RedeGN - Política

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Política

Deputado Zó defende adiar ENEM e parabeniza secretário

Quem se soma a várias entidades estudantis e de professores pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o deputado estadual Zó (PCdoB). Segundo o parlamentar, manter só prejudica os estudantes, especialmente os mais pobres.

"É um absurdo ver a propaganda do governo Bolsonaro ["A vida não pode parar"] para justificar a manutenção do exame, incentivando os estudantes a se inscreverem. Em um trecho do vídeo, jovens são estimulados a estudarem de qualquer forma. Lamentável", critica. ..

Ascom

MP e Polícia Federal cumprem mandados de busca e apreensão em Paulo Afonso

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos por equipes da Polícia Federal e promotores de Justiça na manhã desta terça-feira, dia 12, no município de Paulo Afonso. As ordens judiciais relativas aos mandados foram emitidas pela 181ª Zona Eleitoral a requerimento do Ministério Público Eleitoral.

O objetivo dos promotores de Justiça com as buscas é reunir provas em investigação sigilosa, que foi instaurada após a divulgação de notícias falsas e do impulsionamento de propaganda eleitoral negativa através das redes sociais e de aplicativo de mensagens durante o período eleitoral de 2018...

Cecom/MP

Bolsonaro defendeu em reunião troca na Polícia Federal para evitar que familiares e aliados fossem "prejudicados"


Foto: Divulgação/ Marcos Corrêa/PR

 No vídeo da reunião do conselho de ministros do último dia 22 de abril, exibido nesta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro defendeu trocas no comando da Polícia Federal do Rio para evitar que familiares e amigos seus fossem "prejudicados" por investigações em curso.

Segundo o relato de três fontes que assistiram ao vídeo, Bolsonaro disse que gostaria de substituir o superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro e que demitiria até mesmo o então ministro da Justiça Sergio Moro caso não pudesse fazer isso. Ao deixar o cargo, Moro acusou o presidente de interferir politicamente na PF...

O Globo

Avança o diálogo para a consolidação de um projeto que resgate Juazeiro

Com o objetivo de dar continuidade a um alinhamento político de oposição e elaborar um projeto de resgate ao município de Juazeiro, reuniram-se na última sexta-feira (8), Ronildo da Melancia, Mário Spínola, Antônio Lewis(Cuscuz), Valdemar Borges e Carlos Neiva, filiados do Partido Verde (PV), e a também pré-candidata à prefeita da cidade, Suzana Ramos (PSDB).

Foi destaque na reunião a necessidade de avançar ainda mais no diálogo e na busca de unidade com todos os que concordam que o atual gestor e seu grupo político, não atendem minimamente os anseios dos cidadãos juazeirenses...

Ascom PV

Deputado entra com ação na Justiça para suspender demissões de trabalhadores da Petrobras na Bahia

O deputado federal Joseildo Ramos (PT) ingressou, na noite desse domingo (10), com pedido de liminar na Justiça Federal para suspender a "hibernação" dos campos terrestres de petróleo e gás no estado da Bahia, iniciado pela Petrobras com a demissão de 350 trabalhadores do campo de Dom João, em São Francisco do Conde.

A ação quer garantir a preservação de cerca de 5 mil empregos que serão perdidos caso a empresa paralise as atividades nos municípios de Candeias, Catu, Alagoinhas, Cardeal da Silva, Pojuca, São Sebastião do Passé, Mata de São João, Araçás, Cardeal da Silva e Esplanada. ..

Ascom

Em conversa com apoiadores, Bolsonaro volta a justificar gastos do cartão corporativo

O presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar os gastos com o cartão corporativo nesta segunda-feira 11. Em conversa com apoiadores, o presidente disse que financiou parte da operação de repatriação de brasileiros residentes em Wuhan, na China.

Questionado por uma apoiadora se a China escondeu dados sobre o novo coronavírus, o presidente evitou comentar sobre o assunto e citou os gastos do cartão presidencial...

O Dia

Vereadores da Bancada de Oposição de Petrolina adotarão o sistema online para reuniões a partir desta terça (12)

Os vereadores da Bancada de Oposição de Petrolina decidiram realizar reuniões virtuais ao vivo  e com a participação popular, enquanto aguardam o posicionamento da presidência da Casa Plínio Amorim, acerca da solicitação feita, no último dia 04, para a retomada das sessões por meio de videoconferência, durante esse período de quarentena e isolamento social, a exemplo do que já vem ocorrendo em outras Casas Legislativas, possibilitando-se a análise e votação de projetos, indicações, requerimentos e demais medidas pertinentes.

