Foram encontrados 453 registros para a palavra: Enem

Baiana de 20 anos é uma das 60 pessoas a tirar nota mil na redação do Enem 2023

A baiana Beatriz Medeiros dos Santos Tudella, de 20 anos, se surpreendeu ao olhar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta terça-feira (16). Moradora de Salvador, ela foi uma das quatro pessoas na Bahia a conseguir a nota máxima na disciplina.

"Nunca tive muita dificuldade em redação e treinei bastante ano passado. Eu esperava 900, mas mil foi realmente uma surpresa. Fiquei muito feliz", comemorou a estudante...

Alunos do 3º ano vão receber incentivo financeiro para fazer Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dados da pasta mostram que cerca de metade dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 não participaram da última edição do Enem...

Resultados do Enem 2023 já podem ser acessados

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame. ..

Resultado do Enem 2023 será publicado nesta terça-feira

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023 serão divulgados nesta terça-feira (16). O acesso às notas deverá ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.

Segundo o Ministério d Educação (MEC), as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame...

UniFTC anuncia Campanha Enem com bolsas de até 100% válidas para maioria dos cursos; veja como inscrever-se

A pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é seu passaporte para um futuro acadêmico e, na Rede UniFTC, sua nota vale uma bolsa de até 100%. Você pode realizar seu sonho profissional numa instituição que é referência no ensino superior e garantir descontos exclusivos usando sua nota, além de iniciar os estudos ainda no primeiro semestre de 2024 com a 1º e 2º mensalidades por R$ 89,90, cada. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 29 de janeiro. Para concorrer, basta inscrever-se no link https://unif.tc/campanhaenem e transformar seu sonho em realidade. Para facilitar seu ingresso em um curso, a Rede UniFTC disponibiliza uma calculadora especial para aqueles que querem calcular o desconto de até 100% no valor da mensalidade do curso desejado. Interessados podem acessar o link https://unif.tc/calculadoraespecial. ..

Profissionais de Pernambuco que aplicaram provas do Enem 2023 denunciam atraso dos pagamentos

Profissionais de Pernambuco que trabalharam, em novembro de 2023, na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reclamam da falta de pagamento pelos serviços prestados.

Aplicadores alegam que, durante a capacitação, foram informados que o pagamento pelo serviço seria feito um mês após a segunda prova, que ocorreu no dia 12 de novembro, mas essa quitação não ocorreu...

Facape abre inscrições para curso de Medicina com o uso da nota do ENEM

Para aqueles que almejam uma carreira na área médica, a Faculdade de Petrolina (Facape) anuncia a abertura das inscrições para o curso de Medicina, com a avaliação do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O processo destina-se a preencher as 4 vagas disponíveis e segue até o dia 12 de dezembro.


Para concorrer, os candidatos devem atender ao requisito mínimo de uma média aritmética simples igual ou superior a 450 pontos no ENEM (que deve ter sido feito entre 2018 e 2022), sem terem sido desclassificados ou obtido nota zero na redação. ..

Inep prorroga prazo para pedidos de reaplicação do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para até as 23h59 da segunda-feira (20) o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

A medida que vale para quem teve problemas de logística ou de saúde (doenças infectocontagiosas) nos dias do exame (12 e 19), e para quem mora a mais de 30 quilômetros do local de prova...

Enem: termina nesta sexta-feira (17) prazo para solicitar reaplicação do exame

As pessoas interessadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 devem ficar atentas. O prazo para requerer a reaplicação da prova termina nesta sexta-feira (17).

Aqueles que não conseguiram comparecer no local no dia do exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como já previsto no edital, terão mais uma chance. Uma nova prova foi marcada para os dias 12 e 13 de dezembro...

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2023 começa nesta segunda

Candidatos que, por problemas de logística ou saúde (doenças infectocontagiosas), não puderam fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) têm de hoje (13) até sexta-feira (17) para solicitar, pela Página do Participante, a reaplicação do exame.

A medida vale também para pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. Segundo o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato...

PF identifica oito estudantes que divulgaram foto da prova do ENEM; Vitória da Conquista tem caso suspeito

A Polícia Federal identificou oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões logo após o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar da divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste domingo (12), o flagrante ocorreu na semana anterior, primeiro domingo do exame (5)...

