RedeGN - Cheia Rio São Francisco: água já atinge pista cooper em Juazeiro. Bairro Angari, Ilha do Rodeadouro nível da água muda cenário a cada dia

Cheia Rio São Francisco: água já atinge pista cooper em Juazeiro. Bairro Angari, Ilha do Rodeadouro nível da água muda cenário a cada dia

A vazão da barragem Sobradinho continua subindo e com isto nesta terça-feira (18), a água já atinge alguns trechos da pista de cooper em Juazeiro. A REDEGN também visitou os moradores, pescadores do bairro Angari e constatou que água já alcança a porta de algumas casas.

Na Ilha do Fogo e a Ilha do Rodeadouro a água subiu bastante. No ponto localizado no Bar do Rodolfo mostra como a cheia do Rio São Francisco torna o rio São Francisco novamento pujante.

A vazão está subindo gradualmente desde o dia 12 de janeiro e vai alcançar 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) no próximo dia 24. Toda essa água na região árida do Nordeste brasileiro movimenta curiosidade e o turismo. 

Através da assessoria de imprensa a Chesf afirma que é preciso haver atenção de todos às orientações das prefeituras, das defesas civis e das placas nas áreas de segurança da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e no entorno onde os vertedouros vão ser abertos. Áreas de banho sinalizadas como impróprias devem ser evitadas, em respeito à segurança.

Ao longo dos anos, a Chesf mapeou pontos mais sensíveis à elevação de vazão em decorrência de ocupações irregulares na calha do Rio São Francisco, que deve ser mantida livre para o curso natural das águas. 

Como os últimos 10 anos foram de estiagem no Velho Chico, a Chesf avalia que, atualmente, mais localidades devem apresentar pontos sensíveis a vazões da ordem de 2.500 a 4.000 m³/s, sendo fundamental a avaliação das prefeituras e defesas civis.

Redação redeGN Fotos Ney Vital e Rodolfo