Foram encontrados 11035 registros para a palavra: bahia

Rui anuncia que a Bahia não vai adotar o horário de verão

Ao anunciar que a Bahia não vai adorar o horário de verão em 2016, o governador Rui Costa disse que tomou como base a opinião da maioria da população do estado que é contrária à mudança. Outro fator determinante é a baixa economia em energia elétrica que não justificaria o desconforto das pessoas acordarem mais cedo, em meio ainda a escuridão, para trabalhar ou fazer outras atividades.

O governador ressaltou que recebeu muitas demandas do meio empresarial e que respeita a opinião do segmento, porém a prioridade é garantir o bem estar dos trabalhadores e do cidadão que preservar sua rotina, além de assegurar o desejo da maioria. “Não faz nenhum sentido um governador ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário”, enfatizou Rui...

IV Feira Territorial de Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia acontece em Jaguarari

O Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari, está realizando nesta quinta-feira, 29, a IV Feira Territorial de Tecnologias Sociais da Educação Profissional da Bahia. O evento é aberto ao público e é destinado a divulgar e popularizar as tecnologias sociais desenvolvidas pelos estudantes da Educação Profissional no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha, Campo Formoso, Filadélfia, Ponto Novo, Antonio Gonçalves, Pindobaçu e Caldeirão Grande) sob a orientação dos professores dos Centros Estaduais e Territorial em Educação Profissional da Bahia.

A feira está sendo realizada pelo CETEP do Piemonte Norte do Itapicuru e conta com a participação dos estudantes do Centro Estadual em Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves (Senhor do Bonfim), e acontece na Quadra Poliesportiva da Escola João Ferreira Matos...

TRE-BA segue com julgamentos de recursos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue com os julgamentos dos recursos (propaganda eleitoral e registro de candidatura), apresentados à Corte Eleitoral baiana, relativos ao pleito do próximo dia 02 de outubro (domingo). A última sessão de julgamento antes da realização do 1º turno das Eleições Municipais 2016 está prevista para 9h30, desta sexta-feira (30/9)...

Galo defende Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos na Bahia

Estruturar o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) na Bahia é fundamental para que o cidadão saiba o que há nos produtos que consome.  A avaliação é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), autor de uma indicação ao Governo do Estado para a implantação Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA/BA).

O parlamentar participou do Seminário de Descentralização das Ações do programa nacional de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), realizado nesta terça-feira (27) no Hotel Vila Velha. "Você sabe quais resíduos de agrotóxicos estão nos alimentos que sua família consome? Pois é, por isso a importância do PARA. É uma questão de saúde pública", enfatizou Galo, que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia...

TCE/BA solicitou, em 2014, ações de manutenção no Centro de Convenções da Bahia

Por meio da Resolução 185/2014, publicada em 22 de setembro de 2014, o plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) determinou às autoridades responsáveis que fossem adotadas, com urgência, providências para sanear irregularidades identificadas na estrutura física do Centro de Convenções da Bahia, que sofreu um desabamento parcial na última sexta-feira (23.09). Auditores do Tribunal haviam constatado a existência de corrosão acentuada nas estruturas metálicas, alagamentos, infiltrações em vários locais, fiação exposta, goteiras, comprometimento de saídas de emergência, além da falta de um Plano de Segurança para Situações de Pânico (PSSP).

A resolução, que teve como relator o conselheiro Gildásio Penedo Filho, foi resultante de um relatório de auditoria realizada pela 3ª Coordenadoria de Controle Externo (CCE), concluída em dezembro de 2013, quando foi apontada a necessidade de ações urgentes de manutenção nas instalações do Centro de Convenções da Bahia pela administração estadual. ..

POLÍCIA MILITAR FORMA 254 SARGENTOS NA BAHIA E TURMA LEVARÁ O NOME DO SARGENTO JOSÉ PEREIRA BISPO

Nesta quarta-feira (28), a Polícia Militar da Bahia forma 254 policiais militares no Curso Especial de Formação de Sargentos em cinco solenidades no estado. Em Salvador, a solenidade acontece neste momento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Alto de Ondina, com a entrega de diploma a 22 sargentos. No interior, a formatura acontece nos municípios de Feira de Santana (50), Ilhéus (62), Juazeiro (79) e Vitória da Conquista (41). Apenas em Juazeiro a solenidade será logo mais às 16h30.

Por indicação do Comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, com a aprovação do Coronel Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, a Turma de Sargentos da PMBA terá como patrono o SGT PM JOSÉ PEREIRA BISPO...

