RedeGN - Charges

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Charges

Inscrições abertas para seis cursos a partir de outubro no Senac Petrolina

O Senac Petrolina está com inscrições abertas para seis cursos com aulas iniciando no dia 13/10, logo após o feriado, sendo quatro deles na área de beleza. São cursos de Cabeleireiro, Corte e Escova, Automaquiagem e Design de Sobrancelhas, além de uma turma do curso de Assistente Administrativo e outra de Primeiros Socorros. As aulas acontecem nos turnos da manhã, tarde ou noite, dependendo do curso, com carga horária que varia de 15h a 400h, no caso do curso de Cabeleireiro.

Para se inscrever, basta comparecer no Senac Petrolina, localizada na Rua Projetada, nº 650, no bairro Maria Auxiliadora. Os investimentos acima e R$ 200,00 podem ser parcelados por meio de boleto bancário em até quatro vezes nos cartões de crédito Hipercard, Visa e Mastercard em até seis vezes sem juros.

Confira abaixo a programação completa:

CURSOS..

Asscom

Lula não descarta candidatura à Presidência em 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta sexta-feira, em entrevista à Rádio Itatiaia em Montes Claros, região norte de Minas, que, se for preciso, poderá disputar a Presidência da República em 2018.

"Não posso dizer que sou nem que não sou candidato. Sinceramente espero que outras pessoas sejam candidatas. Agora, uma coisa é certa: se a oposição acha que vai ganhar, que não vai ter disputa, e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições".

Lula participou ontem, em Montes Claros, do 1º Encontro dos Povos das Gerais, para discussão de políticas para comunidades indígenas, quilombolas e populações ribeirinha. Hoje, o ex-presidente participa, em Belo Horizonte, da abertura do Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O ato será em conjunto com um encontro da União Estadual dos Estudantes (UEE)...

Com informações do Diário de Pernambuco

Secretaria de Saúde informa que exames de Raio-X já estão disponíveis no Hospital Regional de Juazeiro

Os usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) de Juazeiro e necessitam realizar exames de Raio-X no Hospital Regional de Juazeiro já podem procurar as unidades de saúde mais próximas para realizar a marcação. 

De acordo com a Central de Marcação da Secretaria de Saúde do município, serão disponibilizadas 1.100 vagas por mês para que a demanda reprimida possa ser atendida o mais breve possível. ..

Ascom/Juazeiro

Encontro define programação da 28ª Romaria de Canudos

A 28ª Romaria de Canudos irá acontecer nos dias 16, 17 e 18 de outubro desse ano e os detalhes de toda programação foram novamente discutidos em um encontro que aconteceu na última quarta feira (29), na sede do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), na cidade de Canudos, no sertão baiano. O encontro serviu para discutir e ajustar algumas questões relacionadas diretamente à programação da Romaria como: local e horário da celebração religiosa, caminhada, palestrantes que farão parte da mesa redonda e outros detalhes sobre a dinâmica da tradicional noite cultural.

O momento também serviu para que a comissão organizadora da Romaria analisasse as peças gráficas que serão utilizadas na divulgação. Outro ponto discutido foi com relação à programação que ocorre todos os anos no museu Antônio Conselheiro, antes da data oficial da Romaria. Essa programação chamada pré-romaria e marcada por atividades culturais é voltada principalmente para jovens e estudantes da cidade de Canudos. Depois que os pontos principais foram aprovados pela comissão, o vigário de Canudos e presidente do IPMC, padre José Alberto, agradeceu a presença e a colaboração de todos e pediu ainda mais empenho dos mesmos na próxima reunião que deve acontecer em meados de setembro.

A comissão responsável pela realização da Romaria de Canudos é formada pelos membros do IPMC, da Uneb, da Paróquia de Canudos, da Prefeitura e de pessoas autônomos envolvidas no movimento de Canudos...

Comunicação Irpaa

ROTARY APOIA CONCURSO UNIVERSITÁRIO NACIONAL

Wilson Mattos, Governador Assistente 2015-2016 do Distrito 4390 do Rotary, em contato com o Blog passou a informação de que a revista BRASIL ROTÁRIO, maio 2015 ano 90 No. 1115, de propriedade da Cooperativa Editora Brasil Rotário, traz na página 16 dessa edição, o Edital do Concurso Universitário Nacional, com o tema "ÁGUA: NOVAS IDEIAS".

