Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo: Do Semiárido para a Amazônia

É sina da população do Semiárido a de migrar. Com efeito, a região não tem como sustentar uma população que cresce. As pessoas migram a procura de melhores condições de vida. Arriscam-se até. E, nesse processo, podem acontecer muitas coisas.

O caso das migrações do Semiárido para a Amazônia já é muito conhecido. As pessoas foram empurradas pelas crises de secas, especialmente a de 1877-79, e atraídas pela promessa de eldorado...

Agencia econordeste

Artigo: No dia a dia, o professor brasileiro conta apenas com a sua experiência e com a troca de vivências com os colegas

Há cerca de 2,5 milhões de professores no Brasil para pouco mais de 47 milhões de estudantes. São quase 180 mil escolas espalhadas pelo país, desde os centros mais desenvolvidos economicamente até os rincões mais distantes, onde a luz é de gerador e a internet é uma promessa ainda por se concretizar.

Ou seja: um em quatro brasileiros está na escola, iniciando sua jornada ou buscando uma formação complementar para melhorar no emprego ou aprimorar seus conhecimentos. O tempo médio no qual um brasileiro fica na escola não passa de sete anos, tempo insuficiente para concluir uma educação básica...

Artigo: Biliu (De Campina; Do Pandeiro) e o Fole...

Vez por outra conversava com Biliu nas adjacências do Café Aurora da Praça da bandeira em Campina Grande, Paraíba.

Por vezes afável. Por, muitas vezes, arisco...

Artigo: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade artificial

Walter Benjamin, em sua tese “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, discorre sobre como o advento dos meios de comunicação e suas tecnologias influenciou o processo criativo nas artes.

Segundo Benjamin, a capacidade de reprodutibilidade técnica exclui a obra de arte da esfera aristocrática e religiosa, retirando a arte de um meio elitizado e transformando-a em um produto da cultura de massas...

Leitor questiona falta de transparência no processo seletivo do ISMEP 2024

Na tarde desta segunda-feira (8) um leitor da RedeGN, através de e-mail, questionou sobre o processo seletivo para contratação de pessoal  no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina. O Hospital é gerido pelo Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP) desde janeiro de 2023.

“Qual a legalidade de um processo de seleção, onde não se tem divulgação dos resultados parciais”? ..

Redação redeGn - Espaço do leitor/Foto: Reprodução/Ascom

Juazeiro: Comunitário cobra reparos na ponte do Riacho Mulungu

Nesta segunda-feira (08), o lider comunitário Xavier enviou video para a REDEGN, socitando que autoridades tomem providências e faça reparo na ponte do Riacho Mulungu, localizado na rua Abaré, bairro Dom Tomaz.

"Venho através do seu Blog pedi uma visita  da secretária de obras da prefeitura Juazeiro para fazer reparos na ponte no riacho Mulungu da Rua Abaré bairro Dom Tomaz, visto que a mesma estar cedeu e esta impedindo o escoamento das aguas. Nós moradores  estamos muito preocupados que se chover as ruas  e as casas vão ficar alargadas por causa dessa ponte situada na rua Abaré"...

Espaço Leitor Foto redes sociais

Artigo - Defender Maria da Penha é defender a vida das mulheres, os direitos humanos e a democracia

Maria da Penha está sendo ameaçada de morte. Foi necessário que a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, recorresse ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, para incluí-la no sistema de proteção.

Por que querem matar uma mulher que escapou por duas vezes do ex-marido que atentara contra sua vida e que, na segunda, a deixou paralítica?..

Moradores reclamam de Obra na Rua da Linha Férrea entre os Bairros João XXIII e Jardim São Paulo

A REDEGN recebeu video e email dos moradores da Rua da linha Férrea denunciando a situação que eles consideram absurdo:

Confira:..

Espaço Leitor

Leitora da RedeGN alerta sobre buraco que está se formando na Avenida Lauro de Freitas

Uma leitora da RedeGN encaminhou fotos e um alerta ao Poder Público Municipal sobre um buraco que está surgindo na pavimentação da Avenida Lauro de Freitas ao lado do Hotel Orla e praticamente em frente ao Paço Municipal.

O local, inclusive, já está sendo sinalizado com madeiras para evitar que motoristas caiam com os seus veículos ou para evitar acidentes na área central da cidade...

Da Redação da Rede GN

Espaço do Leitor: Entulho completa quatro meses no meio da rua.

Em mensagem via e-mail ao blog um morador do bairro Santo Antônio reclamou de um entulho que está há quatro meses no meio da rua Toufic.

Confira a mensagem:..

Da redação Rede GN

Artigo - Existe caminho seguro para o futuro na educação digital?

Nos últimos anos, a tecnologia tem sido integrada de maneira profunda e irrevogável na vida das crianças. Tablets, smartphones, computadores e outros dispositivos digitais tornaram-se parte integrante de seu cotidiano, influenciando a forma como aprendem, brincam e se relacionam.

No entanto, enquanto as vantagens dessa integração tecnológica são inegáveis, é importante considerar os desafios e os pontos de atenção que emergem desse cenário, especialmente do ponto de vista da educação...

Artigo - Educadores precisam ser capacitados para combater o bullying

O bullying está presente na vida de praticamente todas as crianças e jovens do Brasil. Vítimas, agressores ou pessoas que presenciaram casos de perseguição, todos já vivenciaram pelo menos um episódio de bullying e conhecem o sofrimento gerado por ele.

Apesar de não estar limitado ao ambiente escolar, é nas instituições de ensino e nos grupos de redes sociais formados por alunos e pais que o bullying mais se manifesta...

30 anos do Plano Real, o tiro certeiro contra as mazelas da inflação que atormentava o país

Plano Real: Lançada no final do governo de Itamar Franco, a moeda garantiu uma estabilidade econômica desconhecida há décadas, mas seus efeitos não são definitivo. Confira texto: Luiz Roberto Serrano  Luiz Roberto jornalista e coordenador editorial da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

“Trinta anos é um número meio mágico. Porque a gente comemorou os dez anos, comemorou os 20 anos, comemorou os 25 anos. Mas nunca teve esse impacto, na imprensa, que os 30 anos estão tendo. Isso porque as pessoas por meio da imprensa estão se dando conta de que a estabilidade veio para ficar. Trinta anos de estabilidade. Fernando Henrique foi embora. Veio Lula, veio Dilma, veio Temer, veio Bolsonaro, volta Lula. Mas a inflação parou. A inflação não volta mais.”..

Agencia Brasil

Juazeiro: "Absurdo! Essa é a água que nós da rua Amaralina, bairro Monte Castelo estamos recebendo", diz moradora

Leitores da REDEGN enviaram fotos para denunciar a "cor da água que está sendo fornecida pelo SAAE aos moradores do bairro Monte Castelo.

A moradora Luzineide disse que desde as primeiras horas desta manhã de sexta-feira o absurdo acontece". ..

Espaço Leitor

Opinião: Fruticultura da Bahia: um campo de oportunidades - Por Herbert de Morais Café

A Bahia e o Brasil figuram na percepção popular pela excelência das frutas da terra. No estado baiano, vale relembrar que, desde a implantação do coco – fruto de origem asiática, aqui rebatizado e difundido como coco da Bahia –, passando pelo emblemático ciclo do Cacau, a economia, a cultura e a ocupação do solo sempre amadureceram ao sabor das frutas colhidas nas roças, pomares, sítios e fazendas de seu vasto território.

Potência atual na fruticultura, a Bahia se firma como um dos maiores produtores nacionais. Dados colocam o estado no segundo lugar geral na produção de frutas frescas, com mais de 5 milhões de toneladas colhidas. Isto, por si só, representa 10% do que o Brasil entrega, sendo que o estado se destaca em frutas como manga, maracujá, guaraná, cacau, coco, uva, entre outras. As regiões de Juazeiro, no Norte; Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul; Bom Jesus da Lapa, no Oeste; Venceslau Guimarães, Taperoá e Ituberá, no Baixo-Sul; e Ilhéus, no Sul, são alguns dos polos que mais produzem frutas no estado...

Herbert de Morais Café – Engº Agrônomo e Assessor da Superintendência do Sebrae/BA

Leitora questiona falta de medicamentos básicos na Farmácia Popular de Juazeiro: "Deixei de pagar minha energia para comprar medicação"

Soraia Ramos, leitora do Blog, encaminhou uma denúncia reclamando do "descaso dessa atual gestão" devido a falta de medicamentos nas unidades.

De acordo com Soraia, faltam medicamentos básicos na Farmácia Popular, frustrando a população que busca por atendimento...

Redação RedeGn - Espaço do leitor/ Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Homem denuncia morosidade no atendimento para tio idoso e com deficiência mental no HRJ; demora prejudica


Através de e-mail enviado ao Blog, um homem resolveu denunciar a demora no atendimento para o seu tio, no Hospital Regional de Juazeiro. Ele estava acompanhando o idoso, de 64 anos, na última sexta-feira (21).

Segundo ele, além da demora no atendimento devido a superlotação na unidade, o idoso teria pernoitado no corredor, ao lado da irmã que está em tratamento contra o câncer de mama, e, na busca por um especialista para o caso do tio, foi informado que só teria vaga disponível para o final de setembro...

Redação RedeGN - Espaço leitor/Foto: Reprodução/redes sociais

Artigo - MARATONEIROS DA ORLA FLUVIAL! Publicado no Jornal de Juazeiro, 17 de setembro 1999

Sempre tenho dito que Juazeiro tem de tudo; é realmente uma universidade. Poetas, historiadores, imortais, biriteiros, etc. Imaginem que até o Manicão se diz ser galã de cinema e bom cantor romântico...! As universidades de Sorbone e de Coimbra têm réplica nesta cidade ribeirinha, cheia de casos e causos!

A caqueluche do momento são os maratoneiros que madrugam, (com medo de morte súbita) fazendo a largada do Zé do Caldo, próximo ao Arco do Triunfo, do “rico” guloso Valdecy, visando à raia, na APAE. Buchudos de chopp e de preguiça, velhos, novos, doidos, maníacos de rádio portátil e celular, empresários, médicos, rezadeiras, fofoqueiros, enfim, querem ser jovens e fazem o máximo para controlar o relógio (coração) e combater o colesterol...

Com bueiros entupidos, morador da Av. das Nações pede providências ao SAAE

Na tarde desta sexta-feira (21), um morador da Avenida das Nações entrou em contato solicitando uma intervenção do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE).

Segundo ele, bueiros estão entupidos e á agua com esgoto está retornando, causando transtornos na quadra G, n2, na Avenida das Nações, entre o Castelo Branco e o Dom Tomás. "Água de esgoto retornando veja os videos isso e desde quarta-feira,sera que vamos passar o são João na merda", questiona...

Redação redeGN - Espaço leitor

Artigo: Jovem, sexo é natural e é cinema também

É 28 de julho de 2023, estou assistindo ao filme Oppenheimer no cinema, após o fim da sessão, ouço um grupo de pessoas conversando sobre o filme e entre os comentários que foram ditos, um deles me chama muito atenção: “Pra quê que teve aquela cena de sexo, ela não possui nenhum valor narrativo”.

O cinema por décadas tem sido um dos principais e fundamentais elementos de cultura popular e uma das mais profundas formas de entendermos como sexo e sexualidade são discutidos e representados na sociedade...

Juazeiro: Falta água há uma semana no Distrito de Carnaíba. Saae responde

Falta água há uma semana no Distrito de Carnaíba do Sertão. A denúncia foi feita por um leitor da REDEGN.

A foto e a reclamação foram enviadas para que o SAAE possa explicar o motivo da falta de água aos moradores que estão prejudicados...

Espaço Leitor

Leitor reclama manutenção nos semáforos de Juazeiro (BA)

Em contato com a redação da Rede GN o leitor Fabiano solicitou da AMTT - Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes manutenção nos semáforos da cidade de Juazeiro (BA).

Ele alega que há um caos instalado na área do trânsito que só piorou com as obras da Travessia Urbana, mas no centro da cidade o problema é a falta de manutenção nos semáforos...

Da Redação da Rede GN