RedeGN - Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro e Hemoba incentivam campanha de Doação de Sangue

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro e Hemoba incentivam campanha de Doação de Sangue

Profissionais da Comissão de  Humanização, Serviço Social e Hemoba deram início nesta sexta-feira, 14, uma campanha de incentivo à doação de sangue onde convoca os doadores da região para doar sangue e ajudar a reforçar os estoques para o atendimento de possíveis demandas transfusionais de emergência.

A campanha tem por objetivo   aumentar o estoque de bolsas de sangue da unidade para atender à demanda transfusional dos hospitais públicos de Juazeiro e de outros municípios, além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual.

Nilson Santos, assistente social do HRJ,  informou  que durante a ação foi abordado os critérios para doação de sangue, quais fatores que influenciam a inaptidão temporária e inaptidão definitiva. Além disso foi feito o convite para a multiplicação das informações e a altruísmo  na doação de sangue.   

“O ato de doar sangue é um ato nobre porque pessoas nesse exato momento estão precisando e podemos salvar muitas vidas”.

Simplicia Andrade França - Farmacêutica e bioquímica destacou a importância da campanha e agradeceu a todos os envolvidos.

“A Hemoba agradece o empenho do HRJ em contribuir com o aumento da captação de doadores, principalmente no momento em que o estoque de bolsas está critico na nossa UCTA e a campanha é essencial porque  é de conscientização sobre o abastecimento de sangue que se faz necessária para garantir a segurança do atendimento do município e de mais 9 cidades vizinhas que são atendidas pela Hemoba”.

Os doadores podem se dirigir à UCT localizada  na rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, bairro Santo Antônio, ao lado do Hospital Regional. Informações: telefone: (74) 3611-7532. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas e sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Ascom HRJ Andrea Sued