O Concurso é promovido pela Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública em parceria com o Instituto Vital Brazil e tem o apoio da Cooperativa Editora Brasil Rotário e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras/CRUB. Wilson destaca que Recursos Hídricos e Saneamento é uma das seis áreas de enfoque do Rotary e da Fundação Rotária...

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSD ENVIA NOTA DE PESAR

Nota de Pesar

O presidente do diretório municipal do Partido Social Democrático - PSD, Gleidson Rosa Medrado e seu representante na Câmara de Juazeiro, vereador Damião Medrado lamentam a morte prematura do jovem médico Pedro Paulo Alcântara. Unidos no sentimento neste momento, acreditamos que somente o Criador poderá consolar pais, esposa, familiares e o amigo Pedro Alcântara Filho, colega na caminhada política.

Nos apoiemos nas promessas e palavras do Criador: "Ele enxugará dos seus olhos toda lagrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor" - Apocalipse, 21-4...

No Rio Vermelho, Marcelino Galo rechaça redução da maioridade penal

 
Deputado Marcelino Galo (dir.) com a ex-ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o secretário de Direitos Humanos da Bahia, Geraldo Reis.
 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), rechaçou, durante ato no Largo da Dinha, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, a Proposta de Emenda Constitucional 171/93 que prevê a redução da idade penal de 18 para 16 anos. A atividade, que integra uma das agendas oficiais do Congresso Nacional do PT na capital baiana, mobilizou 300 pessoas, segundo estimativa dos organizadores, e contou com a participação de ativistas dos Direitos Humanos, entidades de defesa dos direitos da juventude, estudantes, representantes da Frente Estadual Contra a Redução da Maioridade Penal, movimentos sociais, políticos e partidos contrários a proposta.

“Ao invés de propor reduzir ou tirar direitos e deturpar o debate, manipulando a opinião pública, é preciso garantir a efetivação dos direitos das nossas crianças e adolescentes em sua plenitude e integralidade”, afirmou Galo, que criticou a "bancada da bala" por defender também a revisão do estatuto do desarmamento. “Há uma agenda conservadora no Congresso Nacional que aponta para o retrocesso e que reflete o apagão civilizatório que estamos vivendo. A sociedade, que pagará por esses erros, precisa refletir e agir contra isso”, enfatizou o parlamentar. Presente no ato, a ex-ministra dos Direitos Humanos e deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também criticou a proposta de redução da idade penal. "Queremos soluções reais, e a redução da maioridade penal representa o abandono e marginalização da juventude. É preciso a sociedade ficar mobilizada e consciente contra esse e outros golpes capitaneados por aqueles que não querem debater com a sociedade [as questões estruturais do Brasil]", alertou. Também participaram do evento os deputados federais Jorge Solla (PT-BA), Moema Gramacho (PT-BA), Paulo Teixeira (PT-SP), a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontelene (PT-CE), oSecretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Geraldo Reis, o ouvidor Geral do Estado, Yulo Oiticica, Valdemar de Oliveira, do Centro de Defesa da Criança e Adolescente da Bahia (CEDECA), os vereadores de Salvador, Luiz Carlos Suica, Moisés Rocha e Gilmar Santiago, entre outras lideranças políticas.

ESTATÍSTICA - Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa a 4° posição entre 92 países do mundo em relação aos homicídios de crianças e adolescentes. No país, entre 1981 e 2010, mais de 176 mil jovens foram mortos sendo que 8.686 apenas em 2010. Dados divulgados recentemente pela Secretaria Nacional de Juventude, através do “Mapa do Encarceramento: os jovens no Brasil”, apontam que os detentos nos presídios brasileiros, em sua maioria, são jovens (54,8%) com idade entre 18 e 24 anos. De acordo com o Sistema Integrado de Informação Penitenciária (InfoPen), a maioria é negros, semianalfabetos e com poucas condições de reabilitação. O país ocupa a terceira posição no mundo em número de detentos, só perdendo para China e Estados Unidos. A análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi adiada para a próxima semana na comissão especial que discute o tema depois de uma confusão generalizada na quarta-feira (10). Para passar a valer, a PEC tem de ser aprovada em dois turnos no plenário. Depois, segue para o Senado, onde também precisa seguir trâmite parecido. Uma vez aprovada, a proposta pode ser promulgada, sem necessidade de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.   ..

Ascom Dep. Marcelino Galo Fotos divulgação / Keila Ramos

6º BPM RECUPERA VEÍCULO ABANDONADO EM ESTRADA DE QUEIMADAS

Na Cidade de Queimadas, na rodovia BA 120, às 12 horas desta quarta feira (13), policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar recuperaram um veículo Chevrolet Captiva, abandonado, cuja placa constava inexistente no sistema do DETRAN. O veículo foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Queimadas. ..

CIPE-CAATINGA APREENDE DROGA DISTRITO DE PINHÕES EM JUAZEIRO

Sábado, dia 02/05, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA quando realizavam rádio patrulhamento na BR-235, proximidades do Distrito de Pinhões, abordaram o veículo tipo VW/GOL SPECIAL, CHASSI 9BWCA15X6YP108783, cor branca, placa AJH-1434, município Diadema-SP, o qual foi feita uma consulta não constando restrição de roubo/furto, porém os ocupantes do citado veículo, sendo; Maciel Ferreira de Carvalho, 28 anos, natural de Uauá-BA, residente a Rua Caratacá, 26, Bairro da Lagoa, Uauá; Welington Cardoso da Silva, 26 anos, natural de Uauá, residente a Rua Paulo Almeida Machado, 199, Uauá, e Ionara dos Santos Menezes, 19 anos, natural de Uauá-BA, residente à Rua da Independência, s/n, Uauá-BA, no momento da abordagem o trio foi flagrado fazendo uso de entorpecente, sendo encontrada com os mesmos 01 (uma) peteca de um pó branco, aparentando ser cocaína. Os acusados foram conduzidos para prestar esclarecimentos, juntamente com a droga encontrada, e apresentados ao Agente: Genildo Gonçalves, na Delegacia de Polícia Civil de Uauá-BA, onde foi lavrado o TCO. OC: 057/2015. Obs.: A ocorrência foi registrada na DEPOL de Uauá-BA, devido várias tentativas de contato com a DEPOL de Juazeiro-Ba, mas sem sucesso. ..

Prefeito Isaac inaugura reforma de UBS no bairro Alto do Cruzeiro

A comunidade do bairro Alto do Cruzeiro foi contemplada com a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde da comunidade, que passou por uma ampla reforma, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. O ato público reuniu na última sexta-feira (24) o deputado federal Daniel Almeida, o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), vereadores, secretários municipais, comunitários, equipe do governo e profissionais de saúde. A reforma inclui a revisão de todo o sistema elétrico e hidráulico, a pintura interna e externa, além de vidros, portas, fechaduras e vasos sanitários, limpeza do piso e a reforma geral do prédio. A reforma da UBS teve um custo de R$ 31 mil por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo Federal. A entrega da obra foi programada dentro do agenda "Toda Sexta tem Obra". 

Segundo o representante do bairro Alto do Cruzeiro, Aníbal Araújo, há anos a comunidade reivindicava a melhoria da UBS. "Agradecemos ao prefeito Isaac e ao secretário de saúde, Dalmir Pedra, pelo carinho em atender nossa solicitação, a comunidade do bairro está muito feliz". O Secretário de Saúde, Dalmir Pedra, destacou a importância da entrega da 3ª unidade de saúde. "Essa reforma nos dá condições de termos equipamentos adequados para prestar um bom serviço à comunidade. Esse é um compromisso permanente da gestão municipal", declarou o titular da pasta...

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro

URGENTE: Moradores do Piranga estão desde as primeiras horas da manhã em manifestação

Como noticiamos ontem à noite, os moradores do bairro Piranga já estão a todo vapor na manifestação no sentido de protestar contra o abandono do poder público para com aquela comunidade.

Além da reivindicação pela recuperação de ruas e avenidas, os manifestantes também protestaram contra o pronunciamento do Prefeito Isaac Carvalho que em entrevista ao radialista Geraldo José no RJ Notícias da Rádio Juazeiro disse que "entendia o manifesto do povo de Piranga, que tem razão de ser, mas rechaçava a presença de alguns politiqueiros que torcem pelo quanto pior melhor".

Além das principais artérias os moradores também interditaram a BR-235, conhecida Avenida da Estação, que passa en frente ao bairro de Piranga...

Redação

LIVRO SOBRE O CANGAÇO SERÁ LANÇADO EM PETROLINA


O jornalista e escritor baiano Renato Luis Bandeira estará autografando na Livraria SBS Petrolina, seu último trabalho: Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços.A obra reúne o nome de 1.218 cangaceiros com resumo biográfico de cada um deles, inclusive de 91 mulheres cangaceiras. Também está inserindo no livro rica iconografia, com centenas de fotografias dos bandoleiros que pervagaram pelo sertão nordestino e, ainda, tem 167 jagunços relacionados com resumo biográfico. O livro contém 432 páginas e será lançado amanhã (17) a partir das 17 horas.
..

Distribuição de peixes em Sobradinho garante pescado na mesa

Considerando a tradição da Semana Santa no município, a Prefeitura de Sobradinho distribuiu nesta quinta-feira (02), através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, cerca de cinco mil quilos de peixe para as famílias assistidas pelo programa Bolsa Família. Cada família recebeu dois quilos de tilápia, mediante cadastro feito no CRAS ou pelas equipes técnicas que visitaram todas as residências dos beneficiários. Todo o pescado foi comprado no município, através de licitação, beneficiando psicultores e criadores locais. ..

SEDIS divulga lista final da Seleção Pública da Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS divulgou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial, o resultado final da Seleção Pública Simplificada, para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior que vão atuar na Assistência Social do município.

A secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho parabeniza aos profissionais aprovados em nome do prefeito Isaac Carvalho, e antecipa as boas vindas. “Estamos certos que juntos faremos uma Assistência Social muito melhor, a favor das crianças, adolescentes, jovens, mulheres, negros, homossexuais e idosos que precisam de políticas públicas eficazes que tragam, sobretudo, condições reais de convivência e fortalecimento dos vínculos familiares no nosso município”, ressaltou a secretária. Célia Regina informou ainda, que os candidatos aprovados serão convocados de acordo com a necessidade da SEDIS, e a divulgação da data de convocação sairá no Diário Oficial do Município. ..

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

PARABENS MULHERES PELO SEU 8 DE MARÇO

Para todas as mulheres que incansavelmente lutam por uma sociedade mais digna e de reconhecimento no cenário da convivência em sociedade.

Maria Conceição de Aguiar - Gestora da Escola do Cisne...

Presidente Damião Medrado saúda mulheres no 8 de Março

O Presidente da Câmara de Vereadores, Damião Medrado, enviou mensagem de saudação às mulheres de Juazeiro neste 8 de Março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres.

Na mensagem reitera o “compromisso, enquanto Presidente do Legislativo Municipal, de apoiar e incentivar toda e qualquer iniciativa que possa contribuir para a melhoria da vida, para a consolidação de seus direitos e ampliação dos seus espaços na sociedade” e a “dedicação, compromisso e compreensão” da esposa, filha e nora “com a nossa vida de militante”...

Prefeito e diretor do SAAE entregam mais um poço no interior de Juazeiro

Foi sob aplausos de agradecimentos que o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, entregaram na última sexta-feira (27), o 26º poço artesiano no interior do município. Moradores do Sítio Bons Rosários (Fazenda Pau D’arco) e adjacências, no Distrito de Itamotinga, agora tem água para o consumo animal a os afazeres domésticos.

Nilton Sérgio representou à comunidade e afirmou que à água chega em boa hora, para suprir as necessidades, não só dos animais, mas também dos moradores, já que depois de analisada no laboratório do SAAE, apresentou índices de potabilidade. “Agora temos como melhorar nossas condições de vida. A água chega, e com ela novas oportunidades. Só temos que agradecer ao prefeito Isaac, a Joaquim e a todos que nos possibilitaram esse presente”, resumiu Nilton...

