Foram encontrados 136 registros para a palavra: guerra

Seminário: 120 Anos da Guerra de Canudos

Inúmeros eventos realizados em Salvador e diversas cidades baianas, dentre elas Canudos, marcam as comemorações do final da Guerra de Canudos e relembram os 120 anos da morte do seu grande líder, Antônio Conselheiro. A Guerra de Canudos foi um dos maiores movimentos ocorridos no Brasil e é um exemplo da resistência e organização de um povo sofrido, contra a opressão dos grandes proprietários de terras e das Forças Armadas. Um dos encontros, o Seminário Canudos: 120 anos de uma guerra, será realizado nos dias 02 e 03.10, das 9h às 19h no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho. Inscrições e informações  no site: www.canudoslet.ufba.br. ..

Jornalista britânico conta história da batalha entre polícia e traficantes no Rio de Janeiro

O jornalista britânico especializado em crime organizado Misha Glenny conta a história de Nem no livro O Dono do Morro: um homem e a batalha pelo Rio (Companhia das Letras), lançado no ano passado.

Em entrevista à BBC Brasil, ele considera que ainda há lacunas a se preencher sobre o papel que o ex-chefe do morro, preso em 2011 e atualmente em um presídio de segurança máxima em Porto Velho, Rondônia, teve no episódio. Mas diz que Nem continua sendo "extremamente influente" na Rocinha e que Danúbia vinha buscando maior protagonismo na comunidade, com uma divisão de forças entre ela e Rogério 157. O sentimento é de preocupação generalizada. As pessoas estão extremamente assustadas e apreensivas. Não sabem como a situação vai se desenrolar, mas sabem que ainda não terminou...

Vereadora Cristina Costa diz que "existe uma guerra política para prejudicar os trabalhadores rurais do Projeto de Irrigação do Pontal"

A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em pé-de-guerra. A ocupação das famílias de agricultores chega ao segundo dia e até o momento o Superitendente da 3º regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, não fez um comunicado a imprensa.

A vereadora Cristina Costa (PT), explicou que existe uma "guerra de interesses políticos envolvendo o Projeto de Irrigação do Pontal e que o termo de reitegração é da Codevasf contra os agricultores acampados". Segundo Cristina a Codevasf está descumprindo o acordo que não haveria no momento despejo. "Havia o compromisso tem conseguir terra para todas as famílias e a decisão política é para priorizar o grande produtor", acusa a vereadora...

Embaixadas do Brasil têm planos em caso de guerra com Coreia do Norte

Enquanto o mundo volta a atenção para a troca de farpas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, a vida segue para os 77 milhões de habitantes da península coreana. Embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luis Serra acredita que o nível de tensão no país já foi maior e que não há sinal de pânico na população. O encarregado de negócios na Coreia do Norte, Cleiton Schenkel, concorda. Ainda assim, Serra garante que já foi criada uma estratégia para salvaguardar os cerca de 400 brasileiros no local, em caso de eventual intervenção militar.

"Dá para usar a imagem de um eletrocardiograma. Eu diria que, em abril deste ano, houve um pico. Agosto, em função dos dois testes balísticos de julho, está mais alto do que maio e junho, que foram meses mais tranquilos. Tem sido assim há muitos anos. Não há um curva de ascensão constante, nem de queda", contou ao jornal O Globo. Conforme o embaixador, o plano de retirada foi submetido ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil e pode ser posto em ação, se necessário. Mesmo considerando que metade dos brasileiros que residem na Coreia do Sul tem dupla nacionalidade, "e podem não querer deixar o país", Serra diz que o plano de contigência inclui a todos...

Filho do Jogador Guerra, vítima de afogamento, aparece brincando com o pai no hospital.

Imagens publicadas ontem (09) por Kris Espejo, mulher do jogador Alejandro Guerra, do Palmeiras, mostra o filho do casal, Assael, vítima de afogamento na última  quarta-feira, brincando com o pai no Hospital Albert Einstein, onde continua internado.

Nas imagens o garoto, de apenas três anos, Assael, aparece brincando e interagindo com Guerra, em um brinquedo dentro do Hospital. Em que pese os movimentos ainda lentos, a cena mostra que Assael não teria algum tipo de comprometimento motor, o que geralmente ocorre quando o cérebro deixa de receber oxigênio por período prolongado...

