Unidades Básicas de Saúde de Petrolina atenderam mais de 30.000 pessoas com sintomas gripais em janeiro

Devido ao aumento de casos das síndromes gripais, ocorridas nessa época do ano, a Prefeitura de Petrolina iniciou 2022 com aumento de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Nesse primeiro mês, 32.500 consultas foram realizadas, nas 56 UBS espalhadas pelo município, em pacientes que estavam sintomáticos respiratórios. 

Cerca de 1.368 profissionais têm trabalhado na linha de frente durante esses mais de dois anos de pandemia.

Além desses atendimentos, as UBS continuam com os agendamentos de consultas de pré-natal, hanseníase, tuberculose e leishmaniose. Com a ampliação da testagem para detecção da COVID-19, foi observado uma alta procura por atendimentos nas unidades.

"A demanda tem sido cada vez maior, principalmente devido à associação de casos de síndromes gripais e de Covid-19. É importante reforçar que foi necessário reorganizar a atenção básica para que esses profissionais ficassem mais tempo atendendo pacientes sintomáticos respiratórios. Além desses atendimentos, os agendamentos de consultas continuam como tuberculose, hanseníase, pré-natal, entre outros", destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

É importante destacar que além dos atendimentos nas UBS's, as pessoas que apresentarem síndromes gripais podem ser atendidas de forma on-line através do aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

 

Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde