Foram encontrados 170 registros para a palavra: diversidade

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade garante atendimento ao público surdo de Juazeiro

O acolhimento a partir do primeiro contato é essencial para o bom funcionamento de um serviço. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) de Juazeiro dispõe de uma profissional capacitada para garantir às pessoas surdas e com deficiência auditiva, o efetivo atendimento.

Rute Carvalho desenvolve na Sedes o trabalho de recepção, e possui além do conhecimento técnico, a experiência pessoal das dificuldades comunicacionais enfrentadas pelo grupo...

Livro de Antonio Risério e Gustavo Falcón passeia pela diversidade cultural da Bahia

No alto do sertão, se come arroz com pequi por causa da influência mineira. No vale do Rio de São Francisco, quem reina soberano não é Xangô, nem Oxalá, mas o Senhor Bom Jesus da Lapa.

Se alguém não conhecia essas informações, fica o convite para ler o livro Bahia de Todos os Cantos - Uma Introdução à Cultura Baiana (Editora Solisluna), 400 páginas, do antropólogo e poeta Antonio Risério e do sociólogo e jornalista Gustavo Falcón...

Artigo - Unidades de Conservação: patrimônio em risco

Manter a biodiversidade e os ecossistemas é um dos grandes desafios da atualidade, tendo em vista a pressão provocada por ações antrópicas, como o crescimento urbano desordenado, o desmatamento ilegal, as mudanças climáticas e diversos outros fatores.

O bem-estar da sociedade depende de maneira significativa do fluxo de bens e serviços que resultam da dinâmica dos ecossistemas, os chamados serviços ambientais. As Unidades de Conservação (UCs) são os principais instrumentos de política pública para a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados...

Campus Petrolina Zona Rural realiza 1º Fórum de Políticas Culturais e 4º Encontro do Sertão Filosófico

Com o tema Arte e Educação: Novos contextos estéticos em tempos de desafios tecnológicos, a programação do evento apresenta palestras e mesas-redondas em formato virtual, através do canal de YouTube do campus. 

A abertura acontecerá na próxima quarta-feira (18), às 10h, com a palestra "Plano Institucional de Cultura do Instituto Federal Fluminense", ministrada pelo coordenador de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, Jonas Defante. ..

Univasf: Projeto "Museu da Diversidade" divulga conteúdos sobre desigualdades sociais e conhecimento das Ciências Biológicas nas redes sociais

Discutir a relação entre as desigualdades sociais e o conhecimento das Ciências Biológicas, especialmente a Zoologia, disponibilizando conteúdos acessíveis para toda a comunidade através das mídias sociais.

Este é o objetivo do Museu da Diversidade, um projeto de extensão vinculado ao Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). ­O projeto irá produzir e divulgar vídeos, fotos, textos e lives no Instagram, além de dar dicas de filmes e livros. As publicações do Museu têm início hoje (11) com um vídeo sobre o tema “Esquistossomose e racismo estrutural”...

Nesta quarta tem a inauguração do Museu da Diversidade

Hoje acontece a inauguração do projeto de extensão chamado Museu da Diversidade (@museu_da_diversidade), no qual é um museu online. O museu da diversidade tem o objetivo de fazer um link entre produção de conhecimento científico na área de Zoologia discutindo a invisibilidade de pessoas por causa do racismo, homofobia, machismo e preconceito contra a pessoa com deficiência.

Veja cartaz abaixo:

..

UNEB em Senhor do Bonfim está com inscrições abertas para Encontro Acadêmico de Biodiversidade Vegetal 

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, através do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal (PPGBVeg/ UNEB), realiza a segunda edição do Encontro Acadêmico de Biodiversidade Vegetal (ENABVeg) entre os dias 10 e 13 de novembro. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 3 de novembro.  

O II ENABVeg, edição comemorativa aos 10 anos do PPGBVeg, tem como objetivo integrar docentes, discentes, egressos, convidados e participantes interessados na Botânica, através da socialização e divulgação do conhecimento científico gerado pelas pesquisas desenvolvidas na região semiárida da Bahia e outros estados nordestinos. ..

"Mulheres e Diversidade" foi tema de debate realizado pelo Programa de Governo Participativo de Paulo Bomfim

O Partido dos Trabalhadores, em Juazeiro, realizou na noite desta terça-feira (25) mais uma edição do Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato à reeleição para Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim. Desta vez, o tema foi Mulheres e Diversidade, e trouxe para o público, que acompanhou pelo YouTube e Facebook, um debate democrático, inclusivo e, como sempre, aberto às sugestões das pessoas.

Paulo Bomfim agradeceu pelas propostas dadas ao longo da plenária e ressaltou a importância de trabalhar lado a lado com quem realmente se preocupa com o bem-estar social. "Foi pensando na necessidade das pessoas terem vez e voz, e suas representatividades que lá no início do nosso governo, eu escolhi para tratar de diversidade a Mycaella Bezerra, uma transexual, que deu enormes contribuições ao Município. O meu secretariado também sempre foi muito representativo e capacitado em fazer gestão pública dando prioridade para as mulheres", comentou Bomfim...

Coronel Homero Cerqueira é exonerado do cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

O governo exonerou o coronel Giorge Cerqueira do cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A exoneração foi publicada na edição da madrugada de hoje do "Diário Oficial da União" (DOU). Não há indicação de um substituto para o cargo.

O Ministério do Meio ambiente divulgou a seguinte nota sobre o assunto: "O Ministério do Meio Ambiente agradece o empenho e dedicação do Cel. Homero Cerqueira à frente da Presidência do ICMBIO, seguindo na modernização e reformulação dos órgãos ambientais federais”...

Tiziu reúne convidados para discutir políticas para mulheres, jovens e diversidade de gênero

Planejar ações de governo que contemplem as minorias da sociedade a exemplo das mulheres, juventude e diversidade de gênero foi esse o objetivo de mais uma live promovida pelo pré-candidato a prefeito do município de Sobradinho – Tiziu (PT/BA).

A reunião virtual realizada na noite de ontem (30) é uma estratégia para elaborar o Plano de Governo Participativo (PGP)  a partir do exercício da escuta sobre os desafios que a sociedade sobradinhense tem enfrentado. ..

Biodiversidade é tema da Semana do Meio Ambiente

Em 2020, a biodiversidade é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, que no Brasil foi instituída a Semana do Meio Ambiente. E, quando se trata deste assunto, o Brasil é o país que exibe a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Grande parte desta riqueza natural é protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

São 334 unidades de conservação federais, distribuídas por todos os biomas. Além de cuidar das áreas de proteção, há toda uma dedicação à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção com pesquisas e planos de ação...

Prefeito Paulo Bomfim nomeia Margarida Benevides para Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade

O prefeito Paulo Bomfim anunciou na manhã desta segunda-feira, 02, a nomeação da radialista Margarida Benevides, que assume a secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, substituindo a vereadora Cida Gama. 

Natural de Juazeiro, professora por formação no antigo magistério e bacharel em Administração de Empresas, Margarida Benevides é radialista com vasta experiência, gerindo a Rádio Juazeiro por mais de 30 anos e comandando há 36 o programa ‘Quando Nasce Uma Esperança’, que se destacou pelas ações sociais e filantrópicas. Ela já atuou no serviço público como diretora da Policlínica Municipal e do Cerpris...

Carnaval 2020:Ministério Público lança campanha de incentivo à paz e respeito à diversidade

Com o lema ‘Carnaval de verdade é com respeito, paz e diversidade’, o Ministério Público estadual lançou, a campanha publicitária e o esquema especial de atuação durante os dias 19 e 26 deste mês, em todos os circuitos oficiais da festa.

A campanha será composta por divulgação nas redes sociais, spots de rádio, VTs, outdoor, cartazes, panfletos, ventarolas, banners e divulgação no aeroporto de Salvador, metrô, ferry e ônibus da cidade. A novidade deste ano será a distribuição de um kit composto por tiaras com palavras que lembram o mote da campanha tais como respeito e paz, além de tatuagens com a frase ‘Não é Não’...

ONU destaca promoção de diversidade e inclusão no Dia Mundial do Rádio

Em uma mensagem para o Dia Mundial da Rádio 2020, comemorado nesta quinta-feira (13), o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou como o meio pioneiro de comunicação celebra a diversidade e contribui para a paz global.

“Enquanto nos esforçamos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e enfrentar a crise climática, o rádio tem um papel fundamental a desempenhar como fonte de informação e inspiração”, disse Guterres...

Diversidade musical e popular é destaque nos blocos do Carnaval de Juazeiro

A diversidade do carnaval também se encontra na referência às tradições carnavalescas da cidade. Seja nos trios dos circuitos oficiais, seja nas ruas dos bairros juazeirenses, os blocos ainda resistem ao tempo e acompanham as transformações pelos quais passam essa festa. Em 2020, Juazeiro dará continuidade à pluralidade. Durante os três dias dos festejos de carnaval, que acontecerão entre 7 e 9 de fevereiro, os blocos ‘Filhos de Zaze’, ‘Fubá de Jegue’, ‘As Bunitas da Banca’, ‘Respeita as Mina’” e ‘Eu, você, João’ prometem fazer a alegria dos foliões.

