RedeGN - Charges

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Charges

Em nota, Polícia Federal nega envenenamento de Yousseff

A Polícia Federal divulgou nota, na noite deste sábado (25), na qual afirma serem "infundadas as informações de possível envenenamento" do doleiro Alberto Youssef, delator do esquema de corrupção na Petrobras. Yousseff passou mal na manhã de sábado e foi transferido da superintendência da PF no Paraná, onde está preso, para a UTI do hospital Santa Cruz na capital Curitiba. Na nota, a PF informa que o doleiro teve "forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica". Esta é a terceira vez que ele necessita de atendimento médico de urgência após sua prisão pela Operação Lava Jato. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso ao documento que seria o boletim médico da internação de Youssef no início da tarde de sábado. O documento informa que o paciente, de 47 anos, foi encaminhado ao hospital após apresentar "episódio de síncope ao descer do beliche onde estava deitado, evento precedido de tonturas e turvação visual." No boletim não há menção ao termo envenenamento. Está escrito: "síncope a esclarecer; hipertensão arterial?, arritmia cardíaca? e DAC com IAM prévio de parede anterior e presença de trombo fixo VE". O jornal O Estado de S. Paulo não conseguiu contato com o advogado de Youssef. Segundo a nota da PF, Youssef "permanecerá hospitalizado para a adequação da medicação e retornará à carceragem após seu pleno restabelecimento". ..

BN

Curso de Direito da Uneb realiza mesa redonda sobre Direitos da Infância e Juventude

O Centro Acadêmico dos Discentes de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado, promove mesa redonda com o tema O Papel Social das Instituições no Campo da Infância e Juventude. O encontro vai acontecer na próxima quinta-feira (16), a partir das 14h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães do Departamento.

Participarão como palestrantes convidados o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Barcelar; o professor do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII) da Uneb e psicólogo, Tonivaldo Barbosa de Souza; o presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Juazeiro, Joel Miranda Ramos; e o professor da Uneb  e promotor de justiça do Estado de Pernambuco, Tilemon Gonçalves dos Santos...

Texto: Sheila Feitosa Santos

Veja os estados onde haverá segundo turno para governador

Vai haver segundo turno para eleger governadores em pelo menos 12 estados nas eleições deste ano, segundo dados de apuração das urnas divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A apuração ainda não foi encerrada. Veja a seguir os resultados que já estão definidos:

AM – José Mello (PROS) x Eduardo Braga (PMDB) - 2º turno

AP – Waldez (PDT) x Camilo (PSB) - 2º turno..

Jornal diz que Frank Aguiar é investigado pela polícia; cantor nega acusações

O jornal Folha de São Paulo publicou nesta sexta-feira (3) que o cantor piauiense Frank Aguiar (PMDB), vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP) e candidato a deputado federal por São Paulo, é investigado por suposto envolvimento com um suspeito de tráfico de drogas. O artista nega e atribui a notícia a disputa eleitoral.

De acordo com a reportagem, um inquérito da Polícia Civil de São Paulo investiga o piauiense, que apareceria em escutas telefônicas com Jailson Lopes de Souza, o Jabá, apontado por suposto envolvimento em tráfico internacional de entorpecentes. A polícia apura se existe uma rede de proteção para tentar livrar o cantor da investigação...

Com informações da Folha de São Paulo

Prefeitura de Petrolina assina contrato para pavimentação e implantação do VLT

No último sábado (27), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, recebeu no SEST SENAT, o ministro das cidades, Gilberto Occhi, para assinar contrato de financiamento e garantir a liberação de recursos para investimento de cerca de 117 milhões de reais, em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

 Para atender a população estimada em 293 mil habitantes, o primeiro contrato assinado, Tem um investimento no valor de 29 milhões e seiscentos mil reais, destinados à pavimentação e qualificação de vias urbanas.  Desses, vinte oito milhões, são em forma de financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, lastreado em recursos do FGTS, equivalente a 95% do valor do investimento, e um milhão e quinhentos mil reais, de contrapartida do município, equivalente a 5% do valor do investimento...

