Foram encontrados 448 registros para a palavra: emprego

Artigo - A relação entre o desemprego e a educação

A falta de educação adequada e o desemprego protagonizam uma relação direta no quesito empregabilidade no país. Para melhor entendimento, quanto maior o nível de educação, melhores são as oportunidades de emprego e renda, enquanto que a falta de educação formal, ou níveis muito baixos, pode levar ao desemprego e condições de vida precárias.

A população mais pobre é especialmente enquadrada nessa dinâmica, enfrentando dificuldades adicionais para encontrar emprego e melhorar sua condição socioeconômica...

Prefeitura de Juazeiro divulga processo seletivo simplificado para cadastro reserva da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro através das Secretarias de Gestão de Pessoas (Segesp) e Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou na edição do Diário Oficial do Município (Doem), desta segunda-feira (10), o Edital 04/2023 onde consta o processo seletivo simplificado para o preenchimento de vagas e cadastro de reserva da secretaria. Todos os critérios para inscrição, cargos e vagas estão disponíveis no edital, no Diário Oficial do Município, no endereço eletrônico (clique aqui).

Os interessados podem se inscrever através do endereço eletrônico https://psssaude.juazeiro.ba.gov.br/, até o dia 18 de julho de 2023, mediante preenchimento do formulário de inscrição, e envio de documentação que comprove os títulos e a experiência profissional, para o exercício da função pretendida.  ..

Mesmo com escolaridade, pessoas com deficiência têm menos empregos

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que apenas metade (51,2%) das pessoas com deficiência que possuem ensino superior completo estão ocupadas no mercado de trabalho.

A proporção é bem menor do que a das pessoas sem deficiência, entre as quais 80,8% daquelas que possuem educação superior fazem parte da população ocupada...

EMPREGO: UniFTC abre vaga para professor do curso de Farmácia

A faculdade UniFTC, em Juazeiro, está com processo seletivo aberto, com oferta de 01 vaga e formação de cadastro de reserva, para ampliação do quadro de professores do curso de graduação em Farmácia da instituição. 

As inscrições, que são gratuitas, iniciam nesta quarta-feira (28) e podem ser feitas até dia 05 de julho, exclusivamente, pelo link (clique aqui). Para efetuar a inscrição, o candidato deverá anexar a cópia dos seguintes documentos: link do Currículo Lattes; diploma de graduação (frente e verso); certificado de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu (frente e verso autenticados). ..

Artigo - Governo do Estado aquece a economia gerando emprego e renda no São João. Por André Curvelo

Valeu a pena apoiar os festejos de São João na capital e no interior. Mais do que fortalecer uma das maiores manifestações da nossa cultura popular, os investimentos do Governo do Estado deram um grande impulso à economia baiana, ajudando a combater a fome e o desemprego. As ações foram as mais variadas.

Na segurança pública, por exemplo, mais de 23 mil policiais e bombeiros garantiram uma festa pacífica e com ocorrências reduzidas. As famílias puderam se divertir com tranquilidade. ..

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para profissionais da área de Radiologia

O Hospital Regional de Juazeiro abriu nesta sexta-feira (16) novo processo seletivo para cargo na área de Radiologia. 

Podem participar da seleção candidatos que possuam curso técnico em Radiologia ou formação como tecnólogo nesta mesma área. No caso dos técnicos, é exigida especialização em Radioterapia.  A vaga possui 24h semanais e também está disponível para pessoas com deficiência...

Deltan fica sem salário de R$ 41 mil e Podemos quer dar a ele um emprego

Cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ato referendado pela Câmara, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi convidado pelo Podemos para um cargo remunerado no partido. A ideia é que o ex-procurador da Lava Jato assuma um projeto de formação de novas lideranças políticas.

Deltan conversou sobre a proposta nesta semana com a presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP)...

Desemprego de fevereiro a abril cai para 8,5%, menor taxa desde 2015

O mercado de trabalho apresenta sucessivas melhoras em 2023. Entre fevereiro e abril, a taxa de desemprego recuou dois pontos percentuais com relação ao mesmo período de 2022 e chegou a 8,5%. A taxa é a menor para o período desde 2015, quando foi de 8,1%.

Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 31/5, um contingente de 2,3 milhões de pessoas saiu do grupo de desocupados, redução de 19% na comparação com o mesmo período do ano passado...

Apicultura é alternativa sustentável para geração de emprego e renda

Barreiros, na microrregião da Mata Sul pernambucana que engloba mais outros 23 municípios, começa a despontar com uma atividade que nunca teve tradição por aquelas bandas: a apicultura.

A novidade surge com a promessa não só de diversificar os negócios da região, mas também como alternativa sustentável de geração de emprego e renda à comunidade local. Isso foi possível graças a uma iniciativa da Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviços (Cooates), que tem 23 anos, trabalha com extensão rural, assistência técnica, elaboração de projetos e consultoria a pequenos agricultores familiares, mas resolveu diversificar os negócios.  ..

Bahia: Governador lança programa de oportunidade profissional para jovens e fecha parcerias com o Ministério do Trabalho

O governador Jerônimo Rodrigues lançou, na manhã desta quinta-feira (18), no Gran Hotel Stella Maris, o programa Juventude Produtiva, ação do Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que tem o objetivo de criar oportunidades para autonomia econômica de jovens com idade entre 16 e 29 anos.

O evento contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que assinou na ocasião o Protocolo de Intenções para implantação do Novo SineBahia como projeto-piloto nacional e anunciou a Escola do Trabalhador 4.0...

Éden rebate críticas de Neto a Jerônimo: "Agora ele acredita no IBGE?"

Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares rebateu as críticas do candidato derrotado ao Governo do Estado, ACM Neto, feitas ao governador Jerônimo Rodrigues nesta quinta-feira, 18. O dirigente petista condenou a postura do ex-prefeito de Salvador de tentar permanecer no palanque eleitoral e defendeu o governador, que tem trabalhado ativamente para atrair novos investimentos e apostado em políticas públicas para gerar emprego e desenvolvimento.

"Agora ele acredita no IBGE? Repare, essa postura do candidato derrotado de se manter no palanque, fazendo oposição por oposição e torcendo contra a Bahia, é muito ruim. Jerônimo é um governador comprometido, focado no trabalho e tem se dedicado a atrair novos investimentos para o nosso Estado. Vem aí a Ponte, o VLT, uma fábrica de carros elétricos para substituir o parque da Ford", afirmou o presidente do PT Bahia.  ..

Bahia segue com a maior taxa de desemprego do País, segundo pesquisa do IBGE

A taxa de desemprego no Brasil subiu em 16 das 27 Unidades da Federação no primeiro trimestre de 2023, e a Bahia foi o estado que registrou o maior índice de desocupação. Essas informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com os números da Pesquisa, a taxa de desocupação na Bahia no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022 ficou em 14,4%. Em segundo lugar ficou Pernambuco (14,1%), seguido por Amapá (12,2%), Rio Grande do Norte (12,1%) e Distrito Federal (12%). A taxa média brasileira ficou em 8,8%. ..

Ministro do Trabalho e Emprego visita Salvador nesta quinta-feira (18)

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, estará em Salvador nesta quinta-feira (18) para o lançamento do programa Juventude Produtiva, ação do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O ministro também assinará Protocolo de Intenções para implantação do Novo SineBahia como projeto-piloto nacional e anunciará a Escola do Trabalhador 4.0. O evento acontece a partir das 10h, no Grand Hotel Stella Mares...

Projeto da Prefeitura de Petrolina promove oportunidade de emprego para pessoas com deficiência na Iniciativa Privada

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), convida as pessoas com deficiência que estejam em busca de uma oportunidade de emprego para enviarem seus currículos para o 'Banco de Emprego Municipal Acessível' (BAEMA). 

De acordo com a secretária executiva de Acessibilidade da SEDESDH, Rosarinha Coelho, o objetivo do BAEMA é ser um elo entre as pessoas com deficiência e as empresas interessadas, tendo como intuito fortalecer a inclusão e auxiliar a iniciativa privada. "O objetivo da gestão Simão Durando é promover a humanização, valorização e respeito às pessoas com deficiência por meio da inclusão", ressalta Rosarinha. ..

Taxa de desemprego fica abaixo da série histórica de março em Pernambuco

No mês de março de 2023, Pernambuco apresentou um saldo negativo de -5.266, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. Este saldo corresponde à diferença entre contratações e desligamentos e já era esperado para este período, dos meses de março (período com queda maior de vagas no setor sucroalcooleiro) e dezembro, pois, na série histórica (2011 - 2013), Pernambuco tem um saldo médio de -8.819.   

No terceiro mês de 2023, o Estado apresentou resultado cerca de 40% abaixo da média da série histórica, e 13,5%, melhor do que o resultado do ano de 2022, quando teve um saldo de -6.091. O desempenho de março é explicado, principalmente, pela atividade da cana-de-açúcar, produto cujo cultivo tem sua entressafra neste período, fazendo com que exista uma maior quantidade de desempregados. ..

UniFTC abre processo seletivo gratuito para professor de Odontologia

O Centro Universitário UniFTC Salvador está com inscrições abertas para cadastro de reserva do curso de graduação em Odontologia. As inscrições podem ser realizadas no período de 1° a 15 de maio, exclusivamente pelo e-mail [email protected].

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem enviar a cópia dos seguintes documentos: link do currículo Lattes, diploma de graduação (frente e verso) e certificado de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu (frente e verso autenticados)...

UPAE Petrolina forma jovens em seu primeiro emprego

Vanessa Aquino tem 21 anos, é estudante de economia, e seu primeiro emprego está sendo na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE).

Ela entrou no serviço há 6 meses, através de uma seleção feita pelo Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), faz parte do Programa Jovem Aprendiz, atualmente está rodando no setor de almoxarifado e já adquiriu bastante experiência para enfrentar o mercado de trabalho...

Jovem Aprendiz dos Correios: inscrições prorrogadas até 30 de abril

As inscrições ao programa Jovem Aprendiz dos Correios 2023 foram prorrogadas até o dia 30 de abril. Estudantes de todo o país que tenham entre 14 e 21 anos de idade completos e cursem, no mínimo, o 9º (nono) ano do ensino fundamental podem participar.  

Vale ressaltar que, de acordo com o edital de abertura do certame, só é possível fazer apenas uma inscrição, sendo vedada a utilização de documentos de terceiros. Porém, caso seja necessário alterar algum dado cadastral de inscrição já concluída, tal alteração poderá ser realizada até o término do novo período de inscrições.  ..

Artigo - Perguntei ao ChatGPT se ele vai roubar empregos

Não se fala em outra coisa na intersecção entre tecnologia e trabalho. O ChatGPT roubou a cena e já virou tema de reuniões e de conversas nos almoços corporativos

Realmente, o chatbot da OpenAI tem potencial disruptivo. Sua capacidade de dar respostas e gerar textos em tempo real impressiona e abre um leque de oportunidades. E, como sempre acontece quando tem cheiro de revolução no ar, começam as previsões apocalípticas. ..

Pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro

Foi como descobrir a arte. Mas, não foi de um dia para o outro que o maranhense Ricardo Silva Carvalho, de 41 anos, nascido em Sambaiba (MA) e radicado em Brasília há quase 20 anos, aprendeu a fazer sushi.

“Demorei um ano e as aulas foram no restaurante que eu trabalhava”. Ele se tornou chef...