Bahia contará com mais de 126 mil mesários

No próximo dia 02 de outubro, quando acontece a Eleição Municipal 2016, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contará com 126.776. Somente na capital baiana, foram chamados 19.200 mesários, números definitivos, considerando as agregações de seções eleitorais. Desse universo de colaboradores da Justiça Eleitoral baiana, 10.126 participam voluntariamente, após efetivarem inscrição por meio do projeto ‘Mesário Voluntário’...

Bahia aumenta em 40% o número de transplantes realizados em um ano

Um ano após receber um novo coração, nesta terça-feira (27), Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, o comerciário Cosme Ferreira Bispo, 39 anos, tem planos de fazer uma faculdade e montar seu próprio negócio. Diagnosticado com doença de Chagas, ele foi o primeiro paciente a passar por um transplante de coração no Hospital Ana Nery, após o credenciamento da unidade para o procedimento. Com investimentos de mais de R$ 10 milhões por ano, a partir da implantação da Política Estadual de Transplantes, em setembro de 2015, já foi registrado um aumento de 40% no número de transplantes de órgãos e uma redução de 10% no número de subnotificações de potenciais doadores. 

Cosme diz que chegou a sentir que era um peso para a família e agora se sente seguro para fazer planos. "Quero voltar a trabalhar, montar meu próprio negócio, fazer faculdade". Ele conta que tinha uma vida normal, mas, de repente, teve um princípio de infarto. "Fiquei duas horas sem falar e andar. Tive insuficiência cardíaca e retenção de líquido. Então o médico diagnosticou doença de chagas. Comecei a tratar, mas só poderia resolver com o transplante de coração". Ele lembra que, antes de adoecer, desejava ser doador. "Espero que mais pessoas sejam doadoras. Estou me sentindo maravilhado. Nunca me via passar por essa situação, mas aconteceu e graças a Deus estamos bem, voltando à rotina".

Autorização

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado da Bahia, América Carolina Sodré, ressalta que, para ser doador, o importante é avisar à família. "Não adianta o doador deixar a sua disponibilidade por escrito, se a família não autorizar, o órgão não é doado. Se o paciente disser que não é doador, mas a família autorizar, o transplante poderá ser realizado", explica. Segundo ela, após o óbito, a família assina um termo de autorização, confirmado por duas testemunhas, e só depois que esse termo seja devidamente assinado a Central de Transplante pode iniciar o processo de captação e distribuição dos órgãos. 

Segundo Carolina, a maioria dos hospitais tem profissionais capacitados para fazer entrevista com a família e orientar todo o processo, para que a doação de órgãos aconteça da maneira mais rápida e segura possível. "Mas a família também pode entrar em contato direto com a Central de Transplante, por meio do telefone 0800-2840444. Nós encaminhamos um profissional até o local para que o processo seja iniciado, ou o familiar pode informar ao próprio hospital a vontade de doar os órgãos e o hospital vai fazer contato com a Central de Transplantes". 

Rapidez 

A coordenadora explica que quanto mais rápida a autorização, maiores as chances de se salvar uma vida ou de aproveitar um órgão. "No caso de doação de córneas, o prazo é de seis horas após o momento do óbito, se o corpo estiver em temperatura ambiente, ou 12 horas caso esteja refrigerado. No caso de outros órgãos, quando há morte encefálica diagnosticada, não há prazo, mas o processo deve ser feito o quanto antes". No caso do transplante cardíaco, Carolina informa que o Hospital Ana Nery é referência e está habilitado junto ao Ministério da Saúde para realizar transplantes cardiopulmonares. 

Segundo Carolina, o lugar na lista de espera depende do órgão que o paciente precisa. Nos casos de coração, pulmão e córnea, a ordem é cronológica, recebe o órgão quem entrou na fila primeiro. No caso do rim, por exemplo, o critério é imunológico, é preciso transplantar as pessoas que forem mais compatíveis com o órgão disponível. E nos casos de fígado, o critério é por gravidade da doença, os pacientes mais graves vão receber o órgão disponível". 

O Estado mantém profissionais nas principais cidades do interior aptos para diagnosticar a morte encefálica e para fazer a entrevista familiar, como informa a coordenadora. "A família autorizando, nós deslocamos as equipes daqui de Salvador por meio das aeronaves da Casa Civil, da Casa Militar ou da Força Aérea Brasileira. Os médicos cirurgiões vão fazer a retirada dos órgãos, que serão encaminhados para Salvador, e a central vai determinar para onde serão distribuídos. Hoje o Estado mantém sete organizações de procura de órgãos, quatro delas no interior, em Feira de Santana, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista"...

