RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 87 registros para a palavra: doacao de sangue

EU PENSO ASSIM...SUELLY ESTIMULA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE E GAROTO DO SUB-20 VAI PARA O FLU CARIOCA

No Próximo dia 17, às 8:00h, na sede do Hemoba vai ser lançada a campanha de doação de sangue que se estenderá até o dia 31.

A Assistente Social do HEMOBA, CISLENE BANDEIRA, na quarta-feira (08) fez um encontro com palestras dirigidas aos usuários do Mercado do Produtor, iniciando assim, esse ciclo de divulgação da Campanha de Doação de Sangue, que inicialmente recebe o nome de “JUAZEIRENSE SANGUE BOM, NA LUTA PELO AMOR A VIDA”. O HEMOBA que tem boas parcerias para essa meritória campanha, está otimista quanto ao esperado gesto de cidadania da nossa população saudável. O ciclo de mobilização está pronto. Cislene afirmou que tem a satisfação de contar com a importante participação, como estimuladora, da nossa campeã de natação a juazeirense Suelly Aline...

Palestra sobre doação de sangue é realizada no Mercado do Produtor de Juazeiro

Iniciando à programação de atividades educativas referentes à Campanha 'Juazeiro sangue bom, na luta pela vida', foi realizada na manhã desta quarta-feira (8) no Mercado do Produtor de Juazeiro, uma palestra sobre a importância e necessidade de doar sangue, ministrada pela assistente social do Hemoba, Cislene Bandeira. Com o objetivo de disseminar informações, estimular e sensibilizar as pessoas para a construção de uma consciência cidadã e solidária, a palestra abordou temas como a importância da doação voluntária e regular de sangue; mitos crenças e tabus que povoam o imaginário popular; os critérios básicos para doação, esclarecendo quem está apto ou não para fazer o ato solidário; cadastramento para doação de medula óssea e como participar da campanha.

"A palestra de hoje inicia as atividades educativas voltadas para a sensibilização e mobilização da campanha que acontece de 17 a 31 de julho. O brasileiro gosta muito de ajudar, mas infelizmente não tem o hábito de doar sangue, daí a importância de sempre realizar campanhas e informar a necessidade de doar, salvar vidas e exercer a cidadania. O Mercado do Produtor é parceiro e escolhemos esse espaço por ter um fluxo grande de pessoas", informou a palestrante Cislene Bandeira...

Colégio Estadual Rui Barbosa promove campanha para estimular a doação voluntária de sangue

"Doe sangue, receba vida", com este slogan o Colégio Estadual Rui Barbosa -CERB, em parceria com o Hemoba-Juazeiro/BA, está desenvolvendo uma campanha solidária de doação de sangue junto à sua comunidade escolar. Composta de palestras, confecção de cartazes e vídeos de sensibilização, a campanha teve início no último sábado (13) e segue até a próxima sexta (19), quando será realizado, a partir das 14h, o "Forró do Doador".

Mobilizando estudantes e seus familiares, professores, funcionários, coordenação e equipe gestora, a campanha é resultado da oficina de "Cultura Midiática", ofertada através do Programa de Ensino Médio Inovador – ProEMI. Implementado na unidade escolar desde 2013, o ProEMI integra as ações do PDE e tem como objetivo o fortalecimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio...

Forrozeiro Solidário: Campanha de doação de sangue junina da Hemoba.

 
Com o objetivo de reforçar o estoque estratégico de sangue para o período das festas de São João e São Pedro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba, vem realizando em todo o Estado a Campanha Forrozeiro Solidário: Antes de pegar o caminho da roça, passe na Hemoba.
 
O período que é comemorado pelos festejos juninos nas principais cidades do interior baiano, é marcado pelo grande número de pessoas que visitam os municípios em busca de festa e alegria, aumentando o fluxo de carros nas estradas, e consequentemente um crescimento nos acidentes automobilísticos, sem contar o aumento substancial no número de queimados nos hospitais, elevando a necessidade  de mais transfusões de sangue.
 
Por conta disso, a Hemoba de Juazeiro,  está atenta a situação e mobiliza toda a sociedade para contribuir com os estoques de sangue. Durante todo o mês de junho, as ações de captação de doadores estão sendo incentivadas, também,  através de agendamento de grupos para coleta interna. Quem tiver interesse em formar grupos para doar sangue, basta entrar em contato através do telefone 74 3611 7532, para programar a ação. Além de doação de sangue, a Unidade de Juazeiro também realiza o cadastro para doação de medula óssea.
 
