RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 488 registros para a palavra: enem

Provas do Enem estão em Osasco sob a guarda de militares do Exército

O Ministério da Defesa informou que as provas da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão sendo guardadas por militares do Exército Brasileiro em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Em nota, a assessoria de imprensa da pasta afirmou que "53 organizações militares do Exército Brasileiro manterão sob suas guardas as provas", sob a coordenação do 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL), de Osasco. O Enem 2014 acontece no próximo fim de semana, dias 8 e 9 de novembro (sábado e domingo) e 8,7 milhões de candidatos estão inscritos. "A previsão de chegada [das provas] aos seus destinos [é] no dia 6 de novembro, devendo iniciar o percurso de retorno a partir de 10 de novembro", informa a nota do Ministério da Defesa.

Segundo a pasta, o Exército é responsável pela guarda das provas já impressas, mas a distribuição delas será feita também com o apoio da Marinha e da Força Aérea Brasileira, principalmente para levar os malotes de provas até as regiões mais afastadas, incluindo "62 localidades de difícil acesso na Amazônia". O Ministério da Educação afirmou, em maio, que previa a impressão de 18,3 milhões de provas (incluindo as regulares, mas também na versão ampliada, para ledor e em braile – estas três últimas, destinadas aos candidatos com diferentes graus de deficiência visual). Em todo o Brasil, neste ano o Enem será aplicado em 16,6 mil locais de prova de 1.699 municípios, e 785 mil funcionários vão ajudar na realização do exame, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio.

Advogados de plantão..

Confirmação de inscrição no Enem está disponível a partir de hoje

Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis a partir de hoje (27) na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. Também a partir desta segunda, os mesmos cartões começam a chegar pelo correio, no endereço informado na inscrição. O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante – nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações e imprimi-lo, se desejarem. Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova.

No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, no telefone 0800616161. Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail. As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame. Para se preparar para o Enem, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013 com os quais o estudante pode treinar para oexame. O acesso é gratuito. ..

Maior especialista do Enem no Brasil dará palestra no Vale do São Francisco

No dia 05 de novembro, haverá um grande aulão solidário com a participação do Professor e maior especialista em ENEM do País, Mateus Prado, que é autor do Guia ENEM, educador Sociólogo, Colunista do Estadão e cursou sociologia e Administração publica na USP e Medicina na UFRJ. É presidente de Honra do Henfil Educação e Sustentabilidade e escreve livros e para grandes Jornais, Revistas e Portais de Internet.

O objetivo do evento é preparar os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.  O aulão acontecerá no Centro Cultural Colégio Dom Bosco, a partir das 18h. Os interessados em participar devem levar 2 kg de alimento não perecíveis para a realização da inscrição que podem ser feitas antecipadamente no Curso Top de Linha ou na hora, caso existam vagas...

Golpe usa falsa mensagem do Enem para enganar usuários

Uma falsa mensagem sobre o cartão de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, enviada por email, tem circulado, com o provável objetivo de roubar dados e instalar programas maliciosos, como vírus, em computadores. O texto, que utiliza o endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta em 2007 e  substituída pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), diz: "Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com oemail @radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população".

Outro indicio do email tratar-se de um golpe é o fato da nota oficial nº 12838-2014, supostamente lançada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação e citada na mensagem, não constar nos comunicados emitidos pela pasta. O usuário ainda é convocado para preencher um formulário para corrigir os erros na inscrição mencionado pelos golpistas, que pode ser acessado em um link para uma falsa página de consulta e cadastro. Com informações da Agência Brasil...

Curso Top de Linha promove aulão solidários para o ENEM

No dia 06 de julho, o Curso Top de Linha – Preparatório para Concursos e Vestibulares promoverá um grande aulão solidário. O objetivo do evento é preparar os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. O aulão acontecerá no auditório da Univasf – Juazeiro, a partir das 8h.