Estudantes participam da segunda etapa do Enem e relatam expectativas para o ingresso no Ensino Superior

Os estudantes da rede estadual de ensino participaram, neste domingo (12), em toda a Bahia, da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e relataram as suas expectativas para o ingresso no Ensino Superior, através da nota do exame.

Desta vez, os candidatos responderam as provas de Matemática e de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), com cinco horas de duração...

Enem: estudantes voltam a fazer provas neste domingo (12)

Com quase 4 milhões de inscritos, o segundo dia de provas do Enem 2023 será aplicado neste domingo (12) em todo o país. Além de se preparar para as provas, os estudantes devem ficar atentos a documentação necessária.

É bom lembrar que os participantes podem usar documentos digitais para identificação no dia da prova. Segundo o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só serão permitidos e-Título, CNH ou RG  que forem apresentados por meio dos respectivos aplicativos oficiais. Eles informam que as capturas de tela não serão aceitas...

Enem: presidente do Inep diz que exame "não demoniza agronegócio"

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios, enfrentou na Câmara, na quarta-feira, uma saraivada de críticas à primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, aplicada no último domingo em todo o país.

O pedido de audiência pública foi feito por deputados da oposição, com apoio de parlamentares ligados à bancada do agronegócio, que foi tema de uma das questões apontadas como polêmicas no certame...

Enem: escritores e músicos comentam questões que citam suas obras

Nas redes sociais, quem teve um trecho da própria obra transformado em questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5) comentou a prova e até deu palpites de qual seria a resposta certa. Entre as publicações que se destacaram nas redes, estão a do músico Caetano Veloso, dos escritores Itamar Vieira Vieira Junior e Jarid Arraes e da liderança indígena Txai Suruí.

Foi Paula Lavigne, esposa de Caetano que gravou o músico analisando a prova. “Alô, turma! Eu perguntei a Caetano Veloso qual alternativa é a correta de uma questão que caiu no Enem 2023 e que usou trechos das músicas Alegria, Alegria e Anjos Tronchos!", disse no X. ..

Desigualdade: Tema da redação do Enem vai ganhar política nacional em 2024

Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste domingo (5), primeiro dia das provas do Enem 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o tema do texto dissertativo exigido pelo exame: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. Ao detalhar a proporção do trabalho doméstico entre as mulheres, a pesquisa verificou que as pretas têm o maior índice de realização das tarefas (92,7%), superando as pardas (91,9%) e brancas (90,5%).  ..

Enem: Lula sinaliza fim de taxa de inscrição para atrair jovens

Em visita à sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou um possível fim da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O presidente ressaltou também a participação de idosos no exame. "Hoje li a notícia de que um senhor de 60 anos está inscrito porque ele quer terminar engenharia"...

Candidato do Enem é preso por engano durante prova no Recife: 'A gente se prepara, tem um sonho e, de repente, uma falha acaba tudo'

Um homem de 50 anos foi preso por engano enquanto fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no domingo (5), em uma escola no Recife. O candidato contou que foi retirado da sala e foi surpreendido por policiais militares com um mandado de prisão contra uma pessoa com o mesmo nome e a mesma data de nascimento que ele.

Após ser levado para a delegacia e liberado em seguida, Marcos Antonio Gomes da Silva prestou uma queixa por danos morais, pois não teve a chance de terminar a prova do Enem. "É irreparável. A gente se prepara, tem um sonho, e, de repente, uma falha acaba com tudo", disse Marcos...

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, neste domingo (5), registrou ausência média nacional de 28,1%. Os dados são premilinares com base em 98% dos locais em que o exame foi realizado. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano. Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi similar à registrada no ano passado (28,3%). 

O balanço do dia de aplicação foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em coletiva de imprensa na noite deste domingo. Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação...

Inep confirmou a reprodução da imagem da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais. Polícia Federal é acionada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou, na tarde deste domingo (5), a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. 

A assessoria de imprensa do Inep confirmou a reprodução da imagem e a medida adotada. “Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou. ..