Foram encontrados 52 registros para a palavra: SINTOMAS

Projeto garante 3 dias de afastamento por mês para servidoras públicas que comprovarem sintomas agravantes da menstruação

Fortes cólicas menstruais, dores de cabeça intensa e no corpo são sintomas mensais para pessoas que menstruam e enfrentam complicações durante o ciclo menstrual. Para assegurar o resguardo destas profissionais, um projeto de lei complementar aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) propõe até três dias de afastamento por mês para servidoras públicas do Distrito Federal que comprovarem o agravamento de sintomas associados ao fluxo menstrual.

"A lei acolhe, permite que ela [a pessoa que menstrua] seja liberada para casa ou que não precise recorrer à uma unidade de saúde e esperar horas por atestado", diz o deputado Max Maciel (Psol), autor do projeto...

Metade dos doentes com dengue não apresentam sintomas

No combate à dengue, uma ameaça silenciosa acendeu o alerta. De acordo com especialista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 50% dos casos são assintomáticos, ou seja, a doença não se manifesta com sintomas perceptíveis. E o número de casos não para de subir.

A infecção assintomática pelo Aedes aegypti representa um desafio para a identificação e controle da propagação da dengue, segundo a médica infectologista Ana Carolina D'Ettorres, da Fiocruz. ..

Sintomas e consequências do AVC: HU-Univasf presta suporte a pacientes acometidos

Em 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma data que tem o objetivo de alertar a população sobre essa que é uma das principais causas de morte de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

Por isso, especialistas da rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) explicam os sinais da ocorrência de um AVC e os tratamentos garantidos para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)...

Febre reumática aguda: sintomas, diagnóstico e tratamento

Dor na garganta persistente, inflamação, dor e febre. Estes são alguns dos sintomas da febre reumática aguda. Uma doença inflamatória que pode afetar diversas partes do corpo e que tem sido alvo de avanços significativos no diagnóstico e tratamento. Com sintomas que podem variar desde dor nas articulações até comprometimento cardíaco, a doença agora está sob o foco da pesquisa internacional que pode seguir para um diagnóstico mais eficaz.

A doença acontece com maior frequência entre os 5 e os 15 anos, após uma infecção de garganta (faringite), quando o sistema imunológico começa a atacar os tecidos saudáveis por engano e a sua condição mais grave acontece quando os sintomas estão relacionados ao coração e ao sistema nervoso. A febre reumática aguda é uma complicação rara, porém grave, que surge como uma resposta imunológica anormal a infecções causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes. A doença pode afetar o coração, as articulações, a pele e até o sistema nervoso central...

Saúde recomenda uso de máscara diante de sintomas gripais

Nota técnica do Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais, pessoas que apresentem fatores de risco para covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença. 

De acordo com a pasta, os grupos com fatores de risco para complicações da covid-19 incluem imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em situações como locais fechados e não ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde. ..

Ministério Saúde recomenda uso de máscara diante de sintomas gripais

Nota técnica do Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais, pessoas que apresentem fatores de risco para covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença. 

De acordo com a pasta, os grupos com fatores de risco para complicações da covid-19 incluem imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades em situações como locais fechados e não ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde. ..

50 moradores do distrito de Itamotinga em Juazeiro (BA) apresentam sintomas de intoxicação alimentar; prefeitura colhe amostras de água e investiga

Cerca de 50 moradores de Itamotinga, distrito de Juazeiro, no norte da Bahia, estão com suspeita de intoxicação alimentar. Desde domingo (12), pacientes relataram sintomas como diarreia, vômito, dor abdominal e dor de cabeça.

De acordo com a Vigilância Sanitária do município, as 50 pessoas procuraram atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito. A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que todos os pacientes tiveram quadros leves e não precisaram ser internados...

Após jornada pedagógica, mais de 180 pessoas vão parar na UPA com sintomas de intoxicação alimentar

Na cidade de Jacobina, no Norte da Bahia, mais de 180 pessoas estão com suspeita de intoxicação alimentar. Entre terça-feira (31) e esta quarta-feira (1º), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu pacientes com sintomas como vômito e diarreia. As informações são do G1.

A maioria dos pacientes disseram ter participado de uma jornada pedagógica. Por meio de nota, a prefeitura de Jacobina informou que acionou a vigilância sanitária para verificar se o buffet servido na jornada está relacionado com o quadro clínico apresentado pelos profissionais...

Dia Mundial da Saúde Mental:causas, sintomas e tratamento do TOC

O Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, traz uma reflexão sobre a necessidade de olharmos para nossa mente. A data foi instituída pela Federação Mundial da Saúde Mental em 1992 e nos dias atuais o debate acerca da promoção e prevenção para a mudança mental chama atenção dos governantes, sociedade civil e meio acadêmico.  

Vivemos uma crise da Saúde Mental, na qual muitas pessoas no mundo sofrem de transtornos como a depressão, ansiedade, transtornos alimentares, dentre outros. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2022, no primeiro ano da pandemia de Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Alguns quadros também chamam a atenção pela incidência na população, por exemplo do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).  ..

Alergias respiratórias: o que são, sintomas, causas e principais cuidados

As doenças respiratórias representam boa parte dos problemas de saúde entre as pessoas. É uma soma entre os fatores genéticos e as alterações ambientais como as mudanças climáticas nos períodos de outono e inverno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira possui algum tipo de alergia. 

As alergias respiratórias são uma resposta exagerada do sistema imunológico a poeira, alimentos, fungos, ácaros, substâncias químicas ou pólen, provocando a exacerbação de doenças como rinite, asma, sinusite e bronquite. De acordo com a médica pneumologista pediátrica, Raquel Mascarenhas Freitas, após a exposição a alguma dessas substâncias responsáveis em gerar a alergia, o corpo responde com inflamações que irão desencadear sinais ou sintomas. ..

Brasil confirma terceiro caso de varíola dos macacos; conheça sintomas e cuidados

O Ministério da Saúde já confirmou o terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil neste domingo (12). O paciente é um homem de 51 anos, que após viagem a Portugal, apresentou sintomas e segue isolado em Porto Alegre (RS). 

As outras duas pessoas estão em isolamento no estado de São Paulo, possuem histórico de viagem para Espanha e Portugal e, tiveram a confirmação da doença na última semana; quarta-feira (08), o primeiro, e sábado (11), o segundo caso confirmado. O país monitora ainda mais 10 casos suspeitos nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e em Rondônia. ..

Sintomas da Covid-19 trazem novas perguntas

Há dois anos, a terrível primeira onda da pandemia de Covid-19 atingiu os EUA com uma intensidade sem precedentes. A profundidade do terror pode ser difícil de recordar e, graças aos avanços no diagnóstico, tratamento e vacinação, é pouco provável que se repita.

Para os cientistas, no entanto, é crucial revisitar os tempos sombrios e repensar o que aconteceu examinando os dados quase infinitos coletados para tentar entender melhor tanto os efeitos imediatos quanto os de longo prazo que a doença tem sobre o corpo...

Cientistas definem conjunto de sintomas da covid-19 longa em crianças

No início da pandemia do Sars-CoV-2, acreditava-se que crianças estariam imunes ao vírus. Contudo, logo ficou claro que elas não apenas se infectavam como poderiam, como adultos, desenvolver sintomas de longo prazo.

Até então, não havia um consenso sobre a caracterização da covid prolongada na faixa etária abaixo dos 18 anos. Agora, dois grandes estudos financiados pelo Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido, com a colaboração de 120 cientistas internacionais, preencheram esse vazio e podem, segundo os autores, ajudar a estabelecer melhores critérios para pesquisas sobre diagnóstico e tratamento...

Unidades Básicas de Saúde de Petrolina atenderam mais de 30.000 pessoas com sintomas gripais em janeiro

Devido ao aumento de casos das síndromes gripais, ocorridas nessa época do ano, a Prefeitura de Petrolina iniciou 2022 com aumento de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Nesse primeiro mês, 32.500 consultas foram realizadas, nas 56 UBS espalhadas pelo município, em pacientes que estavam sintomáticos respiratórios. 

Cerca de 1.368 profissionais têm trabalhado na linha de frente durante esses mais de dois anos de pandemia...

É gripe ou covid-19? O aumento de sintomas gripais nas populações de Juazeiro e Petrolina aumentam essa dúvida. como saber?

Com grande incidência de casos de omicrôn no Vale do São Francisco, em Juazeiro e Petrolina, tem sido grande a procura por atendimento nos hospitais e postos de saúde, em busca de testes que apontem as causas dos sintomas que acometem centenas de pessoas na região. A dúvida: é gripe ou Covid-19?

Um monitoramento realizado pelo projeto Zoe COVID Symptom Study, no Reino Unido, pode dar uma luz nessa dúvida e aponta que, em que pese os sintomas se assemelhem ao das outras variantes da Covid-19, a grande maioria das pessoas infectadas pela ômicron relataram que o sintoma de dor de garganta apareceu antes dos demais sinais aparecerem...

Secretaria de Saúde de Petrolina orienta como proceder sobre sintomas gripais e COVID-19

Com o aumento gradual dos casos de pessoas com sintomas gripais em Petrolina, a Secretaria de Saúde repassa à população a importância de fazer no período correto o teste contra a COVID-19. Pacientes que apresentam algum sintoma gripal devem esperar o terceiro dia para realizar o teste, já em casos de pessoas que tiveram contato com caso positivo para o novo coronavírus a quantidade de dias aumenta para cinco, sendo necessário buscar um ponto de testagem a partir desse período por ser mais confiável o resultado.

Em Petrolina, o teste para detecção da COVID-19 está disponível no Centro de Convenções, Unidade Básica de Saúde Lia Bezerra, José e Maria, e na Unidade Básica de Saúde Otília Nunes Barros, Nova Petrolina. Os pontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h...

Teve contato com caso positivo para Covid e não conseguiu testar? Saiba o que fazer

Os casos de Covid-19 estão se multiplicando pelo Brasil, em grande parte pela alta transmissibilidade da variante ômicron. O aumento no número de infecções tem pressionado o sistema de saúde em todo o País, principalmente porque a demanda por testes tem sido maior a cada dia. As grandes filas nos centros de testagem são uma realidade, isso quando já não é registrada a falta dos equipamentos para os exames. 

Muitas pessoas, por isso, estão ficando sem o diagnóstico. É aí que surgem as dúvidas, sendo esta a mais recorrente: tive contato com quem testou positivo para Covid-19, estou com sintomas, mas não consegui fazer o teste, o que devo fazer?..

Profissionais da saúde com COVID-19 e sintomas gripais são afastados dos serviços em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina está com 13 das 54 Unidades Básicas de Saúde desfalcadas de profissionais em virtude de testagem positiva para a COVID 19 e/ou com sintomas gripais. Assim, pelos próximos dias, a secretaria terá a assistência clínica básica sem funcionamento total. A partir do dia 31 de janeiro, a secretaria espera que os serviços já estejam normalizados.

Para a assistência médica, em virtude de sintomas gripais desses profissionais, a orientação da Secretaria de Saúde é buscar o acesso remoto que é feito de forma online pelo Atende em Casa, disponibilizado pelo Governo de Pernambuco para assistir pessoas com sintomas, o link é www.atendeemcasa.pe.gov.br...

94% dos Municípios relatam crescimento preocupante de pessoas com sintomas gripais, diz pesquisa

O crescimento de casos de Covid-19 e o aumento de pessoas com sintomas gripais foi captado pela 33ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), primeiro levantamento de 2022, promovido entre os dias 10 e 13 de janeiro.

Dos quase 2 mil Municípios que participaram do mapeamento, 93,9% apontaram o crescimento preocupante de atendimentos a pessoas com sintomas gripais em hospitais e postos de saúde...

Em Petrolina, população com sintomas gripais pode procurar atendimento online

Devido ao aumento das síndromes gripais ocorridas nessa época do ano, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, orienta que a população procure primeiro o serviço de atendimento online ofertado pela Secretaria Estadual de Saúde. As pessoas que estiverem com sintomas podem acessar o site ou aplicativo Atende em Casa, endereço é www.atendeemcasa.pe.gov.br.

O usuário sintomático será atendido por um profissional de saúde e receberá orientações sobre o que estiver sentindo e se deve procurar ou não uma Unidade Básica de Saúde. Essa ação tem como objetivo evitar a sobrecarga nos serviços de pronto atendimento do município e garantir um atendimento de qualidade para todos os pacientes...