Foram encontrados 1161 registros para a palavra: UNIAO

PRTB DE SENTO-SÉ REALIZA REUNIÃO FECHADA E DEFINE METAS

A direção do PRTB de Sento-Sé se reuniu com militantes e correligionários no último sábado, dia 02/04. Na oportunidade foi debatido o crescimento e a boa aceitação da legenda no município e os seus membros definiram metas e planejamento para as eleições que se aproxima, reforçando a união e compromisso do grupo com a população sentoseense. (Com informações do Presidente do Diretório Municipal Silvio Muniz) ..

Prefeito Isaac Carvalho participa de reunião sobre Projeto Adutoras do Salitrinho

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, se reuniu no final da tarde desta quinta-feira, 31 de março, na sala de reuniões da 6ª SR Codevasf, com engenheiros da estatal e representantes da GeoHidro, empresa responsável pela elaboração do Projeto Adutoras  Salitrinho. Na oportunidade, foi apresentado os estudos já realizados e a viabilidade do Salitrinho ao prefeito, além da solicitação para reunir forças para a consolidação do projeto.  A reunião contou com a presença do Sócio-Administrador da empresa, Arakem Maltez Oliveira.

Para a Coordenadora de Comunicação Social do Projeto, Alessandra Bitencourt, este encontro teve como objetivo dar conhecimento ao gestor público sobre os estudos em curso, além da captação de forças e mobilização de todos os atores sociais para viabilização do projeto. "Reconhecemos desde o início que o projeto responde aos anseios das comunidades na etapa de investigação durante o estudo do canal do sertão baiano. Além disso, o que estamos percebendo é que é um projeto bem aceito, há dúvidas, mas estamos sanando. Já estivemos com as lideranças do salitre e percebemos, claramente, como o projeto une interesses. Do grande ao pequeno produtor, todos se manifestaram como sendo esse um dos melhores projetos já apresentados para a região", declarou...

Reunião para discussão do PCCR interrompida: Médicos afirmam não terem representatividade junto ao Sintrab

A reunião convocada para esta quarta-feira (30) no plenário da Casa Aprígio Duarte Filho pela Mesa Diretora da Câmara foi interrompida devido a um impasse entre a classe médica e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Juazeiro.

De acordo com informações do presidente da Câmara, vereador Damião Medrado (PSD) representantes da categoria dos médicos que atuam no município procuraram a mesa diretora e afirmaram não terem representatividade junto ao sindicato. “Devido a este imprevisto no atendimento a essa categoria, tivemos que interromper a sessão para ouvir as reivindicações da categoria”, informou...

PC do B de Curaçá reafirma em reunião pré-candidatura a prefeito do município

Em reunião realizada com os filiados, o diretório do partido e simpatizantes do PC do B de Curaçá confirmaram o nome de Anselmo Vital Matos como pré-candidato a prefeito do município para as eleições deste ano. Anselmo é engenheiro agrônomo e administrador de empresas e filiado ao partido há 30 anos. Desde muito jovem militou no movimento estudantil e sindical, foi presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Agronomia e vice-presidente da Faculdade de Administração de Empresas. Ocupou cargos relevantes na administração pública, onde foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Administração e Finanças, Consultor do PNUD/FAO/MDA. Anselmo também foi vereador em Curaçá e candidato a Deputado Estadual pelo PC do B.

Sua formação acadêmica e sua experiência acumulada ao longo da vida deixa o partido orgulhoso em apresentar sua candidatura para apreciação dos curaçaenses. Anselmo Vital dispõe de confiança e respeito do partido regional e estadual. "Quero agradecer a confiança do partido e a oportunidade desse novo desafio, vou percorrer todos os caminhos, realizar reuniões com as associações, cooperativas, entidades de classe, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentados, fundo de pasto, vaqueiros, pescadores, comerciantes, estudantes, vou conversar com todas as lideranças políticas e comunitárias, o ex Prefeito Salvador Lopes, liderança forte nesse processo, os vereadores, Luiz Péricles e os partidos de oposição. Vou tentar conquistar os corações de todos os jovens, crianças, idosos, homens e mulheres. Fortalecido pelos longos e consecutivos anos de experiência que acumulei percorrendo essa imensa Bahia e o Brasil, sempre na defesa firma dos mais oprimidos e sem oportunidades quero construir um projeto coletivo com todas as forças do município e da região, com o apoio de Isaac Carvalho, do Deputado Federal Daniel Almeida e o Deputado Estadual Zó, como também, os Deputados dos partidos aliados." afirmou o pré-candidato Anselmo Vital...

COMANDANTE DA 75ª CIPM PARTICIPA DE REUNIÃO COM OS ORGANIZADORES DA FESTA DOS COLONOS

Na manhã desta quarta-feira (16), foi realizada uma reunião para a organização da tradicional FESTA DOS COLONOS do Distrito de Maniçoba. A festa está prevista para o mês de julho e hoje se iniciou os encontros para acertar os detalhes, principalmente relacionado com a segurança.

A reunião contou com a presença do Major PM Irlam Gouveia (Comandante da 75ª CIPM), com o Secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, com os representantes do Distrito de Maniçoba e com os organizadores do evento. ..

Saneamento Básico é pauta de reunião entre SAAE e moradores do bairro Codevasf

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro continua com as reuniões de trabalho do projeto social das Obras do Saneamento Básico nos bairros que serão beneficiados pela obra. Na última quinta-feira, 10, o encontro foi com os moradores da Codevasf. 

A reunião contou com a presença do diretor-presidente da autarquia, Joaquim Neto. Entre as atividades que serão realizadas nas comunidades estão o cadastro dos beneficiários, visitas domiciliares; palestras informativas; oficinas de contos infantis, sociocultural, destino e reciclagem de lixo; mutirão social e de saúde; cursos; plantão social e acompanhamento das obras. ..

Lula recebe solidariedade do MST durante reunião com dirigentes nacionais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem (10) com dirigentes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e recebeu o convite para viajar por diferentes regiões do país para acompanhar a luta agrária nos estados. Presente à audiência na capital paulista, o deputado federal baiano, Valmir Assunção (PT-BA), defendeu o legado social dos governos Lula e salientou que as manifestações dos movimentos sociais nas ruas são legítimas e que garantem a força da democracia do país.

"Estive no Instituto Lula com membros da direção do MST para prestar solidariedade ao nosso eterno presidente. Não aceitaremos golpe e tentativas de quebra do Estado Democrático de Direito para criminalizar Lula, nem a esquerda brasileira", salienta Assunção. O deputado petista esteve com o também federal João Daniel (PT-SE), além de dirigentes nacionais e membros dos movimentos de luta pela terra. Para Valmir, é a hora de Lula reiniciar sua jornada pelo país. "Convidamos ele a visitar acampamentos e assentamentos em diferentes estados, inclusive na Bahia e Sergipe", completa...

AMMA e Univasf discutem regularização ambiental

A gestora da Agência do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Denise Lima, recebeu nesta quarta (09), em seu gabinete, a visita do arquiteto e servidor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Robério Coelho.

O encontro teve como pauta o processo de regularização ambiental do campus da instituição de ensino e pesquisa.  Coube ao órgão do município apresentar a relação de documentos e estudos que devem ser feitos pela Universidade, dentro dos trâmites legais, para a obtenção da licença. A ideia das duas instituições é estabelecer um cronograma de atividades – que incluirão estudos, entrega de relatórios e elaboração de pareceres – que possam ser otimizadas no melhor tempo possível. As diretoras do setor de Licenciamento da AMMA, Sayonara Nunes e Sheyna Lins também participaram da reunião com o intuito de tirarem todas as dúvidas no aspecto técnico...

Salgueiro-PE: Comandante do 8º BPM homenageia policiais durante reunião geral

Na última sexta-feira (04), por volta das 08h, o Tenente Coronel PM – ISAAC GUERRA, comandante do 8º BPM, conduziu uma reunião com a tropa do batalhão, no auditório do IF – Campus Salgueiro, com a finalidade de debater assuntos estratégicos para redução de ilicitudes e o combate a criminalidade na área do 8ºBPM. Durante o evento, também foram discutidas as metas a serem alcançadas durante seu comando, principalmente em se tratando de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e crimes contra o patrimônio (CVP). Na reunião, o Cel. Guerra, como de costume, homenageou os policiais militares sob seu governo, que se destacaram em suas respectivas funções, sendo o CABO PM – LUIZ CARLOS, Destaque Operacional do mês de janeiro de 2016 e o SUB TENENTE PM – DAMIÃO, Destaque Operacional em fevereiro do mesmo ano.

Já os Destaques administrativos foram o SUB TENENTE PM – ÉDVON e o SARGENTO PM – ESPEDITO (JAN e FEV 2016). Os policiais homenageados como destaques do ano de 2015 foram o SARGENTO PM CECÍLIO (Destaque Administrativo) e CABO PM – REIS (Destaque Operacional). Os PMs aniversariantes do mês, também receberam as honras do comandante, que encerrou o episódio por volta das 11h...

Juazeiro recebe primeira reunião itinerante do COMPEM nesta sexta-feira

Nilton Sampaio, presidente da AEDISF.

Nesta sexta-feira (04), às 08e30h, no Grande Hotel de Juazeiro será realizada a primeira reunião itinerante do Conselho da Micro e Pequena Empresa Industrial (COMPEM) em 2016. O encontro abordará o panorama da indústria da região e a atual situação industrial do município...

Assessoria de Delcídio do Amaral desmente a informação de que o Senador tenha feito delação premiada

O Deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que a assessoria de Delcídio Amaral (PT-MS) desmentiu a informação de que o senador tenha feito uma delação premiada. Segundo Damous, a assessoria informou que está redigindo uma nota sobre o assunto, que será divulgada ainda nesta quinta-feira.

O deputado do PT-RJ disse que a reportagem da revista IstoÉ sobre o acordo de delação é uma irresponsabilidade. "Isso tudo é apenas para atacar a honra de Dilma e Lula. Que decisão do STJ beneficiou Dilma?", questionou. ..

"Pela 1ª vez vejo o governo sensibilizado com a renegociação de dívidas no campo", afirma Guilherme Coelho após reunião na CNA

Nesta terça-feira (01) o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), acompanhado do amigo e companheiro de partido, Ronaldo Silva, provocou uma reunião com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, em Brasília. Na pauta estava a discussão sobre a renegociação de dívidas dos agricultores que atuam no nordeste, especialmente na região do semiárido. Na oportunidade, o vice-prefeito também conversou o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra,  que também é um entusiasta desta renegociação para os produtores.

Da reunião foram extraídas propostas para compor a sugestão de emenda constitucional que está sendo preparada pela presidência da CNA (medida 707) que deve ser votada em breve pelos deputados da Câmara Federal. Há anos lutando por esta conquista para o semiárido, Guilherme mostra mais otimismo desta vez quanto ao andamento das discussões. "O governo tem sido muito duro. Duro com juros, com o rebate dos pagamentos, e principalmente com a falta de segunda chance ao agricultor. Mas agora, pela primeira vez, vejo o governo sensibilizado com a renegociação de dívidas no campo para os produtores do Nordeste", afirma...

CCR do Médio São Francisco realiza a primeira reunião do ano em São Desidério

A primeira reunião da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco no ano de 2016 aconteceu no dia 24 de fevereiro em São Desidério, na Bahia, e foi mediada pelo coordenador da Câmara, Claudio Pereira. Na pauta do encontro, temas como os projetos hidroambientais do Comitê e a atualização do Plano de Bacia do Velho Chico. "Não podemos olhar o Plano como mais um documento de prateleira. Por isso estamos participando das etapas de sua atualização para que nossas demandas estejam contempladas", disse Pereira.

Presente ao encontro, o diretor técnico da agência delegatária do CBHSF, Alberto Simon, destacou os objetivos do Plano de Bacia na identificação das potencialidades e fragilidades na bacia e proposição de melhorias. "Vemos que os problemas do plano anterior persistem porque as ocupações e as populações estão aumentando e os esgotos lançados diretamente no rio são frequentes", observou. Lembrou ainda que o Comitê do São Francisco vem realizando investimentos, com recursos da cobrança pelo uso das águas, na elaboração de planos de saneamento básico em toda a região fisiográfica da bacia para a minimização dos impactos. ..

Simpósio científico é destaque em reunião entre Comitê e Univasf

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco oficializouna última quarta-feira (24.02), em Brasília, o desejo de ter a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) como  instituição sede das atividades previstas para o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), a ser realizado de 6 a 10 de junho, em Petrolina (PE). Na ocasião, um termo de cooperação técnico foi firmado entre o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o coordenador da Câmara Consultiva Regional Baixo São Francisco, Melchior Nascimento, e o reitor da universidade, Julianeli Tolentino.

O evento tem a intenção de reunir pesquisadores e estudos técnico–científicos relacionados à bacia do São Francisco, especialmente em áreas críticas como a governança, a dimensão social, a qualidade e quantidade da água, além da degradação de áreas ambientais. "Ao final, queremos construir o estado da arte do conhecimento em um documento que servirá como norteador das futuras ações do Comitê, assim como ser um embrião para a busca de novos pesquisadores e seus estudos", explicou Renato Garcia Rodrigues, coordenador geral da comissão organizadora do Simpósio...