Os interessados em participar devem levar 2 kg de alimento não perecíveis para a realização da inscrição que podem ser feitas antecipadamente no Curso Top de Linha ou na hora, caso existam vagas. Os alimentos arrecadados serão repassados  para a Fundação Lar Feliz, localizada na Avenida da Bandeira, n° 84, bairro Malhada da Areia - Juazeiro-BA.  A Fundação Lar Feliz é uma creche escola que funciona em Juazeiro há 12 anos através de doações...

Colégio estadual Hildete Lomanto promove Aulão show voltado para o Enem

Na próxima quinta-feira (05), será realizado no Colégio Estadual Hildete Lomanto, em Juazeiro, um Aulão Show, voltado para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O evento acontece na sede da escola, a partir das 19h. A primeira aula será de Biologia com a professora Andreia Cristina, e será acompanhada do músico Valtinho. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

“Mais uma vez o colégio Hildete Lomanto promove o Aulão Show, que são aulas voltadas para o Enem. Ano passado tivemos oportunidade de realizar quarto aulões, para um público de aproximadamente 325 estudantes. O evento será solidário, pretendemos arrecadar alimentos para ser distribuídos numa comunidade carente. Nesta primeira aula, a professora vai abordar a temática citologia, assunto muito cobrado no Enem, também serão resolvidas questões”, informou o professor Jarbas Rodrigues, durante entrevista ao Programa Geraldo José (Rádio Transamérica)...

Enem: Instituições da Bahia têm 2.900 vagas pelo Sisu

Ao todo, seis instituições baianas participam do segundo Sisu deste ano, com 2.900 vagas disponíveis para diversas áreas no bacharelado ou licenciatura. Há vagas nas universidades Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), na Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Estado da Bahia (Uneb), Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano). Em todo o país, o sistema vai ofertar 51.412 vagas (confira ao lado tabela com todos os cursos na Bahia).  Todos os cursos têm vagas para cotas. Só pode participar da seleção quem fez o Enem em 2013 e não tirou zero na redação. Cada estudante pode escolher até duas opções de curso no sistema. O prazo de inscrição é curto e vai até as 23h59 da quarta-feira. As notas de corte dos cursos são atualizadas conforme a inscrição dos participantes em cada instituição. 

Inscrição
Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o site do sistema: sisu.mec.gov.br e informar, em ordem de preferência, as duas opções em instituição, local, curso e turno. Se o estudante resolver mudar de destino e escolher outro curso ou quiser cancelar a participação, é possível fazer isso dentro do período de inscrição. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de junho. A matrícula vai acontecer nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho. Já a segunda chamada sai no dia 24 de junho e a matrícula será de 27 de junho a 2 de julho. Se ainda nesta etapa você não for convocado, pode se inscrever na lista de espera entre 24 de junho e 7 de julho. A convocação da lista de espera acontece a partir de 14 de julho...

Bahia e é terceiro estado em número de inscritos no Enem; inscreveu 707 mil

Dos mais de 9 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a Bahia foi o terceiro estado em número de inscrições. No total, 707.835 estudantes baianos se cadastraram para fazer as provas que dão acesso a cursos superiores em todo o Brasil. Em primeiro e segundo lugar ficou o estado de São Paulo ( 1.476.041) e Minas Gerais (1.057.521), respectivamente. O Rio de Janeiro ficou em quarto (691.789). Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.

Para Paim, o crescimento é resultado de novas oportunidades de acesso à educação superior, profissional e técnica garantidas com a participação no Enem. “O número surpreendeu porque vivemos um processo de mudança no imaginário dos jovens em relação à questão educacional”, disse. “Em todos os estados, o número cresceu e isso reflete a percepção de que o Enem abre oportunidades e promove inclusão”, destacou o presidente do Inep, Chico Soares...

Prazo de inscrição no Enem termina hoje, às 23h59

Os candidatos que ainda não se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), têm até esta sexta-feira (23) para fazer as inscrições. Basta acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou mais 6 milhões de inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.

Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h. As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. ..

Estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para o ENEM 2014

A partir desta segunda-feira (12) já é possível realizar a inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Os interessados devem acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/ e realizar a inscrição até as 23h59 do dia 23 de maio. A taxa de inscrição será de R$ 35.  Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.  O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro.

 ..

ENEM 2014: inscrições começam nesta segunda-feira (12)

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem - foi publicado nesta sexta-feira (09) no Diário Oficial da União. Segundo o Inep, a expectativa é que até 8,2 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2014. As inscrições começam na próxima segunda-feira (12), a partir das 10h e vão até as 23h59min do dia 23 de maio.

 

Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30min (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30min (também no horário de Brasília)...

ARTIGO - O ERRO DA UNIVASF É O ENEM

O governo federal tinha o vício de somente construir universidades nas capitais brasileiras. Haja vista que Pernambuco, anos atrás, só tinha duas instituições de nível superior que eram a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Rural de Pernambuco. O sertão clamava muito pelo ensino superior e eu adotei essa bandeira. Acreditei que os esforços deveriam ser endossados para que o sertão tivesse a sua própria universidade.

A ideia inicial era trazer campus da Universidade Rural de Pernambuco ou da Universidade Federal de Pernambuco para Petrolina. Mas a dificuldade imposta pelas faculdades foi enorme que a alternativa foi buscar apoio de outras formas. Um dos aliados para a concretização dessa ideia foi o saudoso ex-Ministro Paulo Renato...

Espaço do Leitor: Apenados do Conjunto Prisional de Juazeiro têm uma boa colocação no ENEM

O fato de cumprir uma pena no sistema prisional não retira dos indivíduos direitos sociais subjetivos como educação. Isso é expresso na aprovação de 15 apenados do conjunto penal de Juazeiro que obtiveram notas no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, que lhes dá o direito a participar de cursos superiores em universidades da região.

Vale ressaltar que dentre os aprovados no curso de processos Gerenciais o terceiro lugar na classificação foi ocupado por um dos apenados, mostrando assim, que a educação é a principal ação na ressocialização, afinal reviver é retomar aquilo que inerente somente ao ser humano, educação.   ..

IF Sertão-PE abre inscrições para certificação do Ensino Médio ou Declaração de Proficiência com base no Enem 2013

Quem tem mais de 18 anos, conseguiu no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e no mínimo 500 pontos na redação pode solicitar ao IF Sertão-PE certificação do Ensino Médio ou Declaração de Proficiência com base no Enem.

As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas, por prazo indeterminado, na Secretaria de Controle Acadêmico dos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Ouricuri e Salgueiro. A entrega dos certificados é de até 30 dias após a solicitação. Mais informações emhttp://migre.me/hlakK...

Justiça determina que três candidatos vejam redações do Enem

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que três estudantes vejam as redações que fizeram durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi proferida pela juíza Maria Cristina Botelho Kanto, da 29ª Vara Federal, após os estudantes alegarem, na Justiça, que as notas obtidas nas provas destoam de seu histórico escolar. A magistrada estabeleceu que, em 48 horas, “proceda-se à análise dos recursos administrativos eventualmente interpostos pelos estudantes", e entendeu que está "presente o fundado receio de dano irreparável”. Apesar das notas de cada uma das provas aplicadas e da redação tere sido divulgadas na última sexta-feira (3), o espelho da redação, com notas de cada uma das competências avaliadas no texto, ainda não foi disponibilizado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que ainda não foi notificado mas que, assim que isso ocorrer, irá recorrer. Em nota, o Inep diz que o recurso será baseado no Termo de Ajuste de Conduta assinado entre o Ministério da Educação e o Ministério Público Federal (MPF), transitado em julgado, que estabeleceu, a partir do Enem de 2012, o direito de vista de provas de redação a todos os participantes com fins pedagógicos. Informações do Última Instância...

