UPAE Petrolina passa a ser a referência ambulatorial da IV Macrorregião de Saúde para pessoas com doença falciforme  

22 de Aug / 2022 às 17h30 | Variadas

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está participando de mais um importante projeto da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o de descentralização e regionalização da assistência hematológica às pessoas com doença falciforme.  

O pontapé foi dado na última quinta-feira (18), com a presença de: Miranete Arruda – coordenadora da Coord. Estadual de Saúde da População Negra de Pernambuco; Gerusa Guerra Victor Silva - Técnica da Coord. Estadual de Saúde da População Negra; Geisy Lemos - da Coord. Assistencial de Saúde e apoiadora da UPAE; Aline Jerônimo - gerente da VIII Regional de Saúde (Geres); Jackeline Lucena – Coord. de Atenção à Saúde da VIII Geres; Mara Gonçalves - do setor de Regulação de Assistência à Saúde da VIII Geres; Elisângela Araújo - farmacêutica da Farmácia de Pernambuco da VIII Geres; Valdicleide Soares e Ayana Diniz, também da regional; e representando a UPAE as coordenadoras administrativa, interdisciplinar e médica, Ana Beatriz Mota, Rayanne Ribeiro e Bruna Spíndola, respectivamente.  

A UPAE passa então a ser a referência ambulatorial para os pacientes da IV Macrorregional de Saúde, que é composta pelas VII, VIII e IX Geres. "A intenção é que este público fique mais perto de casa. Dividindo os pacientes do Hemope em grupos, que é o que estamos fazendo com a descentralização, pretendemos prestar uma assistência ainda mais individualizada, diminuindo o tempo de espera por consultas e exames, e favorecendo a multidisciplinaridade para uma assistência integral ao paciente. Estamos nessa luta há uns 10 anos e finalmente podemos comemorar essa conquista", destacou Miranete.

A entrada dos pacientes na UPAE irá acontecer de acordo com o fluxo já existente. "Os pacientes irão ser agendados pelas secretarias dos seus municípios inicialmente para a nossa hematologista, Márcia Flávia Pinto. Depois que o paciente passar a ser nosso, agendaremos internamente os exames necessários e as interconsultas com outras especialidades médicas e equipe multiprofissional, que serão indicadas pela Dra. Márcia, caso necessário", esclarece a Rayanne.  

Para Aline, a força tarefa que está sendo montada, fará do projeto um sucesso. "A UPAE Petrolina é uma das nossas grandes referências dentro da rede e acredito que essa descentralização dará muito certo. O Hemope continuará sendo o principal centro para as doenças hematológicas em Pernambuco, mas a nossa intenção é que aqui em Petrolina a gente consiga suprir essa demanda ambulatorial. É assistência de qualidade perto daqueles que precisam", ratificou.  

A UPAE recebeu os 5 primeiros pacientes no dia do lançamento do projeto. Para as irmãs Maria Laiane Lopes Carvalho e Leiliane Lopes Carvalho, da localidade de Trindade, a iniciativa foi muito positiva. "Desde criança nós viajamos para Recife para tratamento. É sempre muito cansativo e dispendioso. Então, poder ter essa opção mais perto de casa é muito bacana. Vejo com bons olhos e espero muito que dê certo", disse Leiliane otimista.  

Ascom UPAE/HDM/IMIP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.