Foram encontrados 167 registros para a palavra: diversidade

'Acabou Chorare' atrai grande público para a Praça do Boi e leva diversidade cultural à noite juazeirense 

Na noite de sábado (20), o segundo festival artesanal 'Acabou Chorare' projeto com Edital aprovado pela Lei Paulo Gustavo da prefeitura de Juazeiro reuniu várias expressões culturais na Praça do Boi, centro de Juazeiro.

Com artistas expondo seus trabalhos, música ao som de Mariano Carvalho e seus convidados, banda Erva Doce, além de um sarau com palco aberto, o evento atraiu público diversificado...

Primeira noite da 25ª edição do Festival Edésio Santos da Canção leva diversidade musical para juazeirenses

A abertura da 25ª edição do Festival Edésio Santos da Canção marcou a noite dessa quinta-feira (20) em Juazeiro. O evento realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), trouxe para o palco canções diversificadas e com alta qualidade.

"O Festival Edésio Santos da Canção é um evento musical eclético, que celebra a música e a diversidade cultural que temos e queremos mostrar para o mundo. A nossa gestão tem investido no fomento da cultura, e a realização de um evento como este é um exemplo claro desse nosso compromisso com o resgate e incentivo ao setor cultural", destacou a prefeita Suzana Ramos. ..

Mais de 30 mil visitantes celebram a força e a diversidade da agricultura familiar da Bahia

Nos últimos cinco dias, o Parque Costa Azul, em Salvador, foi palco de uma grande celebração: a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que reuniu mais de 30 mil pessoas em busca de experiências autênticas.

Não se tratou apenas de um evento, mas de um mergulho na diversidade cultural e produtiva da Bahia, com a participação de mais de 400 associações e cooperativas, representando os 27 territórios de identidade do estado...

VI Conferência Estadual de Cultura aclama valorização da territorialização e diversidade dos fazeres culturais baianos

Depois de três dias de muita discussão e construção coletiva sobre as perspectivas da política cultural baiana para os próximos anos, a VI Conferência Estadual de Cultura foi encerrada na tarde desta sexta-feira (8), em Feira de Santana, com a eleição da delegação baiana e definição das propostas que serão levadas para a IV Conferência Nacional de Cultura, prevista para março do ano que vem, em Brasília. 

"A Conferência reafirmou o apoio dos fazedores e fazedoras de cultura às políticas de territorialização que a Secretaria de Cultura vem empreendendo em reconhecimento aos diversos fazeres culturais da Bahia. Vivenciamos nos últimos três dias um processo de construção coletiva, com visão inclusiva e democrática, digna de um estado tão plural e rico quanto a Bahia", ressaltou o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, que convocou os delegados a conduzirem a eleição da delegação, levando em consideração o caráter democrático da conferência.  ..

Uneb: A importância da preservação da biodiversidade para o uso dos recursos naturais é tema de palestra no dia 22

O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Campus III da UNEB, em Juazeiro.  O SAENGBIO visa discutir temas relacionados à biotecnologia, mercado de trabalho, novas tecnologias e inovações relacionadas ao setor. 

No dia 22, quarta-feira, a programação consta da palestra A importância da preservação da biodiversidade para o uso dos recursos naturais que será proferida pela professora doutora Candida Beatriz...

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro tem nova secretária

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), da Prefeitura de Juazeiro, recebeu nesta segunda-feira (6) a nova secretária, Nadja Sueli Dias. A nova servidora substitui Fernando Costa, que passou a exercer o cargo de Assessor Especial na gestão.

Nadja Dias é servidora pública federal na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) desde 2009 e atualmente está licenciada para exercer a nova função no município...

Com recursos públicos, artistas promovem arte e diversidade em escola de Juazeiro

A possibilidade de não apenas ouvir artistas se apresentarem mas poder dialogar com eles/elas e trocar experiências, e o melhor, no palco do auditório da escola, foi o que atraiu a atenção do estudante Keven Felipe Alves, do 3º ano do Colégio Modelo, na tarde da última terça, dia 31.

O jovem participou de um dos momentos da programação realizada pelo Projeto  "Independência Musical - Explorando Sons e Palavras no Sertão da Bahia",  promovido  pela banda Trupe Poligodélica...