Petrolina: Seduc realiza reunião administrativa com gestores escolares e anuncia reajuste salarial da categoria

Um encontro dos gestores, vice-gestores e coordenadores das unidades de ensino da Rede Municipal tratou das questões administrativas e planejamento escolar na manhã desta segunda-feira, 22. A reunião foi conduzida pelo secretário Heitor Leite, que também anunciou um reajuste para os professores de 11,36%

A reunião teve participação das equipes das escolas e dos centros de educação infantil, e, entre os temas tratados, foram destacados pontos importantes como a otimização dos recursos públicos nas unidades, reforçando os ideais e compromissos da gestão que mais educa. O Secretário  salientou também a importância do trabalho em equipe e do foco no objetivo pedagógico..

Comissão Intersetorial do Selo Unicef realiza primeira reunião estratégica da Semana do Bebê 2016 de Juazeiro

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Juazeiro realizou na terça-feira (16), na Casa dos Conselhos, a primeira reunião estratégica para a obtenção do Selo Unicef e ABRINQ, e planejar a programação e realização da Semana do Bebê 2016. Estiveram presentes representantes do Núcleo dos Adolescentes - NUCA, do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA e das Secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social, de Educação e Saúde. 

A Semana do Bebê 2016 acontecerá de 08 a 14 de maio e terá como tema: "Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês". A Comissão de Formação será ampliada com a parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, fortalecendo ainda as ações junto a comunidade. A Diretora de Humanização da Secretaria de Saúde, Carla Lorena Pesqueira, destacou a importância desse primeiro momento. “Esse ano é decisivo para a garantia dos selos ABRINQ e UNICEF. Vamos trabalhar em conjunto e realizar de forma permanente as ações pela qualidade da primeira infância e dos adolescentes do nosso município”, disse Pesqueira...

Reintrodução da Ararinha-azul é tema de reunião em Curaçá

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou nesta terça-feira (16) uma reunião de discussão e apresentação de políticas públicas para a reintrodução da ararinha-azul em Curaçá. O Evento se deu no Centro de Educação Superior e teve participação (além dos órgãos federais) de: representantes do poder público municipal (Executivo e Legislativo), representantes do Governo do Estado (Instituto de Meio Ambiente – INEMA) e de organizações da sociedade civil como: Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Paróquia, Instituto Mata Branca (IMB).

Após apresentação geral dos presentes, Ugo Vercillo, do MMA (Biodiversidade e Florestas), abriu a reunião apresentando os objetivos do Evento, o contexto do tema e as propostas acerca dele. "Vamos discutir propostas de ações e políticas relacionadas ao projeto de reintrodução da ararinha-azul aqui em Curaçá. Mas para isso precisamos dessa comunhão para preparar o local com condições ambientais e sociais. É isso que vamos fazer aqui". Ugo mostrou que já existe uma grande área disponível na Fazenda Concórdia (26 km da Cidade) para início, mas que se requer uma comunidade de proteção nos arredores. Logo após, Camila Lugarini, do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), expôs o histórico resumido do Projeto Ararinha-azul na Natureza (PAN) e os resultados já alcançados em cativeiro com essa espécie. "Em 2012, quando o plano de ações do Projeto começou, a gente tinha 73 animais. Hoje em dia temos 110. Maior número em Al Abra, no Qatar. Em 2013 se começou a investir muito em reprodução, por isso chegamos a esses números. Realizamos transferências de animais entre o Qatar e o Brasil. E já temos alguns em Minas Gerais. Em 2019, quando a espécie completa 200 anos de descoberta, iremos soltar os primeiros exemplares aqui em Curaçá", revelou Camila, que também apresentou, rapidamente, ações em comunicação do PAN e experiências bem sucedidas de turismo e artesanato com o Projeto Peixe-boi. Na sequência, Marcos Santana, do MMA (Extrativismo Desenvolvimento Rural) apresentou ações possíveis para o ambiente em que as ararinhas-azuis devem ser soltas, a exemplo de: barragem de contenção de sedimentos, sistema agropastoril para caprinovinocultura e meliponicultura (abelhas nativas). Tudo buscando o combate à desertificação e a produção sustentável. Leonardo Pacheco, do MMA (Extrativismo Desenvolvimento Rural) falou a respeito do Programa Bolsa Verde. "Beneficia 74 mil famílias no Brasil. Elas recebem 300 reais durante dois anos, desde que elas estejam dentro dos critérios, por exemplo: morar dentro de unidade de conservação; estar cadastrada no CADÚNICO, e estar abaixo da linha de extrema pobreza. A condicionalidade ambiental é que os beneficiários assinem um termo de adesão e tenham, na propriedade, uma cobertura vegetal de 20% de mata preservada com plano de manejo definido", elucidou Pacheco, que também antecipou que o Bolsa Verde traz outras políticas associadas a ele, a exemplo dos cursos do PRONATEC e assistência técnica. Eduardo Macedo, o INEMA, apresentou a Proposta de Unidades de Conservação de serras no Município de Curaçá e sugeriu, assim como Edimilson Nascimento (IMB), a integração dos dois projetos na busca dos objetivos comuns...

Comitiva pede ampliação da barragem de Ponto Novo em reunião

Uma comitiva liderada pelo secretário de Agricultura de Ponto Novo, Zenóbio José da Silva, foram recebidos em audiência pelo secretário de Relações Institucionais do Estado (Serin), Josias Gomes, para apresentar reivindicações para município. Entre os pedidos, está a ampliação da capacidade da Barragem de Ponto Novo, que atende o distrito de irrigação da cidade, onde atuam 145 agricultores familiares, além de pequenas e médias empresas. Com a obra, a capacidade de armazenamento de água da barragem pode ser aumentada em 30%, garantindo irrigação para os produtores de banana e o abastecimento dos municípios de Caldeirão Grande, Filadélfia, Senhor do Bonfim, Andorinhas, Itiúba, e Jaguarari.

O secretário de Agricultura também ressaltou o pedido para estender o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) para a zona rural, alcançando cerca de 2,5 mil pessoas em 11 comunidades. "Solicitei, ainda, a construção de 120 sanitários domiciliares para 3 assentamentos comunitários: Várzea do Morro, Varginha, Várzea do Poço, no Distrito de Barracas – onde também reivindicamos a implantação de um colégio estadual", informou Zenóbio Silva...

Seminários indígena e quilombola serão definidos em reunião

A Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), uma das mais novas câmaras criadas na estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem uma pauta importante para discutir. Na próxima segunda-feira (15 de fevereiro), das 9h às 18h, na sede do colegiado, em Maceió (AL), os membros da CTCT se reúnem para definir a programação, data e logística dos seminários quilombola e indígena.

Os eventos marcam o caráter plural e representativo da atuação do CBHSF. O secretário do Comitê, Maciel Oliveira, destaca que os dois seminários são importantes, pois terão na programação debates de temas de profundo interesse dos povos. O II Seminário Quilombola deve acontecer no município de União dos Palmares (AL), pela representatividade do local. O município abriga a Serra da Barriga e é conhecido por ter sediado aquele que foi considerado o maior quilombo do período colonial do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A data e a programação serão definidas na reunião da próxima segunda...

Ministros farão reunião por mais "soluções" de combate ao zika vírus

Por orientação da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, receberá colegas de outras pastas nesta Quarta-feira de Cinzas (10) para debater novas medidas que o governo pode tomar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. A reunião terá a participação dos ministros peemedebistas Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia da Saúde). Em conjunto, as duas pastas desenvolveram um projeto que será apresentado com uma série de medidas relacionadas ao surto da doença. Além de estudos que tratam de possíveis vacinas, o projeto prevê, por exemplo, propostas de assistência para as famílias com crianças com microcefalia. 

A presidente Dilma não deve participar da reunião. A ideia é que os ministros acertem os detalhes do projeto antes de apresentá-lo a Dilma. Durante o feriado de carnaval, a presidente pediu que todos os ministros ficassem de sobreaviso para possíveis reuniões. Ela foi a Porto Alegre, mas retornou no domingo e manteve sua rotina de exercícios diários. Nesta quarta (10), a previsão é que a presidente mantenha uma agenda com compromissos ligados ao combate da doença. À tarde, Dilma vai receber representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Assim como tem feito com órgãos federais, como os Correios, Dilma tem apelado para que entidades ajudem na campanha de prevenção e erradicação do mosquito. Na semana passada, ela recebeu em seu gabinete o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha. Em uma demonstração de como está atenta à questão, Dilma deve participar pessoalmente da campanha de conscientização das Forças Armadas no próximo dia 13. A ideia é que a presidente vá a algumas casas conversar com moradores sobre as medidas que devem ser tomadas para eliminar o mosquito. Ela deverá participar da visita a residências no Rio, cidade que está no centro das preocupações do governo por causa das Olimpíadas...