Espadeiros descumprem decisão da justiça e realizam Guerra de espadas em Senhor do Bonfim

A suspensão da guerra de espadas em Senhor do Bonfim continua repercutindo nas redes sociais e foi o “prato” mais degustado nas redes sociais, rodadas de conversas e movimentos e manifestos em defesa da bonfinenese.

Ontem várias manifestações foram realizadas na cidade, incluindo uma caminhada que saiu da Praça do Congresso e passou pelas principais ruas da cidade. De acordo com informações colhidas pelo BLOG GERALDO JOSÉ a manifestação foi acompanhada de perto pela Polícia Militar, o que não impediu que espadeiros descumprissem a determinação judicial que proibia o uso do artefato e travassem confrontos de espada...

Polícia apreende espadas na Bahia para evitar tradicional guerra no São João

A Polícia Civil apreendeu 105 espadas de São João na tentativa de evitar a tradicional guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim, no Centro-norte do estado. A ação, realizada em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), cumpriu mandados de buscas e apreensão expedidos pela Justiça.

Os mandados foram determinados pelo juiz Teomar Almeida de Oliveira, da comarca de Senhor do Bonfim. A maioria das espadas apreendidas veio da cidade de Cruz das Almas, conhecida pela fabricação dos fogos. Uma dúzia delas custa em média R$ 250.  ..

Brasil: Arraso Institucional; Ofensiva Social; Reação Popular; e “Guerra” de Formação de Opinião!

Não é mais possível esconder que o País vive grave e intensa crise nos aspectos político, econômico, social, institucional e moral: O seu sistema político de origem ideológica capitalista faliu – pois, a sua cultura das práticas pessoais partidárias para disputar eleição e formar, maioria para garantir a chamada governabilidade, veio contrariando as leis, atropelando e driblando-as; vivemos altos índices de desemprego, queda do consumo humano, desvalorização da arrecadação pública, quebra da produção de bens, coisas típicas do sistema capitalista que afeta ao mundo, quase por inteiro; as condições sociais desse povo pioraram e os problemas do conjunto da sociedade se agravaram; As nossas importantíssimas instituições caíram em descrédito de forma tanto quanto generalizad a; é muito grande a quantidade de pessoas ocupantes de cargos públicos condenadas, investigadas, sob suspeita, envolvidas em denúncias de gravidade muito elevadas.

Arraso Institucional - Lamentavelmente as instituições dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário vivem forte perda de credibilidade, algumas delas com elevadíssima intensidade de desmoralização, com os mais diversos fatos na imprensa, inclusive nos meios de comunicação que muito têm feito para moldar a opinião pública. É preocupante a possibilidade de uma chamada “delação premiada”, envolvendo uma ou mais figuras da maior, poderosa e importante instância do Poder Judiciário. A recente absolvição da senhora Cláudia Cruz esposa do deputado cassado e preso Eduardo Cunha provocou divergência entre o Procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima que promete recurso litigante e o juiz Sérgio Moro, tratado ironicamente de generoso com  a mulher, apesar de que a generosidade na decisão de justiça, deve ser suspeita de ter relação com a corrupção.

Os esquemas de desvio de dinheiro público, a chamada “roubalheira”, mesmo depois da instauração da “Operação Lava-Lato” teve continuidade com comprovação dos fatos que envolvem pessoas ocupantes de altistíssimos cargos das mais expressivas instituições republicanas e alguns dos seus respectivos parentes. Há quem diga que a falência do atual sistema político está muito evidente, que uma cultura favorável à corrupção secular/milenar não se consertará ou melhorará em menos de três a quatro décadas do seu enfrentamento com plena seriedade...

Geilson diz que a Bahia está vivendo uma guerra

O campeonato baiano deu o título de campeão para o Esporte Clube Vitória, mas a dramática situação vivida pelo povo baiano no campo da segurança pública não permitiu que a comemoração fosse completa. Quatro torcedores do Vitória foram baleados quando seguiam para o estádio do Barradão no último domingo (7), essa violência está cada dia mais rotineira. De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgada na segunda-feira (8), 35% dos brasileiros já tiveram amigos ou parentes assassinados.

"Quatro torcedores do Vitória foram baleados quando seguiam para o estádio. Infelizmente, acabaram vítimas de uma outra contenda que se desenrola em nossa terra: o trágico campeonato das mortes violentas, o campeonato dos assassinatos, o campeonato da violência que toma conta de nosso país e da nossa Bahia em especial", lamentou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) e torcedor rubro-negro...

CAMPO MINADO EM REMANSO. A GUERRA CONTINUA!

Após algumas horas de chuva na cidade de Remanso, a guerra continua e a cidade encontra-se minada como um campo de batalha com as armadilhas dos buracos escondidas debaixo da água empossada. A cidade de Remanso não tem projetado um sistema de escoamento da água da chuva e com isso ela inunda a cidade toda, tornando um verdadeiro perigo para as pessoas que trafegam pelas ruas, principalmente para aqueles que andam de moto.

O Presidente do Partido Verde Dr. Alessandro Nunes já alertou várias vezes sobre o perigo iminente dos buracos nas ruas da cidade, inclusive, informando a população que caso alguém sofra algum acidente decorrente dos buracos nas ruas a prefeitura da cidade poderá ser acionada juridicamente. Ele também informou que essas ações poderão dar prejuízo os cofres do município uma vez que a cidade tem grande número de pessoas que andam de motocicletas podendo sofrer acidentes em decorrência do descaso com a população e até o momento nenhuma providência foi tomada por parte da prefeitura...

Artigo - O grande senhor da guerra

 
O que todo homem que se torna presidente de uma nação quer ser é reconhecido historicamente por uma grande obra, ou por um grande feito, e isso jamais vai ser diferente com o mais poderoso presidente de um país, o dos Estados Unidos da América. E parece que Donald Trump quer passar pela Casa Branca reconhecido como belicista e defensor da violência descabida e desproporcional, e da agressão institucional contra todos aqueles que não são seus aliados.
 
O que deve nesse momento ser motivo de preocupação no resto do mundo é o que deve está se passando na cabeça de um homem acima de setenta anos, que diz para seus compatriotas que seu país precisa voltar a vencer guerras. Que seu país deve não ter tanta preocupação com questões sociais, mas com o aumento desproporcional de seu material bélico.
 
Por esse motivo que a preocupação não deve ser somente do resto do mundo, mas também uma preocupação dos próprios estadunidenses, que passam a não ter segurança em nenhum canto do mundo, a partir do momento em que a agressão passa ser política de Estado.
 
Não pode ser considerado normal uma atitude política dessa natureza. Ou o homem está de fato assumindo a tese de que o mundo não pode mais lutar pela paz, mas fazer a guerra, ou o homem está com alguns problemas da doença que o poder provoca no organismo de gente que se acha hiperbóreo demais.
 
Para o bem da humanidade os congressistas americanos têm que barrar essa atitude nefasta do belicismo que permeia o sangue desse homem que se tornou presidente da República estadunidense, os americanos devem ocupar as ruas contra a guerra e pela paz, e os países do resto do mundo aliados não se devem obrigar a aumentar os seus gastos com defesa, mas lutar veementemente pela construção da paz mundial.
 
Por Genaldo de Melo
..

Por quatro votos a três, Emanuel Leitte é inocentado no caso Juliano Guerra e Humberto Ferreira

Aconteceu nesta quarta-feira, 26, o julgamento do Caso Juliano Guerra e Humberto Ferreira, jovens assassinados a tiros no dia 01 de janeiro de 1994. O crime aconteceu após richas entre grupos de Petrolina e Juazeiro. 

O juri popular aconteceu nesta manhã e a sala estava lotada para acompanhar todo o desenrolar do caso. Após o veredicto do juri, Emanuel Leite foi absolvido por quatro votos a três. O ministério público ainda recorrerá da decisão e a promotoria apresentará motivos para justificar o cancelamento do julgamento. Esta decisão ficará a cargo do tribunal, que pode acatar ou não o pedido...

Após 22 anos, Caso Juliano Guerra será julgado nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 26, às 07h, será julgado no Fórum de Petrolina o assassinato dos jovens juazeirenses Juliano Guerra e Humberto Ferreira de Oliveira. O crime aconteceu no primeiro dia de janeiro de 1994, em Petrolina, após uma infinidade de brigas que aconteciam entre rapazes das duas cidades. O suspeito de ter cometido o crime é Emanuel, que já foi denunciado por tráfico de armas, mas sobre o assassinato de Humberto e Juliano só agora, 22 anos depois, haverá o primeiro julgamento.

O crime, que aconteceu na Rua do Coliseu, em Petrolina, voltou à tona na região nesses últimos dias, desde que a data do julgamento fora maracada. Familiares dos três lados (Humberto, Juliano e Emanuel) fazem campanhas tentando sensibilizar a população. Em mensagens pelo whatsapp, amigos e familiares de Emanuel dizem que o crime foi "claramente um caso de legítima defesa" e que "ninguém nem mais lembrava de tal tragédia". Entretanto, nenhuma arma foi encontrada com os jovens assassinados...

Mostra Audiovisual "Também Sou Guerreiro" acontecerá no dia 01 de junho em Senhor do Bonfim

A Casa de Farinha Produções e os Grupo de Espadeiros de Senhor do Bonfim apresentam no dia 01 de junho a Mostra Audiovisual sobre a Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim: "Também Sou Guerreiro". Serão lançados o curta-metragem (documentário) de Guto Peixinho "No rastro do Fogo", uma realização Peixinho Produções, e o média-metragem documentário de Biel Fagundes "Guerra de Espadas: tradição não se apaga", da Chapow produções.

No mesmo dia estará aberta ao público a exposição fotográfica "Brincando com Fogo", do Antropólogo Rodrigo Gomes Wanderley, que retrata o dia da Guerra de Espadas, um breve ensaio de Antropologia Visual sobre a manifestação da Cultura Popular que acontece no dia 23 de junho em homenagem a São João. A exibição será realizada no Centro Cultural Cecíliano de Carvalho, em Senhor do Bonfim. O número de vagas é limitado a 300 pessoas...

GUERRA DE GRAMPOS AGITA A CIDADE DE SENHOR DO BONFIM

Uma guerra de "grampos", entre vereadores do município de Senhor do Bonfim, envolvendo uma conversa sobre suposta compra de votos para a eleição do presidente da Câmara local, está agitando a cidade nesse período pré-eleitoral. 

O vereador Otavio Xisto (PMN), conhecido como Tavinho, após se desentender com os colegas Hélson de Carvalho (PMDB) e Reinaldo Santana, o Rê do Sindicato (PHS), havia ameaçado, semana passada, divulgar na Câmara uma gravação com uma suposta tentativa de suborno que teria sido "vitima". No fim de semana o áudio vazou no blog do Walterley Kuhin. É uma  conversa ocorrida dias antes da eleição do presidente da Câmara de Senhor do Bonfim, em 2012.
 
Na gravação, um empresário identificado como Márcio Pereira supostamente oferece propina em dinheiro e mais três cargos para que Tavinho apóie o nome do colega Rê do Sindicato (adversário do prefeito Edvaldo Correia, o dr. Correia) para comandar o Legislativo de Senhor do Bonfim. Rê do Sindicato acabou perdendo a disputa para Laércio Muniz (PTN) por um voto. Tavinho votou no vencedor.
 
No áudio, Pereira coloca à disposição de Tavinho três cargos como "brindes" - dois na Direc e um cujo salário é de R$ 3 mil mensais no gabinete do então deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) - além de "50", aparentemente, R$ 50 mil.  Ao tomar conhecimento da gravação, Rê do Sindicato revelou que também grampeou a conversa e ameaça divulgar "sua" versão.
..

74ª CIPM NA GUERRA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Na manhã do último sábado, dia 20 de fevereiro de 2016,  policiais militares da 74ª CIPM juntamente com agentes da Coordenadoria de Endemias de Juazeiro, realizaram campanha de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no bairro João Paulo II. Com o objetivo de conscientizar a população do bairro sobre a importância de combater este mosquito, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, diversas casas no bairro foram visitadas pelos agentes e pelos policiais, que conversaram com os moradores e entregaram panfletos contendo orientações sobre as medidas necessárias em ambiente doméstico para se evitar a reprodução do mosquito. ..