Foram encontrados 100 registros para a palavra: UPAE Petrolina

UPAE Petrolina realiza treinamento prático em Reanimação Cardiopulmonar

Teve início, na quarta-feira (24), mais um treinamento teórico-prático sobre Reanimação Cardiopulmonar ofertado pelo Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (NEP/UPAE).

O treinamento é destinado aos profissionais de saúde, com abordagem das técnicas de suporte básico de vida para vítimas adultas. Neste momento, a iniciativa tem como público alvo os enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros da emergência, e traz como facilitadoras a enfermeira gerente da urgência e emergência, Anne Cavalcanti, as enfermeiras assistenciais Hilarine Novaes e Thalita Novaes, e a enfermeira gerente do NEP, Ângela Bastos. ..

UPAE Petrolina passa a ser a referência ambulatorial da IV Macrorregião de Saúde para pessoas com doença falciforme  

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está participando de mais um importante projeto da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o de descentralização e regionalização da assistência hematológica às pessoas com doença falciforme.  

O pontapé foi dado na última quinta-feira (18), com a presença de: Miranete Arruda – coordenadora da Coord. Estadual de Saúde da População Negra de Pernambuco; Gerusa Guerra Victor Silva - Técnica da Coord. Estadual de Saúde da População Negra; Geisy Lemos - da Coord. Assistencial de Saúde e apoiadora da UPAE; Aline Jerônimo - gerente da VIII Regional de Saúde (Geres); Jackeline Lucena – Coord. de Atenção à Saúde da VIII Geres; Mara Gonçalves - do setor de Regulação de Assistência à Saúde da VIII Geres; Elisângela Araújo - farmacêutica da Farmácia de Pernambuco da VIII Geres; Valdicleide Soares e Ayana Diniz, também da regional; e representando a UPAE as coordenadoras administrativa, interdisciplinar e médica, Ana Beatriz Mota, Rayanne Ribeiro e Bruna Spíndola, respectivamente.  ..

Profissionais de Saúde da UPAE Petrolina são aprovadas na seleção do Projeto Pet Saúde Gestão e Assistência

As profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), Aylla Nara Alencar Rodrigues (fisioterapeuta) e Ana Carla Correia da Silva (nutricionista), foram aprovadas na seleção de preceptores de graduação da proposta de Projeto Interinstitucional PET-SAÚDE GESTÃO E ASSISTÊNCIA da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

O programa tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver práticas profissionais para estudantes da UPE com ênfase em educação em saúde no contexto SUS...

UPAE Petrolina dispõe de Ambulatório do Pé Diabético

O Dia Nacional do Diabetes foi celebrado no dia 26 de junho - uma data que surgiu em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença que acomete mais de 15 milhões de pessoas adultas no Brasil e 537 milhões em todo o mundo.

Engajada em ações de prevenção e tratamento da diabetes, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) prioriza a assistência integral do paciente diabético e atualmente oferece aos usuários uma sala exclusiva para curativos e manejo das feridas...

UPAE Petrolina dá início ao Junho Vermelho

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta segunda-feira (06), às ações do Junho Vermelho (campanha de incentivo à doação de sangue).  Tendo como foco os pacientes e acompanhantes, as assistentes sociais distribuíram hoje panfletos e material educativo sobre a importância desse gesto de amor. Houve também uma fala para os pacientes do ambulatório. 

"Todos os anos a gente busca promover essa sensibilização. O Serviço Social trabalha o tema com o nosso público externo e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com os funcionários e colaboradores. Dessa forma conseguimos alcançar a todos", ressalta a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha. ..

UPAE Petrolina inicia mutirão de cirurgias e exames

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta terça-feira (3), a mais um mutirão. Serão 400 cirurgias e 3.500 exames a mais, totalizando quase 1 mil procedimentos cirúrgicos e 8 mil exames de imagem por mês. Serão investidos R$ 500 mil mensais.

"É praticamente 100% a mais da nossa oferta. Um investimento de meio milhão todo mês, que irá zerar a nossa demanda reprimida interna. Para alcançar esse objetivo faremos um fast track, que é um método utilizado para diminuir o tempo de espera do paciente, com base na otimização do atendimento, maior resolutividade, segurança e qualidade do serviço", esclarece a coordenadora geral, Grazziela Franklin...

Abril Verde: UPAE Petrolina realiza ações em prol da prevenção de acidentes

O mês de abril também é direcionado às campanhas educativas nacionais que abordam a prevenção de acidentes de trabalho. Para celebrar a data, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CIPA/UPAE) realizou uma ação in loco visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista no que tange à Segurança e Saúde do trabalhador da saúde.

"Passamos em todos os setores distribuindo os laços verdes e batendo um papo sobre prevenção e segurança, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual [EPIs], Norma Regulamentadora 32 [NR 32] e demais orientações pertinentes sobre os acidentes facilmente evitáveis", relata o técnico em segurança do trabalho e apoiador da CIPA, Guilherme Castro...

UPAE Petrolina apresenta balanço e fala sobre novos programas para os 7 municípios da VIII Geres  

A coordenadora interina de enfermagem, Paloma Almeida, representou, nesta quarta-feira (16), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) na reunião de colegiado da Comissão Intergestores Regional (CIR) da VIII Regional de Saúde de Pernambuco.

Participaram representantes da VIII Geres e secretários de saúde dos 7 municípios que compõem a regional (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista).  ..

100% em funcionamento na UPAE Petrolina: Ambulatório de Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Pós-Covid

Na última semana, a coordenadora geral da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin, esteve acompanhada da enfermeira gerente do ambulatório Cássia Luiza de Souza, a gerente dos programas de Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid, Amanda de Souza Andrade, e a responsável técnica interina da fisioterapia, Yslaíny Araújo, em uma reunião na VIII Regional de Saúde (Geres) para tratar sobre a adesão aos programas, que estão 100% em funcionamento na Unidade.  

Os quatro novos programas (Bexiga Neurogênica, Pé Diabético, Ostomia e Ambulatório Pós-Covid) foram implantados em dezembro de 2021 e têm como objetivo ofertar aos 7 municípios que compõem a VIII Geres serviços de saúde especializado, antes encontrados apenas no Recife.  ..

Membros da CIPA gestão 2022/2023 tomaram posse na UPAE Petrolina

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CIPA/UPAE) tomaram posse nesta terça-feira (18). Os cipeiros assumem a gestão 2022/2023.

"Tivemos um aumento no número de membros esse ano, pois essa conta é fechada de acordo com o percentual total de funcionários, que aumentou no último ano devido à pandemia. De 16 passamos para 18", informa o técnico em Segurança do Trabalho João Marcos Rodrigues dos Santos, que deu posse aos novos integrantes nesta manhã...

HU e UPAE-Petrolina recebem menção honrosa pela assistência prestada a pacientes com Covid-19

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) receberam menção honrosa da VIII Gerência Regional de Saúde/Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A honraria refere-se à assistência prestada aos usuários acometidos pela Covid-19 no ano de 2021.  

No HU, a UTI Covid chegou a atender 350 pacientes durante todo o período de funcionamento e contou com grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos, insumos e reforço de profissionais por parte do Governo Federal, possibilitando cuidado humanizado e aprimoramento das equipes envolvidas. Além das congratulações prestadas por órgãos relacionas à saúde pública, o HU recebeu diversas doações e atos voluntários de pessoas físicas e jurídicas que ajudaram a somar forças para salvar vidas. ..

UPAE Petrolina realiza Natal Solidário 2021

Com o tema “FAZER O BEM FAZ BEM”, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realiza o seu Natal Solidário 2021. O tradicional evento, este ano, envolve os usuários, profissionais e colaboradores, em uma programação vasta e diversificada.  

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (14) com a apresentação da decoração natalina, anúncio do concurso “Complete a Frase” e divulgação oficial da programação...

Vivência dos profissionais de saúde da UPAE Petrolina à frente da pandemia da Covid-19 é eternizada em livro

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) de Petrolina, Grazziela Franklin recebeu, dia (21), o seu primeiro exemplar do Livro Heróis da Saúde.

A gestora é uma das embaixadoras e coautora. Grazziela esteve à frente do serviço nesses quase dois anos de pandemia e escreveu o capítulo "De menina sonhadora à gestora da saúde: Que história é essa?"...

UPAE Petrolina contrata Médicos e Técnicos de Enfermagem com experiência em UTI

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está recebendo, via Central de Regulação, pacientes adultos com Síndrome Respiratória Aguda Grave / Covid-19 e, para isto, está abrindo processo seletivo para médicos e técnicos de enfermagem com experiência em UTI.

Os interessados deverão cadastrar o currículo no site do IMIP, no ícone Trabalhe Conosco http://imip.org.br/trabalheconosco. As vagas são para contratação imediata e a seleção tem caráter excepcional...

Equipe do Serviço Social trabalha o Dezembro Vermelho na UPAE Petrolina

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está trabalhando este mês o Dezembro Vermelho – uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a luta contra a AIDS e fortalecer a compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus.

A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por meio de uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O laço vermelho (utilizado na campanha) é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre o HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento...

Núcleo de Educação Permanente da UPAE Petrolina realiza treinamento de primeiros socorros

A enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Ferreira, realizou, na última sexta-feira (25.01), um treinamento sobre primeiros socorros para os funcionários da manutenção, portaria e recepção da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP).

A iniciativa faz parte da capacitação em serviço e tem como objetivo preparar todo o quadro funcional para possíveis situações de emergência, visto que, em circunstâncias extremas, minutos podem salvar vidas. "Dessa forma a gente busca dar oportunidade a todos de terem acesso às noções básicas de primeiros socorros. O curso é feito por segmento e ao final de cada ano conseguimos envolver toda a Unidade", garante...

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UPAE Petrolina trabalha o "Dezembro Vermelho" na Unidade

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da UPAE/IMIP de Petrolina está trabalhando este mês o "Dezembro Vermelho", que tem como objetivo conscientizar a todos sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS. Na última quinta-feira (06.12), por exemplo, ocorreu uma palestra com a enfermeira gerente do Centro de Material e Esterelização, Keyla Juliana, e distribuição de camisinha para os funcionários e colaboradores.

Em sua fala a profissional abordou os sintomas, perigos, formas de contágio, prevenção e o combate ao olhar preconceituoso sobre os portadores da doença. "O princípio de tudo é a informação. As pessoas precisam entender melhor a doença. Por isso, fizemos uma apresentação baseada principalmente nos mitos e verdades", relata Keyla. Outros momentos serão realizados até o dia 30 e o Serviço Social irá trabalhar o "Dezembro Vermelho" junto aos usuários do serviço...

Microcefalia: UPAE Petrolina e SES realizam mutirão ortopédico

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina unem-se para ampliar a assistência às crianças com síndrome congênita do zika (SCZ/microcefalia). Nesta sexta-feira (13.07), cerca de 35 meninos e meninas, oriundos dos municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, participarão de um mutirão de atendimento ortopédico na UPAE, que já possui suporte de reabilitação para esse público.

As consultas, marcadas via Central de Regulação do Estado, serão realizadas pelo ortopedista pediátrico Epitácio Leite, dos hospitais Getúlio Vargas e Maria Lucinda, no Recife. O profissional é o responsável pelas cirurgias ortopédicas que estão sendo realizadas nesse público, além de também fazer infusão de toxina botulínica para tratar a rigidez muscular das crianças com SCZ/microcefalia...

Perda de consultas na UPAE/IMIP de Petrolina chega perto dos 40%

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Ana Beatriz Mota Aguiar, participou, quarta-feira (13), da última reunião ordinária do ano da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), com o objetivo de falar um pouco sobre a taxa de absenteísmo e perda primária de consultas no ambulatório de especialidades da UPAE/IMP, que gira em torno de 40%.

A perda primária refere-se ao desperdício das consultas médicas disponibilizadas pelos serviços de saúde e a taxa de absenteísmo é a não execução das consultas médicas, previamente agendadas, decorrente da ausência do paciente, por motivo de qualquer ordem. Para se ter uma ideia, das 7.515 consultas disponibilizadas na UPAE no mês de novembro, apenas 5.652 foram executadas. Nesse caso, a perda primária foi de 18,24% e a taxa de absenteísmo fechou em 19,65%...

UPAE e HDM/IMIP de Petrolina fazem balanço de atendimentos realizados durante o período de carnaval

Durante o período da folia de momo – de 25 a 28 de fevereiro– as unidades estaduais geridas pelo IMIP em Petrolina registraram um total de 1.745 atendimentos, sendo 1.135 na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e 610 no Hospital Dom Malan.

Os números refletem um carnaval de relativa tranquilidade para os serviços de urgência e emergência clínica/odontológica e materno/infantil. Este cenário positivo, também encontrado em toda a rede de saúde de Pernambuco, contribuiu para a redução geral de 25% no número de atendimentos do estado, quando comparado ao ano anterior...