RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 488 registros para a palavra: enem

Estudantes que fotografaram Enem apagam imagens

Muitos participantes que fotografaram as provas e o cartão-resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 apagaram as imagens das redes sociais no fim da tarde deste sábado (26). As imagens exibiam os enunciados das questões ao lado dos lanches que os estudantes levaram para a prova, além de gabaritos preenchidos.

O post de uma das jovens que divulgaram a imagem do cartão-resposta minutos depois da prova ser aplicada chegou a receber mais de 3 mil opções “curtir” em menos de duas horas. Segundo o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), aqueles que divulgassem imagens das questões antes que os portões fossem abertos seriam automaticamente desclassificados do exame...

MEC já eliminou 21 estudantes por postarem fotos do Enem nas redes sociais

Até as 16 horas da tarde de hoje, o Ministério da Educação anunciou que, ainda durante a realização do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 21 candidatos foram eliminados por postarem fotos dos exames nas redes sociais.  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC, monitora a internet e afirmou, por diversas vezes, que é proibida a divulgação de imagens dos testes durante a realização do Enem. ..

ENEM: Alerta para horários das provas em cada estado, em função do Horário de Verão

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 serão realizadas neste próximo sábado (26) e domingo (27) em todo o Brasil. Mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos deverão comparecer aos mais de 15 mil locais de prova, distribuídos em 1.661 municípios.

Em função do horário de verão os inscritos devem ficar atentos aos locais e horários das provas para não se confundir. Na Bahia e Pernambuco, que não adotaram o Horário de Verão, os portões dos locais de provas serão abertos às 11h, horário local, e as provas têm início programado para as 12h...

Deputado Roberto Carlos concede Título de Cidadão Benemérito ao Professor Taurino Araújo

O professor Taurino Araújo Neto será agraciado com o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, no plenário da Assembleia Legislativa, em sessão especial proposta pelo deputado pedetista Roberto Carlos.

Natural da cidade de Jequié, Taurino é filho de Adelino Santos de Araújo e Rita Freitas de Oliveira, viveu a sua infância no município de Ubatã, onde cursou os estudos preliminares no Educandário Humberto de Campos e depois no Colégio Estadual de Ubatã...

Ex-presidente Carlos Menem é condenado a sete anos de prisão na Argentina

O ex-presidente da Argentina Carlos Menem foi condenado nesta quinta-feira (13)a sete anos de prisão por sua responsabilidade no contrabando de armas para Croácia e Equador, entre 1991 e 1995. Outras 16 pessoas foram condenadas pelo Tribunal Oral em matéria Penal Econômica N° 3. Entre elas, está o ex-ministro da Defesa, Oscar Camilión. De acordo com o Globo, a sentença ainda não poderá ser aplicada no caso do ex-presidente, durante uma década o homem mais poderoso da política argentina e um dos chefes de Estado mais importantes da região. Para que a condenação seja efetivada, o Senado precisa antes votar o pedido de suspensão de imunidade parlamentar de Menem, integrante da Casa e aliado do governo Cristina Kirchner. Caso o político perca a imunidade e a Corte Suprema confirme a sentença, o ex-presidente, de 82 anos, poderá pedir a prisão domiciliar, concedida a pessoas com mais de 70 anos. ..

ARTIGO - MÉDICOS, NÃO IMPORTAR. ENEM, NÃO INTERIORIZAR!

Origem de Coelho é Petrolina, tendo como pai “Quelê” que se consolidou como empresário e educou os filhos em várias capitais porque aqui só existia Ginásio. Petrolina era passagem de Juazeiro onde milhares de migrantes atravessavam o Rio para nos Navios Gaiola irem buscar emprego em São Paulo. “Quelê”, indignado com todo aquele êxodo e miséria, mesmo tendo aqui o Rio São Francisco cheio de riquezas, trouxe Nilo para ser político.

Nilo como Governador, implantou a irrigação com o apoio do então Presidente do Banco Mundial – McNamara, que visitou Petrolina a seu convite, e daí em diante, passamos a ser
Barreira para crescimento gerando empregos e renda...

Inscrições para o Enem começam hoje

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (13), e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoE-nem. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. ..

O SESI de Juazeiro abre inscrições aos trabalhadores da indústria e seus dependentes para o curso preparatório do ENEM

Se você é trabalhador da indústria e pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o SESI tem uma ótima notícia. O Curso de Preparação para o ENEM é a oportunidade que faltava para você concluir o Ensino Médio ou alcançar o seu sonho de entrar para uma universidade.