Dias sem chuvas na Amazônia estão trazendo consequências à biodiversidade, à qualidade do ar e ao modo de vida de quem vive na região

Os dias sem chuvas mais intensas na Amazônia estão trazendo consequências à biodiversidade, à qualidade do ar e ao modo de vida de quem vive na região.

A professora da Universidade Federal Rural do Pará e doutora em ecologia Vania Neu ressalta que fenômenos como o El Niño, hoje o principal responsável pela falta de chuvas em parte da Região Norte, são registros naturais e já previstos pelos especialistas. Mas destaca que eventos climáticos extremos estão acontecendo num intervalo cada vez menor...

Pesquisa revela impactos na biodiversidade quatro anos após vazamento de petróleo

Após 4 anos desde o início do derramamento de petróleo cru no litoral brasileiro, um recente estudo do  Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), aponta uma série de impactos em espécies marinhas já percebidos como consequência de um dos maiores crimes ambientais em mares tropicais. A reportagem é de Alice Sales/Agenciaeconordeste

A pesquisa, publicada no periódico internacional Marine Environmental Research, revelou problemas como a ingestão de óleo, alterações nas proporções de sexo e tamanho, anormalidades em larvas e ovos, alterações comportamentais e aumento de mortalidade. Além disso, as consequências do desastre também ainda são sentidas pelas populações litorâneas. O estudo buscou detectar esses danos e apontar quais dados ainda são deficientes sobre o ocorrido nas áreas ambiental e científica. ..

Opinião: Se a sua biodiversidade não é conhecida, por que será preservada?

Propaganda com caju que nasce invertido vira piada na web. Diferente do que aparece no vídeo, o caju fica preso à árvore pelo pedúnculo, como é chamada a parte avermelhada que representa 90% da massa do pseudofruto.

O Instituto Caju Brasil (ICB), fundado em 2018 e com sede em Fortaleza, foi um dos críticos da campanha. Uma mensagem no perfil do ICB afirmou:..

IF Sertão: Campus Petrolina Zona Rural realiza Semana de Inclusão e Diversidade

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realiza, entre os dias 25 e 29 de setembro, a Semana de Inclusão e Diversidade, promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

O evento, que traz como tema "Inclusão - mais que um direito, um ato de amor", terá uma programação diversificada com palestras, oficinas, exposições, apresentações culturais, roda de conversa...

Salvador: Feira da Diversidade leva saúde para público LGBTQIAPN+ nos dias 4 e 5 setembro

Como parte das ações da Semana da Diversidade, promovida pelo Governo da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), irá realizar a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto voltada ao público LGBTQIAPN+ nos dias 4 e 5 de setembro, das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

Serão realizados atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais...

Para o meio ambiente e para os humanos, a ameaça às abelhas implica impactos na biodiversidade

Danças, vibrações e pistas químicas – como os feromônios, hormônios secretados por mamíferos e insetos – são alguns exemplos de comunicação entre abelhas sociais, para a manutenção da própria vida. Porém, muitas das ações humanas no ambiente, tais como o desmatamento, uso indiscriminado de pesticidas, e fenômenos como o aquecimento global prejudicam essa troca de informações, o que pode impactar a sobrevivência desses insetos.

Abelhas sociais são aquelas que se organizam em colônias, com uma rainha e centenas de operárias, por isso possuem sofisticadas estratégias de comunicação, importantes para a sobrevivência dessa população. Elas transmitem informações sobre as fontes de alimento, como a disponibilidade, a localização exata e o cheiro. ..

Bibliotecas comunitárias buscam ecoar diversidade e formar leitores

Nas cidades mais populosas do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, as bibliotecas comunitárias são espaços com histórias tão singulares que poderiam ser contadas em obras como aqueles livros que estão enfileirados nas estantes. A busca por diversidade e pela formação de novos leitores vai também além dos livros. Esses espaços são pontos de vida, de páginas viradas e de transformações que surgem a partir de sonhos individuais e comunitários.  

Em São Paulo, a Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino fica na convergência de ruas em que a numeração das casas se embaralha, uma esquina do bairro Jardim Olinda, na zona sul de São Paulo. Djeanne identificava-se como mulher negra de pele clara, mas não sentia acolhimento no convívio com outras pessoas, nem negras, nem brancas. Ela tirou a própria vida em julho de 2014. Apesar de não ter sentido pertencimento de um modo geral, na biblioteca que frequentava, ela encontrou aceitação e carinho das crianças que adorava...