Critérios de doação
 
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50Kg, estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, estar bem alimentado, mas não ingerir alimentos gordurosos; bem como não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial e original com foto.
..

Hemoba reforça campanha de doação de sangue para festas juninas

Quem faz doação de sangue regularmente ou quem pretende fazer, pela primeira vez, tem mais um motivo – os festejos juninos - para comparecer ao posto móvel ou à sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), no Rio Vermelho. O reforço do estoque na época das festas de junho é necessário porque cresce muito o número de acidentes, principalmente automobilísticos, gerando maior procura por bolsas no banco de sangue de Salvador e no interior do estado. 

Medula óssea..

SABADÃO SOLIDÁRIO: HEMOBA DE JUAZEIRO REALIZA COLETA DE SANGUE ESPECIAL

A necessidade de sangue nos hospitais é constante, por isso transfusões  fazem a diferença entre a vida e a morte para vários pacientes. Em função do nível crítico  nos estoques de sangue e hemocomponentes, a Hemoba de Juazeiro realiza no próximo sábado (25) , na sua Unidade de Coleta e Transfusão, localizada na rua Joaquim Bispo dos Santos (atrás do Hospital Regional) , a primeira edição do  Programa "Sabadão Solidário".

A unidade estará aberta das 7h30 às 11h30 para atender todos os candidatos a doação de sangue e também no cadastro de medula óssea. No momento do cadastro, o voluntário deve apresentar documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista ou de Reservista), estar em boas condições de saúde e bem alimentado, mas não deve ingerir alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, bem como bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação. ..

ATENÇÃO: Gestante precisa urgentemente de doação de sangue em Petrolina

A gestante Solange Dias da Silva está na UTI do Dom Malan em Petrolina e precisa urgentemente de doação de sangue do tipo O- (O negativo). Solange que tem problema de anemia e passou por dificuldades nas últimas semanas, sangrando muito e com isso suas plaquetas baixaram.

Segundo os médicos, ela precisa com muita urgência do sangue Tipo O-. O blog recebeu a ligação no comecinho da manhã de seus famíliares e pede a colaboração dos leitores para que ajudem a Solange. A doação deverá ser feita no HEMOPE em Petrolina. Telefone para contato: (87) 3866.6601 ..

Proativo do 6º BPM participa de Campanha de Doação de Sangue

A equipe do Proativo - Programa de Atividade Física do 6º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, cumprindo seu papel social, participa da Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue.

Após doações, integrantes do programa comprometeram-se em apoiar a campanha através da conscientização da importância desse ato de solidariedade que pode salvar vidas...

Ministério da Saúde lança nova campanha de doação de sangue

Uma nova campanha de incentivo à doação de sangue foi lançada no país esta semana pelo Ministério da Saúde. A meta do órgão é aumentar continuamente a quantidade de doadores de sangue no país e, também, comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado neste sábado (14). O slogan da campanha é o mesmo da anterior: “Seja para quem for, seja doador”.

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), apoia a campanha e reforça à população a importância da doação de sangue. “Sempre friso que doar sangue é um ato simples, de solidariedade, que pode salvar vidas. Tantas pessoas precisam de sangue, neste momento, em todo o país... Aqueles que se enquadram nos requisitos estabelecidos para doar sangue e ainda não doaram podem refletir sobre a importância deste gesto. Quero reiterar que estamos em período de Copa do Mundo e os festejos juninos estão se aproximando. Esses eventos nos deixam em alerta, pois a quantidade de pessoas que necessitam de doação de sangue pode aumentar, principalmente em nosso Estado”, salienta a parlamentar...

Dia Internacional da Doação de Sangue nesta segunda-feira (25)

O mundo comemora, nesta segunda-feira (25), o Dia Internacional da Doação de Sangue. Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 1,9% da população brasileira doa sangue regularmente, mas o ideal seria entre 3% e 5%, de acordo com o que estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação leva a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) a alertar a população sobre a importância deste ato voluntário.

