RedeGN - Política

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Política

Estados do Nordeste questionam mais uma vez concentração de cortes do Bolsa Família na região

Os Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí questionaram mais uma vez, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a concentração de cortes do Programa Bolsa Família na região Nordeste.

Até o momento, a União não apresentou dados que justifiquem a centralização da glosa do Bolsa Família, conforme determinado em decisão proferida em março de 2020 pelo ministro do STF Marco Aurélio Mendes de Farias Mello.

A decisão foi tomada em uma ação judicial movida por sete dos nove estados da região Nordeste, que questionaram a alocação de recursos e contemplação de novas famílias sem a necessária isonomia e equidade, promovendo desproteções concentradas no Nordeste...

Ascom Gov Bahia

Túlio Gadêlha apresenta projeto para barrar transferência de R$ 83,9 milhões do Bolsa Família para a Secom

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) apresentou, nesta sexta-feira (05), Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a transferência de R$ 83.904.162,00 do Programa Bolsa Família, voltado ao Nordeste, para atender a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. O repasse foi publicado, na quinta-feira (04), no Diário Oficial da União (DOU).

"É inadmissível que em pleno esforço para garantir renda às famílias mais pobres, como parte da estratégia de combate ao surto de coronavírus, a presidência da República desvie recursos destinados ao combate à extrema pobreza para o serviço de propaganda do governo", diz. "Mais grave ainda se torna a destinação desses recursos para a Comunicação Social diante das notícias de que a publicidade oficial irrigou sites e redes sociais de Fake News", acrescenta...

Ascom

Lei da Ficha Limpa faz dez anos

Fábio Pozzebom\Agência Brasil

Esta quinta-feira (4) marca a passagem dos dez anos de assinatura da Lei Complementar nº 135, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, que proíbe a eleição a cargos públicos de candidatos condenados por decisão transitada em julgado ou por órgãos colegiados da Justiça.
A lei foi criada com grande apoio popular, a partir da iniciativa de juristas, e chegou a somar 1,6 milhão de assinaturas. A proposta começou a ser articulada no fim da década de 1990 pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz, ligada à Igreja Católica, e foi apresentada ao Congresso Nacional em setembro de 2009...

Agência Brasil

Defensoria Pública da União entra com pedido de urgência no STJ para tirar presidente da Fundação Palmares

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou, na noite de ontem quarta-feira, com um pedido de tutela provisória de urgência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender a nomeação do presidente da Fundação Palmares, o jornalista Sérgio Camargo. No documento, o órgão solicita que os efeitos da decisão liminar do Justiça Federal do Ceará, que impediram a nomeação de Camargo em dezembro de 2019, sejam restabelecidos.

O pedido deverá ser julgado pelo presidente do STJ, o ministro João Otávio de Noronha, que foi quem autorizou Camargo a tomar posse novamente na Palmares, em fevereiro de 2020. A nova solicitação é uma tentativa de suspender a nomeação do jornalista antes do fim do processo que já tramita no tribunal e será votado em plenário pelos outros magistrados...

O Globo Foto: redes sociais

Ministro da Educação depõe hoje na PF e já há indícios que pode deixar o governo

Matéria publicada na coluna Radar, da Veja, nesta quinta-feira (4), dá como praticamente certa a saída do ministro da Educação Abraham Weintraub. De acordo com a publicação o governo vem dando sinais de que quer uma trégua no confronto com o STF e STJ e já teria sinalizado que Weintraub está de malas prontas para deixar a pasta.

Segundo a versão, não confirmada oficialmente pelo governo e nem pelo ministro, “abatido pelos ataques que vem sofrendo dentro e fora do governo, teria decidido pedir demissão do ministério”, anotou a coluna...

Da redação redeGN/Com informações de Veja

Após denúncia de atrasos de salários Hospital Regional demite médicos e colegas ameaçam saída em massa

Após denúncias, intensificadas nos últimos dias, relatando atraso de salário, precárias condições de trabalho e atendimento no Hospital Regional de Juazeiro, chegaram à redeGN nesta quarta-feira (3) informações de que profissionais daquela unidade estariam sendo perseguidos e que pelo menos dois já tinham sido demitidos.