Bahia terá capacitação de agentes públicos de saúde no combate ao Zika

A cidade de Salvador (BA) recebe, a partir de 26 de setembro, o ZIKALAB, nome dado ao Laboratório de Formação do Trabalhador de Saúde no Contexto do Vírus Zika. O objetivo da oficina é a capacitação de agentes públicos de saúde com foco na melhoria do atendimento a gestantes e bebês com microcefalia e suas famílias, nas regiões mais críticas do País.

O ZIKALAB é fruto de uma parceria da Johnson & Johnson com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), o IPADS (Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social), que trabalharam juntos de forma colaborativa. O projeto foi desenvolvido em linha com as políticas, protocolos e programas do Ministério da Saúde e do SUS...

Repercute na Bahia prisão de Homem que abusou da filha de 10 anos em Sobradinho

Está repercutindo bastante em toda a Bahia o fato de que um homem de 31 anos foi preso após abusar sexualmente da filha de 10 anos, no município de Sobradinho, norte da Bahia, na tarde da última sexta-feira (23). Segundo a polícia, em depoimento, o pai da vítima confessou o crime e contou que não foi a primeira vez que abusou da menina. As informações foram passadas ao G1 pelo delegado Ranieri Barbosa, titular da delegacia da cidade e responsável pelo caso.

De acordo com o delegado, o filho mais novo do homem flagrou o pai com a irmã em um dos quartos da casa da família, localizada no bairro de Vila São Joaquim, na sexta-feira. A criança correu e chamou a avó materna, que acionou a polícia. Algumas pessoas da família do suspeito tentaram impedir a mulher, informou o delegado. Ela [a avó] chegou alarmando. Ele [suspeito] se vestiu, vestiu a calcinha da menina e tentou arrumar a cama", disse o delegado...

ESPAÇO DO LEITOR: O que é  política em Juazeiro? Na Bahia? No Brasil??

Ciclos de vermes famintos pelo poder e ascensões financeiras através da manipulação e "sociedades"  lucrativas. 

Ainda sobre Juazeiro...A escolha de ter que votar " no menos pior" por falta de candidatos descentes é triste demais. ..postura derrotista, e, a de maior desejo dos que aguardam a espreita, com sorrisos mansos, abraçando crianças por quem não  tem afeto em suas campanhas, sem projetos ou boas intenções em suas candidaturas. Prefeituráveis, futuros legisladores devem ser analisados como a pessoa que iremos contratar para trabalhar dentro de nossa casa!!

Quem não entende o quanto essa crise financeira, moral e de abusos diversos é culpa de todos, precisa despertar urgentemente!! A vida em sociedade é uma ciranda. Tudo o que escolhemos e fazemos reflete nos outros sempre. ..

Faltam 8 dias: TRE divulga cartilha para orientar trabalho de policiais militares durante o pleito na Bahia

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), disponibilizou, no canal "TV TREBA" no Youtube, a "Cartilha para o Policial Militar", com as condutas que os profissionais deverão adotar no dia 02 de outubro, quando serão realizadas as Eleições Municipais de 2016.

Assista ao vídeo..

Servidores do Judiciário da Bahia deliberam por nova paralisação no dia 29

Foto: Niassa Jamena/Sintaj

Em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (22), no Fórum Regional do Imbuí em Salvador, os trabalhadores do Judiciário baiano deliberaram a realização de mais uma paralisação de 24 horas com assembleia, na próxima quinta (29). De acordo com o encaminhamento aprovado, a mobilização começará novamente no Fórum e depois os servidores sairão em carreata para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), onde darão continuidade ao ato. O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ)...

TCM emite Resolução sobre precatórios do Fundef

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram Resolução advertindo os prefeitos de que os recursos oriundos de precatórios referentes ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) só poderão ser aplicados em educação, nos termos da Lei Federal 11.494/2007, sob pena de caracterização de desvio de finalidade. Alertam que, em caso de descumprimento, os gestores estão sujeitos a penas administrativas e a representação ao Ministério Público Federal.

Não se admite, também, de acordo com o documento, "a qualquer título, a cessão dos créditos de precatórios, nem a sua utilização para o pagamento de honorários advocatícios, inclusive na hipótese dos contratos celebrados para propositura e acompanhamento de ação judicial visando obter os respectivos créditos, ressalvadas decisões judiciais em contrário, transitadas em julgado"...

Governador afasta possibilidade de horário de verão este ano na Bahia: 'Provavelmente não'

O governador Rui Costa disse que a Bahia não deve adotar o horário de verão, medida que já vem acontecendo nos últimos anos. "Provavelmente não. Vou manter a posição do ano passado de não adesão", resumiu Rui ao Bahia Notícias depois de encontro com atletas baianos que participaram dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Desde 2003, apenas em 2011 os baianos precisaram adiantar os relógios em uma hora, seguindo a maior parte do país. O horário de verão este ano começa no dia 16 de outubro. ..

Juazeiro: MPT abre seleção para estagiários na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia lançou edital de processo de seleção que oferece três vagas e cadastro de reserva para estagiários de nível superior. As vagas são para Salvador (Administração, Comunicação Social – Jornalismo e Direito), Barreiras (Direito), Eunápolis (Direito), Feira de Santana (Direito), Itabuna (Direito), Juazeiro (Direito), Santo Antônio de Jesus (Direito) e Vitória da Conquista (Direito).

O estagiário admitido pelo Ministério Público do Trabalho terá direito a uma bolsa mensal, atualmente fixada em R$850, além de auxílio-transporte de R$7 por dia de estágio e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal de estágio no MPT é de 20 horas. Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva nas instituições de ensino conveniadas com o órgão...

Governo cumpre pagamento do Piso Nacional da Educação a professores do magistério

Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino vão receber, já a partir do dia 30 de setembro deste mês, os salários compatíveis com o piso salarial de suas carreiras. O pagamento da diferença salarial será retroativo a abril deste ano e terá um impacto na folha estadual de R$ 263,6 milhões, divididos entre os anos de 2016 e 2017.

A carreira dos docentes foi reestruturada pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do Piso Nacional da Educação. A Lei 13.569, que promove as mudanças necessárias a esta equiparação salarial, foi sancionada em 18 de agosto deste ano pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contempla mais de 30 mil servidores, entre ativos e inativos...

Faltam 10 dias: Cerimônia de carga e lacração das urnas acontece hoje (22/9)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começa, nesta quinta-feira (22/9), a lacração e carga das urnas eletrônicas. A cerimônia que dá início ao procedimento está marcada para 8h e acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Regional em Salvador. O trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos de votação para a realização das Eleições Municipais de 2016, que ocorre no dia 2 de outubro. No primeiro dia, quatro zonas da capital serão atendidas...

Bahia tem 147 candidatos com referências a patentes militares nos nomes

Apesar de a Polícia Militar ser diretamente ligada ao governo do estado e as Forças Armadas à União, é significativo o número de candidatos às eleições municipais de 2016 que utilizam títulos militares como forma de identificação. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registraram-se 139 candidatos com diferentes graduações da hierarquia militar: sete candidatos a prefeito, dois a vice e 130 a vereador. Há ainda oito candidatos com referência a outros militares em seus nomes. Para o deputado estadual Soldado Prisco (PPS), que foi vereador de 2013 a 2014, a visibilidade dos candidatos militares é essencial para a categoria. "Os militares muitas vezes são tratados como alguém que está fora da sociedade.

Na verdade, ele está cada dia mais inserido na sociedade", afirmou ao Bahia Notícias. O deputado avaliou ainda que a presença de militares na gestão municipal tem grande importância no combate à violência. "Segurança pública não é só responsabilidade do estado. A Constituição Federal é muito clara com relação a isso. Segurança pública não é só colocar polícia no local. Tem iluminação, infraestrutura, área social do município, porque tudo isso é importante para diminuir a violência. Os vereadores, como foi meu caso, por exemplo, contribuem muito para isso", defendeu o parlamentar...

Jovem é baleado em Jacobina após amigo chamar homem de 'traveco' , diz polícia

Um jovem de 18 anos foi baleado após um amigo com quem ele estava chamar um homem de "traveco", na noite da terça-feira (20), no município de Jacobina. As informações foram passadas ao G1 pela Polícia Militar, nesta quarta-feira (21).

De acordo com a PM, a vítima contou que conversava com o amigo, na Rua Bananeira, quando, por volta das 22h30, a confusão aconteceu. Conforme a polícia, o amigo do jovem provocou o suspeito de ter atirado, que foi em casa e voltou com um revólver. O homem efetuou disparos na direção dos jovens e um deles foi atingido...