UPAE Petrolina amplia oferta de exames e cirurgia para doenças no ouvido, nariz, garganta, laringe e pescoço

06 de Sep / 2022 às 07h30 | Variadas

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) começou a realizar, no final de agosto, novos exames e cirurgia: a endoscopia nasal, a videolaringoscopia e a septoplastia (cirurgia de desvio de septo). Os serviços relacionados à especialidade que trata das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço, agora podem ser feitos gratuitamente pelos SUS.

De acordo com o médico Lucas Macedo, essa é uma grande conquista para a população. "Até onde tenho conhecimento a UPAE é a única a disponibilizar esses exames e a cirurgia de desvio de septo pelo SUS em Petrolina. São exames relativamente caros e de grande importância diagnóstica. Então, tê-los disponíveis aqui na Unidade é muito importante, inclusive para o diagnóstico precoce de alguns tipos de pólipos, tumores e câncer", esclarece o otorrinolaringologista.

A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea.

A endoscopia nasal (também chamada de nasofibroscopia) permite observar as cavidades nasais e seios da face. Tudo isso, por meio de imagens geradas em tempo real, ampliadas e de alta qualidade, exibidas em um monitor. É também realizada ambulatorialmente e usada para diagnosticar diversos problemas, além de acompanhar os respectivos tratamentos.

Já a septoplastia é feita em bloco cirúrgico e dura em média de 60 a 90 minutos. O procedimento que corrige o desvio de septo é indicado quando a condição provoca algum problema, como nariz entupido, sinusites e dores de cabeça. A cirurgia também pode ser usada no tratamento de ronco e apneia do sono.

O acesso dos pacientes aos serviços segue o fluxo existente. "Os pacientes serão agendados pelas secretarias dos seus municípios inicialmente para o nosso otorrino. Depois que o paciente passa pela consulta, são feitos os agendamentos internos dos exames e a cirurgia, se necessário", esclarece a enfermeira gerente da Bioimagem, Paloma Almeida. Vale lembrar que a Unidade é referência, neste caso, para os sete municípios da VIII Regional de Saúde (Geres).

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.