RedeGN - Imprimir Matéria

"Confiamos que o Poder Executivo fará o necessário para salvar a Facape", diz instituição, após prefeitura anunciar medidas

09 de May / 2022 às 15h30 | Charges

A Prefeitura de Petrolina anunciou algumas medidas administrativas para atender às necessidades da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF/Facape). Em decreto publicado na última sexta-feira (6), a prefeitura oficializou uma intervenção municipal para acolher pedido da própria instituição para adoção de medidas voltadas ao custeio de atividades administrativas e acadêmicas da autarquia.

O decreto atende uma solicitação da Facape por meio do ofício n.º 029/2022, de 5 de maio de 2022. Segundo o decreto da prefeitura, a intervenção tem validade de 12 meses, a partir da publicação. A medida, realizada em conjunto com a AEVSF/FACAPE, visa garantir o pleno funcionamento da autarquia, assegurando condições de trabalho para o corpo docente e ensino para o corpo discente e o objetivo é implantar mecanismos de melhor eficiência administrativa buscando alternativas para recomposição administrativa e financeira da autarquia.

Em resposta, a Facape de Petrolina disse confiar "que o Poder Executivo fará o necessário para salvar a Facape que é um patrimônio de Petrolina e que até aqui fez o melhor pela educação superior do município" [leia na íntegra abaixo].

O decreto da prefeitura ainda menciona que no prazo de até 10 dias haverá a designação do interventor que iniciará as atividades, bem como de sua equipe de trabalho. "Dessa forma, enquanto perdurar a intervenção, a prefeitura passa a pagar diretamente os salários dos servidores da autarquia e dos profissionais prestadores de serviços, garantindo, assim, a manutenção do ensino superior", garantiu a gestão.

Nota na íntegra

A Faculdade de Petrolina é uma instituição que forma profissionais qualificados há 46 anos, que contribui com o desenvolvimento de Petrolina e da região oferecendo ensino de excelência, fortalecendo a educação de Pernambuco, e conquistando espaços importante no país como uma Autarquia Municipal de Ensino.

Nesse momento a Diretoria da Facape, vem através dessa nota à imprensa, comunicar a toda comunidade acadêmica e a sociedade de Petrolina, que, priorizando o bem-estar de servidores e estudantes da instituição, nesta sexta-feira (06), solicitou  ao Poder Executivo medidas  interventivas na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco.

O compromisso da nossa diretoria sempre foi manter a qualidade do ensino e condições de trabalho satisfatórias para nossos servidores. Estamos certos de que envidamos todos os esforços para fazer o melhor pela Facape em meio a pandemia da Covid-19, que abalou o mundo, ressaltando as instituições de ensino.  A Facape, deixou de receber novos alunos, entrando numa grave crise financeira. A decisão foi tomada a partir de diálogo com o Poder Executivo, buscando apoio administrativo e financeiro para a faculdade.

Confiamos que o Poder Executivo fará o necessário para salvar a Facape que é um patrimônio de Petrolina e que até aqui fez o melhor pela educação superior do município.

Nós, que estamos na Diretoria da Facape estaremos a disposição do Poder Executivo.

Antônio Habib
Presidente da Facape

Da Redação RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.