Nesta terça (12), a partir das 9h, os vereadores estarão ao vivo pelo facebook, debatendo assuntos relevantes que podem nortear a população e a gestão municipal nesse momento de crise e convidam você a participar com eles dessas discussões. A reunião online pode ser acompanhada pela página da Bancada de Oposição Petrolina no endereço eletrônico: https://www.facebook.com/vereadorespetrolina/..

Ascom

Com arma em mãos, Roberto Jefferson pede que Bolsonaro demita os ministros do STF

O ex-deputado federal Roberto Jefferson usou as redes sociais na manhã deste sábado (9) para defender que Jair Bolsonaro (sem partido) demita e substitua os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Presidente nacional do PTB, ele postou uma foto em que aparece segurando o que aparenta ser um fuzil. 

''Estou me preparando para combater o bom combate. Contra o comunismo, contra a ditadura, contra a tirania, contra os traidores, contra os vendilhões da pátria. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos'', escreveu o dirigente partidário. ..

Foto Twiter Jornal Estado de Minas

Vídeo da reunião de Moro com Bolsonaro chega ao STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, citada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro como prova do depoimento que deu à Polícia Federal no inquérito que apura suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na corporação. O ex-juiz afirma que, naquele encontro, o chefe do Executivo solicitou a troca no comando da superintendência da instituição no Rio de Janeiro, além de acesso a relatórios de inteligência. O ministro Celso de Mello, relator do inquérito no Supremo, colocou o material sob sigilo.

O arquivo foi entregue em um HD externo na Secretaria Judiciária do Supremo e, de acordo com a AGU, não foram feitos cortes ou edições. No documento que confirma o encaminhamento do material, o advogado-geral da União, José Levi, afirma que apresenta “referido HD externo, na forma que lhe foi apresentado pela Presidência da República” e que o arquivo “contém o inteiro teor, sem qualquer edição ou seleção de fragmentos, da gravação mencionada (…).”..

Correio Braziliense

'Saúde não é vida? Por que as academias estão fechadas?', ironiza Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou o fechamento de comércios, na manhã desta sexta-feira (8), na saída do Palácio da Alvorada. Uma das reclamações expostas por apoiadores foi em relação às academias.

Um dos presentes questionou o chefe do Executivo sobre o fechamento desses estabelecimentos. Antes de responder, Bolsonaro disse que a "imprensa iria gostar" da resposta: "Saúde não é vida? Por que as academias estão fechadas?", disparou. ..

Correio Braziliense

Terra, entulhos e sujeira tomam conta de principal avenida do bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro

Moradores e comerciantes do Alto da Maravilha, em Juazeiro, estão cobrando mais uma vez providências à prefeitura no que diz respeito a sujeira que tomou conta do bairro. De acordo com esses moradores não é preciso muito esforço para perceber essa situação de descaso, pincipalmente no que diz respeito ao acúmulo de terra nas ruas e entulhos espalhados por diversos locais.

Na principal avenida, na conhecida rua da Sote, os moradores relatam que a terra está se amontoando no asfalto, num sinal claro que a varrição naquela artéria não é feita a muito tempo...

redeGN

TCE-PE anula decisão que reprovou contas do ex-prefeito Julio Lossio

Em sessão realizada por videoconferência na última terça-feira (05/05/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por unanimidade, anulou a decisão que rejeitou as contas do Ex-Prefeito Julio Lossio, relativas ao exercício financeiro de 2016, por ausência de notificação válida para apresentação de defesa.

Segundo a decisão, uma vez "configurada falha na notificação para apresentação de defesa do interessado, entendo pela nulidade 'ex officio' do Parecer Prévio emitido pela Segunda Câmara, no Processo TCE-PE nº 17100143-6, devendo o mesmo retornar a` etapa de instrução, com devolução do prazo de defesa e determinacção de expedição de nova notificacção"...

Bolsonaro diz que vetará possibilidade de reajuste salarial a servidores públicos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai vetar o trecho do projeto de ajuda aos Estados que abre possibilidade de reajuste salarial para categorias de servidores públicos, mesmo em meio à pandemia de coronavírus. “Eu sigo a cartilha de Paulo Guedes na Economia. Se ele acha que deve vetar, assim será feito”, disse o presidente.

Após reunião “surpresa” em que Bolsonaro levou empresários até o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu que Bolsonaro vete o trecho e ressaltou que dois anos sem aumento significam R$ 130 bilhões em economia. “Eu renovo meu pedido de contribuição do funcionalismo público. Estou sugerindo que presidente vete”, completou...

Foto Ilustrativa

Carlos Neiva sai em defesa da democracia e contra os Fake News

O antidemocrático projeto aprovado pela câmara de vereadores, suscitou na sociedade grande repulsa pelo teor do projeto. Embora trate da punição aos  "fakes news", na sua essência ele tem como objetivo intimidar e amordaçar o cidadão comum e os veículos de comunicação.

O empresário Carlos Neiva, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Juazeiro e sempre participou da CDL, ACIAJ e na AEDISF- Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco, foi uma das vozes que se levantaram contra o projeto e as suas intenções claras de intimidar a população, nesse momento de profunda crise na saúde do município...

ASCOM PV

Gonzaga Patriota repudia congelamento de salários dos servidores

Seguindo todas as recomendações de segurança para evitar a disseminação e contágio do novo coronavírus, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (05), para criticar o art. 8 do PLC nº 39/2020, que prevê congelamento de salários dos servidores federais, estaduais e municipais até dezembro de 2021.

O texto do substitutivo aos Projetos de Lei Complementar (PLPs) 149/2019 e 39/2020 estabelece a compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus. Para o parlamentar, não é justo sacrificar as trabalhadoras e trabalhadores do setor público, impondo um severo aprofundamento do arrocho salarial e congelamento das carreiras do funcionalismo público...

Ascom Deep. Gonzaga Patriota

Projeto de Gleidson Medrado cria condições de renda para milhares de pequenos produtores

O Vereador Gleidson Medrado (PSD), com um projeto inovador, considerado constitucional e dentro dos limites impostos pela Lei Orgânica do Município pelas comissões que o analisaram na Câmara de Juazeiro, vai conseguir mudar, no curto prazo, condições de vida de milhares de pequenos produtores rurais do município de Juazeiro.

O Projeto 3584/2020, discutido e aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, 04/05, reforça a autorização de distribuição dos alimentos adquiridos com recursos do FNAE, a merenda escolar, às famílias dos estudantes da rede municipal, determinando que trinta por cento seja oriunda da produção de agricultores familiares...

Ascom Vereador Gleidson Medrado

Governo muda direção-geral do DNOCS, órgão federal responsável por obras contra secas, novo diretor é indicado pelo Centrão

O governo federal decidiu mudar a direção-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Nesta quarta-feira (6), foi publicado no "Diário Oficial da União" portaria que exonera o antigo diretor-geral do órgão, José Rosilonio Magalhães de Araujo, e nomeia Fernando Marcondes de Araujo Leão para substituí-lo.

Araujo é uma indicação do Centrão, grupo da Câmara que reúne parlamentares de legendas de centro e centro-direita...

G1

Bate cabeça: renomeado pela manhã para Funarte, Dante Mantovani é demitido no final da tarde

O maestro Dante Mantovani foi nomeado na manhã de hoje (5) como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em portaria assinada pelo Ministro ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. 

A publicação no Diario Oficial da União repercutiu muito, já que o indicado, que havia comparado o rock ao satanismo, havia sido demitido em março deste ano do mesmo cargo, quando a atriz Regina Duarte assumiu a Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, optando pela indicação de Marcos Teixeira Campos,  um servidor de carreira da Funarte, para o lugar de Mantavani...

redeGN

Urgente: Eleitor tem até amanhã (6) para fazer troca de domicílio eleitoral

Apesar das inúmeras informações envolvendo a temática da Covid-19, o eleitor brasileiro precisa ficar atento aos prazos eleitorais. Mesmo sem uma definição ainda sobre as eleições 2020, a data limite para mudança de domicílio eleitoral ou modificações no título de eleitor está próxima.

Termina nesta quarta-feira, dia 06 de maio, o prazo para quem quer mudar a cidade onde vai votar ou fazer pequenos ajustes no documento de votação. Vale lembrar que esse prazo está restrito aos eleitores, pois o prazo para quem será candidato já encerrou em abril...

Prefeito de Uauá rebate denuncias feitas pelo ex-prefeito sobre Informações dos Kits de Merenda Escolar

Através de vídeos do prefeito de Uauá, Lindomar Dantas, e do Secretário Municipal de Educação, Antônio Marcos Varjão, rebatem as acusações do ex-prefeito Jorge Lôbo publicadas em matéria pela RedeGN. Veja aqui.

Confiram Nota Prefeitura Uauá:..

AscomPMU