Janaina Paiva Ascom PMP Foto: Gilson Pereira

Governador inaugura sistema de abastecimento de água em Curaçá nesta terça (30)

O governador Jaques Wagner visita nesta terça-feira (30), às 10h, a cidade de Curaçá, no Sertão do São Francisco, onde inaugura o Sistema Integrado de Abastecimento de Água. A obra vai beneficiar cerca de 15 mil habitantes da zona rural e também da sede municipal de Curaçá, além de moradores do Sítio Pau da Colher, no município de Casa Nova, e do distrito de Pinhões, em Juazeiro.
 
Com investimento de R$ 19 milhões, a obra irá captar água através de uma estação flutuante no Rio São Francisco e levar por uma adutora com extensão total de 83 km. O sistema integrado terá ainda quatro estações elevatórias, nove quilômetros de rede de distribuição e instalação de 492 ligações domiciliares.
..

Assessoria de Imprensa do Governador

Multidão participa de carreata de Tiziu em Piri, distrito de Sento Sé

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

Uma multidão participou da carreata em apoio ao candidato a deputado estadual – Tiziu (PT-BA) – na noite do último sábado (20) em Piri, distrito de Sento-Sé, a 70 km de distancia da sede. Uma grande concentração de veículos, sobretudo de motos, aguardava na entrada da localidade e, assim que Tiziu chegou, todos o acompanharam pelas ruas. Ao lado de lideranças e de sua mãe, dona Marta, Tiziu foi bem recebido pelas pessoas que saiam de suas residências para cumprimenta-lo, com sorrisos, gestos e palavras de apoio. Nas portas de muitas casas, as pessoas colocavam adesivos e até bandeiras do candidato.  Ao término do percurso da carreata, Izamar do Piri, liderança forte na região, disse que “Tiziu é uma pessoa nova para política partidária, mas há muito tempo já tem militância e batalha diariamente para melhorar a vida das pessoas”, afirmou...

Ascom Tiziu

PREFEITURA RESPONDE À MORADORA DO BAIRRO DE PIRANGA

 

A Prefeitura de Juazeiro informa a moradora do bairro Piranga, Geísa Fernandes, que a localidade está sendo beneficiada esta semana com ações de manutenção da Secretaria de serviços Públicos, a exemplo da iluminação que foi realizada na última segunda-feira(13), mutirão de limpeza na Avenida da Estação, reforma do Posto Policial e reposição de calçamento na rua localizada nas proximidades da Praça Santa Teresinha...

Ascom PMJ

Novas viaturas fortalecem trabalho do Corpo de Bombeiros no estado

Veículos que serão utilizados para salvamento, comando avançado, atendimento e buscas do Corpo de Bombeiros em todo o estado foram entregues à corporação nesta segunda-feira (15). A ação faz parte do programa estadual Pacto Pela Vida, que tem o objetivo de fortalecer e modernizar o trabalho da polícia baiana, proporcionando mais segurança para a população. 

A cerimônia, que aconteceu no Jardim dos Namorados, na orla de Salvador, contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e representantes do Corpo de Bombeiros. Durante o evento, o governador falou sobre outros investimentos que vão fortalecer ainda mais a corporação. "Planejamos novas ações sempre com o objetivo de fortalecer a segurança no nosso estado. O próximo passo é a aquisição de veículos com escadas novas, para que o resgate e trabalho desses homens e mulheres seja ainda mais eficiente".

Foram entregues 31 das 62 viaturas adquiridas pelo estado, num investimento de mais de R$ 17,3 milhões, através da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). Entre os veículos estão 14 auto bomba tanque,14 auto busca e salvamento, 15 auto rápido, 15 veículos para suporte avançado, três auto produto perigoso leve e um auto posto de comando avançado.

Os veículos, inclusive os outros 31 que chegarão até o final deste mês, serão distribuídos entre Salvador, Região Metropolitana e outros 15 municípios do interior do estado, como Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Cachoeira, Alagoinhas e Vitória da Conquista. ..

Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA

JUSTIÇA AFASTA DIRETORIA E CONVOCA ELEIÇÕES DO SINSERP

Os funcionários públicos e candidatos à presidência do Sinserp (Sindicato dos Servidores dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro), Jorge Queiroz, Francisco Arnóbio e Telma Marineide estão comemorando a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, através do titular Cristiano Queiroz Vasconcelos Juiz de Direito da 2ª Vara Cível desta Comarca ao declarar a nulidade da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na data de 07.06.2013, bem como das suas respectivas deliberações, determinando “à atual direção que proceda no prazo máximo de 10 dias, a contar da intimação da decisão, com a convocação de Assembleia Geral Extraordinária para ciência do ocorrido e constituição de uma Junta Governativa Provisória (arts. 31 e 77 do Estatuto Social); determinar, a partir da constituição da Junta Governativa Provisória, o afastamento dos atuais diretores e conselheiros dos seus respectivos cargos; Determinar, a partir da constituição da Junta Governativa Provisória, no prazo máximo de 10 dias, que sejam convocadas novas eleições sindicais, com a estrita obediência aos ditames dos artigos 27 e seguintes do Estatuto Social”.

Decisão..

Uauá realiza Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da Convivência com o Semiárido

O município de Uauá prestou na manhã da última quarta-feira (10) uma homenagem aos 25 anos de atuação do Irpaa no município. A partir de requerimento do vereador Miroval Ribeiro (PT) foi realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores, momento em que contou com a participação do Irpaa e de representantes das comunidades rurais e de instituições parceiras locais. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa Legislativa, Jairo Rocha, e conduzida por Miroval, que iniciou apresentando a instituição e seus principais serviços prestados no município. Em seguida, o presidente do Irpaa, Haroldo Schistek, mencionou a diferença hoje percebida na qualidade de vida das pessoas no município, em especial nas comunidades rurais que abraçaram a proposta de desenvolvimento que considera elementar a preservação dos bens naturais e das culturas regionais. “Essa ideia da Convivência com o Semiárido aqui vingou”, disse Haroldo.

Além dos vereadores, fizeram uso da palavra lideranças das comunidades Fundo de Pasto, a exemplo de Cosme Dias, Lucineide Fernandes, José Alves; o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro; o representante da Comissão Nacional das Comunidades Fundo de Pasto, Valdivino Rodrigues; a primeira dama do município, Marlene Cardoso; a professora da Rede Municipal, Gorete Marques. Valdivino citou a comunidade de Lajes das Aroeiras como exemplo do reflexo positivo da ação voltada para a Convivência. Além disso, ele ressaltou que as ações do Irpaa tem ajudado a trazer melhorias significativas para o município de Uauá, destacando inclusive que “através do trabalho de orientação técnica muitos filhos de Uauá estão tendo a oportunidade de trabalhar aqui, sem sair”, pontuou...

Comunicação Irpaa

APLB SINDICATO: ELEIÇÃO DA DIRETORIA ESTADUAL PARA O QUADRIÊNIO 2015 /2018

O Diretor Regional da APLB SINDICATO, Delegacia do Baixo e Médio São Francisco, Antônio Carlos dos Santos, no uso das suas atribuições legais convoca todos os filiados das redes estadual e municipal em dia, para participarem nos dias 10 e 11 de setembro da eleição que irá eleger a nova Diretoria Sindical da APLB SINDICATO, para o quadriênio 2015/2018.

A nota da entidade sindical informa que as urnas estarão localizadas na sede da APLB hoje e amanhã, das 8h às 17h, e nos seis Núcleos: Abaré, Curaçá, Campo Formoso, Jaguarari, Sobradinho e Senhor do Bonfim, como também, o sistema de urnas itinerantes que percorrerá as Unidades Escolares do Interior do município e as maiores escolas da sede...

Com informações da Secom APLB Juazeiro

Paulo Souto em Juazeiro: “Vamos cuidar da terra e do homem do Sertão”

“Vamos cuidar da terra e do homem do Sertão”, afirmou Paulo Souto, ao anunciar, em Juazeiro, nesta segunda-feira (08), os programas “Sertão Vivo” e o “Novo Cabra Forte”. Com sangue de sertanejo nas veias, Caetité é sua terra natal, o candidato a governador da coligação “Unidos pela Bahia” garantiu que o Semiárido, onde se concentra 65% do território baiano, será uma prioridade de seu governo. Paulo Souto explicou que a proposta do “Sertão Vivo” é restaurar e regenerar a caatinga, vegetação nativa, e também recuperar as bacias dos rios da região. “Não seremos omisso à devastação da caatinga na Bahia, um bioma de extrema importância ao equilíbrio ecológico de nosso estado”, disse ao participar da procissão de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da cidade.

O candidato oposicionista a governador fez também um alerta para o estado atual de degradação do Rio São Francisco, que precisa urgentemente de um programa federal de revitalização. “O problema do Rio São Francisco precisa ser encarado como uma questão de estado. É necessária a ação do governo federal, articulando estados, municípios e população para solucionar este grave problema”...

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes

Preso de alta periculosidade será interrogado por videoconferência na Bahia

A 1ª Vara Criminal de Salvador realizará na próxima quarta-feira, dia 10, às 8h, o primeiro interrogatório por videoconferência com réu preso dentro do próprio estado da Bahia. Considerado de alta periculosidade, Antônio Marcelo dos Santos, vulgo “Caolho”, está preso em esquema de segurança máxima no Conjunto Penal de Serrinha e será interrogado pelo promotor de Justiça José Ubiratan Almeida Bezerra, titular da 1ª Vara Criminal. Segundo o promotor, o interrogatório por videoconferência é uma forma de evitar os altos custos envolvidos no deslocamento de presos e o risco elevado do transporte daqueles considerados de alta periculosidade.

Antônio Marcelo dos Santos foi acusado de liderar diversas ações criminosas – como estelionatos, tráfico de drogas e de armas, além de homicídios – de dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador. Ele era comparsa do traficante Genilson Lino da Silva, vulgo “Perna”, que se encontra na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. “Perna” foi o primeiro réu interrogado por videoconferência pela 1ª Vara Criminal de Salvador, no último mês de agosto. O interrogatório por videoconferência passou a ser regulamentado pela Lei 11.900/2009, que fez alterações no Código de Processo Penal...

Cecom/MP

Alex Tanuri: “Eles têm vergonha de dizer PT e 13”

O vereador Alex Tanuri, calado durante boa parte deste período legislativo, voltou à tribuna e desta feita para bater forte nos adversários de seu partido, o PSDB.

Analisando a campanha política, Alex lembra  “eles diziam a turma do PT, o time do PT, o time do 13, mas hoje percebo que eles têm vergonha de dizer PT e 13. Agora é turma do Lula” – ironizou – “Quando eu era criança, nos filmes, via os xerifes colocando os ladrões na cadeia; hoje, e deve ser por isso eu eles têm vergonha, eles veem as estrelas na cadeia”...

Asscom

SEDUC divulga programação do desfile cívico de 7 de setembro

Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), realiza e coordena o Desfile Cívico – Militar de 7 de Setembro e em reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 03, no auditório da Secretaria, a Coordenação Organizadora divulgou a programação do desfile. Esse ano o tema será “Desbravando o Semiárido: eu sou espelho do meu lugar.”

O objetivo do desfile, além de homenagear a data da Independência do Brasil, é valorizar atitudes cívicas colaborando para o exercício da cidadania pelo respeito à pátria e à promoção de valores educacionais e de paz no município, além de contribuir para a expressão cívica de todos os segmentos e possibilitar a participação coletiva da comunidade. Este ano o desfile também contará com a participação do Corpo de Bombeiros de Petrolina...

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

Petrolina: Inauguração de Telecentro movimenta jardim Petrópolis

Inaugurado na noite de sexta-feira (29) mais um telecentro em Petrolina. O Programa Telecentro – Inclusão Digital é uma ação adquirida através da Usina de Projetos do Município de Petrolina conveniada junto ao Governo Federal financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia que visa à implantação de 11 Centros de Inclusão Digital, o convênio tem o investimento de R$ 615.984,54. Com a inauguração do telecentro, No bairro Jardim Petrópolis, crianças, jovens, adultos passam a contar com acesso facilitado à internet. 

“Queremos que além dos jovens, todos tenham acesso e aprendam a utilizar os computadores. Ao levar inclusão digital às pessoas, diversos benefícios são oferecidos às comunidades: distribuição de conhecimento e estímulo a inserção social. Eu estou emocionada por ver uma obra desse porte chegar para comunidades carentes” Disse Célia Regina Carvalho- Secretária de Cidadania. O Programa é coordenado pela Secretaria de Cidadania através da Superintendência de Juventude e Direitos Humanos.  ..

Cauby Fernandes/Ascom PMP Foto de Gilson Santos

Entre Aspas: João Gualberto rebate acusações sobre suposta "Mala Preta", em Juazeiro.

A presença de candidatos de outras regiões do estado em Juazeiro, ganhou força na eleição deste ano e tem provocado as mais diversas opiniões na mídia local. Na semana passada postulantes a cargos eletivos, participando do Programa Geraldo José, na Transamérica, insinuaram que uma suposta "mala preta" estaria circulando na região. Em visita a Juazeiro esta semana, questionado sobre o tema, João Gualberto, candidato a deputado federal pelo PSDB, que conta com o apoio de vereadores e outras lideranças locais, negou esse tipo de prática e devolveu as acusações no mesmo tom. "Para essas pessoas que falaram isso faltam argumentos. Talvez elas pensem em fazer isso, ou talvez façam. Muitos são corruptos e acham que o outro também é”. ..

Dezesseis novos servidores tomaram posse na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou, nesta quarta-feira (13), a solenidade de posse de 14 novos servidores. A cerimônia, que aconteceu na sala do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria, Campus Petrolina Sede, contou com a presença do reitor, Julianeli Tolentino de Lima; do vice-reitor, Telio Nobre Leite; da secretária de Gestão de Pessoas, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão; além de pró-reitores e servidores da instituição. Familiares e amigos dos servidores empossados também estavam presentes na ocasião. 

A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional. Em seguida, a secretária de Gestão de Pessoas deu as boas-vindas aos novos servidores com uma mensagem de acolhimento. O reitor Julianeli Tolentino saudou os presentes e destacou que os novos profissionais se somarão à equipe da universidade, contribuindo para o desenvolvimento da instituição. “Desejo muito êxito a todos e espero que vocês contribuam para esse coletivo, que visa proporcionar o desenvolvimento desta instituição, que é, de fato, um dos grandes motores para o desenvolvimento do Vale do São Francisco”, enfatizou o reitor. 

Foram empossados nove servidores da carreira Técnico-Administrativos em Educação (TAE), sendo um cargo para Analista de Tecnologia da Informação e o restante para Assistentes em Administração, e cinco docentes. Os novos servidores participarão, ao longo do dia de hoje (13) e amanhã (14), do curso de Iniciação ao Serviço Público Federal realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas da Univasf. 

Acompanhado pela mãe e o irmão, Severino de Lima Filho, que tomou posse para o cargo de Assistente em Administração, revelou que “felicidade” foi a palavra que melhor definiu o momento da cerimônia. “Estou realizando um dos meus sonhos. Pretendo entrar em exercício logo. Tenho amigos que trabalham na Univasf e as minhas expectativas são as melhores”, disse. 

Quem também estava feliz e emocionada foi Lívia Angélica Oliveira, empossada para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação. “Vim morar em Juazeiro e aqui na região o mercado não é muito grande para minha área. Passar neste concurso era o que eu almejava. Estou muito feliz”, comentou Lívia. 

Novos docentes – Outros dois novos docentes também tomaram posse na parte da tarde, no Gabinete da Reitoria. Os professores Rita Maria Soares de Castro Duarte e Ivan Martins Galvão irão compor o quadro de docentes do Colegiado de Medicina, no Campus Petrolina Sede. ..

Juliana Magalhães Ascom Univasf

ACIDENTE NA AVENIDA MONSENHOR ÂNGELO SAMPAIO EM PETROLINA

O leitor do Blog em Petrolina Greg Lemond informa pelo nosso facebook que aconteceu agora a pouco na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio na vizinha cidade um acidente em frente ao GBarbosa. O motociclista foi colhido por um veículo e ainda não tinha sido socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) quando o leitor enviou as fotos. ..