Foram encontrados 2534 registros para a palavra: agu

SAAE Casa Nova deve instalar ETA modulada para ampliar oferta de água à população

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova vai fazer uma importante intervenção no sistema de tratamento de água nos sistema de Santana do Sobrado e da Sede: a instalação de uma Estação modular.

Na última semana, o diretor do SAAE, Fred da Colônia, recebeu o consultor Paulo Mato Grosso, técnico especialista em tratamento de água, e apresentou a atual configuração das duas estações de tratamento. Para Paulo, a melhor alternativa para que o SAAE de Casa Nova possa continuar oferecendo água de qualidade é a instalação dessa nova estrutura: a modular.  ..

Prefeitura Jaguarari intensifica combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Jaguarari vem atuando de maneira firme no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A palavra de ordem é intensificar as ações e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Combate as Endemias, está realizando diversas ações de combate ao mosquito em todas as regiões do município.

O Governo Municipal iniciou um trabalho de conscientização junto à população, reunindo as comunidades para alertar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para a eliminação dos focos do mosquito, a prefeitura utilizou recursos próprios na compra de bombas costais, que são muito efetivas para o bloqueio de focos do mosquito...

Artigo: Saneamento e a escassez qualitativa da água

Quando Pero Vaz de Caminha chegou ao litoral brasileiro, além da admiração pelos índios e índias, pela exuberância da floresta litorânea, ele fica deslumbrado com a quantidade de águas. Vai escrever ao rei:  "águas são muitas; infinitas. Em tal maneira graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das aguas que tem! ". Frase que depois, falsificada, fica reduzida a "nesse país em se plantando tudo dá".

Quando o Brasil elaborou seu Primeiro Plano Nacional de Recursos Hídricos, participei com poucas pessoas do Nordeste para inserir no Plano a captação da água de chuva. Juntando várias fontes o Plano concluía que temos aproximadamente 13,8% das águas doces mundiais em território brasileiro...

Assim como Solange do Aviões, cantor Thiaguinho fala sobre caso Beatriz

Depois da cantora Solange Almeida postar em suas redes sociais e prestar solidariedade sobre o Caso Beatriz (VEJA AQUI), criança que foi brutalmente assassinada no dia 10 de dezembro do ano passado na festa de formatura de sua irmã, chegou a vez de outra personalidade falar sobre o fato.

Depois de ver a matéria no Fantástico da Rede Globo, ontem, 21, o cantor Thiaguinho comentou sobre o assunto e mostrou tristeza em seus comentários: "Meu Deus, que matéria chocante essa do Fantástico...mais amor, gente! pelo amor de Deus, mais amor!" O ex cantor do grupo Exaltasamba ainda completou: "O ser humano precisa se respeitar mais... No mínimo, respeitar o próximo! Assassinar uma criança?! Onde vamos parar?! Que desespero!!" finalizou ele...

Espaço do Leitor: Morador reclama de água parada na Praça da Misericórdia, em Juazeiro

Olá Geraldo!

Esta foto foi tirada nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, por volta das 13h, na Praça da Misericórdia, centro de Juazeiro. Em pleno combate ao mosquito, a prefeitura deixando a desejar!!!..

ESPAÇO DO LEITOR: CAIXAS DE ÁGUA SEM TAMPA NO PARQUE CENTENÁRIO.

A preocupação da população em relação ao mosquito vetor da dengue, chikungunia e zika vírus permanece em Juazeiro. Vejam a mensagem do leitor Erivaldo Souza do Parque Centenário.

Geraldo José, Bom dia!..

Zó cobra soluções para tarifa de água

O deputado estadual  Zó (PCdoB) ao lado do também deputado estadual Bobô (PCdoB) participou nesta quinta-feira (18), na capital baiana, de uma reunião com a equipe da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) da Bahia. Na pauta, o reajuste da tarifa de água cobrado pela Mineração Caraíba aos produtores da adutora.

Presente há 40 anos na região, a Mineração Caraíba, através da adutora,  bombeia água do São Francisco para a exploração de minérios. De toda a água captada, 30% é destinada pra a mineração, 50% é direcionada para os produtores e 20% abastece parte das cidades de Uauá, Curaçá, Juazeiro, Andorinha, Jaguarari e Monte Santo, esta última com carro pipa...

Vereador Agnaldo vai à luta para barrar aumento de preço na água fornecida pela Caraíba

Diante da disposição da Mineração Caraíba de majorar os preços da água fornecida a agricultores familiares estabelecidos ao longo da adutora, o Vereador Agnaldo Meira (PC do B), ocupou na tarde desta terça-feira (16/02), a tribuna da Câmara de Juazeiro para conclamar seus pares a unir-se na luta em defesa da manutenção de um preço justo para o fornecimento da água.

