Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Chrystian - Cantor

"O transplante ficou pra outubro porque, com a heparina, se eu for operar agora pode dar hemorragia"

Cantor Chrystian, em entrevista recente, sobre transplante de rim que iria fazer

Outras Notícias

Rui entrega imóveis e autoriza obras de abastecimento de água em Senhor do Bonfim

Moradores dos municípios de Andorinha, Senhor do Bonfim e Jaguarari serão beneficiados com Sistema de Abastecimento de Água. A ordem de serviço que autoriza o início das obras será assinada pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (13), às 9h30, em Senhor do Bonfim, na Fazenda Lagoa Grande, BR-407.

No mesmo evento, o governador também fará a entrega do Residencial Cidade Nova III, onde foram investidos R$ 22,8 milhões, com 381 unidades habitacionais, beneficiando mais de 1.500 pessoas.

No mesmo local, Rui também assinará convênios com entidades de apoio aos agricultores familiares. Antes, o governador inaugura a Praça da Ciência, localizada no Conjunto Residencial Dr. José Gonçalves, bairro Bonfim I, finalizando a viagem com a visita, às 11h, ao Colégio Estadual Senhor do Bonfim. ..

Secom Bahia

Juazeirense lançará livro de poemas em Petrolina nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (14), às 19h, o escritor e poeta juazeirense Manollo Ferreira estará lançando o seu primeiro livro de poemas “A Quem Me Degusta Por Me Sorver...!” na cidade de Petrolina na Livraria SBS.

O livro foi lançado em Juazeiro no ano passado e o autor, em entrevista ao programa Geraldo José nesta terça-feira (12), comentou como o público recepcionou a obra...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRENSES FAZEM BONITO NO INICIO DO ANO

Nesta nossa crônica que leva o título “JUAZEIRENSE FAZ BONITO NO INÍCIO DO ANO”, talvez não bata bem com o time da JUAZEIRENSE, não que ele não vai fazer bonito no início do ano. Isso, se acrescentássemos a palavra Aqui. O torcedor espera ansioso que o “CANCÃO DE FOGO”, torceu e torce, para que a estreia no campeonato baiano seja no dia 31/01, marcada para o ESTÁDIO, Adauto Moraes. O nosso time terá ou teria que fazer bonito, aqui, umas o que tudo indica, o gramado não estará pronto naquela data. No sábado passado (09), os serviços que estão sendo executados no “ADAUTÃO” foram inspecionados pelo representante da Federação Baiana de Futebol – FBF – Coronel Jorge Ignácio Diniz. Ele, não deu o veredicto final, mas em entrevista à imprensa, não expressou otimismo sobe o andamento do serviço da grama.

O resultado do laudo técnico, será conhecido, possivelmente, ainda esta semana...

Secretaria distribui mapa turístico para visitantes de Petrolina


A Secretaria Executiva de Turismo, da Prefeitura de Petrolina, está distribuindo mapas turísticos para os visitantes que escolheram Petrolina e cidades vizinhas como destino para as férias. O mapa contém os principais pontos turísticos da cidade, rodovias de acesso e uma descrição sobre a localização da cidade, crescimento e desenvolvimento econômico do município. A Secretaria também disponibiliza um guia com as rotas do Rio São Francisco.

Para o secretário executivo de Turismo, Iuric Pires, esse trabalho de promoção da cidade tem grande importância para o Vale do São Francisco. "Apesar de Petrolina ser a porta de entrada, temos a preocupação de levar informações dos municípios que compõe a região", expõe o secretário Iuric Pires, acrescentando ainda que a gestão do prefeito Julio Lossio tem se empenhado em tornar Petrolina uma cidade receptiva para quem chega e especialmente para quem vive aqui. "O prefeito Julio tem investido em ações que deixem a cidade limpa e organizada para os turistas, mas principalmente para que vive aqui todo o ano", avalia Iuric. ..

Ascom/Petrolina

Dilma pede que mulheres denunciem agressão

A presidenta Dilma Rousseff utilizou o Twitter para encorajar as mulheres vítimas de violência a denunciarem situações de agressão, assédio ou estupro. Ao divulgar o canal de atendimento à mulher – o telefone de número 180 -, ela disse que a sociedade brasileira “precisa avançar e acabar de vez com a cultura da violência”. “Não aceite e não compactue! Denuncie”, escreveu Dilma, na rede social. A presidenta repercutiu a notícia de que, durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, cujo tema em 2015 foi a violência contra a mulher, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.