O Serviço Social da Indústria(SESI) está oferecendo apenas 100 vagas para curso preparatório - ENEM 2013.O curso presencial, gratuito, será iniciado no dia 20 de maio com a carga horária de 300 horas e terá duração de cinco meses. Os participantes receberão apostilas e acesso ao site Rede Educa do professor Jorge Portugal. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 17 de maio, no SESI Unidade Norte em Juazeiro...

Campus Salgueiro do IF Sertão-PE abre inscrições para cursos preparatórios ao Enem e à Olimpíada Brasileira de Matemática

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE abriu inscrições para cursos preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e à Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP). Estão sendo oferecidas, respectivamente, 70 e 100 vagas a estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio. As inscrições são gratuitas e seguem até sexta-feira (5) para o Enem e segunda (8) para a OBMEP. Mais informações em www.ifsertao-pe.edu.br/salgueiro/ ou pelo telefone (87) 3421 0050. ..

Justiça derruba liminares que davam acesso à correção da redação do Enem

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) suspendeu nesta terça-feira (8) pelo menos 150 liminares da Justiça Federal no Rio de Janeiro que determinavam a divulgação imediata dos espelhos da correção das redações do Enem acompanhados das justificativas da pontuação. A decisão abrange os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ao suspender liminar da Justiça Federal no Ceará, o desembargador e presidente do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, argumentou que a divulgação às vésperas da abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) paralisaria a administração e poderia justificar uma possível ida à Justiça contra as correções das redações. Também nesta terça, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a pasta aprimorou o processo de correção das redações do exame para aumentar a transparência aos candidatos. “Não conheço nenhum vestibular que devolva a redação no Brasil. Nós estamos devolvendo para todos os estudantes a redação. A forma de devolução da redação é a que consta do edital [publicado] em maio e não houve nenhum questionamento jurídico desse edital”, disse Mercadante.
..

Enem: Justiça determina acesso a redações e justificativas

A Justiça Federal no Ceará determinou, nesta quinta-feira (3), que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) coloque à disposição as provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 corrigidas e acompanhadas das justificativas da pontuação. Os Ministérios Públicos Federais no Ceará e em Alagoas entraram com ação em caráter de urgência para garantir que os textos e os espelhos da correção pudessem ser acessados pelos estudantes. A previsão do Inep era ofertar a prova a partir do dia 6 de fevereiro pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), o que, para o procurador da República Marcial Coêlho, traria prejuízo aos estudantes, já que o período de inscrição vai de 7 a 11 de janeiro. A intenção é que os alunos possam ter acesso às redações e aos critérios que determinaram as notas antes do início das inscrições. As ações na Justiça foram provocadas por um documento assinado por oito mil alunos de todo Brasil, com a queixa de que as notas atribuídas não obedeceram aos critérios de correção expostos no edital. Com informações da Agência Brasil. ..

Estudante do Rio consegue revisão da redação do Enem

Uma estudante do Rio de Janeiro conseguiu nesta quarta-feira uma ordem da Justiça Federal para ter acesso à sua prova de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pedir revisão, se considerar a nota injusta. Essa seria a primeira decisão judicial no País garantindo vista e revisão da prova a estudante que se submeteu ao último Enem.

A ordem emitida pelo juiz federal Marcel Correa determina que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que organiza o Enem, permita à estudante que veja sua redação em até 48 horas a partir do momento em que for notificado. Ao ter acesso à prova, a estudante vai ter 24 horas para pedir revisão, que será feita pelo próprio Inep. Por enquanto a estudante não quer se identificar, segundo sua advogada, Isadora Girão...

EX-DEPUTADO GERALDO COELHO CONTINUA DEFENDENDO INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E CONTRA O ENEM

Carta recente do ex-deputado Geraldo Coelho foi encaminhada à Presidência da Republica com cópias a diversas repartições de ensino, principalmente, a vários políticos da região. Confira:

Petrolina, 16 de Dezembro de 2012...

MEC divulga resultado do Enem 2012

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As notas já podem ser consultadas no site do MEC. O candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema para ter acesso ao resultado. Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas em todo o país. No ano passado, mais de um milhão de alunos usaram a nota para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 cadeiras no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o Sisu está disponível apenas para consulta.  ..

Geo e CPM lideram ranking do Enem 2011 em Juazeiro

Entre as 100 escolas mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, dez são públicas: duas estaduais e oito federais. As notas por instituição foram divulgadas hoje (22) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Com o oitavo lugar, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa obteve o melhor resultado entre as públicas. Depois veio o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na 29ª colocação, e o Instituto Federal do Espírito Santo, em Vitória, no 40º lugar.

O Colégio Objetivo Integrado, escola particular localizada em São Paulo, ficou com a melhor nota do Enem do ano passado. Para Mercadante, o resultado não pode ser considerado como ranking das melhores escolas de ensino médio do país. “O Enem não é um ranking de avaliação entre escolas, é uma avaliação dos alunos, dos estudantes. É insuficiente como avaliação do estabelecimento escolar”, ressaltou o ministro...

NEGLIGÊNCIA NA SAÚDE EM CASA NOVA: PACIENTE GANHA NENÉM EM CASA APÓS VOLTAR DE HOSPITAL. ‏

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (22). A moradora do Loteamento Zé da Totonha, Jocélia Maria da Silva, ao sentir as dores do parto, aproximadamente a uma hora da madrugada desta quarta foi ao hospital Municipal de Casa Nova e ao ser atendida pela enfermeira de plantão, foi informada que ainda não estava com passagem para o nascimento do bebê.

A mesma foi liberada e como não havia ambulância para conduzi-la de volta à sua residência, dirigiu-se até a casa da mãe em um bairro mais próximo, na Vila Galvão. Pouco depois vieram as contrações e o bebê nasceu no local. Seu cunhado, Régis, voltou ao Hospital Municipal, informou o acontecido e solicitou que a parteira pudesse atendê-la em casa, pois, não havia possibilidade de locomoção até o hospital, uma vez que, a criança já havia nascido e se encontrava nas pernas da mãe com o cordão umbilical ainda preso...

MEC elimina candidata do Enem por erro de outra com mesmo nome

Uma falha na fiscalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fez com que a aluna Jacqueline Chen, de São Paulo, fosse eliminada do teste depois que uma homônima de Mogi das Cruzes publicou na internet uma foto da prova de sábado. Segundo apuração do jornal O Estado de S.Paulo, o caso está sendo avaliado pelo Ministério da Educação, que não descarta o erro e acena com a possibilidade de a estudante injustiçada fazer as mesmas provas aplicadas em unidades prisionais e socioeducativas, em 4 e 5 de dezembro. A candidata de Mogi deve ser desclassificada do exame.

Acusada de ter publicado imagem da prova em redes sociais no sábado, Jacqueline foi abordada por um fiscal no domingo e obrigada a assinar um termo em que assumia ter infringido as regras do exame. Ela explicou que o celular não tinha sequer acesso à internet e estava guardado e lacrado no envelope entregue pelos aplicadores da prova. Os fiscais disseram que não tinham provas, mas que a ordem viera de Brasília. A menina ainda foi impedida de ligar para a mãe antes de assinar o documento...

Mais de 6 mil profissionais vão trabalhar na correção das redações do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje, que 6.386 profissionais atuarão na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Desse total, 5.683 trabalharão diretamente com os 4,1 milhões de redações que serão corrigidas neste ano. O exame foi realizado no último fim de semana (dias 3 e 4) para estudantes de todo o país. Entre os demais avaliadores, 229 atuam como supervisores, 12 como coordenadores de banca e 462 como auxiliares de supervisão. De acordo com o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, esses servidores trabalham para garantir a qualidade da correção das redações. A partir desta edição do Enem, os alunos terão acesso às redações corrigidas para fins pedagógicos a partir de 15 de fevereiro de 2013, no site do Inep. Entretanto, os candidatos não poderão usar esse acesso como base para recursos na comissão organizadora da prova. O resultado final do exame será divulgado três semanas antes da abertura de acesso à redação, no dia 28 de dezembro. ..

Tuiteiro nega acusação de criar boato de cancelamento do Enem; PF deve investigar caso

O MEC (Ministério da Educação) solicitou à Polícia Federal que investigue os usuários do Twitter que espalharam boatos neste sábado (3) de que o Enem 2012 havia sido cancelado. A hashtag #Enem2012Cancelado ficou em 4.º lugar nos Trending Topics pela manhã.

Um dos perfis que postou mensagens sobre o cancelamento, @gui_panda, nega ter sido o primeiro a espalhar a falsa notícia. O tuiteiro, que se identifica como Guilherme, 20, publicou às 12h52: “posso processar o mec por me responsabilizar por uma coisa q nem fui eu q comecei ???” (sic)...

Ministro descarta problemas com falta de energia durante o Enem

A poucos dias da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, descartou a ocorrência de falta de energia durante os dias da avaliação.

As provas do Enem serão realizadas em 1,6 mil municípios de todo o país no próximo fim de semana (3 e 4 de novembro). O ministro informou que está em contato permanente com os órgãos responsáveis pelo setor energético no país para evitar transtornos aos candidatos...