Feira da Agrobiodiversidade reúne guardiães de sementes no Semiárido Show

A III Feira da Agrobiodiversidade – Superando a fome e semeando vida, realizada, nesta quarta-feira (02), no Semiárido Show, em Petrolina, reuniu guardiães de sementes crioulas de comunidades apoiadas pelo Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido. A importância das sementes para a preservação da Caatinga, segurança alimentar e manutenção da vida no Semiárido norteou as discussões durante o evento. 

A atividade foi realizada pela CAR/Pró-Semiárido, em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop) e a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA/MPA), organizações envolvidas na execução do Projeto Sementes Crioulas, ação estratégica para preservação da biodiversidade e promoção da alimentação saudável e livre de transgenia no Semiárido. A realização da Feira foi apoiada pelo Instituto da Pequena Agricultura Apropriada (Irpaa) e pela Embrapa Semiárido. ..

Pesquisa mostra que alimentos na mesa não refletem biodiversidade

O Brasil tem 20% da biodiversidade do mundo. No entanto, isso não se reflete nos alimentos que estão na mesa da população. De acordo com estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da Universidade de São Paulo (USP), a quantidade de alimentos com origem na biodiversidade local adquirida pelos brasileiros foi considerada baixa. 

A valorização e a expansão da monocultura em detrimento de pequenos agricultores é um dos elementos que explicam esse resultado. O artigo que traz os resultados aponta que eles “são insatisfatórios e abaixo do que se espera de um território biodiverso e de um sistema alimentar que é destaque mundial. É necessário um maior comprometimento para a promoção de ações que fortaleçam o consumo desses alimentos entre brasileiros”. ..

Juazeiro 145 anos: Em retomada emocionante, Chá das 5 reverencia a cultura e a diversidade de talentos da cidade

...Quero levar a vida como se a vida fosse um chá de erva doce... E foi assim, com o trecho marcante do hino do famoso movimento cultural da década de 80 em Juazeiro, que o 'Chá das 5' foi reverenciado pela Prefeitura de Juazeiro, nesta sexta-feira (14), durante as comemorações dos 145 anos da cidade.

Cantado por Mauriçola, um dos nomes que marcou a época da manifestação que comemorou 40 anos, o Chá das 5 homenageou os poetas Jurandy, Manuca Almeida, o locutor Zé Alberto Show e o ativista cultural Naldinho...

"Exaltar a rica diversidade cultural e os saberes tradicionais dos povos que habitam a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco", são prioridades diz ministro

A 10ª edição da campanha “Eu Viro Carranca Para Defender o Velho Chico”, no fim de semana, serviu para cobrar ao Governo do Estado e ao Governo Federal o processo de perenização do Riacho do Navio, um dos principais afluentes do Rio Pajeu  Eternizado na música de Luiz Gonzaga e  Zé Dantas, o Riacho do Navio abrange os municípios de Floresta, Betânia e Custódia, todos no Sertão pernambucano.

"Quando a gente traz um evento desses para Floresta, uma cidade no meio do Sertão que não é banhada pelo São Francisco, a gente traz à luz a nossa cidade e nossos problemas, para que sejam debatidos, e mostrado o Rio São Francisco. A gente fala sobre seus afluentes, desertificação, assoreamento, mas às vezes a gente não fala daquilo que a gente quer", pontuou o deputado Kaio Maniçoba em um de seus discursos..

Gestores da Rede Municipal de Ensino participam de encontro formativo em alusão ao Maio da Diversidade

Gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram, nesta sexta-feira (26), do encontro formativo 'Educação e Diversidade na Escola', realizado no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).

A ação foi promovida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Diretoria de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes)...

Política Estadual de Agroecologia defende biodiversidade e incentiva práticas sustentáveis na Bahia

Para reforçar a agricultura sustentável na Bahia, o Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo), que será executada por meio de uma atuação transversal das políticas existentes nos 27 Territórios de Identidade e que envolve diversos órgãos e secretarias.

O objetivo é fomentar o extrativismo sustentável e a preservação dos biomas, além de garantir o bem-estar da população e o alimento de qualidade na mesa dos baianos...