Foram encontrados 759 registros para a palavra: santos

Crônica - É chegada a hora das promessas

Ao longo dos próximos seis meses as atenções do povo brasileiro, e mais objetivamente, dos eleitores, estarão voltadas para as eleições de 2 de outubro, cujos resultados terão um grande significado para a história atual e futura do País.

A disputa política, não importa a corrente inspiradora, se Esquerda, Direita ou Centro, é sempre muito salutar, porque inerente ao Sistema Democrático, excetuado o radicalismo exacerbado de algumas alas sectárias. Impossível não buscar reforço na sábia afirmativa do grande Nelson Rodrigues, in memoriam: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

Embora o pensamento seja livre e assegurado o direito constitucional à concorrência por cargos públicos, o exagerado número de pré-candidatos à Presidência da República ultrapassa os limites da seriedade. Chega a ser ridículo imaginar a existência de 15 pretendentes, dentre os quais alguns nomes destituídos das qualidades mínimas para o cargo!

A fim de permitir a análise crítica do leitor, relaciono a seguir os nomes atualmente em vigor: Jair Bolsonaro (PL); Lula (PT); Ciro Gomes (PDT); João Doria (PSDB); Simone Tebet (MDB); Luciano Bivar (União Brasil); Sergio Moro (União Brasil); Felipe D’Ávila (Novo); André Janones (Avante); Leonardo Péricles (UP); Aldo Rebelo (sem partido); Eduardo Leite (PSDB); Eymael (DC); Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB). É pouco ou quer mais? Como se diz, tem candidatos para todos os gostos!

A única lógica visível para tamanha avalanche de candidatos, são as tradicionais negociatas para as vantagens de cargos em Autarquias, Estatais e Ministérios, em troca de apoios partidários. Daí a desistência começa a ser progressiva e já se ouve falar de alguns recuos estratégicos, logo que deixam os jantares taticamente programados para esse fim. É o que dizem? Não, é a mais pura verdade!..

Crônica – A vida voltando ao normal... será?

O tema pode sugerir duas situações bem diversas. A primeira, está conectada ao encerramento do XXVI CINFAABB, realizado na bela cidade de Balneário Camboriú-SC, que tive a honra de comparecer, destinado à competição em atividades esportivas de vários níveis por parte de aposentados do Banco do Brasil.

O evento se caracterizou como o maior exemplo de Integração Nacional, promovido pela Federação das AABBs de todo o Brasil, ou FENABB. E aqui cabe registrar que a AABB de Salvador, além de ter brilhado nos jogos de futebol de várias faixas etárias, destacou-se como a maior Delegação visitante, presente com 170 membros...

Crônica – As duas faces do Brasil

Diante da queda observada nos índices de infecção pela Pandemia, alguns eventos e viagens que sofreram cancelamentos no espaço dos últimos dois anos, foram agraciados com a possibilidade de reprogramação, e assim visitei o próspero Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, em particular as belas cidades de Florianópolis (Capital) e Balneário Camboriú, além de algumas outras do seu entorno, como Itajaí, Brusque, Nova Trento, Blumenau e Pomerode.

Dentre os tantos eventos adiados, o que se realizou de 1º.  a 08/04, em Balneário Camboriú-SC foi um deles, com a participação de mais de 3.000 aposentados do Banco do Brasil e organizado pela FENABB-Federação das AABBs, para a disputa de atividades esportivas de toda natureza, não importa a idade. Foi extraordinário o espírito de confraternização presente no Encontro, além da simpatia do acolhimento dos catarinenses e a beleza da cidade, fatores que encantaram a todos e o sucesso superou todas as expectativas...

ARTIGO – Eleições: Em busca da felicidade!

Mais uma vez a Nação vive a grande expectativa produzida pela proximidade de um pleito eleitoral, que ocorrerá em outubro de 2022, revestido da importância representada pela escolha dos Governadores dos Estados, Deputados Estaduais e Federais, e Senadores, além do comandante maior do país, o Presidente da República. 

Somente um povo que desfruta desse inusitado privilégio de poder escolher pelo voto pessoal os seus governantes e legisladores, tem a capacidade de dimensionar o real significado de que o ato se reveste, e avaliar o quanto deprime a um povo a submissão à vontade absoluta dos poderosos que se eternizam no poder!..

Artigo – Abraço de afogado (II)

Geraldo Alckmin abraçando o Lula nos novos tempos

“Em ano eleitoral [...] são diversas as situações e configurações de quadros políticos por coligações antes inimagináveis. Nessa ocasião se sucedem os afagos de tamanduá dos inimigos de ontem, juras de amor e fidelidade de adversários que se trucidavam no passado, e tantos outros maus exemplos que ferem a boa decência a certos princípios éticos, nem sempre muito presentes na política”. (Crônica “Abraço de afogado-I”, do autor, publicada em 01/08/2011)...

Artigo - Que história queremos?

Em 1997, na Câmara de Deputados e no Senado Federal, foi aprovada a Emenda Constitucional nº. 16, que permitia a reeleição dos ocupantes de cargos no Poder Executivo, logo promulgada. Tudo rápido e rasteiro no dizer popular! Já no ano seguinte de 1998, o Fernando Henrique Cardoso se reelegeu para um 2º. Mandato Presidencial.

Os parlamentares embarcaram nas pretensas boas intenções do principal interessado que, desejando conquistar a sua reeleição, desenvolveu articulações de todos os matizes e recebeu de presente a aprovação. Nos últimos tempos, já que não mais reúne qualquer expectativa política, opõe-se de maneira contundente à existência da reeleição! Coisas da política ou dos políticos, como assim podemos dizer...

Poesia no Jardim de Ana apresenta show de Andrezza Santos nesta sexta (18) no SESC Petrolina

Nesta sexta-feira (18), o Sesc Petrolina sedia a primeira noite de atividades do evento VIRADÃO SESC, através do projeto Poesia no Jardim de Ana, com apresentação de Andrezza Santos, cantora e compositora que acaba de lançar o álbum EUTRÓPICA. A edição 2022 do Poesia é comemorativa aos 75 anos do Sesc em Pernambuco.

Poesia no Jardim de Ana fomenta a literatura local e nacional através de conversas e imersões com a participação de artistas e escritores da região. O projeto, realizado desde 2013, foi o primeiro evento que Andrezza participou no Sesc Petrolina, em 2016, quando criou e interpretou um repertório baseado na obra de Cecília Meireles. ..

Deputado Roberto Carlos inaugura, com Rui Costa, ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva, no Hospital Geral Roberto Santos

O deputado Roberto Carlos inaugurou com o Governador Rui Costa a ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva, no Hospital Geral Roberto Santos

Como vice-líder do Governo, na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Roberto Carlos participou, ao lado do Governador Rui Costa, da inauguração da ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva, no Hospital Geral Roberto Santos...

Artigo – O tamanho da perversidade

Essa imagem de vídeo que ocupou os noticiários ao longo da semana, mostrando a dor e as lágrimas desse garoto ucraniano de 11 anos, sozinho e desprotegido, mexeu com a sensibilidade e o espírito de revolta das pessoas em todo o mundo. Ele faz parte do universo de mais de 1,0 milhão de crianças que saíram sozinhas ou acompanhadas dos pais em busca da paz nos países fronteiriços à Ucrânia.

No caso desse garoto, consta que teve os seus genitores barrados e impedidos de fugir, visto que foi baixada uma Lei que impede a saída de ucranianos entre 18 e 60 anos, retidos para lutar, nem que morra pelo País. Como outras crianças, os seus pais o deixaram ir, só e chorando para um destino desconhecido e uma incerta perspectiva de vida. Entrevistado na Polônia, um outro garoto ucraniano, de 12 anos, disse: “eu não quero uma casa; quero um país”...

Artigo – “À espera de um milagre!”

Parodiando o título de uma bela produção cinematográfica americana, só nos resta esperar que um milagre divino efetivamente aconteça em favor do Mundo. Como se não bastasse uma guerra contra um vírus que já matou 7.8 milhões de pessoas, os chamados líderes mundiais estão inflamados por uma guerra em torno de um poder territorial estratégico e político, cujas consequências são imprevisíveis!

A Segunda Guerra Mundial teve uma duração de 6 anos – de setembro de 1939 a setembro de 1945 -, durante a qual morreram em torno de 60 milhões de pessoas, sendo 40 milhões de civis e 20 milhões de soldados. Tem algo mais estúpido? Certamente, tem sim!..

Artigo – Ruas, ruelas e becos passados

Ruas, Ruelas e Becos históricos do Pelourinho, em Salvador

É incrível como a imaginação das pessoas é rica em produzir situações especiais, particularmente quando elas mexem com o arquivo do tempo, e dele faz eclodir registros de toda ordem e as mais interessantes fantasias construídas em cada etapa da vida. Obviamente, que o tom e a intensidade dependem do grau das emoções envolvidas e vivenciadas.....

O sonho não acabou: no ritmo de Zezito Doceiro, Salgueiro tenta fazer história contra o Santos nesta quarta (23)

"É força, é garra, é magia
O sonho não acabou
Se tem bola na rede começa a folia
Na garganta o grito de gol

Futebol é a minha alegria
Tem festa no interior
No toque da bola tem muita harmonia
Na garganta o grito de gol"...

Salgueiro divulga valor dos ingressos para enfrentar o Santos na Copa do Brasil

O Salgueiro vai enfrentar o Santos pela primeira fase da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (23), às 19h, no estádio Cornélio de Barros. O Carcará divulgou o preço dos ingressos para a partida. Serão disponibilizados apenas 500, carga máxima permitida pelo Governo do Estado, por 200 reais (inteira) e 100 reais (meia).

Para comprar o bilhete é preciso apresentar o cartão vacinal completo mais o RG. No dia da partida, será necessário mostrar o resultado negativo do teste de COVID em frente ao Estádio. ..

Artigo – Um mundo de cabeça para baixo!

São muito confusas à compreensão humana, as milhares de controvérsias que se sucedem no dia a dia da humanidade. Algumas chegam a ser inqualificáveis pelo grau de violência animalesca, como, por exemplo, vem se configurando nos casos de separação de casais, seja uma união desfeita após um casamento de longos anos, ou até mesmo de um simples namoro de pouca duração. As manchetes dos jornais que o digam.

Verdadeiras tragédias vêm entristecendo famílias pela ocorrência de crimes revoltantes, principalmente praticados por homens que não aceitam o fim de uma relação de amor que não mais existe. O sentimento de posse reflete uma grosseria inominável!..

Artigo – A verborreia palaciana

Para começo de conversa gostaria de lembrar o cronista Acordadinho que, eventualmente, para melhor entendimento do seu leitor quanto a algum título mais complexo, sempre opta por reproduzir a definição etimológica de alguma palavra, e assim o farei com o título acima: VERBORREIA - “Psicopatologia. Imposição interna e compulsiva para falar, que fala muito, de modo exagerado e compulsivo, ocasionando em certos casos de neurose e psicose”.

O Brasil passa por uma fase da sua história político-administrativa que poderia até ser considerada como interessante, se não estivesse mais para intrigante. Isso porque, tendo uma população de 210 milhões de habitantes, com variados níveis culturais, mas com um triste registro estimado de 11 milhões de analfabetos ou 6,6%, na faixa acima de 15 anos, e 40,8% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos que não sabiam ler ou escrever em 2021 (conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua-PNAD-Contínua, do IBGE), era de se esperar que palavreados impróprios e inadequados, emanassem das pessoas de linguajar tosco, com excesso de grosseria e indelicadeza, e nunca da autoridade maior do país, ou seja, o seu Presidente da República! ..

Artigo – Lava jato e “mãos limpas”: Mera coincidência?

Por mais que pretenda me distanciar, semanalmente, dos temas inquietantes que possam de alguma forma mexer com os sentimentos político-ideológicos das pessoas, em particular dos meus leitores habituais, inevitavelmente isso acontece face à farta disponibilidade de fatos provocados pelas duas correntes políticas mais fortes na disputa do noticiário atual, sobretudo pela influência do ano eleitoral e a importância dos cargos em disputa. Lembrando que esse ano, além da política ainda tem futebol, com a Copa do Mundo batendo na porta e, aqui para nós, como não aglomerar?     

Nos últimos tempos, por exemplo, o Judiciário tem se notabilizado pela presença exageradamente frequente nas discussões políticas nacionais. Em razão dessa exposição pública, o perfil de cada Magistrado passou a ser questionado, não pelo vasto saber jurídico de cada Juiz, mas, quanto à preocupação em identificar qual a sua posição política e o caráter partidário emanado dos Pareceres e decisões. Impossível não recordar que cada Ministro tem memória, e não esquecerá, jamais, que foi indicado pelo Presidente e que, antes da aprovação, visitou o Gabinete de cada Senador, humilhantemente cabalando votos para a sua aprovação! ..

Artigo – Hidroxicloroquina versus vacina!

É muito difícil ter a percepção exata de até onde pode chegar o nível de desequilíbrio dos conceitos emitidos por autoridades de órgãos federais integrantes do Sistema de Saúde comandado pelo Ministério da Saúde, logo de um país altamente infectado pelo COVID-19, e que o próprio Governo intermedia e custeia a compra de milhões de doses de vacinas.

De repente, a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) emite uma NOTA TÉCNICA Nº 2/2022 SCTIE/MS, em 21/01, contrariando todas as afirmações científicas feitas pela ciência no Brasil e no Mundo, quanto à inegável eficiência da vacina! O pior não é negar o seu valor preventivo contra o vírus para toda uma população, mas afirmar que a dupla “Hidroxicloroquina e a Cloroquina” tem melhor função, fato refutado em todo o mundo, visto que tais medicamentos são eficazes para outras finalidades curativas e não para o COVID-19!..

Artigo - Votem no João

Algumas pessoas dizem que a política é uma arte, outras dizem que é uma artimanha. Sem entrar no debate desses conceitos, vou contar uma artimanha política que de tão espetacular é difícil de escrever e mais ainda, de acreditar.  

O fato aconteceu em Roraima, na campanha de 1990, quando o candidato ao governo do Estado, Ottomar de Sousa Pinto quis eleger João Batista a deputado federal. ..

Artigo - Alguém está fingindo de morto

A organização partidária PT, ou Partido dos Trabalhadores, pelo fato de ser uma instituição criada com o objetivo de representar boa parte desse importante segmento dos trabalhadores do País, além de ter conquistado o maior cargo do Poder Executivo da República brasileira por 14 anos, pelo voto popular. Teve a sua oportunidade após diversas tentativas de ascensão ao Poder.

As condições acima e os méritos decorrentes de tudo aquilo de positivo que foi realizado, contudo, foram maculados por graves desvios de conduta dos ocupantes de muitos cargos importantes do governo, como Ministérios, empresas estatais e seus Fundos de Pensão, com um nível de corrupção que superou tudo que se pode imaginar, em todos os tempos...

Artigo – Hora de pensar, repensar e refletir

Quando o Ano Eleitoral chega, cada dia e cada mês que passa significa menos tempo para se arrumar as ideias e convicções, as quais irão inspirar o processo de avaliação pessoal de cada um, quanto aos níveis de programas políticos e administrativos apresentados, e a definição de escolha pelo caráter, dignidade e postura dos pretendentes aos principais cargos nacionais, tanto para o Legislativo como para o Executivo. Nesse contexto, um cargo se destaca: a Presidência da República!

Não é uma missão muito fácil, porque o acerto ou o erro do voto atribuído tem repercussão na vida da população por quatro longos anos, além de implicações positivas ou negativas irreversíveis para o País. A Nação não vive só e isolada do conjunto mundial das Nações ou da integração continental com os Países latinos da América do Sul, onde se encontra. E aí reside a necessidade de eleger um Presidente com legitimidade de Estadista, algo não visto nos últimos tempos...