MEC divulga as notas do Enem 2013

O Ministério da Educação divulgou na noite desta sexta-feira (3) o resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas já podem ser consultadas no site do Enem. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema. O site traz um link para recuperar a senha, caso o candidato tenha perdido. O MEC havia prometido divulgar a nota doEnem entre esta sexta-feira e o sábado (4), o que levou muitos estudantes a passar o dia todo consultando o site do exame à espera dos resultados.

O Enem foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 5 milhões de candidatos fizeram as provas em todo o país. Eles responderam a questões de quatro áreas do conhecimento do ensino médio (ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens) e fizeram uma redação, que teve como tema a Lei Seca. Os candidatos poderão usar a nota do exame para concorrer a uma das 171.756 vagas da edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecidas pelas 115 instituições de ensino superior participantes...

Resultado do Enem de 2013 será divulgado nos dias 3 ou 4 de janeiro

A previsão para a divulgaçãao dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 será nesta próxima sexta (03) ou sábado (04), segundo o Ministério da Educação (MEC). Na segunda-feira (6), começam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas do primeiro semestre de 2014. Após a divulgaçãao do cronograma do Sisu na última segunda-feira (30), o MEC confirmou a divulgação do resultado do Enem. Para concorrer a uma vaga em instituição pública de ensino superior pelo Sisu, é preciso ter feito a última edição do Enem e não ter zerado a redação. O número de vagas será divulgado na abertura do processo de inscrição. Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. O exame é pré-requisito também para a participação em outros programas. Veja abaixo:

..

Por suspeita de fraude, MEC elimina 1.522 candidatos no Enem

Um total de 1.522 candidatos foram eliminados, nesta sexta-feira (20), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 por tentativa de fraude. Em São Paulo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante confirmou a informação após participar do lançamento da Frente de Prefeitos para o Desenvolvimento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo o ministro, as 1.522 pessoas foram excluídas do Enem porque tentaram colar nas provas, desrespeitaram o edital ou são suspeitas de usar ponto eletrônico. "Só em Minas Gerais, foram 396", disse o ministro.

Segundo Mercadante, não houve fraude na organização do exame deste ano e o Ministério da Educação (MEC) trabalha para evitar qualquer tipo de irregularidade, como a que foi investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais. De acordo com investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, a quadrilha suspeita de ter fraudado as provas do Enem deste ano é também acusada de fraude de vestibulares de medicina. Os criminosos agiram em Barbacena, região central do estado, vendendo gabaritos a candidatos por preços que variavam de R$ 70 mil a R$ 100 mil. Os resultados repassados aos candidatos eram do caderno amarelo de questões do exame...

Detentos do Conjunto penal de Juazeiro realizam ENEM 2013

Desde 2010 quando o  Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP, passou a publicar Edital especifico para a realização do ENEM para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativas, internos e internas do Conjunto Penal de Juazeiro tem participado com louvor do certame.
 
No primeiro ano foram mais de 15 inscritos, sendo que um interno conseguiu a certificação, no ano passado além de um interno que conseguiu a certificação, outro foi selecionado para o PROUNI.
 
No ENEM 2013 o número de inscritos superou as expectativas, principalmente pelo número expressivo de internas inscritas. Do total de 37 inscritos, 10 eram mulheres. As provas aconteceram entre os dias 03 e 04 do mês em curso, pelas declarações dos internos que fizeram as provas, espera-se que um bom número consiga a certificação do ensino médio e tantos outros tenham acesso a universidade. ..

6º BPM garante segurança para realização do ENEM

Nos dias 26 e 27, durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em Senhor do Bonfim, o 6º Batalhão de Polícia Militar empenhou-se para a tranquilidade dos estudantes que contaram com a segurança de uma dupla de policiais em cada escola da sua área de atuação, além de rondas constantes de viaturas nos locais de aplicação das provas. Foram realizadas escoltas, quando policiais acompanharam prepostos dos Correios que transportavam as provas, contribuindo para a lisura do certame. ..