O clima de diversão presente nos blocos também abre espaço para a discussão de temáticas sociais, como é o caso do ‘Respeita as Mina’, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), da Prefeitura Municipal de Juazeiro. A proposta do cordão carnavalesco, de acordo com a secretária Cida Gama, é chamar a atenção dos foliões para o combate à violência contra a mulher. “Procuramos fazer isso logo no início do carnaval, por isso saímos na sexta-feira, primeiro dia de festa”, explica...

Flávio Leandro destaca diversidade musical do Carnaval de Juazeiro

O cantor e compositor Flávio Leandro será uma das atrações do Carnaval de Juazeiro 2020. Mesmo com as origens no bom forró, promete apresentar um repertório ao gosto do folião juazeirense. Ele se apresenta no sábado de carnaval, 8 de fevereiro, no Circuito Ivete Sangalo, comandando a puxada do Bloco dos Vaqueiros, e destacou a diversificada grade musical do primeiro Carnaval da Bahia.

Para Flávio Leandro, a rica mistura de gêneros se transforma num verdadeiro propulsor “responsável pela perpetuação da nossa cultura. Estou muito feliz por fazer parte dessa festa. Um carnaval de uma tradição imensa, de uma representatividade maior ainda e, para mim, é motivo de muito orgulho porque, com certeza, Juazeiro é essa grande porta de abertura para o carnaval de toda Bahia”, declarou o artista...

Feira Agroecológica de Sento-Sé garante diversidade de produtos saudáveis

A oportunidade de adquirir uma diversidade de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar é uma realidade no município de Sento Sé, que realiza uma Feira Agroecológica há quase um ano. A iniciativa é da Rede Mulher, que buscou apoio junto ao Irpaa e ao poder público municipal, e, a cada 15 dias, comercializa os produtos trazidos de diversas comunidades rurais.

O município de Sento Sé até o momento não possui Feira Livre, o que estimulou a realização desta Feira Agroecológica, uma forma de escoar a produção existente na área rural, possibilitando uma alternativa de renda para as famílias envolvidas e o consumo de alimentos saudáveis por parte da população...

PT mostra a força e a riqueza de sua diversidade durante posse do Diretório Estadual

Em ato marcado por símbolos  de luta e resistência, a posse do novo Diretório  Estadual do PT em Pernambuco, bem como do presidente eleito,  Doriel Barros, aconteceu na sexta-feira (13/12),na Assembleia Legislativa, com o Auditório Senador Sérgio Guerra lotado.

Doriel Barros tem a missão de comandar e fortalecer ainda mais a legenda no estado pelos próximos quatro anos, conduzindo o Partido para as eleições municipais de 2020, na perspectiva de contribuir  com a luta pela retomada dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, pela democracia e, também, para provar a inocência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ..

Novembro da Diversidade aborda importância histórica dos povos e comunidades tradicionais no IF Sertão-PE

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE realiza, na próxima segunda-feira (25), o Novembro da Diversidade. O evento tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância histórica dos Povos e Comunidades Tradicionais e suas contribuições na formação da população brasileira. A programação tem início às 8h, com a exposição de fotos "Eu sou a diversidade". Às 9h, será realizado o desfile temático "Povos e Comunidades Tradicionais: Nossa História".

Encerrando o evento, o tema "Identidade e diversidade dos povos e comunidades tradicionais no Semiárido" será debatido em uma roda de conversa, com as presenças dos professores  Edivania Granja (IF Sertão-PE), Eliana Monteiro (Univasf) e Nilton Almeida (Univasf). Todas as atividades serão realizadas Salão Azul...

Livro e exposição Restinga exalta a biodiversidade do Litoral Norte da Bahia

Os estudos de mais de uma década sobre a restinga do Litoral Norte da Bahia foram reunidos no livro Restinga – Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia (Barro de Chão, 2019). Com autoria coletiva, a publicação traz os resultados das pesquisas e monitoramento realizados ao longo dos últimos 15 anos, especialmente sobre répteis e anfíbios. Em 572 páginas, a publicação ressalta toda a dinâmica e beleza da biodiversidade local e contará com distribuição gratuita para pesquisadores, moradores, universidades, escolas públicas, postos avançados e unidades de conservação.

O lançamento será na quinta-feira (07), às 20 horas, no Iberostar Praia do Forte, durante o Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica, organizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco...