Foram encontrados 454 registros para a palavra: Enem

Polícia Federal investiga fraudes ao Enem e a concursos públicos em três estados

Um esquema de fraudes a concursos públicos e a processos seletivos para ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e deste ano é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta manhã de quarta-feira (8).

Ao todo estão sendo cumpridos 36 mandados, sendo: 21 de busca e apreensão; quatro de prisão preventiva e 11 de condução coercitiva, nos Estados do Ceará (Fortaleza, Juazeiro, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira), Paraíba (São José de Piranhas e Cajazeiras) e Piauí (Teresina)...

ESPAÇO DO LEITOR: EU PENSO ASSIM...NENÉM VIRA GENTE GRANDE E COLOCA O CARRANCA NA FINAL.

O Campeonato SUB-20, da Liga Desportiva Juazeirense-LDJ, está chegando ao seu final. A cada jogo realizado, se vislumbra aqueles clubes que se candidatam a disputar a grande finalíssima desse certame.

Toda terça e toda sexta-feira, abrem-se os portões do estádio Adauto Moraes e os torcedores assistem gratuitamente esses espetáculos que essa garotada está nos presenteando. Cada jogo é uma emoção para a torcida que vai ávida para assistir sempre um bom espetáculo futebolístico...

Tema da redação do Enem 2017 pega candidatos de juazeiro e Petrolina de surpresa

Participantes do Enem 2017 afirmam terem sido "pegos de surpresa" com o tema da redação da edição deste ano do exame. Os estudantes tiveram que escrever sobre os desafios da educação de surdos.

Em Petrolina, Maria José Silva foi uma das primeiras participantes do Enem. Ela disse que o tema foi difícil. "Não esperava esse tema. Não foi fácil. Tema difícil". ..

Primeiro dia do Enem tem 30,7% de abstenções; 273 foram eliminados

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 30.2%, dos 6.73 milhões de inscritos. Segundo informações da Agência Brasil, é o maior índice de abstenção desde 2009, quando 37.7% dos candidatos não compareceram. Ainda foram registradas 273 eliminações no primeiro dia, sendo 264 por descumprimento de regras gerais do edital e nove após serem flagradas com algum equipamento identificado pelos detectores de metais. No ano passado, foram 3.942 eliminações no final do primeiro dia e 4.780 no segundo. Até agora, nesta edição, não foi identificado nenhum concorrente que estivesse usando ponto eletrônico. Uma pessoa utilizava fone de ouvido e foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, na noite deste domingo.Pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.  Ainda houve dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas foi autorizado a concluir a prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia:  uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Os candidatos terão que refazer a prova em dezembro e não serão prejudicados. ..

Tema da redação é "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, divulgado agora há pouco pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta edição do exame é a primeira na qual a redação é aplicada no primeiro dia. Além da redação serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

Ainda segundo o Inep, a redação deve ser dissertativa argumentativa, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. As provas começaram às 12h30 (13h30 nos locais em que vigora o horário de verão) e vão durar cinco horas. Estudantes com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a videoprova traduzida em libras, novidade desta edição, terão duas horas a mais de prova...

Ansiedade: são 490.233 baianos, destes 11 mil são juazeirenses; Pernambucanos somam 371.615 que fazem Enem neste domingo (05)

A Bahia tem 490.233 mil inscritos para fazer o Enem deste ano, 26,2% a menos que o ano passado, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No estado, a prova vai ser aplicada em 160 municípios...

'Enem 2017 será o mais seguro da história', diz ministro da Educação

O ministro da Educação José Mendonça Filho reafirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio  (Enem) deste ano será o "mais seguro da história". A prova está marcada para os dias 5 e 12 de novembro. "Nenhum programa é imune a tentativas de fraudes, ainda mais com quase 6,5 milhões de inscritos. É impossível ter uma blindagem absoluta. A ação do MEC vai na direção de um combate cada vez mais rigoroso e o Enem 2017 será o mais seguro da história ", disse o ministro.

Para a edição deste ano, o MEC informou que irá utilizar aparelhos que detectam a utilização de pontos eletrônicos. O ministro não informou quantos equipamentos do tipo estarão disponíveis nos locais de prova. "Não será de forma ampla e não podemos revelar, até mesmo por orientação da Polícia Federal, o número de equipamentos. O importante é que os candidatos saibam que, se utilizarem o ponto eletrônico para fraudar a prova, serão pegos"...

Enem: Bahia e Pernambuco, portões abrem às 11h e fecham às 12h

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro. Neste domingo (5) serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo (12), vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada...

