Foram encontrados 454 registros para a palavra: Enem

Metade dos inscritos no Enem já consultou o local de prova

Cerca de 50% dos 6,7 milhões de candidatos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já consultaram o cartão de confirmação de inscrição. O documento traz informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova, além do número de inscrição, a data e hora do exame, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.

O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante e também no aplicativo do Enem para celular. É necessário informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição...

Escolas da Rede Estadual de PE e BA ganharam Simulados Enem de cursinho

O BioS Vestibulares e Concursos, com unidades em Petrolina e Juazeiro, sempre comprometido com a preparação de jovens para o ingresso nas universidades, realizou a doação de 1500 simulados Enem para algumas escolas da Rede Estadual. Em Petrolina, foram contemplados o Colégio da Polícia Militar e as Escolas Gercino Coelho, Osa Santana, Humberto Soares, Dom Antônio Campelo, João Barracão e EMAAF. Em Juazeiro, as escolas atendidas foram os Colégios: Polícia Militar, Modelo, Lomanto Júnior, Rui Barbosa e CODEFAS. As avaliações são produzidas pela empresa Evolucional, de Campinas-SP, sendo hoje a maior empresa de simulados Enem do país.

O BioS tem um histórico de aprovações, sendo, há muitos anos, o que mais aprova em todo o interior de PE e BA. Em 2017, o aluno Rafael Castro, com a média 838,66, foi o 1º lugar no Enem em todo o Estado de Pernambuco e Bahia. Hermiete destacou vários primeiríssimos lugares conquistados em vestibulares nesse ano, dentre eles: UFPE, UNIVASF, UNEB, FACAPE, UPE (SSA), UNIME-BA e UFCG. “Temos uma equipe e material didático diferenciados, além de alunos dedicados. Agora, dia 25/10 iniciamos a maratona de revisões, começando pelo Enem”. ..

Candidatos podem consultar local onde farão o Enem a partir desta sexta-feira (20)

Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem consultar o local onde farão as provas a partir desta sexta-feira (20). O acesso ao cartão de confirmação da inscrição será liberado às 10h e estará disponível na Página do Participante e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android e iOS.

Para acessar o Cartão basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e a hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados...

Redação do Enem que desrespeitar direitos humanos pode receber nota zero

Entre as regras a serem seguidas pelos candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na elaboração da prova de redação está o respeito aos direitos humanos. Quem defender ideias avaliadas como contrárias aos direitos humanos poderá receber nota zero na redação.

De acordo com a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), algumas ideias e ações serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos, como: defesa de tortura, mutilação, execução sumária e qualquer forma de “justiça com as próprias mãos”, isto é, sem a intervenção de instituições sociais devidamente autorizadas...

73ª CIPM REALIZA AULÃO SOLIDÁRIO COM O PROJETO ENEM 2017 EM JUAZEIRO E ENTREGA DE BRINQUEDOS E ALIMENTOS NA CASA LAR MARIA DE NAZARÉ

Na noite da última terça feira (10), a 73ª CIPM, comandada pelo Maj PM Eduardo Almeida Cunha, realizou no Colégio Estadual Rui Barbosa, no bairro Santo Antônio, um “aulão” solidário para alunos do 3º ano, com foco no (ENEM) Exame Nacional do Ensino Médio 2017.

O Projeto, coordenado pela Capitã PM Maridésia Lopes Bispo e ministrada pelo Sd PM Daniel Silva de Jesus, graduado em Letras/Português(UPE), pós-graduado em Linguística Textual (UFBA) e professor de Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Enem e preparatório para concursos públicos tem como tema, Linguagens e códigos para o ENEM 2017, uma prova de interpretação e comunicação, com o foco na disciplina Língua Portuguesa, que se delimita em interpretação-comunicação. Foram abordadas as várias formas de textos, linguagens e a gramática, com o intuito de facilitar os vários tipos de textos e decodificar os enunciados propostos da prova do ENEM 2017...

Local das provas do Enem será divulgado na sexta-feira (20)

O local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será divulgado nesta sexta-feira (20). O endereço onde cada participante vai realizar a prova será informado nos "Cartões de Confirmação de Inscrição", que precisarão ser consultados na Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial). O Inep lembra que para acessar o Cartão é necessário fornecer o número de CPF e a senha cadastrada na inscrição.  ..

Enem terá detectores de metal em todos os banheiros

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá disponíveis 67 mil detectores de metal, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número garante a vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação.

A medida visa garantir que os candidatos não utilizem equipamentos eletrônicos nos banheiros. Até 2015, os detectores eram usados nos banheiros de forma aleatória, mas desde 2016 passaram a ser usados em todos os banheiros. Os equipamentos também serão usados em outros locais considerados necessários. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 12 de novembro...

Na reta final para o Enem, foco deve ser em simulados e na leitura de notícias

Faltando apenas um mês para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que vão participar da seleção devem aproveitar os últimos dias para revisar o conteúdo e fazer provas anteriores e simulados, sem esquecer de ficar ligado nos noticiários para saber o que está acontecendo no país e no mundo. Além de solidificar os conceitos, a resolução de simulados e de provas anteriores deve ser a principal estratégia de estudo nesses últimos dias, aconselha o professor de matemática Bruno Vianna. Segundo ele, essa prática faz com que o aluno se acostume com o tempo que terá para analisar e responder a todas as questões no dia do Enem.

“No Enem, o aluno tem que estar preparado para fazer uma prova nos moldes em que ele não está acostumado, pois é muito diferente das avaliações internas que as escolas costumam fazer. Os alunos não têm o costume de resolver 45 questões em um espaço grande de tempo”. Na área de matemática, Vianna diz que os assuntos que vêm aparecendo com mais frequência no Enem são os do ensino fundamental, como geometria plana e proporcionalidade. “Seria bom focar nesses assuntos principalmente”...

Aulão temático para a prova do Enem e do vestibular com inscrição aberta em Petrolina

Realizado pelo Sesc, a iniciativa acontece de 13 a 26 de setembro. Os interessados em participar podem se cadastrar doando 1kg de alimento não perecível 

Com o propósito de preparar os feras para a prova do Enem e do vestibular, que acontece em novembro, o Sesc Petrolina está com inscrição aberta para aulão temático. A partir desta quarta-feira (13/09) até o dia 26 de setembro, a iniciativa levará aos participantes conhecimentos de português, inglês, história, geografia, biologia, química, física, matemática e literatura, abordando questões atuais. ..

Coordenadores municipais do Enem 2017 na Bahia serão capacitados neste sábado

Os coordenadores municipais da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser capacitados neste sábado (09). A capacitação para avaliadores da Bahia será realizada em um hotel da capital e ao todo 130  pessoas vão participar. No estado, haverá aplicação de prova em 160 cidades e o número de inscritos é de 490.233, sendo que cerca de 120 mil são de Salvador. 

Além da etapa presencial, os coordenadores devem fazer um curso de preparação a distância de 20h, até a véspera de aplicação do exame. Os coordenadores dos estados de Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Boa Vista e Maceió também vão realizar curso de capacitação neste sábado. ..

Provão gratuito de preparação para o ENEM vai testar desempenho de estudantes de Petrolina

Estão abertas as inscrições para um ‘provão’ preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes de escolas públicas e privadas de Petrolina que estejam no 9º ano do Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Médio, podem se inscrever gratuitamente até hoje (18).

Com a prova, o estudante poderá testar seu desempenho na prova que é similar ao ENEM. No resultado final, que será divulgado dia 15 de setembro, será divulgado um ranking com as respectivas posições de cada participante, além disso, todos receberão um diagnóstico claro de seus potenciais e de suas oportunidades de melhoria. Haverá premiação para os primeiros colocados...

