Foram encontrados 11025 registros para a palavra: bahia

Prefeito mais jovem eleito pelo PSB da Bahia tem 23 anos

O Partido Socialista Brasileiro (PSB-Bahia) elegeu, neste domingo, o prefeito mais jovem da legenda no município de Itaquara, na região do Vale do Jiquiriçá, a 319 km de Salvador. Com apenas 23 anos, o advogado Marco Aurélio Costa (Marco Aurélio de Dr. Geo), da coligação Juventude e Honestidade de Mãos Dadas (PSB / PSL / PSD / PP), obteve 50,36% dos votos válidos e passará a exercer o comando do Executivo Municipal de Itaquara, pelos próximos quatro anos, a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

A presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, comemorou a vitória do correligionário em sua primeira disputa eleitoral e destacou que a marca de Marco Aurélio significa o desejo de renovação na política. "Espero que Marco Aurélio, como jovem que é, possa expressar o desejo de ideias renovadas e busque apresentar a sua cidade políticas  inovadoras para trazer emprego e renda para o município", disse...

Sistema de apuração do Blog acompanha desempenho dos gigantes da comunicação nas apurações 2016

O Blog Geraldo José mais uma vez inovou e deu aos seus leitores a possibilidade de acompanhar o desempenho eleitoral dos candidatos, em todo o país, através de um moderno sistema de apuração, que destacou ainda as cidades da região no seu painel principal, facilitando os números da apuração aos internautas.

Aproximadamente 100 mil pessoas visitaram o Blog no dia de ontem, o que comprova a estabilidade do sistema de apuração montado pela nossa equipe técnica. Na página do Blog, tanto a apuração para prefeito, como para vereador, era disponibilizada em tempo real, dando aos candidatos e seguidores, de toda região, um painel com informações precisas sobre possíveis eleitos por coligação e por partidos, a cada instante...

Bahia fecha um mês sem registro de ataques a bancos

Nos 417 municípios baianos, nenhum caso de assalto a banco foi registrado nos trinta dias entre 29 de agosto e 29 de setembro. O levantamento, realizado pela Secretaria da Segurança Pública diariamente, aponta que o período foi o maior deste ano mantendo zerado o número de casos em todo o estado. Segundo dados da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) da SSP, o penúltimo ataque a banco ocorrido na Bahia foi à agência do Bradesco do município de Quixabeira, só voltando a ter outro caso no último dia 30, em Aratuípe. "Um resultado conquistado por todos os policiais que se dedicam à prevenção e repressão deste tipo de crime, que demanda muito empenho e trabalho integrado", afirmou o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa.

A diminuição desde o início do ano também foi ressaltada pelo titular da SSP. O comparativo entre janeiro a setembro dos anos de 2016 e 2015, aponta a redução na casa dos 63%. Para o coronel Lazaro Raimundo Oliveira Monteiro, comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, as unidades táticas especializadas da corporação têm participação direta nestes resultados.

Coordenador de Repressão a Roubos Contra Instituições Financeiras do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), o delegado Maurício Moradillo, também atribui a redução ao enfraquecimento do poder de fogo das quadrilhas especializadas, a desarticulação de inúmeras grupos e ao aumento da apreensão de armamentos de grosso calibre, geralmente utilizados nos ataques. Só este ano até agosto, quase quatro mil armas, grande parte de grosso calibre, foram apreendidas pela polícia baiana. ..

Rui destaca parceria do Governo com prefeitos eleitos para o desenvolvimento da Bahia

O governador Rui Costa parabenizou os prefeitos eleitos neste domingo (2) e destacou a importância da parceria dos Municípios com o Governo para o desenvolvimento da Bahia. “Independentemente dos resultados, continuarei sendo o governador de toda a Bahia, portanto estarei sempre aberto a novas parcerias com os prefeitos eleitos. Seguirei em ritmo acelerado de trabalho em todo o estado”, afirmou o governador. 

“O que interessa a partir de agora é desenvolver os projetos que têm como objetivo melhorar a vida dos baianos que mais precisam. Juntos, Governo e Prefeituras podem garantir a realização desses projetos, gerando emprego e renda em todos os municípios”, acrescentou o governador, que ainda está avaliando o novo quadro político da Bahia após o pleito deste domingo. ..

Joseph Bandeira é o último candidato a prefeito a exercer o direito ao voto em Juazeiro


O candidato a prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, foi o último a depositar o voto na urna, em seção que funcionou na Secretaria de Educação, e enfatizou que prefere votar no final da tarde para evitar algum tipo de tumulto ou problema com a justiça. “No final da tarde é  mais tranquilo”.

O candidato chegou acompanhado de grande comitiva e muito otimista. “Onde passei foi uma alegria muito grande, as pessoas levantando as mãos, aplaudindo, as pessoas acenando, não sei se já posso dizer isso, peço a permissão de Deus, com a humildade acima de tudo, mas acho que vamos vencer”, disse o candidato...

Balanço: 44 urnas apresentaram problemas na Bahia; 32 foram substituídas

Até às 12h25, 44 urnas eletrônicas apresentaram problemas em todo estado. Desse total, 32 máquinas foram substituídas. As outras passaram por ajustes de data e hora, reinicialização, teclado e substituição de bateria interna. Salvador lidera o número ocorrências, com um total de 19 substituições, registradas através de sistema da Justiça Eleitoral. Na sequência de trocas, estão Vitória da Conquista, com cinco, Itapetinga, Ilhéus e Senhor do Bonfim, com duas.

Acesse os dados completos..

Bahia é 3º estado com mais denúncias de corrupção eleitoral enviadas à OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu, por meio de um aplicativo lançado neste ano, mais de 430 denúncias de corrupção eleitoral e caixa 2 em todo o País. Os números fazem parte do balanço da iniciativa "Contra o Caixa 2" (clique aqui e confira o site da iniciativa) lançada pela entidade nestas eleições para ajudar a população e as autoridades no combate aos crimes durante a disputa eleitoral. Os casos serão analisados pela ordem que deve encaminhar as denúncias ao Ministério Público Eleitoral, responsável por fiscalizar os candidatos e o andamento das eleições. O Estado com o maior número de denúncias é o Paraná, com 61. Minas Gerais fica em segundo lugar, com 47, seguido da  Bahia, com 32 denúncias. O Rio Grande do Sul teve 27 denúncias, São Paulo, Pará e Goiás, registraram 25 denúncias. O Rio de Janeiro aparece logo atrás, com 24. Os números são preliminares e consideram apenas as denúncias que chegaram até o Conselho Federal da OAB, órgão superior da entidade. Além do aplicativo, a ordem abriu comitês especiais para receber as denúncias nos Estados...

496,8 mil candidatos disputam a eleição hoje

 

Neste domingo (2), os brasileiros vão às urnas para escolher o prefeito e os vereadores de suas cidades. São 496,8 mil candidatos disputando 69 mil cargos eletivos em todo o país. Do total, a maioria - 463,4 mil - é de pessoas tentando se eleger como vereador de uma das 5.568 cidades do país. São oito candidatos por vaga...

Bahia é premiada por criatividade em feira internacional de turismo

Estande da Bahia na Abav 2016 (Foto: Tatiana Azeviche/Setur)

O Prêmio Criatividade, da revista Brasil Travel News, foi concedido ao estande da Bahia, com uma réplica do Pelourinho, na 44ª Abav Expo Internacional de Turismo, sexta-feira (30), no Expo Center Norte, em São Paulo. A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa alcançaram a premiação pela segunda vez consecutiva.

O espaço da Bahia foi considerado o mais criativo por um júri formado por membros da diretoria e equipe de jornalismo da revista. “O empenho das equipes da Setur e Bahiatursa foi um grande diferencial neste trabalho de promoção da marca Bahia”, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, o Pelourinho foi reproduzido com imagens dos casarões e o calçamento de pedra que encantam brasileiros e estrangeiros em visita à capital baiana. "A valorização do nosso patrimônio arquitetônico foi um dos fatores para o êxito do estande", acrescentou o secretário. Após a premiação, o Rixô Elétrico continuou animando o público presente na Abav...

Governo da Bahia lança campanha do Outubro Rosa na próxima quarta-feira

"Uma doença silenciosa e agressiva". Assim, a servidora pública Renildes Cardoso Santos, que venceu o câncer de mama, define o câncer de mama, que deverá atingir 2.760 mulheres na Bahia em 2016, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ela ressalta a importância de iniciativas de esclarecimento como o 'Outubro Rosa', campanha que o Governo do Estado inicia na próxima quarta-feira (5), no Centro Estadual de Oncologia (Cican), às 9h, com palestra, distribuição de esmalte e laços rosa, entre outras atividades, e a presença dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de.Políticas para as Mulheres, Olívia Santana.