Em entrevista concedida ao Programa Geraldo José, nesta tarde, o Dr. Franclen Carvalho, confirmou as denúncias e disse que outros profissionais estão solicitando desligamento do Hospital por não concordar com essa atitude da direção:..

Da redação redeGN

Secretário de Saúde de Curaçá, Adriano Araújo, deixa pasta para se dedicar a planos maiores no município

Numa decisão de consenso, referendada pelo excelente trabalho realizado, o secretário de Saúde de Curaçá, Adriano Araújo, recebeu o aval do prefeito Pedro Oliveira para se desligar da secretaria, cumprindo assim os prazos estabelecidos pela lei eleitoral e se credenciando para uma possível composição na chapa que vai disputar a eleição municipal deste ano.

Com especialização em fisioterapia, Dr. Adriano Araújo, 28 anos, casado, iniciou o trabalho atendendo e coordenando o espaço reservado para sua especialidade, onde se destacou a ponto de ser convocado a assumir a gestão completa da saúde no município, em junho de 2018...

Deputado Roberto Carlos denuncia descaso no Hospital Regional de Juazeiro e cobra providências urgentes

Em ofício encaminhado esta semana ao Dr. Fábio Vilas-Boas, Secretário de Saúde da Bahia, o deputado Roberto Carlos (PDT) foi duro na cobrança de providências em relação ao Hospital Regional de Juazeiro, referendando as denúncias de funcionários da instituição, que alegam “falta de pagamentos dos salários, falta de Equipamento de Proteção Individual – EPIs, falta de alimentação e medicamentos”, apontou.

No documento, que a redeGN teve acesso por uma fonte, o deputado informa que constatou in loco a situação e lamentou que providências venham sendo proteladas:..

Da redação redeGN

Emerson José deixa o sindicato dos Trabalhadores Rurais para concorrer à Câmara Municipal

Em e-mail a redeGTN o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro Emerson José, popular Mitu, confirma sua desincompatibilização da função para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal. Confira:

“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do sol” (Livro de Eclesiastes)...

Movimento coletivo em defesa de Juazeiro cresce a cada dia

Mais uma reunião com lideranças politicas e vereadores aconteceu na última sexta-feira (29), com o objetivo de dialogar sobre projetos e propostas que contribuam com o desenvolvimento econômico, político e social da cidade. 

Estiveram presentes Carlos Neiva, Mário Spínola, Valdemar Borges e Wank Medrado, filiados ao Partido Verde (PV), João Victor, presidente do PV e os vereadores Aníbal Araújo (PTC), Allan Jones (PSDB), Domingão (PRTB) e Bené Marques (PSDB)...

Ascom PV Juazeiro

Projeto "AVANTE! LIMPE Juazeiro!" recebe apoios imprescindíveis

No último sábado (30.05), nomes importantes da linha de frente da coordenação política da região anunciaram apoio ao projeto "AVANTE! LIMPE Juazeiro" no qual tem o Capitão MOREIRA como pré-candidato a Prefeito em Juazeiro BA, tendo apresentado para representar o AVANTE 70 pelos pastores Sargento Isidório e João Isidório, Deputados Federal e Estadual mais votados na Bahia com mais de meio milhão de votos.

Ailton, Gilberto Inácio, Moisés e os demais componentes do partido que os seguem, são responsáveis por oposição da linha de frente ao governo municipal e vislumbraram o Capitão MOREIRA como "a via mais confiável, atualmente, na política da região"...

Ascom Avante Juazeiro

ARTIGO: O QUE PRÉ-CANDIDATOS PODEM FAZER NA PRÉ-CAMPANHA

*Josemar Santana

Pré-Candidatos podem praticar quase todos os atos de campanha eleitoral no período da Pré-Campanha, exceto pedir explicitamente o voto...

Em Lagoa Grande Henrique Diniz abre espaço para grupo de Ítalo de Vilma compor com ele

Após consolidar sua pré-campanha a prefeito de Lagoa Grande no interior de Pernambuco, o economista Henrique Diniz e seu grupo analisam alguns nomes para compor o cargo de vice.

Com a aproximação das convenções partidárias que devem acontecer de 20 de julho a 5 de agosto, Henrique abre a possibilidade de receber em sua chapa o vice-prefeito, Ítalo de Vilma, que rompeu recentemente com a atual gestão. ..

Ascom Henrique Diniz

Banco do Nordeste será comandado pelo PL do ex deputado Valdemar Costa Neto, condenado no 'mensalão"

Em mais um gesto de aproximação do Palácio do Planalto com o Centrão, o presidente Jair Bolsonaro vai entregar o comando do Banco do Nordeste (BNB) para um nome indicado pelo Partido Liberal (PL), sigla liderada pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no mensalão.

No lugar do atual presidente, Romildo Rolim, assumirá Alexandre Borges Cabral, que presidiu a Casa da Moeda entre julho de 2016 e junho de 2019 por indicação de outra legenda do bloco, o PTB. Ele deve ser anunciado nesta segunda-feira...

Jornal O Estado de S.Paulo

Bolsonaro chama Moro de covarde: “Graças a Deus ficamos livres dele”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a disparar ataques contra o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, ao conversar com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (01).

O presidente enfatizou, na conversa, que a postura do ex-ministro, refratário à ampliação, teria dificultado a continuidade das políticas de flexibilizar a posse de armas de fogo para as “pessoas de bem”...

Metroopoles Foto Agencia Brasil

Agencia confirma débitos da prefeitura de Casa Nova com publicidade e promete acionar justiça

Após repercussão de matéria publicada pelo Blog Preto no Branco, nesta quarta-feira (28), com denúncia de que o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, “deixou de pagar aos principais veículos de comunicação da região, como blogs, rádios e jornais”, desde meados de 2018, pelo serviço de divulgação das ações da gestão municipal”, o diretor da Agência Gênesis, em contato com este veículo, confirmou que está encaminhando ação na justiça para receber os honorários que faz jus e quitar débitos com os veículos por ela contratado.

De acordo com a agência, contratada em 2017, após um período cumprindo suas obrigações, a partir de janeiro de 2018 a Prefeitura de Casa Nova deixou de honrar os compromissos contratados por ela, como definido em contrato licitatório, deixando-a em situação difícil com “todos os serviços prestados com publicidade, produção de peças, contratação de empresas parceiras, inclusive os veículos regionais”, confirmou...

Marcelinho defende que "Rui tem condições de disputar a presidência" e critica postura da PGR sobre fake

O deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) foi um dos políticos da base do governador Rui Costa (PT) que repercutiu a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o baiano ser o candidato do partido para a Presidência no pleito de 2022.

Nesta quinta-feira (28), Marcelinho também criticou a postura do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, também baiano, por ter pedido a suspensão do inquérito das 'fake news', em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF)...

Ascom do deputado Marcelinho Veiga

Em Live, vereadores da Bancada de Oposição de Petrolina cobram medidas enérgicas do prefeito Miguel Coelho

Mais um momento importante de debate propositivo foi registrado na Live da Bancada de Oposição na manhã desta quinta (28). Com a presença de dos vereadores de Petrolina, Paulo Valgueiro, Cristina Costa, Elismar Gonçalves, Gabriel Menezes e Gilmar Santos, foram levantados alguns questionamentos durante o vivo com a participação e interação de um público que também cobra ações mais enérgicas de combate ao Novo Coronavirus (Covid 19).

Os vereadores da Bancada de Oposição pediram a convocação dos aprovados no concurso público para reforçar as ações de combate a pandemia no município. ..

Ascom Bancada Oposição Mônia Ramos

Ex-assessor de Geddel Vieira Lima, Marco Antonio Ferreira Delgado foi nomeado para assumir o cargo de chefe de gabinete

Ex-assessor do ex-ministro Geddel Vieira Lima, Marco Antonio Ferreira Delgado foi nomeado para assumir o cargo de chefe de gabinete, código DAS 101.4, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A informação consta na edição desta quinta-feira (28) do diário oficial da União.

A nomeação foi assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pasta a qual o Iphan está vinculada. A informação foi inicialmente veiculada pelo colunista Bernardo Mello Franco, do jornal O Globo...

O Globo

FBC defende a prorrogação das dívidas dos agricultores familiares

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu terça-feira (26) a prorrogação das dívidas dos agricultores familiares, que foram afetados pelas medidas de isolamento social adotadas para conter o avanço do coronavírus no país.

Um projeto de lei aprovado pelo Senado em sessão remota garante o refinanciamento das operações de crédito dos pequenos produtores por 12 meses. ..

Ascom Senador FBC