidos no I Seminário de Experiências Exitosas do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). O evento aconteceu esta semana, no Recife, e contou com a participação das 15 unidades de saúde geridas pelo Instituto em Pernambuco.

A iniciativa, que partiu da Superintendência do IMIP Gestão Hospitalar, teve como objetivo reconhecer iniciativas de sucesso desenvolvidas dentro das unidades, proporcionando a troca de experiências, a integração e o aperfeiçoamento das equipes multiprofissionais...

HDM/IMIP participa de teleconferência com profissionais da Unifesp sobre “Indução do parto”

Em reunião realizada mensalmente, médicos, residentes e estudantes de medicina do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), discutiram com profissionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) o tema “Indução do parto” – Procedimento de preparação para o parto normal. O evento aconteceu via teleconferência.

A ocasião proporcionou uma atualização sobre o tema muito relevante para prática médica obstétrica no HDM. “Através desse método (parto induzido) que é seguro para mãe e bebe é possível viabilizar o parto normal para pacientes de risco habitual e de alto risco também. E reduzir a incidência de partos cesáreos”, ressalta o ginecologista e obstetra do HDM, Marcelo Marques...

Ginecologia e Obstetrícia: Profissionais do HDM/IMIP realizam mais uma reunião do Protocolo Interno de atendimento

Aconteceu no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), mais uma palestra sobre o Protocolo interno de Ginecologia e Obstetrícia. Baseada em evidências cientificas atualizadas, esta terceira reunião abordou o tema “Parto Prematuro” e discutiu os cuidados que se deve ter com a gestante. No encontro estavam presentes estudantes, residentes e médicos da Unidade Hospitalar.  

Nas duas primeiras edições foram abordados os temas de Hemorragia Pós-Parto e Assistência ao Parto...

Profissionais da UPAE e HDM trocam experiências sobre a reabilitação de crianças com microcefalia

Na manhã desta terça-feira (05), uma equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) visitou o Hospital Dom Malan (HDM) para conhecer a realidade do atendimento ambulatorial do setor de pediatria. A UPAE, através de uma indicação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, irá se tornar referência na reabilitação de crianças com microcefalia da IV macrorregião de saúde do estado e, para isso, o estabelecimento de saúde e seus profissionais precisam se adequar ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

“Na UPAE nós atendemos apenas adultos. A partir do mês de maio iremos trabalhar com uma nova realidade, que consiste na reabilitação de crianças com microcefalia. É, sem dúvida, um desafio, mas que nós abraçamos com muito amor, porque trabalhar com esse público é extremante gratificante. Para oferecer o serviço, que essas crianças e suas famílias merecem, nós estamos primeiro nos preparando. Essa visita de hoje serviu para conhecermos os espaços de atendimento e o trabalho realizado no Dom Malan, que é referência na triagem e diagnóstico da doença. A partir dessa troca de experiências, nós iremos montar um plano de trabalho, que inclui, por exemplo, a compra de equipamentos como tatames e brinquedos”, explica a fisioterapeuta da UPAE, Rosemary Gonçalves...

HDM/IMIP recebe comissão especial da ALEPE para acompanhar andamento de casos de microcefalia

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), recebeu na tarde da última quinta-feira (31), a visita da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O objetivo do encontro foi acompanhar o andamento e informações sobre o tratamento aos casos de microcefalia dos municípios que fazem parte da região de cobertura da VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII GERES).

A comissão é composta pelos deputados estaduais Socorro Pimentel, Miguel Coelho, Simone Santana, Lucas Ramos e Odacy Amorim...

Com diferencial no serviço, Espaço Aconchego do HDM/IMIP agrada a pacientes

O Espaço Aconchego – Deputado Osvaldo Coelho - do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), é um ambiente que proporciona melhor atendimento às futuras mamães. São 14 leitos diferenciados e especializados em pré-parto, parto e puerpério (PPP) que contribuem para melhoria contínua da qualidade da assistência ao parto humanizado.

Segundo o enfermeiro do HDM, Ramon Morais, a nova estrutura de leitos individualizados busca proporcionar um atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as pacientes, respeitando a privacidade, a dignidade e a autonomia da mulher ao parir em um ambiente mais acolhedor e confortável. “O Espaço garante ainda a presença de acompanhante de sua livre escolha e promovendo um maior bem-estar integral” afirma. ..

Prazo de inscrição para o processo seletivo da UPAE e HDM de Petrolina é prorrogado

O prazo de inscrição para o processo seletivo da Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e Hospital Dom Malan (HDM) foi prorrogado. Os interessados agora terão até o dia 19 (sábado) para efetivarem sua inscrição através do cadastro de currículo, que deverá ser feito no site do IMIP (imip.org.br), na guia “Contato”.

Vale ressaltar que após o cadastro do currículo ou atualização de dados, o candidato deverá entrar novamente no cadastro e clicar em “CLIQUE AQUI PARA VERIFICAR PROCESSO SELETIVO”. Esse procedimento é feito apenas pelo endereço eletrônico. A convocação para a etapa seguinte será realizada, EXCLUSIVAMENTE, por e-mail nos dias 23 e 24 (sinalizando o dia, local de prova e quais documentos necessários). O processo seletivo acontecerá de 28 a 30 deste mês...