Durante todo o mês, haverá uma série de atividades com o objetivo de chamar a atenção das mulheres para se cuidarem, uma vez que o diagnóstico precoce pode levar à cura em até 95% dos casos. De acordo com a servidora, a descoberta da doença em estágio inicial foi fundamental para obter êxito no seu tratamento, pois ela não sentia nenhum sintoma. "Eu não sentia absolutamente nada, nenhuma dor, nenhum desconforto, fui apenas fazer meus exames de rotina e descobri".

Por entender a relevância do Movimento Mundial do Outubro Rosa que o Governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (Sesab) e de Políticas para as Mulheres (SPM), fez uma ampla programação, buscando mobilizar, sensibilizar e alertar às mulheres para se cuidarem, além de disponibilizar exames de mamografias na capital e no interior. Outros órgãos do estado também realizarão ações de mobilização para prevenção e combate à doença, a exemplo da Secretaria Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA). 

Estatística na Bahia 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.530 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2016, sendo 2.760 de mama e, destes, mil ocorrerão em Salvador. Quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura. Para isso, gestos simples como "o autoexame e a observação atenta ao corpo podem representar um grande diferencial para o tratamento", ressalta a enfermeira Ana Christina Lordelo de Salles Mascarenhas.

Ela descobriu uma pequena diferença em sua mama e, ao insistir com o médico "sobre este achado", constatou, por meio de exames, que havia um nódulo em fase inicial. "No meu caso, este cuidado com o corpo foi fundamental, pois eu ainda não tinha indicativo médico para fazer mamografia. Estava com 39 anos, mas como tinha registro de câncer na minha família, sempre ficava muito atenta".  

No Brasil, a orientação é começar os exames clínicos entre 40 e 49 anos. A partir dos 50, mamografias e ultrassonografias. Mas isso não vale para as mulheres com histórico familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau, pois, nestes casos, recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado. ..

Rui anuncia que a Bahia não vai adotar o horário de verão

Ao anunciar que a Bahia não vai adorar o horário de verão em 2016, o governador Rui Costa disse que tomou como base a opinião da maioria da população do estado que é contrária à mudança. Outro fator determinante é a baixa economia em energia elétrica que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda a escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades.

O governador ressaltou que recebeu muitas demandas do meio empresarial e que respeita a opinião do segmento, porém a prioridade é garantir o bem estar dos trabalhadores e do cidadão que preservar sua rotina, além de assegurar o desejo da maioria. “Não faz nenhum sentido um governador ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário”, enfatizou Rui...

IV Feira Territorial de Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia acontece em Jaguarari

O Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari, está realizando nesta quinta-feira, 29, a IV Feira Territorial de Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia. O evento é aberto ao público e é destinado a divulgar e popularizar as tecnologias sociais desenvolvidas pelos estudantes da Educação Profissional no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Campo Formoso, Filadélfia, Ponto Novo, Antonio Gonçalves, Pindobaçu e Caldeirão Grande) sob a orientação dos professores dos Centros Estaduais e Territorial em Educação Profissional da Bahia.

A feira está sendo realizada pelo CETEP do Piemonte Norte do Itapicuru e conta com a participação dos estudantes do Centro Estadual em Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves (Senhor do Bonfim), e acontece na Quadra Poliesportiva da Escola João Ferreira Matos...

TRE-BA segue com julgamentos de recursos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue com os julgamentos dos recursos (propaganda eleitoral e registro de candidatura), apresentados à Corte Eleitoral baiana, relativos ao pleito do próximo dia 02 de outubro (domingo). A última sessão de julgamento antes da realização do 1º turno das Eleições Municipais 2016 está prevista para 9h30, desta sexta-feira (30/9)...

Galo defende Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos na Bahia

Estruturar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) na Bahia é fundamental para que o cidadão saiba o que há nos produtos que consome.  A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor de uma indicação ao Governo do Estado para a implantação Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA/BA).

