Juazeiro: Maio da Diversidade é pauta de reunião entre poder público e sociedade civil

No final da tarde da última quarta-feira, 04, na sala de reuniões da Casa dos Conselhos, representantes do poder público e da sociedade civil reuniram-se para discutir ações do projeto Maio da Diversidade da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia. Em Juazeiro o projeto é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) e está na sua terceira edição, com o objetivo de reunir as atividades de enfrentamento ao preconceito por orientação sexual e identidade de gênero.

Durante a reunião foram acertados projetos, audiência pública e rodas de conversa que irão acontecer no município durante a programação do Maio da Diversidade. "Convidamos a sociedade civil para  discutirmos juntos  as demandas prioritárias  para a população LGBT em nosso município, desde a sede até o interior. Nosso objetivo é executar ações educativas para a construção de políticas públicas de respeito às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais", disse o  Supervisor de Políticas Públicas LGBT da SEDIS, Anderson Motta.

Também presente na reunião, representando a Sociedade Civil, o ator Marcos Velasck disse acreditar que a comunidade deve estar presente nas reuniões, pois vive-se um momento decisivo na luta pela localização de direitos à classe. "A sociedade ainda é muito intolerante e preconceituosa. Precisamos de uma sociedade mais justa, que não mascare a realidade violenta atual", afirma.

A programação completa está sendo fechada, mas já foi acertado que haverá um projeto Mães da Diversidade, para mães de LGBTs, e uma roda de conversa LesBi. A advogada e responsável pela LesBi, Abineia Miranda, falou sobre o evento. "Diante do que estamos vivendo no país, há um sentimento de que tudo o que foi conquistado será perdido. O Maio da Diversidade é então muito mais importante agora. Precisamos mostrar que existimos. Não vamos ficar calados e regredir, vamos nos empoderar. Haverá discussões sobre a memória do movimento lésbico, com psicóloga e sobre questões jurídicas", ressalta.

De acordo com o Supervisor de Políticas Públicas LGBT, a programação será divulgada em breve. "Juazeiro está sempre evoluindo em relação às políticas afirmativas para a classe LGBT. Desde o início, contamos com o apoio e participação do Prefeito Isaac e sua equipe. Realizamos fóruns de discussão, participamos de conferências a nível nacional, representando nosso território, damos apoio aos LGBTs que nos procuram, não paramos. Realizar ações no Maio da Diversidade será mais um passo para novas conquistas e já contamos com o sucesso", conclui Motta.

Ascom/Juazeiro