Candidatos têm até hoje para se inscrever no Enem

Hoje (19) é o último dia de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até as 23h59, no horário de Brasília, para se inscrever pela internet, no site do Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que desejam fazer as provas.

Até a noite de ontem (18), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,62 milhões haviam concluído a inscrição. A expectativa é que os inscritos cheguem a 7 milhões. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.Os candidatos que solicitarem algum atendimento especializado ou específico, além da isenção da taxa do exame, deverão estar atentos aos documentos comprobatórios. Este ano, serão exigidos laudos médicos, que deverão ser enviados em formato digital pelo próprio sistema, além de outras informações, como o Número de Identificação Social (NIS), que comprove que o participante integra o CadÚnico...

Inscrições para o Enem começaram nesta segunda-feira (8)

Começaram hoje (8), a partir das 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Enem. O prazo de inscrição termina às 23h59 do dia 19 de maio. A taxa do exame este ano é R$ 82. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Na hora da inscrição, os candidatos devem informar telefones fixo ou celular, além de e-mails, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possa entrar em contato com o participante. Os dados devem estar atualizados...

Colégio Moura: Foi dada a largada para o ENEM 2017 com aulões, revisão e novas regras para o exame

Essa semana o MEC publicou o edital do ENEM 2017, esse ano o exame nacional do ensino médio sofreu  algumas alterações que chamaram atenção e os candidatos deverão estar atentos, a exemplo: a taxa de inscrição aumentou em 20% e será de R$ 83,00,  as provas acontecerão nos dias 05 e 12 de novembro em dois domingos consecutivos, a ordem das provas mudaram para o 1º dia: linguagens, ciências humanas e redação restando para o 2º dia: matemática e ciências da natureza, a nota do ENEM também não será mais útil para emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio, os adultos deverão realizar o Encceja para a obtenção do mesmo, dentre outras mudanças os interessados  deverão acessar o portal www.inep.gov.br.

O Colégio Moura já deu início à jornada de preparação para o ENEM 2017, aulas extras e aulões estão sendo realizados em turnos opostos, como também em finais de semana para as turmas do 9º ano do fundamental II ao 3º ano do ensino médio. Além dos aulões tradicionais o Colégio Moura promoveu visitas ao campi universitário da UNIVASF para que o aluno pudesse vivenciar um pouco da vida acadêmica de um graduando. A psicóloga Irla Moura está realizando com os pré-vestibulandos acompanhamentos semanais de orientação vocacional e construção de planos de estudos personalizados, segundo a profissional do Colégio Moura "a preparação do discente vai além dos muros da escola, o incentivo deve vir de inúmeros ambientes, e a participação da família e amigos é de extrema importância para desenvolvimento dos jovens"...

Inscrições para Enem serão em maio; taxa para realização do exame será R$ 82

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começarão às 10h do dia 8 de maio. Os estudantes deverão acessar o site do exame para realizar a inscrição até as 23h59 de 19 de maio. Para que o cadastro no exame seja efetivado, deverá ser paga taxa de R$ 82 até 24 de maio. O valor é 20% mais caro em relação ao cobrado no ano passado, R$ 68. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a correção levou em conta a variação de preços pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e incorporou variações de anos anteriores que deixaram de ser aplicadas. Estarão isentos do pagamento estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017, participantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico e aqueles que se enquadram na Lei 12.799/2013, que isenta de pagamento estudantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio - equivalente a R$ 1.405,50.

A partir deste ano o sistema de criação permitirá que o participante informe o Número de Identificação Social do CadÚnico, de modo que os dados sejam iguais aos cadastrados na base da Receita Federal para que a inscrição seja validada. De acordo com a Agência Brasil, os participantes isentos que não fizerem os dois dias de prova neste ano e tentarem isenção no próximo ano deverão justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Se isso não ocorrer, perderão a isenção. As provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões ao meio-dia. No primeiro domingo serão feitas provas de ciências humanas, linguagens e redação. O segundo será para provas de matemática e ciências da natureza. O edital divulgado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União, por outro lado, não será o mesmo válido para adultos presos e adolescentes submetidos a medidas socioeducativas que incluem privação de liberdade...

Enem 2017 será em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. O resultado do exame será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

A medida deverá beneficiar os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr e faziam as provas de sábado à noite. ..

Consulta pública sobre o Enem termina nesta sexta

Qualquer pessoa interessada em opinar sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até hoje (17) para participar da consulta pública sobre a prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A consulta foi aberta no dia 18 de janeiro, pela internet, e o Inep enviou e-mail convidando os 6,1 milhões de participantes do Enem 2016 para se manifestar sobre aspectos que podem ser mudados no exame. Com base nas respostas, o Ministério da Educação poderá modificar o exame ainda este ano. Uma das principais mudanças poderá ser a aplicação das provas em apenas um dia, com 5 horas e 30 minutos de duração. Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo. A prova também poderia ser menor e ter, no máximo, 100 questões – hoje são 180. Em todos os casos a redação será mantida. Na consulta pública, há quatro questões sobre o Enem. Na primeira, a pessoa define o formato, de um ou dois dias. S

endo dois dias, ainda é possível sugerir se as provas devem ser aplicadas em dois domingos ou mesmo em um domingo e uma segunda-feira, que seria feriado escolar, ou a manutenção do formato atual. A terceira pergunta é sobre a realização do Enem por computador. A ideia não é nova e vem sendo discutida desde 2012. No entanto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, já disse que é inviável executar uma mudança como essa neste ano e que pode haver, no máximo, testes de aplicação. A última questão é livre para que a pessoa dê as próprias sugestões em um texto de, no máximo, 300 caracteres. O link para a consulta pública está disponível no portal do Inep. ..

CPM Petrolina comemora saldo de aprovações superior a 50% no Enem/2016

O Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPM) - Anexo I, sediado em Petrolina, está com um saldo de aprovações superior a 50% no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem/2016, mantendo-se no ranking das escolas mais conceituadas do estado. As aprovações ocorreram principalmente nas Universidades Federais, a exemplo da UNIVASF, onde houve a maior parcela de aprovações.

 Os cursos escolhidos pelos alunos aprovados no exame são os mais variados, como medicina, odontologia, nutrição, biomedicina, engenharia, direito, economia, administração, ciências da computação, dentre outros...

Estudantes de Juazeiro conquistam bons resultados na prova do Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) 77 estudantes que realizaram a prova do Enem em 2016 conseguiram tirar a nota máxima na redação que teve como tema Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil.  O número total de estudantes que levaram nota zero ou tiveram a anulação da prova do Enem foi de 291.806.

Em Juazeiro, a reportagem do Blog Geraldo José, conversou com dois jovens que conquistaram notas altas na redação do Enem. Um deles é o estudante de uma escola da rede particular de Juazeiro, Bruno Eduardo dos Santos, 17 anos.  Bruno tirou 920 pontos na redação e confessou que quando ficou sabendo da nota ficou surpreso...

Estudantes podem solicitar certificação do Ensino Médio com resultado do ENEM

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, e solicitaram a certificação do Ensino Médio no ato da inscrição, tendo requisitado recebimento através da Secretaria da Educação do Estado, já podem dirigir-se às unidades escolares autorizadas do Estado da Bahia. Entre os requisitos, o estudante deve ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM e 500 pontos na Redação.

Para obter o certificado, além do rendimento na avaliação, o candidato deve possuir 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem, mesmo sendo emancipado, e apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3X4 recentes, RG e CPF (cópias e originais), cópia do resultado do Enem e a senha para acesso ao sistema do resultado. Confira as unidades autorizadas para certificação no site da Secretaria da Educação. ..