O parlamentar participou do Seminário de Descentralização das Ações do programa nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), realizado nesta terça-feira (27) no Hotel Vila Velha. "Você sabe quais resíduos de agrotóxicos estão nos alimentos que sua família consome? Pois é, por isso a importância do PARA. É uma questão de saúde pública", enfatizou Galo, que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia...

TCE/BA solicitou, em 2014, ações de manutenção no Centro de Convenções da Bahia

Por meio da Resolução 185/2014, publicada em 22 de setembro de 2014, o plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) determinou às autoridades responsáveis que fossem adotadas, com urgência, providências para sanear irregularidades identificadas na estrutura física do Centro de Convenções da Bahia, que sofreu um desabamento parcial na última sexta-feira (23.09). Auditores do Tribunal haviam constatado a existência de corrosão acentuada nas estruturas metálicas, alagamentos, infiltrações em vários locais, fiação exposta, goteiras, comprometimento de saídas de emergência, além da falta de um Plano de Segurança para Situações de Pânico (PSSP).

A resolução, que teve como relator o conselheiro Gildásio Penedo Filho, foi resultante de um relatório de auditoria realizada pela 3ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE), concluída em dezembro de 2013, quando foi apontada a necessidade de ações urgentes de manutenção nas instalações do Centro de Convenções da Bahia pela administração estadual. ..

POLÍCIA MILITAR FORMA 254 SARGENTOS NA BAHIA E TURMA LEVARÁ O NOME DO SARGENTO JOSÉ PEREIRA BISPO

Nesta quarta-feira (28), a Polícia Militar da Bahia forma 254 policiais militares no Curso Especial de Formação de Sargentos em cinco solenidades no estado. Em Salvador, a solenidade acontece neste momento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Alto de Ondina, com a entrega de diploma a 22 sargentos. No interior, a formatura acontece nos municípios de Feira de Santana (50), Ilhéus (62), Juazeiro (79) e Vitória da Conquista (41). Apenas em Juazeiro a solenidade será logo mais às 16h30.

Por indicação do Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, com a aprovação do Coronel Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, a Turma de Sargentos da PMBA terá como patrono o SGT PM JOSÉ PEREIRA BISPO...

Bahia contará com mais de 126 mil mesários

No próximo dia 02 de outubro, quando acontece a Eleição Municipal 2016, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contará com 126.776. Somente na capital baiana, foram chamados 19.200 mesários, números definitivos, considerando as agregações de seções eleitorais. Desse universo de colaboradores da Justiça Eleitoral baiana, 10.126 participam voluntariamente, após efetivarem inscrição por meio do projeto ‘Mesário Voluntário’...

Bahia aumenta em 40% o número de transplantes realizados em um ano

Um ano após receber um novo coração, nesta terça-feira (27), Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, o comerciário Cosme Ferreira Bispo, 39 anos, tem planos de fazer uma faculdade e montar seu próprio negócio. Diagnosticado com doença de Chagas, ele foi o primeiro paciente a passar por um transplante de coração no Hospital Ana Nery, após o credenciamento da unidade para o procedimento. Com investimentos de mais de R$ 10 milhões por ano, a partir da implantação da Política Estadual de Transplantes, em setembro de 2015, já foi registrado um aumento de 40% no número de transplantes de órgãos e uma redução de 10% no número de subnotificações de potenciais doadores. 

Cosme diz que chegou a sentir que era um peso para a família e agora se sente seguro para fazer planos. "Quero voltar a trabalhar, montar meu próprio negócio, fazer faculdade". Ele conta que tinha uma vida normal, mas, de repente, teve um princípio de infarto. "Fiquei duas horas sem falar e andar. Tive insuficiência cardíaca e retenção de líquido. Então o médico diagnosticou doença de chagas. Comecei a tratar, mas só poderia resolver com o transplante de coração". Ele lembra que, antes de adoecer, desejava ser doador. "Espero que mais pessoas sejam doadoras. Estou me sentindo maravilhado. Nunca me via passar por essa situação, mas aconteceu e graças a Deus estamos bem, voltando à rotina".

Autorização

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado da Bahia, América Carolina Sodré, ressalta que, para ser doador, o importante é avisar à família. "Não adianta o doador deixar a sua disponibilidade por escrito, se a família não autorizar, o órgão não é doado. Se o paciente disser que não é doador, mas a família autorizar, o transplante poderá ser realizado", explica. Segundo ela, após o óbito, a família assina um termo de autorização, confirmado por duas testemunhas, e só depois que esse termo seja devidamente assinado a Central de Transplante pode iniciar o processo de captação e distribuição dos órgãos. 

Segundo Carolina, a maioria dos hospitais tem profissionais capacitados para fazer entrevista com a família e orientar todo o processo, para que a doação de órgãos aconteça da maneira mais rápida e segura possível. "Mas a família também pode entrar em contato direto com a Central de Transplante, por meio do telefone 0800-2840444. Nós encaminhamos um profissional até o local para que o processo seja iniciado, ou o familiar pode informar ao próprio hospital a vontade de doar os órgãos e o hospital vai fazer contato com a Central de Transplantes". 

Rapidez 

A coordenadora explica que quanto mais rápida a autorização, maiores as chances de se salvar uma vida ou de aproveitar um órgão. "No caso de doação de córneas, o prazo é de seis horas após o momento do óbito, se o corpo estiver em temperatura ambiente, ou 12 horas caso esteja refrigerado. No caso de outros órgãos, quando há morte encefálica diagnosticada, não há prazo, mas o processo deve ser feito o quanto antes". No caso do transplante cardíaco, Carolina informa que o Hospital Ana Nery é referência e está habilitado junto ao Ministério da Saúde para realizar transplantes cardiopulmonares. 

Segundo Carolina, o lugar na lista de espera depende do órgão que o paciente precisa. Nos casos de coração, pulmão e córnea, a ordem é cronológica, recebe o órgão quem entrou na fila primeiro. No caso do rim, por exemplo, o critério é imunológico, é preciso transplantar as pessoas que forem mais compatíveis com o órgão disponível. E nos casos de fígado, o critério é por gravidade da doença, os pacientes mais graves vão receber o órgão disponível". 

O Estado mantém profissionais nas principais cidades do interior aptos para diagnosticar a morte encefálica e para fazer a entrevista familiar, como informa a coordenadora. "A família autorizando, nós deslocamos as equipes daqui de Salvador por meio das aeronaves da Casa Civil, da Casa Militar ou da Força Aérea Brasileira. Os médicos cirurgiões vão fazer a retirada dos órgãos, que serão encaminhados para Salvador, e a central vai determinar para onde serão distribuídos. Hoje o Estado mantém sete organizações de procura de órgãos, quatro delas no interior, em Feira de Santana, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista"...

Bahia terá capacitação de agentes públicos de saúde no combate ao Zika

A cidade de Salvador (BA) recebe, a partir de 26 de setembro, o ZIKALAB, nome dado ao Laboratório de Formação do Trabalhador de Saúde no Contexto do Vírus Zika. O objetivo da oficina é a capacitação de agentes públicos de saúde com foco na melhoria do atendimento a gestantes e bebês com microcefalia e suas famílias, nas regiões mais críticas do País.

O ZIKALAB é fruto de uma parceria da Johnson & Johnson com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), o IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), que trabalharam juntos de forma colaborativa. O projeto foi desenvolvido em linha com as políticas, protocolos e programas do Ministério da Saúde e do SUS...

Repercute na Bahia prisão de Homem que abusou da filha de 10 anos em Sobradinho

Está repercutindo bastante em toda a Bahia o fato de que um homem de 31 anos foi preso após abusar sexualmente da filha de 10 anos, no município de Sobradinho, norte da Bahia, na tarde da última sexta-feira (23). Segundo a polícia, em depoimento, o pai da vítima confessou o crime e contou que não foi a primeira vez que abusou da menina. As informações foram passadas ao G1 pelo delegado Ranieri Barbosa, titular da delegacia da cidade e responsável pelo caso.

De acordo com o delegado, o filho mais novo do homem flagrou o pai com a irmã em um dos quartos da casa da família, localizada no bairro de Vila São Joaquim, na sexta-feira. A criança correu e chamou a avó materna, que acionou a polícia. Algumas pessoas da família do suspeito tentaram impedir a mulher, informou o delegado. Ela [a avó] chegou alarmando. Ele [suspeito] se vestiu, vestiu a calcinha da menina e tentou arrumar a cama", disse o delegado...