Univasf debate ações afirmativas e diversidade em eventos realizados em São Raimundo Nonato (PI)

24 de May / 2024 às 10h00 | Variadas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (CPADI), participará de três eventos que debaterão temáticas sobre políticas públicas, diversidade, raça e gênero, em São Raimundo Nonato (PI).

Os eventos acontecem na sexta-feira (24) e no sábado (25), nos auditórios dos campi da Univasf e do Instituto Federal do Piauí (IFPI) na cidade.

O primeiro será a roda de conversa sobre o tema “As ações afirmativas e as políticas de cotas”, que acontecerá amanhã (24), a partir das 18h, no auditório do IFPI. A roda de conversa terá a presença do coordenador da CPADI da Univasf, Éverton Cristian Rodrigues de Souza, e do docente do curso de História do IFPI Ozael de Moura Costa. Os debatedores irão discutir sobre a formação social do Brasil, o papel das pessoas negras no país, a desigualdade social, preconceito e as políticas públicas de ações afirmativas. Esse evento está inserido na programação de comemoração dos 30 anos de Capoeira do Professor Jack Voador, da Associação de Artes e Cultura Jack Voador. 

Os professores Éverton Souza e Ozael Costa também irão participar da aula de Formação Inicial e Continuada (FIC) Escola da Terra, do módulo II sobre Educação Antirracista, que ocorrerá no sábado (25). O encontro será a partir das 8h, no salão de leitura da Biblioteca do IFPI. O Projeto Escola da Terra visa proporcionar uma formação específica e diferenciada aos professores que atuam em turmas dos primeiros anos do ensino fundamental, em escolas quilombolas e nas que atendem estudantes quilombolas.

Também no sábado, haverá o lançamento do livro “Fragmentos da Alma: Reflexões, Confissões e Poesias”, de autoria da discente do curso de Química da Univasf, Andressa Castro, que é participante do Grupo de Trabalho (GT) Diversa, da CPADI. O evento será realizado às 19h, no auditório do Campus Serra da Capivara da Univasf. A programação conta com apresentação musical, recitação de textos da autora e a roda de conversa “Protagonismo Feminino e Diversidade Cultural”. A roda terá como debatedoras a autora do livro, Andressa Castro; a diretora do Instituto Paulo Freire, Alexsandra Miranda; a escritora e professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Mari Ventura; a psicóloga da Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino da Univasf, Edna Porto; e a secretária de Cultura de São Raimundo Nonato, Fernanda Lima. A mediação será feita pelo professor do Colegiado de Química da Univasf, Thiago Silva.

Portal Univasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.