“A doação de sangue é um ato de solidariedade, uma ação voluntária e consciente com a finalidade de salvar vidas. É preciso estimular a doação de sangue, pois, em certas épocas do ano, muitos estoques são reduzidos em virtude da falta de doadores regulares. Através de ações de caráter motivador e educacional, acredito que é possível estimular aqueles que já doam sangue, bem como formar novos grupos de doadores em todo o mundo. Vale salientar que a Constituição Federal, em seu artigo 199, §4º, veda todo tipo de comercialização de sangue, entretanto, estabelece que a lei infraconstitucional disporá sobre as condições e requisitos que facilitem a coleta do mesmo”, declara a parlamentar, que é enfermeira e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL).

Graça Pimenta é, ainda, autora do projeto de Lei nº 19.791/2012, o qual visa instituir meia-entrada para doadores regulares de sangue, em eventos culturais, esportivos e de lazer, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do Estado da Bahia. O projeto de lei em questão não determina a recompensa financeira à doação ou estimula a comercialização de sangue, mas sim, garante o direito à vida através da preservação do interesse coletivo. Mais informações em http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=927#conteudo.

Na semana passada o Ministério da Saúde divulgou que a idade máxima para doação de sangue no Brasil foi ampliada para 69 anos, o que, consequentemente, amplia em dois milhões o público potencial de doadores. Atualmente a faixa etária para doação é de 16 anos (com autorização do responsável) a 67 anos; antes de 2012, a idade mínima para doação era 18 anos. ..

Doação de sangue em Juazeiro, Petrolina e todo Brasil neste sábado (27)

27 de julho, sábado, será um grande Dia de Mobilização Nacional de Doação de Sangue. Cerca de 30 mil voluntários, do Programa Mãos que Ajudam, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estarão em ação, simultaneamente em mais de 130 cidades brasileiras e em todas as capitais. No hemocentro de Petrolina, os membros da Igreja farão a doação das 8h até 12h e em Juazeiro no Hemoba a doação será realizada das 13H30 às 18h.

o projeto intitulado Mãos que Ajudam a Salvar Vidas – Doe Sangue tem como objetivo atender uma necessidade real de Bancos de Coleta de Sangue, Hospitais e Hemocentros, que é o baixo estoque de sangue. O foco dos doadores serão os jovens de 18 a 30 anos, mas os voluntários de todas as faixas etárias, que a lei permite ser um doador, estão convidados...

Pelaskdo Aventuras na corrida para doação de sangue

A equipe Pelaskdo Aventuras, por meio dos seus integrantes e amigos, realizará no dia 11 de dezembro uma para doação de sangue no Hemoba em Juazeiro. Para tanto a coordenação convida todos os seus membros: “Estamos no mês de dezembro e o banco de sangue da cidade encontra-se com poucas bolsas, o que deixa o estoque de sangue quase vazio. Sabendo que o mês de dezembro é de muitas festas na região e necessita de sangue em estoque, pois o número de acidentes nessa época aumenta muito”. Quem quiser doar pode entrar em contato com o Pelaskdo pelo email: pelaskdo.aventuras@hotmail.com. As doações estarão acontecendo na parte da tarde, a partir das 14 horas. Não demora, não doe e você faz o bem ao próximo. ..

MINERAÇÃO CARAÍBA PROMOVE DOAÇÃO DE SANGUE

 

A Mineração Caraíba promove, em parceria com o HEMOBA Juazeiro, pelo 11º ano, a campanha de doação de sangue. Nela, colaboradores da Mineração Caraíba e pessoas da comunidade de Piar doam sangue a fim de garantir que não falte suprimento no banco de sangue da Bahia. São realizadas duas campanhas anuais e, nos anos anteriores foram coletadas uma média de 150 bolsas por campanha. Ações como esta podem salvar vidas e demonstram o compromisso da Mineração Caraíba com o bem estar social. ..

SOLIDARIEDADE: SUELLY ALINE LEVA ATLETAS E FAMILIARES PARA DOAÇÃO DE SANGUE

A nadadora campeã da travessia Mar Grande Salvador e destaque da natação em 2011, a Juazeirense Suelly Aline, pela segunda vez reuniu um grupo de amigos atletas de várias modalidades esportivas para exercerem ato de solidariedade em parceria com o HEMOBA-JUAZEIRO para doação de sangue.

