RedeGN - Charges

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Charges

ESCURIDÃO PREDOMINA NOS BAIRROS DE JUAZEIRO

A escuridão reinante nos diversos bairros de Juazeiro praticamente dominou todo o programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta terça-feira (06). Moradores do Castelo Branco, João Paulo II, Argemiro, Nova Esperança, Loteamento Eldorado, e várias outras comunidades demonstraram total aborrecimento com o Departamento de Iluminação da administração municipal que se compromete com os pedidos encaminhados, mas não resolve o problema.

Houve até quem propusesse a suspensão do pagamento da taxa de iluminação na conta de energia, tendo em vista a ausência da iluminação pública nos bairros. “Como pagar por um serviço que a gente não tem?” questionou Luciano Medrado do Loteamento Eldorado...

SOB PROTESTO DE CHAVES E VOTO CONTRÁRIO DA OPOSIÇÃO, CÂMARA APROVA PROJETOS DA GESTÃO ISAAC CARVALHO

Com votos contrários da oposição: Zé Carlos Medeiros, Valdeci Alves, Suzana Ramos, Nalvinho, Roninho e Bené Marques aos Projetos: 3.121/2014, dispõe sobre as alíquotas de contribuições relativas ao custo suplementar para amortização de déficit atuarial no IPJ – Instituto de Previdência de Juazeiro; Projeto de Lei Complementar 012/2014 que altera o Código Tributário do Município; Projeto de Lei Complementar 013/2014 altera dispositivos da Lei 1766/2003 dispondo sobre custeio da iluminação pública; Projeto de Lei Complementar 014/2014 que institui o parcelamento ou utilização compulsórios e o imposto sobre propriedade predial e territorial urbana progressivo no município de Juazeiro foram aprovados os doze projetos encaminhados pelo Executivo Municipal à Casa Aprígio Duarte Filho.

Os projetos sobre o IPJ e IPTU teve ainda a abstenção do vereador Alex Tanuri (PSDB. O Projeto que dispõe sobre o custeio da iluminação pública, além do voto contrário da oposição também registrou os votos contrários de Alex Tanuri, Caffé e Amilton Ferreira. Os demais projetos foram aprovados integralmente pelos edis presentes: 3132/2014 que acrescenta dispositivos na Lei Municipal 1.767/2003 no Plano Diretor Urbano; Projeto de Lei 3131/2014 a criação do PROREFIS Água, programa de regularização de débitos dos consumidores com o SAAE, eliminando e ou reduzindo juros e multa e propondo parcelamentos; O Projeto de Lei 3121/2014 cria o Serviço de Inspeção Municipal e estabelece normas para inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano; Projeto de Lei 3124/2014, cria e estabelece a composição, competência e funcionamento do Conselho municipal de Esporte e Lazer e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer; Projeto de Lei 3125/204, alterando a Lei 2.380, de 29 de agosto de 2003, que instituiu o Conselho Municipal Antidrogas; O Projeto de Lei 3126/2014 que dispõe sobre a constituição do Serviço de Inspeção Municipal e estabelece normas para inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano; Projeto de Lei 3127/2014 redenomina a Escola Municipal de Educação Paulo Freire para “Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire”; Projeto de Lei 3128/2014, consolida as datas comemorativas e feriados municipais;  Projeto de Lei 3130/2014 altera lei que criou o selo de inspeção sanitária...

Profissionais do HDM se destacam na área de ensino e pesquisa

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), finaliza 2014 com profissionais se destacando na área de Ensino e Pesquisa. Uma pediatra finaliza mestrado e dois enfermeiros iniciam pós-graduações; mestrado e especialização. A primeira foi a diretora de ensino e pesquisa do HDM, a pediatra, Angélica Guimarães (centro), que concluiu mestrado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Recife (PE). A dissertação, com o título Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Ambiente de Ensino Aprendizagem em um Hospital Escola no Nordeste do Brasil, abordou a visão do estudante do Internato Médico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acerca do ambiente de ensino-aprendizagem do HDM.

“O trabalho foi produzido durante a realização dos estágios curriculares obrigatórios de ginecologia e obstetrícia e pediatria, no período entre abril e setembro de 2013”, ressalta Guimarães. Já o coordenador da residência em enfermagem do HDM, Ramon Morais, foi aprovado para Mestrado Profissional para o Ensino de Graduação na Área de Saúde também pela FPS. Com duração de dois anos, o enfermeiro afirma que a expectativa para o curso é buscar uma qualificação para a pesquisa e o desenvolvimento em educação na área da saúde. “Além da formação pós-graduada avançada. Espero ainda que o curso possa nortear e aprimorar as práticas educativas nos cenários acadêmicos do HDM”, disse...

Eudes Sampaio Ascom HDM

Petrolina promove café com moradores em situação de rua

Na manhâ do dia 24/12 o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ofereceu , em suas dependências, um café da manhã especial de Natal para moradores em situação de rua. O objetivo desta ação foi estreitar relações interpessoais e comunitárias das pessoas que utilizam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência para inseri-los na rede de serviços de proteção socioassistenciais e demais políticas públicas. 

"É nosso dever acolher e assegurar a proteção social como forma de reduzir as violações dos direitos, seus agravamentos ou reincidências possibilitando a construção de novos projetos de vida e, consequentemente, o abandono das ruas.", disse a secretária de cidadania Célia Regina Carvalho. Através de uma equipe especializada que inclui  Educadores Sociais, Assistentes Sociais e psicólogos, o Centro POP desenvolve um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento dos moradores em situação de rua. 

O prefeito Julio Lossio afirmou que o grande desafio deste trabalho é conscientizar alguns segmentos da população que o direito de ir e vir é um direito estabelecido pela Constituição. Retirá-los das ruas compulsoriamente fere esse direito. " O trabalho desenvolvido pelo Centro POP ,e importante demais.A vulnerabilidade do morador de rua é visivel e é necessario fazer um trabalho de assistencia especial para esses casos." 

Dentre as ações, são destaques o suporte para acesso à documentação pessoal, encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais, distribuição de kits de higiene, acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, entre outros que contribuem para restaurar a autoestima e autonomia. ..

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

CANDIDATO ÚNICO, JOSÉ HENRIQUE, É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE CURAÇÁ

Foi eleito nesta segunda-feira (22), presidente da Câmara Municipal de Curaçá o vereador José Henrique, popular Dedé do PDT. Ele obteve 12 votos contra um voto em branco. A mesa diretora ficou assim constituída: Vice-presidente: Deroaldo Franco, popular Junior do Esporte (PR); 1ª secretaria: Maria da Paz (PT); 2ª Secretaria: Jucileide Lima (PDT). O grupo do prefeito Carlinhos Brandão (PPS) não registrou chapa, sendo que a sua bancada votou em peso no vereador Dedé. No programa Geraldo José da Transamérica nesta terça-feira (23), Dedé e Júnior do Esporte, expressaram que vão trabalhar com todos os parlamentares em prol da sociedade curaçaense, independente das suas posições políticas.  ..

SEDUH RESPONDE A MORADOR DO JARDIM FLÓRIDA

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que há um projeto de pavimentação com paralelepípedos para o bairro Jardim Flórida em processo de avaliação na Caixa Econômica Federal. O projeto atenderá, inicialmente, as ruas Raimundo Miranda, Paulo Bispo, Tito Nunes, Rua Nossa Senhora das Candeias e Rua Arnaldo Vieira.

Ascon Seduh..

Funcionários contratados da Prefeitura de Lagoa Grande não terão direito a décimo terceiro, denuncia vereadora

“Todo dia é uma novidade escandalosa por parte dessa prefeitura. Agora contratados sem direito a décimo terceiro salário. É o presente de Natal da Prefeitura de Lagoa Grande (PE) com os colaboradores do nosso município”, disse a vereadora Edneuza Lafaiete (PTB), que faz oposição ao gestor. Ela se diz indignada com a atitude do prefeito Dhoni Amorim (PSB) que avisou que não pagará o décimo terceiro salário dos funcionários contratados  da Prefeitura.  “Temos recebido vários relatos de pessoas se lamentando, reclamando de não ter direito a um benefício que é exigência legal. Esse é o peru de Natal dado pelo prefeito aos servidores contratados da Prefeitura de Lagoa Grande”, finalizou a vereadora. ..

Ascom Vereadora Edneuza Lafaiete

Dia do Museólogo celebra 30 anos de regulamentação da profissão em 2014

No ano em que se comemora os 30 anos da lei que regulamentou a profissão, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) saúda os profissionais que cumprem papel essencial para a conservação, pesquisa, interpretação, exposição e difusão dos conjuntos e coleções musealizados brasileiros, assegurando a preservação das memórias e identidades do país. Nestas três décadas, o campo profissional da Museologia acumula muitas conquistas, também impulsionadas pelo lançamento da Política Nacional de Museus, em 2003, a própria criação do Dia do Museólogo, em 2004, a e a criação do Ibram, em 2009. O advento de novos cursos de Museologia – hoje são 14 cursos de graduação, três de mestrado e um de doutorado, segundo o Conselho Federal de Museologia (Cofem) –, a ampliação do mercado de trabalho para a profissão, o lançamento de editais e publicações específicos, e o aumento considerável de inscrições nos conselhos de classe da área são avanços visíveis no processo de qualificação do setor.

Para lembrar a data, 18 de de dezembro, a museóloga Landa Menezes enviou ao Blog, Carta Manifesto do Conselho Regional de Museologia 1ª Região convocando a categoria em conjunto a refletir os processos que vêm sendo desencadeados no âmbito da museologia brasileira...

Festa de 10 anos do Portal Zap reúne artistas e personalidades da região

Na última quinta-feira (11), o maior site de entretenimento do Vale do São Francisco comemorou seu aniversário de 10 anos. A festa do Portal Zap reuniu diversos artistas e personalidades da região no Macaxeira Eventos. Com a apresentação de Fábio Ramon, o evento passeou ano a ano desde 2004, relembrando músicas, tendências da moda, notícias e tudo que marcou o mundo do entretenimento em Juazeiro e Petrolina.

Um dos momentos mais marcantes da festa foi quando o cantor Alan Cleber divertiu os convidados cantando trechos de músicas que marcaram a última década, desde 'Vou Deixar', do Skank, passando pelo boom do sertanejo universitário e chegando ao sucesso do momento, Pablo.

..

Fábio Júnior faz show “íntimo” em Juazeiro

Pela segunda vez, a primeira foi em 2011 debaixo de muita chuva, o cantor e compositor Fábio Júnior participou do projeto Gold Friends em Juazeiro, comemorativo do décimo primeiro ano. O show foi “íntimo” que marca o 25º álbum do artista.

Milhares de pessoas de todas as idades lotaram o espaço da Via Show, antiga Nossa Casa e interagiram o tempo com o artista que foi bem simpático o tempo todo...

Políticas públicas proporcionam maior participação dos negros na sociedade

Por Valmir Assunção*

O mês de novembro é todo dedicado a manifestações, homenagens e protestos ligados aos temas defendidos pelo povo negro do Brasil. Cotas raciais no ensino e no serviço público, estatuto da igualdade racial e intolerância religiosa, além do fomento direcionado para editais, programas e projetos culturais e de lazer voltados para os negros são alguns exemplos de avanços nos governos do PT. E vamos dar prosseguimento aos embates envolvendo setores de produção, segurança pública, educação, lazer e reparação social, porque é importante reparar os danos causados em séculos de direitos negados. O povo negro e todos os povos tradicionais neste país sabem que agora têm e terão espaço e voz no Brasil. Nossa presidenta Dilma segue esse debate, iniciado pelo ex-presidente Lula, e para ampliar as ações sancionou a lei de cotas no serviço público, o que, por si só, já a deixa à frente dos governantes anteriores...

Juazeiro intensifica combate à muriçoca

O serviço de controle da muriçoca continua sendo feito pela Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU), através do trabalho dos agentes de endemias. Esta semana serão beneficiadas as seguintes localidades: Alto da Aliança, Castelo Branco, Itaberaba, Novo Encontro, Padre Vicente, Codevasf, Alto do Cruzeiro, Jardim São Paulo, Maringá, Saco do Meio e canal do Itaberaba. De segunda a sábado, o serviço funciona das 18h às 20h30, e no domingo, das 6h30 às 10h. A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) começou no final de julho o trabalho de combate à muriçoca com inseticida e neste momento está reforçando o combate passando novamente pelas mesmas localidades.

Segue Programação:..

Ascom PMJ Foto de arquivo do Blog

Gonzaga Patriota visita municípios para agradecer votos e reforçar compromissos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) intensificou sua agenda neste final de semana e visitou vários municípios onde foi votado nesta eleição para agradecer aos eleitores e militantes que acreditaram, mais uma vez, em suas propostas e lhe deram uma quantidade expressiva de votos.

Inicialmente, na sexta-feira (07), Patriota percorreu a cidade de Salgueiro onde ofereceu um jantar de confraternização regado de boa conversa e diversão. Personalidades importantes do município, como Dr. Chico Sampaio, Alvinho Patriota (ex-candidato a prefeito) e Paizinha Patriota participaram do evento...

Asscom

VEREADOR MITONHO VARGAS E PRESIDENTE DO PT DE JUAZEIRO VISITAM SUPERINTENDENTE DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS NA BAHIA

Em visita à capital baiana, o Vereador Mitonho Vargas (PT) juntamente com o Presidente do partido em Juazeiro, Paulo Henrique Galdino visitaram na manhã desta quinta-feira (06), o superintendente do Programa Luz Para Todos na Bahia, Silvano Ragno. Na oportunidade, o vereador Mitonho levou ao superintendente algumas reivindicações em nome das comunidades de Juazeiro, a exemplo do Quipá, no distrito de Maniçoba, da Fazenda Santana no Salitre, dentre outras. “O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda” declarou Mitonho.

O vereador destacou ainda a importância da reivindicação: “É objetivo de que a energia seja um vetor de desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. No final da visita o superintendente Silvano Ragno informou que já foi feita a liberação da iluminação que compete a entrada do Residencial Salitre em Juazeiro...

Com informações do Gabinete do vereador Mitonho Vargas

PARABÉNS COLEGAS RADIALISTAS

..

Vereadores aprovam convite a Diretor do IPJ

A Câmara de Vereadores de Juazeiro, na sessão desta terça feira (04/11), aprovou pela unanimidade dos votos dos vereadores presentes, o requerimento 16/2014, de autoria do Vereador Caffé do 8, de uma sessão especial, com a presença de Antônio Carlos dos Santos, Diretor do Instituto de Previdência de Juazeiro – IPJ, para prestar esclarecimentos sobre esta instituição previdenciária.

Na mesma sessão foram aprovados os títulos de cidadão a Antônio Batista de Souza, líder comunitário na Vila da Penha, o “Chindola”, de autoria de Caffé do 8 e a José Neves da Rocha, o Sub Tenente da Reserva Neves, de autoria do vereador Nalvinho...

Asscom

LIONS CLUBE DE JUAZEIRO PROMOVE O CONCURSO DO CARTAZ SOBRE A PAZ NA ESCOLA MUNICIPAL PROMENOR.

Todos os anos, os Lions clubes do mundo inteiro patrocinam orgulhosamente o Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz do Lions em escolas e grupos de jovens. Este concurso de arte para crianças estimula jovens do mundo todo a expressarem sua visão sobre a paz. Ao longo de mais de 25 anos, milhões de crianças de quase 100 países participaram do concurso.

Aqui em Juazeiro nos dias 29 e 30 de outubro os alunos da Escola Municipal Promenor     orientados pela Coordenadora designada pelo Lions Clube para desenvolver o concurso   Lindamar Rosene, fizeram pinturas em cartazes de forma bem criativas expressando artisticamente a sua visão sobre os temas:  PAZ, AMOR E COMPREENSÃO. Os cartazes foram selecionados em 31/10, sendo escolhido do aluno João Victor Ramos Elias (11 anos).  Participaram estudantes de 11, 12 ou 13 anos...

Premiação do Projeto Lápis na Mão 2014 da TV São Francisco

Visando contribuir para o desenvolvimento da educação e cidadania na região norte da Bahia, a TV São Francisco em parceria com a Secretária de Educação de Juazeiro e patrocínio do SAAE, realizou a edição do projeto Lápis na Mão. O projeto convidou alunos de escolas públicas e particulares da educação infantil e ensino fundamental de Juazeiro, afim de refletirem sobre a questão da necessidade de ampliar o índice e a qualidade da leitura na vida de cada cidadão, através do exercício do conhecimento.

O projeto Lápis na Mão 2014 teve como tema principal: “Economize água. Preserve o rio.”, abordando mais uma vez a responsabilidade ambiental e social. No total, foram inscritos mais de 2.300 trabalhos entre Desenhos e Redações, um aumento de 4 vezes com relação ao total de inscrições do ano passado.  Confira abaixo os Vencedores do Projeto Lápis na Mão:..

Por Filipe Durando Supervisor de Marketing TV São Francisco

ESPAÇO DO LEITOR: O SOL É UM SÓ...!!!

“Há pessoas que transformam o SOL numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio SOL”...

Naquela manhã de terça-feira pós-eleições (primeiro turno), estava numa repartição pública aguardando minha vez de ser atendido, quando fui despertado para esse texto, ao ver na TV que o sol era um só pelo mundo afora seguido de imagens belíssimas, dentre elas essa que ilustra o texto.....

Começou a apuração em alguns estados e pesquisas de Boca de Urna já foram divulgadas

Começou a apuração para governador em alguns estados brasileiros onde a eleição será decidida em segundo turno. No Rio de Janeiro pesquisa de boca de urna, do IBOPE, aponta para uma vitória de Pezão, com 57% contra 43% de Crivella.

No Rio Grande do Sul pesquisa de Boca de Urna, do IBOPE, aponta uma vitória do candidato Sartori, do PMDB, com 58%, contra 42% de Tarso Genro, do PT.

No Distrito Federal a pesquisa de Boca de Urna indica vantagem para Rollemberg, do PSB, com 54%, contra 46% de Frejat , do PR...