RedeGN - Teve contato com caso positivo para Covid e não conseguiu testar? Saiba o que fazer

Teve contato com caso positivo para Covid e não conseguiu testar? Saiba o que fazer

Os casos de Covid-19 estão se multiplicando pelo Brasil, em grande parte pela alta transmissibilidade da variante ômicron. O aumento no número de infecções tem pressionado o sistema de saúde em todo o País, principalmente porque a demanda por testes tem sido maior a cada dia. As grandes filas nos centros de testagem são uma realidade, isso quando já não é registrada a falta dos equipamentos para os exames. 

Muitas pessoas, por isso, estão ficando sem o diagnóstico. É aí que surgem as dúvidas, sendo esta a mais recorrente: tive contato com quem testou positivo para Covid-19, estou com sintomas, mas não consegui fazer o teste, o que devo fazer?

Segundo recomendação médica, o ideal, nesses casos, é considerar o quadro de coronavírus. "Tem que ficar isolado por 10 dias, segundo recomenda a Secretaria de Saúde Estadual", explica o médico infectologista Bruno Ishigami. 

"Se você mora com alguém e essa pessoa testou positivo e você não conseguiu fazer o teste, mas está com sintomas, pela epidemiologia é considerado caso de Covid também", acrescenta o infectologista.  

Por outro lado, há pessoas que não desenvolvem sintomas mesmo após ter contato com alguém que testou positivo. Na hipótese de não conseguir testar para Covid, neste caso, a recomendação é: "Se teve contato com alguém positivo por pelo menos 15 minutos e estava sem máscara (compartilhando refeição, conversando, no mesmo espaço), a recomendação é ficar isolado por 7 dias (sendo o dia 1 o dia do contato). Caso não tenha a possibilidade de ficar isolado, usar máscara pff2 (ou cirúrgica+tecido ou duas de tecido) para ir ao trabalho, evitar contato com idosos e pessoas mais vulneráveis nesse intervalo", orienta Ishigami.

"Geralmente, se você for apresentar sintomas após contato com alguém positivo é até o 10º dia, mas, na maioria das vezes, apresenta sintomas até o 7º dia e pode apresentar sintomas até o 14º dia", explica o médico. 

Folha de Pernambuco / foto: reprodução