Nota do Enem seleciona 57,7% dos alunos do ensino superior público

Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no ensino superior público do País. Isso é o que mostram os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC) sobre o setor, de 2016. A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas. No domingo, 6,7 milhões de candidatos fazem a primeira fase da prova. A proporção de uso do Enem nos processos seletivos é quase o triplo da registrada em 2010 (20,22%), de acordo com o Censo da Educação Superior do ano passado. Na rede pública, o uso é mais disseminado nas 63 universidades federais - todas usam o exame como processo seletivo ou parte dele. Desde 2015, parte dos cursos da Universidade de São Paulo (USP) também adota o Enem como método alternativo de ingresso (o principal é a Fuvest). Em 2017, por exemplo, o curso de Medicina da USP na capital, um dos melhores do País, vai reservar 50 das 175 vagas para concorrência via Enem. No universo total de calouros de 2016, incluindo as faculdades privadas, o Enem já seleciona três em cada dez estudantes. Instituições de ponta, como a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Insper, reservam parte das vagas para a disputa via Enem. Um em cada cinco ingressantes das particulares (21,8%) usou a nota do exame. 

Para os candidatos, o uso maciço do Enem pode facilitar o ingresso. "Direciona mais o estudo", diz a estudante Mariana Zamberlan, que estuda no curso Objetivo, na Avenida Paulista, na região central de São Paulo. Ela vai fazer a prova pela quarta vez - duas delas, fez como treineira. A adolescente planeja tentar Medicina nas universidades federais de Minas (UFMG) e do Rio (UFRJ). Apesar da possibilidade de concorrer a um lugar em Medicina da USP pelo Enem, ela descarta usar essa chance, por serem poucas vagas em disputa por meio da nota do exame, o que acirra a disputa. "Prefiro usar as minhas opções do Sisu (Sistema de Seleção Unificada, plataforma online do MEC que reúne vagas do ensino superior público para concorrência via Enem) em outras universidades em que eu tiver mais chance de passar", conta Mariana. Kalil Vitor, de 23 anos, pretende utilizar o Enem para tentar vaga no curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do ABC (UFABC). Outra opção é Farmácia Bioquímica, pela USP, que também separa parte das vagas para concorrência pela exame. Vitor já fez a prova em 2015, mas acabou viajando para o Canadá para um intercâmbio. Nos últimos meses, se dedicou aos livros. "O Enem é uma prova de resistência. Há pouco tempo para resolver perguntas muito longas. Por mais que haja preparação em relação ao conteúdo, é importante ter um lado psicológico forte."..

Candidatos ao Enem levam canetas para benzer em missas na Igreja do Bonfim

Em meio aos preparos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (4) e no próximo (11), estudantes resolveram recorrer também à ajuda divina. Candidatos acompanham missas na Igreja do Senhor do Bonfim e levam canetas para benzer nas cerimônias. "Estamos rezando por eles em todas as missas, mas na celebração das 17h, teremos uma participação maior dos jovens. Dois colégios já informaram que trarão os estudantes. Eles vão, inclusive, participar da liturgia", afirmou o pároco Edson Menezes ao Correio 24 Horas. De acordo com a publicação, o padre confirmou que isso já faz parte do ritual de preparação para o exame, que pela primeira vez será realizado em dois fins de semana. O procedimento, segundo Menezes, é comum também em véspera de concursos. "Adianta, agora não substitui o estudo. É uma força positiva que a gente recebe. Mas têm que somar as duas forças, a pessoal e a espiritual. Tem que fazer o que é necessário, a renúncia, o esforço", alerta o padre. ..

Pacientes do Centro Infantil Boldrini fazem prova do Enem no hospital

O Centro Infantil Boldrini sempre se preocupa em manter as atividades escolares dos pacientes mesmo em períodos de internação ou tratamento, contanto com um setor pedagógico estruturado. E nos dois próximos domingos, dias 5 e 12 de novembro,6 pacientes poderão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no hospital.

Este recurso é disponibilizado apenas para pacientes que recebem formalmente aulas no interior das instituições hospitalares na condição de estudante internado para tratamento de saúde e deve ser solicitado no ato da inscrição. Os pacientes são acompanhados pelas pedagogas do hospital Cibelle Bittencourt, Luciana Mello e pelos fiscais designados pela organização, responsáveis por aplicar a prova...

Enem: candidatos devem ficar atentos aos horários das provas para evitar atrasos

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente, ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado...

MEC é notificado de decisão judicial sobre nota zero em redação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu a decisão judicial que impede nota zero na redação do Exame Nacional do Ensindo Médio (Enem) para quem desrespeitar os direitos humanos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 2, pelo Ministério da Educação (MEC), que pretende recorrer.