Segundo ele a Mineração Caraíba, de acordo com documento encaminhado aos agricultores usuários da água, propõe “passar de 17 a 21 centavos para 38 centavos o metro cúbico. Isso significa mais de cem por cento de aumento! ”..

SAAE comunica falta de água nos Bairros Castelo Branco, Tancredo Neves e Alto da Aliança

Em virtude de um entroncamento na rede principal que abastece os Bairros Castelo Branco, Tancredo Neves e Alto da Aliança, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Juazeiro comunica que faltará água nestas comunidades na quinta-feira (18) das oito da manhã as duas da tarde. O serviço será necessário para melhorar o abastecimento de água nos referidos bairros. Tão logo os trabalhos sejam concluídos o abastecimento voltará à normalidade. A direção do órgão em nota ao Blog pede mais uma vez a compreensão de todos e reafirma o compromisso em continuar trabalhando pela melhoria dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em todo o município.   ..

Sistema de tratamento de água de chuva também contribui no combate ao Aedes aegypti

O armazenamento inadequado da água proporciona o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. No norte baiano, uma tecnologia testada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), voltada para captação e tratamento de água de chuva, também é uma importante aliada para o combate ao mosquito.

O sistema foi desenvolvido por técnicos da superintendência regional da Companhia em Juazeiro. Segundo o analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, a tecnologia foi projetada com acessórios e dispositivos que impedem a entrada e proliferação de mosquitos...

Prefeitura altera horário de atendimento na Policlínica de Pilar em Jaguarari

Em virtude da alteração do horário de atendimento da Policlínica de Pilar e preocupada com o atendimento à população, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última semana, uma reunião com a Mineração Caraíba e a direção da Policlínica Vale do Curaçá, visando medidas emergenciais para que a população não fique desassistida.

Durante a reunião, foi discutida a cessão de um imóvel por parte da Mineração Caraíba, ficando a cargo da gestão municipal os custos operacionais para o funcionamento (equipamentos e folha dos profissionais). A unidade funcionará ainda como Sala de Estabilização para urgências e emergências, com regulação direta para a Rede Peba (Petrolina e Juazeiro). Na reunião, estavam presentes a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, o Secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos Xavier, os senhores Welington Carneiro e Hamilton Soares, representantes da Mineração Caraíba, e a Diretora da Policlínica Vale do Curaçá, Nilza...

Barragem se rompe no Vale do Paraíba e deixa São José dos Campos sem água

O rompimento de uma barragem de resíduos da mineradora Rolando Comércio de Areia no rio Paraíba do Sul, em Jacareí (SP), afetou aproximadamente 75% do abastecimento de água em São José dos Campos (SP). O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), enquanto a empresa mineradora fazia a extração de areia no rio Paraíba do Sul. Os rejeitos estavam sendo depositados irregularmente em uma lagoa de outra mineradora que está com as atividades paradas enquanto aguarda autorização ambiental. A Sabesp, responsável pelo tratamento de água em diversas cidades do Vale do Paraíba, chegou a suspender o abastecimento na cidade de São José dos Campos ainda na noite de sexta-feira, atingindo 70% da população – cerca de 500 mil pessoas.

Os demais domicílios receberam água de poços. Na sexta-feira à tarde, a empresa informou que já havia retomado o tratamento da água retirada do Paraíba do Sul. A previsão era de que o reabastecimento dos domicílios seria gradual e estaria normalizado até a manhã deste sábado (6). Para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé, a empresa emitiu alerta, na tarde de sexta-feira, de que o abastecimento também poderia ser prejudicado. Havia risco da mancha com rejeitos atingir essas cidades ainda na tarde deste sábado...

Jaguarari tem nova Secretária de Educação

O Prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, anunciou, na última segunda-feira (01/02), o nome de Tatiana Melo como nova Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O prefeito anunciou a mudança após o então secretário, José Antônio, que estava à frente da secretaria desde 2009, pedir sua exoneração.

Para a nova secretária, a intenção da sua gestão é continuar desenvolvendo as políticas educacionais que já estão em andamento. Entre as prioridades, está a melhoria da qualidade de ensino, democratização da gestão e do ensino e a universalização do atendimento escolar...

Fornecimento de Água Suja e a Falta Dela Atormenta o Povo de Sento-Sé

A falta de água tem sido um tormento na vida das pessoas de Sento-Sé, o fornecimento dela com lama, tem sido uma constância, e a população sofre, nesse instante, um SURTO de vômito e diarreia, entre crianças, adultos e idosos. Por ultimo, foram desligadas as bombas e interrompido o fornecimento por falta de produto para tratamento simplificado da água.

"A situação ficou tão terrível que nem a água poluída tem. Afetando mais em cheio as donas-de-casa. Tem gente procurando ter certos cuidados, para evitar ir ao banheiro fazer as necessidades fisiológicas, por não ter água para jogar no vaso sanitário. A coisa só não está mais grave porque uma parte da população tem reservatório em casa que atende por poucos dias" denuncia Denis Almeida, vereador do PDT...

SAAE OFERTA ÁGUA IMPRÓPRIA PARA CAMPO DOS CAVALOS NO SALITRE

A falta de água potável tem irritado a população da comunidade de Campo dos Cavalos na região do Salitre. O abastecimento tem sido interrompido diariamente e quando o precioso líquido chega, a água apresenta enorme turbidez e gosto horrível.

“A água está salobra, não dá para beber, nem para lavar a roupa e muito menos tomar banho. Estamos nos virando com carro-pipa, mas até quando? O diretor do SAAE se comprometeu em resolver o problema e até hoje nada. Estamos para consumo e para as atividades domésticas” protestou Luciano Cardoso, presidente da Associação de Moradores de Campo dos Cavalos...

Força Nacional define detalhes de segurança da passagem da tocha olímpica por Jaguarari

Representantes da Força Nacional estiveram em Jaguarari para definir detalhes sobre a segurança durante a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 pelo município. Uma reunião foi realizada sábado (30/01) com membros da Força Nacional e a Comissão Organizadora do revezamento. A visita da Força Nacional teve o objetivo de conhecer o trajeto do revezamento da tocha, que passará por diversas ruas da cidade. Os militares realizaram também o reconhecimento do trajeto com a identificação dos principais pontos estratégicos para a segurança do evento, além de verificar a presença de empecilhos pelo caminho, como árvores e placas.

O Secretário de Educação, José Antônio, colocou as estruturas públicas à disposição e reforçou a importância de um evento deste porte para a cidade. "A passagem da Tocha Olímpica por Jaguarari deixará um grande legado cultural para a sociedade. Estamos empenhados em realizar uma grande festa, levando aos Jaguararienses os ideais olímpicos de respeito, amizade e excelência. Serão momentos marcantes, que farão a comunidade se sentir parte das Olimpíadas", destaca o Secretário...

SAAE/JUAZEIRO JUSTIFICA FALTA DE ÁGUA NESTA TERÇA FEIRA (02)

O SAAE/Juazeiro comunica aos usuários que falta água neste momento na cidade devido à obstrução da tubulação de drenagem dos tanques decantadores por raízes de algarobas.

Para corrigir o problema foi necessário paralisar o sistema para que os técnicos pudessem retirar  parte do cano de 300 mm onde as raízes se infiltraram impedindo a passagem de água. A previsão de retorno é para as 16h. ..

Cisternas garantem armazenamento de água para os agricultores familiares da Bahia

“Melhorou muito a nossa vida com a chegada da cisterna e do barreiro, pois, há alguns anos, temos a água necessária para o nosso consumo e para as frutas e hortaliças que produzimos”. Declarou o agricultor familiar, Manoel Guardiano, da Comunidade Rural Várzea do Morro, localizada no município de Ponto Novo, Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Para o agricultor Manoel, que tem uma família composta por sete pessoas, era muito difícil quando não havia a cisterna, nem o barreiro, obras executadas pelos governos estadual e federal. “Uns dez anos atrás eu precisava andar quilômetros com a lata de água na cabeça para buscar água”, afirmou, manifestando a alegria em ver que, depois da chuva, a cisterna e o barreiro estão cheios de água, garantindo o consumo humano e da produção de hortaliças e frutas, que ele irá vender na feira do município...

MORADORA RECLAMA DA ÁGUA DISTRIBUÍDA EM MANIÇOBA

A comunidade da sede do Distrito de Maniçoba tem cobrado costumeiramente do Poder Público Municipal a regularização no sistema de abastecimento de água. Além dessa situação, os moradores de Maniçoba questionam a qualidade do precioso líquido distribuído, tendo em vista a turbidez e o odor apresentados nos últimos dias. Em razão deste problema a leitora Beatriz Zabulon enviou a seguinte mensagem ao Blog. “Sou uma admiradora do seu trabalho, como melhor blog informativo da nossa região e estou aqui para lhe pedir um grande favor. O Senhor poderia relatar a decadência, o descaso com os nossos reservatórios em maniçoba. Estamos sofrendo bastante com a falta de tratamento adequado” reclamou Beatriz.

..

Prejuízos com as chuvas em Jaguarari podem chegar a R$ 1 milhão

Se as chuvas ocorridas em 2013 provocaram grandes estragos na sede do município e seus entornos, exigindo um montante de, aproximadamente, R$ 500 mil reais para a recuperação das áreas atingidas, agora, em janeiro de 2016, os estragos foram ainda maiores. Desta vez, não apenas a sede e seus entornos, mas todo o município de Jaguarari foi comprometido.

Em levantamento realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, somente a região de Catuni da Estrada, que compreende Catuni da Grota, Olhos Dágua e Jenipapo, não sofreu grandes impactos com as chuvas, apresentando apenas alguns problemas localizados. No entanto, o restante do município foi atingindo drasticamente...