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro

Prefeitura de Petrolina divulga calendário de pagamento de servidores

Durante toda a sexta-feira (17) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, realizou uma maratona para receber as equipes das Secretarias que compõem a gestão municipal. A intenção do chefe do executivo foi planejar ações, traçar metas, sanar entraves e discutir propostas para o exercício de 2015 e 2016. A dinâmica dos encontros permitiu que o prefeito pudesse despachar, individualmente, com todas as pastas estabelecendo,  junto com os secretários e suas equipes, os objetivos que deverão ser alcançados e os gargalos que a serem  superados nos próximos dois anos.     

Durante o encontro Julio Lossio também elencou as prioridades da gestão, entra elas a continuidade dos pagamentos dos servidores municipais em dia, medida adotada pelo governo Lossio desde o início do seu primeiro mandato. Reunido com as secretarias de Planejamento e Gestão e Finanças Julio Lossio definiu o calendário de pagamento, para 2015, e também as datas de repasse da primeira e segunda parcela do 13º.

 “É necessário que tenhamos uma organização rígida de nossas finanças para não penalizarmos os servidores e horamos com seus pagamentos nas datas previstas”, salientou Julio Lossio, evidenciando a preocupação do governo municipal com a programação e planejamento financeiro da gestão. “Com o recebimento em dia o servidor tem uma tranquilidade maior para honrar seus compromissos e isso reflete também diretamente no nosso comércio e no desempenho dos nossos colaboradores, que trabalham mais satisfeitos”, conclui Julio Lossio...

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

COMEÇA A VALER HOJE NOVA REGRA PARA PENSÃO POR MORTE

Começa a valer nesta quarta-feira (14) uma das novas regras anunciadas pelo governo para a pensão por morte. A partir de agora, só terá direito ao benefício quem tiver pelo menos dois anos de casamento ou união estável. A legislação anterior não estabelecia um prazo mínimo para a união. As mudanças na pensão por morte fazem parte de um pacote de medidas provisórias anunciadas pelo governo no final do ano passado para tornar mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários. As mudanças não afetam quem já recebe o benefício.
 
Já no dia 30 de dezembro, entrou em vigor a alteração que estabelece que deixa de ter à pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado. Outras regras para o benefício entrarão em vigor a partir de 1º de março. Uma delas estabelece um prazo de "carência" de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos. Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo.
 
Também começa a valer em março um novo cálculo que reduzirá o valor da pensão (do patamar de 100% do salário de benefício para 50% mais 10% por dependente até o limite de 100% e com o fim da reversão da cota individual de 10%). Outra mudança é a vitaliciedade do benefício. Cônjuges "jovens" não receberão mais pensão pelo resto da vida. Pelas novas regras, o valor será vitalício para pessoas com até 35 anos de expectativa de vida – atualmente quem tem 44 anos ou mais. A partir desse limite, a duração do benefício dependerá da expectativa de sobrevida.

Desse modo, o beneficiário que tiver entre 39 e 43 anos receberá pensão por 15 anos. Quem tiver idade entre 33 e 38 anos obterá o valor por 12 anos. O cônjuge com 28 a 32 anos terá pensão por nove anos. Quem tiver entre 22 e 27 anos receberá por seis anos. E o cônjuge com 21 anos ou menos receberá pensão por apenas três anos. A minirreforma previdenciária anunciada em dezembro inclui também mudanças no seguro-desemprego, abono salarial, auxílio-doença e seguro-defeso, que começam a valer nos próximos meses.
..

Graça Pimenta chama a atenção para os cuidados com a pele no verão

Com a chegada do verão é comum as pessoas ficarem mais expostas ao sol, principalmente em praias e piscinas. Os albinos, então, portadores dessa doença hereditária cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de melanina, devem redobrar a atenção neste período do ano. A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) destaca necessidade do uso de filtros solares e objetos que protegem a pele dos raios ultravioletas. “Todo cuidado é pouco com nossa pele. É preciso usar filtro solar diariamente e outros métodos de prevenção ao câncer de pele, como óculos escuros, chapéus e bonés. Os albinos, principalmente, precisam ter todo o cuidado necessário para proteger a pele. A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros malefícios para a saúde, além de propiciar o surgimento do câncer de maior incidência no Brasil, o qual também corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Então, vamos nos proteger, principalmente agora no verão, quando nos expomos mais ao sol”, declara a parlamentar. ..