“Muitas redações preocuparam os avaliadores com depoimentos de pessoas que foram assediadas, estupradas ou testemunharam violência. Em muitos destes casos a violência está bem próxima. A redação foi momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda a sociedade. O aumento da conscientização sobre a violência contra a mulher ajuda a combater a violência”, disse Dilma. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a pasta acionou o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Segundo o órgão, a única que pode procurar ajuda ou mesmo divulgar a redação é a própria mulher...

Agência Brasil

SEDUC informa data do depósito das férias dos professores

Em e-mail ao Blog o titular da pasta municipal da Educação e Esportes informa a data de depósito relativo às férias dos professores municipais. Confira:

Em virtude dos constantes questionamentos recebidos, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes comunica que fará o depósito do valor relativo às férias dos professores na quarta-feira, dia 20 de janeiro...

Primeiro dia de revisão de catarata atende cerca de 500 pacientes em Juazeiro

Foram iniciados na manhã desta terça-feira (12), na Orla 2 em Juazeiro, as revisões e acompanhamentos pós-operatório para as pessoas submetidas à cirurgia de catarata no Programa "Saúde Sem Fronteiras", realizada no mês de novembro. O atendimento segue até próxima quinta-feira (14), das 6h às 17h.

As cirurgias que foram destinadas aos usuários do SUS com idade igual ou superior a 60 anos, beneficiaram centenas de pessoas, a exemplo do aposentado Damião Silva de 72 anos que reside no bairro Dom José Rodrigues. "Esperava ansioso por esse mutirão e graças a Deus operei meu olho direito e voltei a enxergar", declarou. Já a moradora do bairro Piranga, Eterlvita Pereira, 67 anos, saiu satisfeita com o atendimento prestado. "Operei o olho esquerdo e agora a vista está bem melhor", disse...

Ascom/Juazeiro

Prefeito Luiz Vicente Berti participa da inauguração do Fórum da Comarca de Sobradinho

Foi inaugurado no final da tarde desta segunda-feira (11) o Fórum da Comarca de Sobradinho, que leva o nome do ex-prefeito Hamilton Pereira. A Inauguração contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Eserval Rocha e do Prefeito Luiz Vicente Berti, entre outras autoridades políticas locais, representantes da Justiça regional, servidores e diversos segmentos da sociedade.  

O novo prédio foi construído numa área de 2.500 rn2, doada pela prefeitura, na Quadra S-15, Vila São Joaquim. Um espaço moderno, amplo e confortável, com duas salas para juízes, sala de audiências, salão do juri, gabinetes para a Defensoria Pública, Ministério Público, Oab entre outros. A doação do terreno aconteceu através de projeto de lei, aprovado pelo legislativo municipal, com base na Lei Orgânica do Município...

Ascom Sobradinho

Prefeitura de Juazeiro realiza conferência territorial LGBT nesta quinta (14)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social, realiza na próxima quinta-feira, 14, no Centro de Cultura João Gilberto, de 8h às 17h,  a Conferência Territorial LGBT do Sertão do São Francisco, com o tema Zero Violência contra LGBT – construindo uma Bahia que respeite a diversidade sexual e de gênero.

Essa é a primeira vez que  Juazeiro promove uma conferência com essa temática e, de acordo com o Supervisor de Diversidade, Anderson Mota, a expectativa é positiva. "Juazeiro avança cada vez mais na luta contra toda e qualquer forma de discriminação. Estamos convidando os municípios que compõe o Território do São Francisco, para que juntos possamos realizar uma conferência produtiva e a partir de então saiam propostas que possam combater a violência contra o publico  LGBT em nossa cidade e, sobretudo, em nosso Estado", afirma...

Ascom/Juazeiro

Crise hídrica é tema de reunião do Consórcio do Sertão do São Francisco na Codevasf

Discutir a crise hídrica e a situação crítica do Lago de Sobradinho. Este foi o tema central da reunião do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), realizada nesta terça-feira (12), no auditório da Codevasf Juazeiro/BA. Além disso, também foi tratada a questão da degradação por uso de agrotóxicos do Rio São Francisco e verificadas possibilidades para as famílias de agricultores no uso com agroquímicos.

O prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio, Luiz Vicente Berti, falou sobre as notificações realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), quanto à Lei Ambiental, às famílias de agricultores que cultivam na borda do Lago. “Realizamos uma audiência pública, em dezembro 2015, que está proporcionando que esta discussão seja feita de forma abrangente, envolvendo agricultores, órgãos e instituições e a Sociedade Civil, pois o problema é de todos”...

Ascom Codevasf Foto Divulgação

Falta de laudo impede enterro de finalista do Musa do Brasil

O enterro de Raquel Santos, de 28 anos, uma das finalistas do concurso Musa do Brasil, que aconteceria às 16h desta terça-feira, 12, no Cemitério Parque da Paz em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, foi suspenso. A delegada Maria Carolina parou o velório baseada na decisão do cartório de investigar a causa da morte para a retirada do corpo da capela, sob alegação de dúvida no atestado de óbito e laudo. Uma perícia deve ser feita no Instituto Médico-Legal (IML) de Niterói. O corpo foi encaminhado para o IML às 17h20 no carro da funerária e transportado pela Defesa Civil.

A mãe da modelo, Penha Pontes, saiu do velório para conseguir liberação de um juiz para que a filha possa ser enterrada. Gilberto Azevedo, viúvo de Raquel, se mostrou indignado com a situação e foi levado a uma sala para conversar com a delegada. "A mãe dela foi atrás da delegada. Ela não quer a exumação do corpo de jeito nenhum. Já pensou abrir o corpo da filha? Essa situação de não ter o laudo é horrível. Eu acho que não vai ter jeito, vão levar o corpo da Raquel de volta daqui", disse ele ao EGO...

G1 (Foto: Marcos Mello/ Divulgação)

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA CIDADE DE UAUÁ

Foi registrado no final da tarde desta terça-feira, a 500 metros da área urbana da cidade de Uauá, um acidente grave envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor da moto identificado como Albino Alves de Souza, ao sair da BR-235 e entrar na estrada de acesso ao povoado, não teria percebido o veículo Fiat Strada e chocou-se frontalmente. ..

Saulo manda recado para os foliões do Carnaval de Juazeiro

Confirmado no Carnaval de Juazeiro 2016, o cantor Saulo Fernandes promete emocionar mais uma vez juazeirenses e turistas com um show recheado de sucessos desde a época da Banda Eva até as canções do seu segundo disco solo, "Baiuno".

Saulo puxará o trio da pipoca na sexta-feira de carnaval e mandou o recado para os fãs. "Alô Juazeiro, aqui é o Saulo. Muito em feliz em participar desta festa linda. No dia 22 vou cantar pra vocês e espero todo mundo. Em janeiro, carnaval é em Juazeiro, o carnaval da Bahia começa aqui. Um abração!"...

Ascom/Juazeiro

BANDA DE MÚSICA MAESTRO WANDERLEY DO 3º BEIC: PATRIMONIO CULTURAL DE JUAZEIRO

A Assessoria de Comunicação do 3º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), vem a público esclarecer e tranquilizar a população juazeirense e cidades circunvizinhas onde a banda de música presta serviços, sobre a nota veiculada nesse respeitado blog, intitulada “Preocupante: Banda Musical do 3º BPM/J em fase terminal”. Na referida nota é apontada a preocupação quanto ao que chamou de “fase terminal” da nossa querida Banda de Música. Queremos agradecer a preocupação dos leitores do blog e em especial ao nosso amigo, Professor José Raimundo (Negão do Edson), que é quem assina a referida nota.

A Banda de Música do 3º BEIC, nos últimos anos, teve o seu efetivo renovado, recebendo um total de 14 componentes oriundos de Unidades policiais do Estado da Bahia, graças ao empenho dos Comandantes: Coronel Gilson Santiago, Tenente Coronel Nilton Paixão e do atual Comandante, Tenente Coronel Jorge Sampaio, que tem recebido apoio incondicional do Comandante Geral da PMBA, o juazeirense Coronel Anselmo Brandão...

Assessoria de Comunicação do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação de Juazeiro

Contribuintes de Juazeiro já podem emitir o DAM de Alvará através do site da Prefeitura

A emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para recolhimento da Taxa do Alvará de Funcionamento (TFLF) já está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro a partir desta terça-feira, 12. Os valores não superiores a R$ 338,31 deverão ser pagos em cota única até o dia 29 de fevereiro. Os valores superiores a R$ 338,31 poderão ser pagos em duas parcelas, sendo o vencimento da primeira no dia 29 de fevereiro e a segunda em 30 de junho.

Os contribuintes poderão imprimir o DAM através do site www.juazeiro.ba.gov.br, no link arrecadação, ou solicitar a sua impressão no Serviço de Atendimento Municipal, na Secretaria da Fazenda Municipal, ou ainda na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, na rua Oscar Ribeiro, S/N, no Centro da cidade...

Ascom/PMJ

Deputada diz que Aleluia não sabe o que é liberdade de expressão

"De total má fé do deputado José Carlos Aleluia as críticas com relação ao outdoor com a campanha 'Poesia nas ruas'. A peça mostra o respeito à liberdade de expressão, coisa que o deputado não conhecia na sua trajetória política". O depoimento é da deputada estadual Fátima Nunes (PT), respondendo à "interpretação maldosa" de Aleluia com relação a campanha de outdoor bancada pelo Fundo de Cultura que exibe um trecho de poesia de Lívia Natália.

A deputada reforçou a crítica, salientando que, ao contrário do que insinua o deputado, o Governo do Estado tem buscado permanentemente políticas de valorização da Polícia Militar, a exemplo da ampliação do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), sancionado pelo governador Rui Costa no dia 30 de dezembro. "Uma coisa nada tem a ver com a outra. Não dá para confundir liberdade de expressão com campanha contra a corporação. O deputado tem que se livrar do ranço ditatorial, do tempo em que os governos que ele apoiava perseguiam jornalistas, escritores e artistas. Hoje existe liberdade de expressão, deputado", afirmou Fátima Nunes...

Ascom Dep. Fátima Nunes

Alunos do SESI no Sertão carimbam passaporte para os Estados Unidos

Depois de cinco meses de aulas intensivas de inglês, nove estudantes pernambucanos do ensino básico e técnico (Ebep) do SESI e SENAI embarcam, dia 30 de janeiro, para a cidade de Denver, nos Estados Unidos. Dentre os alunos contemplados pelo SESI e SENAI com a viagem de aperfeiçoamento na língua inglesa, dois são de Petrolina, no Sertão. Os jovens se destacaram no Programa Conexão Mundo, oferecidos pelas entidades em parceria com a ONG US Brazil Connect, e receberam como reconhecimento um intercâmbio de 15 dias no exterior com tudo pago. Eles integram o grupo de 80 alunos do SESI/SENAI de todo o Brasil que viajam nos próximos dias para a América do Norte.

Segundo a coordenadora, Roberta Kacowicz, dificilmente esses jovens ou seus familiares teriam condições de arcar com um intercâmbio cultural por 15 dias no exterior e essa será uma grande oportunidade de vivenciar a cultura que aprenderam no Conexão Mundo. “O diferencial do programa é permitir o contato dos jovens com americanos desde o início do projeto, já que eles são monitores voluntários que acompanham o desenvolvimento do aluno desde o início”, explica. Os jovens vão ficar instalados em casas de famílias americanas, indicadas pela US Brazil Connect, e vão ter grande parte da programação acompanhada pelos monitores, o que inclui visita a museus, escolas, indústrias e órgãos públicos. ..

Ascom

MEC divulga nota de corte do Sisu

As primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão disponíveis. É possível acessar pela internet a nota mínima necessária para passar em cada um dos cursos oferecidos pelo sistema. O Sisu seleciona participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições públicas de ensino superior.

As inscrições começaram ontem (11) e podem ser feitas até quinta-feira (14), no site do Sisu. Diariamente, o Ministério da Educação (MEC) divulga, também no portal do Sisu, a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. A nota é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para aquele curso. Leia mais na Agência Brasil. ..

SAAE responde denúncia de leitora sobre esgoto estourado no Mandacaru II

Na manhã desta terça-feira (12), a redação do Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pela moradora do projeto Mandacaru II, Maria Helena, referente a um esgoto estourado na localidade. O SAAE entrou em contato com o Blog nesta tarde e deu mais esclarecimentos sobre o assunto. Confira!

O SAAE informa aos moradores do Mandacaru II que os técnicos estiveram na localidade na manhã desta terça-feira (12), retirando a bomba para consertar. A previsão da equipe é que até sexta-feira (15), a bomba seja colocada no local novamente...

5° BPM PRENDE DUAS MULHERES APÓS FURTAR CELULAR EM PETROLINA

Hoje (11/01), por volta das 11h15min, Policiais Militares do GT Operações/5ºBPM quando faziam rondas no Centro da cidade de Petrolina foram solicitados por populares, que informaram que duas mulheres estavam detidas em uma loja comercial situada na Avenida Souza Filho por ter subtraído de uma bolsa de uma cliente um aparelho celular marca Sansung/GRAND PRIME, as suspeitas Elaine da Silva Souza, 31 anos, residente no bairro Henrique Leite e Ingrid Medeiros da Silva, 25 anos, residente no bairro Henrique Leite foram reconhecidas por uma das funcionárias da loja e pelas imagens das câmeras de segurança, que flagraram o momento exato em que Ingrid coloca o telefone dentro de sua bolsa. As imputadas foram apresentadas com o objeto furtado na Delegacia de Plantão, onde foram autuadas em Flagrante Delito. ..

Asscom

Políticos baianos criticam vazamentos da Lava Jato

As conversas que vazaram no âmbito da Operação Lava Jato e que mostram o ex-governador da Bahia e hoje ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, tratando de doações de campanha e de influência do petista junto ao governo federal em favor de empreiteiros podem não representar uma mancha na imagem do ex-chefe do Executivo baiano. A análise é dos deputados federais José Carlos Araújo (PSD) e Arthur Maia (SD), governista e oposicionista, respectivamente. Ambos defendem a existência de provas concretas para que se trate do assunto com mais exatidão. Em conversa com a reportagem da Tribuna na tarde de ontem, Maia, líder do Solidariedade na Câmara Federal, criticou o vazamento de informações da operação que investiga ilícitos na Petrobras. “Francamente, o que eu vi até agora foi o ministro falando em recursos de campanha. Acho que precisa se ter uma noção mais clara para saber o que está acontecendo.

A Lava Jato é muito importante para o Brasil e acho que esse tipo de vazamento muito mais com o propósito de gerar notícia do que contribuir com as investigações e acabar com a corrupção no Brasil, acaba desmerecendo esse grande movimento feito pelo Ministério Público Federal, pelo Judiciário, que está renovando o país. Prefiro esperar qualquer tipo de conclusão a respeito do ex-governador Wagner para me inteirar sobre o assunto”, disse o líder.José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, disse ter observado o contexto em que os fatos são naturais e legais para a época. “Cada momento é um momento. Estão dizendo que Wagner participou de negociações para doação de campanha de Nelson Pelegrino (candidato à prefeitura de Salvador em 2012 pelo PT). Na verdade, a regra do jogo era uma, por ela era permitido que empresa fizesse doação para as campanhas. O pedido foi nesse contexto. Agora, o que não pode é aplicar regras novas em doações velhas. As novas doações agora são regidas por outras regras. São outros tempos, cada qual com seu cada qual...

Tribuna

PETROLINA: Secretária de saúde acompanha trabalho dos Agentes de Endemias

Nesta segunda-feira (11), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, acompanhou a rotina de trabalho dos Agentes de Combate a Endemias. Os profissionais vêm intensificando suas ações para orientar proteger Petrolina do mosquito Aedes aegypti e das doenças transmitidas por ele. Durante a visita, a secretária aproveitou para cumprimentar os moradores que estão conseguindo manter a sua casa livre de criatórios do Aedes aegypti. Esses moradores estão recebendo um selo "Casa Livre do Mosquito Aedes".

Uma dessas residências é a de Sivanildo Brito Pereira, morador da Vila Eduardo. "Nossos agentes têm visitado diversos locais e encontraram na casa do Senhor Sivanildo uma área livre do mosquito Aedes. Isso é muito importante porque hoje nós temos três doenças causadas pelo mosquito, três doenças que podem matar", frisou a secretária Lucia Giesta...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina