Foram encontrados 2534 registros para a palavra: agu

TURBIDEZ DA ÁGUA INCOMODA JUAZEIRENSES

A turbidez da água em Juazeiro, mesmo com todas as garantias que estão sendo asseveradas pela direção da autarquia municipal responsável pelo tratamento da água na cidade, no caso, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos, a população permanece intranquila e com receio de consumir o precioso líquido.

Na manhã desta sexta-feira (29), o jornalista Josinaldo Rodrigues enviou foto e mensagem ao Blog criticando a cor da água que saiu na torneira da sua residência localizada no bairro Palmares. Ele informou que a situação é semelhante no Quidé e na Pedra do Lord...

"A água está desinfectada e não transmite doenças", assegura o engenheiro do SAAE de Juazeiro, Henrique Santiago

O período chuvoso trouxe alívio, mas também muitos problemas, principalmente, quanto aos entupimentos de esgotos e a distribuição da água limpa.

O Blog Geraldo José nos últimos dias noticiou diversos pontos de alagamentos e entupimentos provocados por esgotos estourados nos bairros de Juazeiro. Além disso, a nossa redação tem recebido constantemente reclamações quanto a cor e o cheiro da água que chega às torneiras dos moradores...

Adalberto entra na briga e diz que a Compesa tem que resolver o problema da água salobra em Petrolina

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti telefonou nessa terça-feira(26) para o Presidente da Compesa em Recife, Roberto Tavares, pedindo providências para a situação da água salobra em Petrolina. Segundo o parlamentar, o Presidente da Compesa disse como resposta, que a barragem construída pelo ex-prefeito Odacy Amorim no valor de R$ 700 mil reais, não conteve as águas do Riacho Vitória. Depois desligou o telefone. Para Adalberto, a Compesa quer se eximir de uma situação que ela precisa resolver. Na imprensa nesta quarta-feira (27) o Deputado falou da falta de respeito e dos descalabros cometidos pela companhia de água e esgoto esses anos todos em Petrolina e pediu providencias ao governo do estado.

"Faltam compromissos da Compesa com a cidade. Petrolina não aguenta mais essa situação de desrespeito e de irresponsabilidade. Cansou.  Tá na hora de se tomar uma decisão mais ríspida.   Não merecemos tanta desatenção. E o pior, é que o povo sofre, reclama, pede, insiste e as soluções que a cidade necessita não chegam. Falta água nos bairros, esgotos estourados por toda a periferia. Todo dia tem interrupção de fornecimento de água em um bairro. E agora, o povo tem que se sujeitar a tomar agua salgada? salobra? As desculpas são sempre esfarrapadas e o governo do estado continua arrecadando milhões e milhões que os usuários pagam,  para cobrir os prejuízos da Compesa em outras cidades de Pernambuco. Até quando isso?", declarou o deputado...

Prefeitura de Petrolina utiliza bombas de sucção para escoar água dos bairros

A prefeitura de Petrolina através da secretaria de Infraestrutura  para amenizar os alagamentos devido as fortes chuvas que caíram sobre cidade nos últimos dias, usou bombas de sucção. Os bairros São Joaquim e Dom Avelar que estavam com ruas alagadas, tiveram o escoamento com a instalação de bombas com o objetivo de agilizar a vazão de água.

Segundo informou a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, as águas estão sendo escoadas, através de grandes tubos. " As águas estão sendo escoadas em direção ao canal do Dom Avelar, com certeza as águas escoarão mais rápido", disse...

Enquanto a sociedade aguarda uma solução, assassino de Beatriz continua livre. Até quando?

Já se passaram 47 dias do brutal e covarde assassinato da garota Beatriz Angélica, morta com golpes de arma branca, nas dependências do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, sem que a polícia pernambucana revele qualquer informação que aponte um caminho de investigação.

O silencio tem provocado a reação nas redes sociais e diversos manifestos já aconteceram ou estão sendo planejados, cobrando uma solução para o caso...

SAAE restabelece abastecimento de água no Salitre e Lagoa do Boi

As chuvas que caíram na região nos últimos dias trouxeram alívio para o homem do campo que sofria com a longa estiagem e a caatinga já dá sinais de recuperação. O grande volume de água, entretanto, provocou o rompimento de adutoras que levavam água potável para diversas comunidades a exemplo de Lagoa do Boi e algumas localidades do Salitre.

De acordo com as equipes do interior do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, os riachos do Frade e Grotão, na região de Pinhões, transbordaram e danificou a rede do Programa Água para Todos que abastece Lagoa do Boi.  Segundo o gerente de Divisão do Interior, Marcondes Barros, a adutora já foi refeita  e o sistema foi restabelecido nesta terça-feira (26). ..

Águas das chuvas começam a mudar cenário dos reservatórios ao longo do Rio São Francisco

O Blog Geraldo José acompanha diariamente o nível da Barragem de Sobradinho. Na segunda-feira (25), o reservatório atingiu a marca de 5,1%, o que já se torna um motivo de alegria para os moradores que vivem entorno do lago e que vinham sofrendo as consequências da grande estiagem. No mês de dezembro a Barragem de Sobradinho atingiu a pior marca da sua história que foi o valor de 1%.

O Blog Geraldo José recebeu, por e-mail, informações sobre as chuvas que caíram na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, que fica a 4km das nascentes do Velho Chico em Minas Gerais. Somente no período de 02 a 20 de janeiro choveu 333mm. No ano passado, nesse mesmo período, o volume de chuvas foi de 109,6mm...

Sesp executa ações para escoar a água das chuvas acumuladas no IFBA e Residencial São Francisco

Nesta segunda-feira, 25, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro trabalham na abertura de valas para o escoamento das águas das chuvas acumuladas nas proximidades do Residencial São Francisco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). No Residencial São Francisco, a água será drenada para o canal do Riacho do Macarrão, direto para o Rio São Francisco. Enquanto no IFBA a água será escoada para o canal do riacho Malhada também direto para o São Francisco. 

O secretário de Serviços Públicos, Fernando Dantas, informa que as equipes da Prefeitura continuam de plantão na cidade. “Atendemos ocorrências em diversos pontos da cidade. A Prefeitura está mobilizada para minimizar os problemas causados pelas chuvas, por isso as equipes técnicas estão visitando os pontos críticos e estudando soluções para sanar as demandas que surgiram com as fortes chuvas. Gradativamente os trabalhos serão realizados”, explicou Fernando...

Prefeitura de Petrolina emite nota esclarecendo responsabilidade sobre água na cidade, veja na íntegra:

A Prefeitura de Petrolina vem esclarecer que a responsabilidade da captação e manutenção da qualidade da água ofertada ao município é da COMPESA.

Infelizmente, a empresa, historicamente, tem usado os recursos dos petrolinenses para financiar seu sistema que em Petrolina tem sido ineficaz e ineficiente. Agora inova querendo transferir para município a responsabilidade do barramento das águas utilizadas pela própria Compesa.

O Município está inteiramente à disposição para reassumir o sistema até porque constitucionalmente o sistema pertence ao município...

COMPESA ENVIA NOTA SOBRE CONDIÇÕES DA ÁGUA EM PETROLINA

A COMPESA informa à população da cidade de Petrolina que, devido as últimas chuvas ocorridas, o dique de contenção construído pela Prefeitura de Petrolina no Riacho Vitória não conseguiu conter o volume de água decorrente da enchente, provocando uma alteração temporária na qualidade da água bruta em um dos pontos de captação da COMPESA.

A COMPESA esclarece que vem tomando providências para que essas alterações não reflitam na qualidade da água tratada, que continua em condições de ser distribuída à população.

Outrossim, com o objetivo de trabalhar sempre para melhoria de seus serviços, a Compesa, mesmo não sendo a responsável pela manutenção dos barramentos existentes nos cursos d`água afluentes ao Rio São Francisco, se coloca à disposição da Prefeitura de Petrolina, no sentido de colaborar para o retorno da condição anterior existente...

Janeiro Tem Mais Artes prossegue no Sesc Petrolina e no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente)

A programação da 8ª edição do Janeiro Tem Mais Artes, prossegue nesta semana com espetáculos de dança, teatro, música, oficinas e mostra de curtas metragens. O festival, que começou na última sexta-feira (22) com a abertura da exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão, apresenta nesta terça-feira (26) no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente), às 16h, o espetáculo Decripolou Totepou com a trupe Puxincói – Teatro e Variedades, de Ingazeira – PE. Uma divertida “receita para espantar tristezas”, que convida o público a brincar de circo, magias, malabares e muita poesia.

De volta ao centro da cidade, a pedida é conferir no hall do teatro (Sesc Petrolina),  ainda nesta terça-feira às 18h, o Cine Dona Amélia com uma mostra de curtas metragens. E às 20h, a Cia Sarau das Seis, de Petrolina – PE promove um verdadeiro mergulho na vida e na obra do poeta José Raulino Sampaio através do espetáculo Lembranças de Pedra...

Turbidez não compromete qualidade da água fornecida pelo SAAE

A afirmação é do engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro, José Oliveira, que atribui a cor barrenta da água à grande quantidade de água nova que está chegando ao Rio São Francisco, vindo dos afluentes da região do Salitre. Segundo Oliveira, a água está trazendo muito material orgânico, entretanto o tratamento está sendo feito com a mesma eficiência.  Explica ainda que o serviço de lavagem dos tanques decantadores e dos filtros está sendo intensificado mantendo assim a qualidade da água fornecida à população.

De acordo ainda com o engenheiro, há mais de quatro anos não era registrado um nível tão elevado de turbidez no Rio São Francisco. “Mas a população pode ficar tranqüila que a água está recebendo todo o tratamento e mantém os índices exigidos pelo Ministério da Saúde”, informa...

Odacy cobra da Compesa e da Armupe explicações sobre volta da água salobra ao sistema de captação do riacho Vitória em Petrolina

Responsável em 2007 quando governou Petrolina, no sertão do estado, de realizar uma intervenção no sistema de captação de água do riacho Vitória que acabou com a água salobra na cidade após as chuvas que atingiam o município, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim, do PT, lamentou o problema ter voltado agora após as chuvas da última semana. O parlamentar frisa que vai pedir explicações à Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento - responsável pela administração e manutenção do sistema de água e esgoto em Petrolina, pelo problema voltar ao município.

Odacy também vai em busca de uma resposta da Agência Reguladora do Município de Petrolina – Armupe – que tem como finalidade, fiscalizar entre outros serviços, a atuação da empresa que opera o sistema de abastecimento d’água e a qualidade dessa água que vem sendo oferecida à população. Odacy quer saber se houve desatenção da Armupe na cobrança pela limpeza e manutenção da área de captação o riacho Vitória...

JUAZEIRENSES RECLAMAM DA COR DA ÁGUA DISTRIBUÍDA NO CENTRO DA CIDADE

Moradores da área central de Juazeiro encaminharam fotos à redação do Blog na manhã desta segunda-feira (25), onde mostram a água com cor de ferrugem saindo da torneira de suas casas.

Os denunciantes especularam sobre a ocorrência desta segunda-feira. “Não está havendo tratamento ou a limpeza dos filtros não tem sido eficiente em razão do grande volume de água nova que tem passado na área de captação do SAAE em Juazeiro” reclamaram...

JUAZEIRENSE PERDE VEÍCULO EM OBRA PARA ESCOAMENTO DAS ÁGUAS DAS CHUVAS NAS PROXIMIDADES DA BARRAGEM SÃO GERALDO

O ex-vice-prefeito de Juazeiro Antônio Carlos Chaves e a vereadora Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa) estiveram acompanhando na manhã desta segunda-feira (25) o sofrimento do Sr. Adelino da Silva Filho, morador da comunidade Rural de Baixo, proximidades da Ilha de Nossa Senhora, que na manhã do último sábado perdeu o seu veículo, um pálio 2004, e quase morre e perde a família na cratera aberta pela administração municipal nas imediações dos canais de decantação no bairro Tabuleiro.

“Estava chegando em casa por volta das 06:30h de sábado, quando o meu carro afundou nesse canal aberto pelo SAAE para escoar as águas das chuvas oriundas do Tabuleiro e Itaberaba. Só tive tempo de tirar a minha família e o carro sumiu. Domingo estive de barco procurando em todos os cantos e acho que as águas arrastaram o carro para o rio” lamentou Adelino...

Sobradinho 24 horas sem água

Geraldo,

Há mais de 24 horas a população de Sobradinho-Ba está sem água potável. Quem tem água em caixa d'água ainda se vira quem não tem está sem uma gota se quer de água...

Campanha de água tem maior número de pontos registrados na BR-235/BA

Período chuvoso contribuiu para o aumento

A sétima campanha de Monitoramento da Qualidade da Água teve o maior número de pontos coletados. Este mês foram 36 pontos, dos 46 pontos previamente demarcados ao longo da BR-235/BA. Na última ação, em outubro, foram 26 pontos coletados, e em janeiro do ano passado, 25 pontos...

Prefeitura de Juazeiro realiza ações para melhorar o escoamento das águas pluviais que ficaram acumuladas nos bairros Tabuleiro e Itaberaba

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), de segue intensificando as ações emergenciais para reparar os danos causados pelas chuvas que atingem o município nos últimos dias. Neste sábado (23), equipes trabalham na abertura de um dreno alternativo na estrada às margens do canal que conduz as águas da Barragem do São Geraldo para o Rio São Francisco.

O objetivo dos serviços que estão sendo executados com o auxilio de uma retroescavadeira hidráulica é aumentar o escoamento das águas pluviais que se acumularam nos bairros Tabuleiro e Itaberaba, e não conseguiram ser drenadas suficientemente pelo Riacho do Mulungu...

BOMBEIROS E UMA PESSOA ARRASTADA PELAS ÁGUAS SÃO RESGATADOS COM VIDA EM OPERAÇÃO ARRICADA NO RIACHO DO TOURÃO

Terminou bem por volta das 23 horas desta sexta-feira (22) o resgate de um cidadão e de quatro membros do 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Juazeiro que foram numa ação de salvamento no Riacho do Tourão, proximidades do bairro Jardim Primavera.

No final da tarde de sexta, ainda quando chovia intensamente em Juazeiro, um cidadão foi arrastado pelas águas do Riacho do Tourão. Ele ficou preso entre os galhos de uma árvore e quando a equipe do Corpo de Bombeiros se preparava para fazer o resgate o barco virou e todos eles, vítima e membros do 9° GBM, tiveram que aguardar mais de quatro horas, até serem socorridos numa outra arriscada operação de resgate que teve o apoio da Marinha (Agência Fluvial) de Juazeiro e do Corpo de Bombeiros de Petrolina...

Pirapora (MG) registra índices de mais de 200 milímetros de chuva e Rio São Francisco recebe água em abundancia

De acordo com dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) de 16 a 20 de Janeiro, o acumulado de chuvas em Pirapora, às margens do Rio São Francisco, foi de 202 milímetros, entre domingo e quarta-feira. As previsões ainda indicam que até domingo, dia 24, devem ser registrados índices de mais de 100 milímetros no município.

O Rio São Francisco vem recebendo um considerável volume de água, já que em todas as cidades da região os índices pluviométricos apontam números similares ao de Pirapora. De acordo com informações as águas que elevaram consideravelmente o nível em Pirapora deve demorara inda alguns dias para chegar ao lago de Sobradinho...