Na ocasião foi servido um café da manhã com frutas tropicais. Suelly Aline disse que esta ideia surgiu quando ouvia as campanhas que o HEMOBA fazia convocando as pessoas para doar sangue “então senti a necessidade de convidar meus amigos, torcedores para este ato que é o de doar sangue. Sangue é vida, e tem muita gente na esperança de se recuperar de alguma enfermidade, não é fácil a gente ver a dificuldade que o Hemoba passa e acho muito importante esta parceria”...

Nadadora juazeirense participa de campanha de doação de sangue no Hemoba

Dentro do projeto de incentivo a doação de sangue pelo HEMOBA, a nadadora juazeirense Suelly Aline, Campeã Baiana da Travessia Mar Grande/ Salvador em sua categoria em 2012 informa que em parceria com o órgão estadual e amigos nadadores e esportistas de diversas atividades estarão participando da campanha de doação de sangue, nesta quarta-feira, dia 25 de Janeiro.

Os atletas farão a doação de sangue, colaborando para salvar vidas. Vale ressaltar que este é o segundo ano que a Suelly Aline desenvolve esta ação social em prol da coletividade. Na oportunidade, será servido um café da manhã aos participantes da campanha...

HEMOBA DE JUAZEIRO COMEÇA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE ANTES DO CARNAVAL 2012

A Unidade Hemoba de Juazeiro deu início nesta segunda-feira (23) a mais uma Campanha de incentivo à doação de sangue, que tem o objetivo de restaurar o estoque técnico para atender de forma adequada a demanda transfusional dos Hospitais públicos de Juazeiro e outros municípios no período do carnaval, além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual, estabelecendo uma relação de compromisso e partilha de responsabilidade com a comunidade.

Com o tema " Para Esquentar a Folia, Doe Sangue e Alegria" , a Campanha prossegue até 02 de fevereiro, primeiro dia do carnaval antecipado de Juazeiro. A Hemoba espera contar com a adesão da população para superar os transtornos no fornecimento de bolsas de sangue na rede hospitalar, provocados pela queda de 50% nas doações de sangue, desde o final do mês de novembro, chegando a 70% no início de janeiro. Essa é uma situação esperada no verão por causa das férias, das festividades de final de ano e do carnaval, período em que os doadores geralmente se afastam dos Serviços de Hemoterapia, por isso a necessidade da realização de campanhas estratégicas...

HEMOBA DE JUAZEIRO VAI COMEÇAR CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DO CARNAVAL 2012

 
A Unidade Hemoba de Juazeiro vai dar início na próxima segunda-feira (23), a mais uma Campanha de incentivo à doação de sangue, que terá o objetivo de restaurar o estoque técnico para atender de forma adequada a demanda transfusional dos Hospitais públicos de Juazeiro e outros municípios no período do carnaval; além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual, estabelecendo uma relação de compromisso e partilha de responsabilidade com a comunidade.
 
Com o tema " Para Esquentar a Folia, Doe Sangue e Alegria" , a Campanha prossegue até 02 de fevereiro, primeiro dia do carnaval antecipado de Juazeiro. A Hemoba espera contar com a adesão da população para superar os transtornos no fornecimento de bolsas de sangue  na rede hospitalar, provocados pela queda de 50% nas doações de sangue, desde o final do mês de novembro, chegando a 70% no início de janeiro. Essa é uma situação esperada no verão por causa das férias, das festividades de final de ano e do carnaval, período em que os doadores geralmente se afastam dos Serviços de Hemoterapia, por isso a necessidade da realização de campanhas estratégicas.
 
A Campanha está sendo articulada em parceria com a SEIASC  - Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Associação de Blocos e Trios de Juazeiro, Representantes de Blocos, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro e Imprensa local. Aqueles que não puderem doar poderão contribuir como facilitadores no processo de multiplicação de informações e divulgação do evento, propiciando o envolvimento da sociedade no processo de doação de sangue de forma consciente e responsável. 
 
A Unidade Hemoba de Juazeiro funciona à Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, Bairro Santo Antonio - Ao lado do Hospital Regional, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. Na sexta-feira o atendimento é só pela manhã.
 
Pré-requisitos para a doação de sangue: Candidatos com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos (aqueles com idade inferior a 18 anos devem ser acompanhados pelos pais para que autorizem formalmente a doação de sangue), e peso acima de 50Kg. É necessário portar documento oficial, original e com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho, reservista ou habilitação, para garantir  a autenticidade do cadastro. Não precisa ir em jejum, basta evitar a ingestão de alimentos gordurosos. É totalmente desaconselhável o uso de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Os candidatos devem ter uma noite tranquila de sono e, como motivação, o prazer em doar um pouco de si e o compromisso com a coletividade.
 
Doar sangue não transmite doenças, o procedimento é simples, seguro e o material utilizado é de uso único e descartável. Homens podem doar até 4 vezes durante o ano e mulheres até 3 vezes, sem nenhum prejuízo para  a saúde. O intervalo mínimo entre as doações é de 60 e 90 dias, respectivamente para homens e mulheres.
 
"Você que está aí, faça sim!
 Vem ligeiro, vem agora
 E se você quiser doar
 Vem direto pro Hemoba."
..

UTILIDADE PÚBLICA: JOVEM PRECISA DE DOAÇÃO DE SANGUE.

Encontra-se na UTI de um Hospital de Petrolina, um jovem chamado Edvaldo Gomes Nascimento. O mesmo está necessitando de sangue, tipo AB + (positivo). Se alguém puder ajudá-lo fazendo a doação do mesmo tipo de sangue, entrar em contato com Neuber pelo telefone 87-8878-2164. Desde já, a família e os amigos agradecem imensamente. ..

HEMOBA E GUARDA CIVIL MUNICIPAL CONSOLIDAM PARCERIA NA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE DO NATAL

Integrantes da Guarda Municipal de Juazeiro fizeram doação de sangue nesta quarta-feira (21) na Hemoba, pelo segundo ano consecutivo, consolidando a parceria na Campanha Natalina. Mais do que servir como exemplo de cidadania, a iniciativa é de grande importância, pois além de reforçar o estoque de bolsas de sangue da Unidade no período mais crítico do ano, favorece a construção de uma nova mentalidade em doação de sangue.

O Comandante da GCM, Sr. Elias Rodrigues, visitou a Hemoba e fez também a sua doação de sangue. O mesmo ressaltou as ações de responsabilidade social que são estimuladas pela Instituição que representa e elogiou a atitude positiva dos funcionários que participam de forma efetiva, lembrando ainda, que a Campanha se estende até o dia 30 de dezembro.

A Unidade Hemoba de Juazeiro agradece a Guarda Civil Municipal e espera que a ação sirva de exemplo para outras instituições, empresas e grupos. Aqueles que quiserem colaborar promovendo atividades de incentivo à doação de sangue, podem entrar em contato através do telefone 74 3611 7532 ou fazer uma visita na Unidade, localizada à Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, bairro Santo Antonio, ao lado do Hospital Regional.

A Hemoba te espera de braços abertos!



Por Cislene Bandeira ..

HEMÓVEL CHEGA A JUAZEIRO NESTA SEGUNDA-FEIRA PARA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Governo do Estado da Bahia, veículo administrado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), estará em Juazeiro para a realização da Campanha de Doação Voluntária de Sangue, com o objetivo de sensibilizar e fidelizar a comunidade local.

Mais conhecido como HEMÓVEL, o ônibus ficará estacionado na Praça da Misericórdia, no Centro da cidade, onde realizará coleta externa de 11 a 14 de Julho de 2011, com atendimento ao doador das 8 às 18 h. A Unidade tem capacidade para coletar 100 bolsas de sangue por dia, possui 4 cadeiras de coleta, sala de triagem clínica, refrigerador para armazenamento de sangue, espaço para cadastro dos doadores e mesa para lanche.

A campanha é aberta à participação de doadores voluntários já cadastrados e também a novos doadores de Juazeiro e região. A expectativa é melhorar o estoque estratégico de sangue da Hemoba de Juazeiro e promover uma maior aproximação da instituição com a população, além de facilitar o acesso do doador voluntário a esse tipo de serviço.

Para fazer a doação a pessoa necessita ter e estar com boa saúde, apresentar documento oficial original com foto e ter repousado na noite anterior pelo menos seis horas. É recomendável não doar sangue em jejum, mas evitar alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes. De acordo com a nova legislação, Portaria 1.353/11, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. (Com informações de Cislene Bandeira Assistente Social Hemoba) ..