Mesmo impedido de anular a prova, o MEC ressalta que uma das competências da redação prevê que o candidato deve apresentar uma solução, que não desrespeite os direitos humanos, para o problema apresentado. Portanto, mesmo que não tenha a nota zerada, o aluno será prejudicado. Cada item da redação vale 200 pontos, de um total de 1000...

Dicas Enem: Troca de informações e uso de lápis podem levar à eliminação no Enem

A maioria dos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já sabe que não pode fazer qualquer consulta ou receber e repassar informações sobre o conteúdo das provas durante o exame. Essa é uma das ações que pode levar à eliminação do candidato, mas outras atitudes também podem provocar a exclusão do participante.

A eliminação pode ocorrer, por exemplo, se o candidato começar a prova antes das 13h30 ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h. Também não é permitido deixar o local da prova em definitivo antes de completar duas horas depois do início das provas...

Enem 2017: número de inscritos na Bahia sofre redução de 26,2%

A Bahia registrou uma redução de 26,2% no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2017, em relação ao ano passado. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 490.233 pessoas de 160 municípios baianos vão realizar as provas, que serão aplicadas no próximo domingo, 5, e no dia 12 de novembro.

Este número representa 7,2% do total de 6.731.203 inscritos no país e está bem abaixo das 664.698 pessoas que participaram do exame no estado em 2016. A redução, segundo o Inep, é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)...

ARTIGO - Redação – Enem: A HORA DA GRANDE DICA

ME APRESENTANDO...

Ao leitor em geral, vestibulandos e demais, antes que danadinhos duvidem que não é de Euzinho Gondim, aviso que o modo de escrever esse texto vai ser desenvolvido de forma protocolar ,burocrática e em conformidade com a norma-padrão que a REDAÇÃO do Enem  requer, cobra e exige. O meu ímpeto como pretenso a simples- metido -escritor tem.o peculiarismo nato de sempre utilizar-se-me da inspiração, pouca ainda, neologismos, colóquios, gírias, citações, figuras de linguagens à beça, poemas, diálogos, humor negro e branco, palavreado de alto e baixo calão quando me invoco, erudição e pontos de vistas um tanto pessoais e ortodoxos . Mas, nesse específico texto, comprometi-me aos preceitos técnicos da língua portuguesa, sua  indução programática e o respeito aos conceitos formais exigidos. O faço com a experiência de inúmeros vestibulares em que , pelo menos em sete, tive, sorte ou sei lá o quê, nota máxima: DEZ. Estas redações, inclusive, estão à disposição dos senhorios , caso se interessem em lê-las e analisá-las...

Mais de 1200 alunos acompanham Mega Revisão Enem FTC em Petrolina

Os alunos receberam dicas de especialistas antes da prova do próximo dia 05.

Alunos das redes pública e particular de ensino lotaram todo o espaço do Coliseu Hall, casa de show em Petrolina, para acompanhar a Mega Revisão Enem. O evento é realizado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e tem como objetivo preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem...

Controlar a ansiedade é importante para quem vai fazer o Enem, diz psicóloga

Faltando pouco mais de uma semana para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos precisam controlar a ansiedade, para não deixar o nervosismo atrapalhar seu desempenho. A professora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Regina Pedroza diz que a concentração é muito importante para o bom desempenho na prova, mas o candidato deve tentar manter seu cotidiano nos últimos dias antes do Enem.

“Ele tem que continuar estudando, tem que estar concentrado e focado. Mas essa concentração não pode ser algo que vai consumir todas as energias do candidato. Ele tem que continuar com o seu cotidiano, tem que estudar, mas tem que dormir bem, se alimentar bem e se divertir também. Ficar focado não significa que ele deve abrir mão de tudo que faz normalmente”, diz...

Justiça suspende regra sobre respeito aos direitos humanos em redação do Enem

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou a suspensão da regra prevista no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero. A prova de redação do Enem será aplicada a mais de 6 milhões de candidatos no dia 5 de novembro.

A decisão foi tomada em caráter de urgência a pedido da Associação Escola Sem Partido. No pedido feito ao TRF1, a entidade diz que a regra é uma “punição no expressar de opinião”. “Ninguém é obrigado a dizer o que não pensa para poder ter acesso às universidades”, argumentou a Associação Escola Sem Partido...

FTC Petrolina realiza a Mega Revisão Enem gratuita para alunos das redes pública e particular

Mais de mil alunos são aguardados para acompanhar as aulas.

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Petrolina vai realizar na próxima quinta-feira (26) a Mega Revisão Enem. O evento acontecerá no Coliseu Hall, das 18h ás 22h, e terá entrada gratuita para os alunos que quiserem se preparar para a prova do Enem. O objetivo principal da Mega Revisão é de que os alunos possam estudar os conteúdos que ainda não foram assimilados para a prova...