Profissionais da UPAE e HDM trocam experiências sobre a reabilitação de crianças com microcefalia

06 de Apr / 2016 às 17h30 | Variadas

Na manhã desta terça-feira (05), uma equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) visitou o Hospital Dom Malan (HDM) para conhecer a realidade do atendimento ambulatorial do setor de pediatria. A UPAE, através de uma indicação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, irá se tornar referência na reabilitação de crianças com microcefalia da IV macrorregião de saúde do estado e, para isso, o estabelecimento de saúde e seus profissionais precisam se adequar ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

“Na UPAE nós atendemos apenas adultos. A partir do mês de maio iremos trabalhar com uma nova realidade, que consiste na reabilitação de crianças com microcefalia. É, sem dúvida, um desafio, mas que nós abraçamos com muito amor, porque trabalhar com esse público é extremante gratificante. Para oferecer o serviço, que essas crianças e suas famílias merecem, nós estamos primeiro nos preparando. Essa visita de hoje serviu para conhecermos os espaços de atendimento e o trabalho realizado no Dom Malan, que é referência na triagem e diagnóstico da doença. A partir dessa troca de experiências, nós iremos montar um plano de trabalho, que inclui, por exemplo, a compra de equipamentos como tatames e brinquedos”, explica a fisioterapeuta da UPAE, Rosemary Gonçalves.

A Coordenadora de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do HDM, Nara Brandão, considerou importante a aproximação entre as duas unidades de saúde, que são geridas pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – referência mundial no enfrentamento da microcefalia. “Com certeza, esse apoio fará a diferença. Poder contar com a equipe multiprofissional da UPAE irá possibilitar um acompanhamento diferenciado e uma estimulação precoce desse paciente”, destaca.

Ainda durante o encontro, a fonoaudióloga da UPAE, Tássia Carvalho, acrescentou que “dessa forma ficará mais fácil trabalhar, pois os profissionais da UPAE já saberão, por exemplo, com quais exames essa criança sairá do Dom Malan [fato que otimizará o tratamento]”.

Dados da microcefalia

De acordo com dados da VIII GERES, até o momento, na IV macrorregião – que compreende 25 municípios de Pernambuco da VII, VIII e IX regional, com sedes em Salgueiro, Petrolina e Ouricuri, respectivamente – foram notificados 148 casos; destes 20 foram confirmados, 45 descartados e 82 seguem em processo de investigação, aguardando um laudo final do neuropediatra.

Asscom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.