Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Suzana Ramos - Prefeita de Juazeiro

"Seu legado de amor será para sempre lembrado"

Prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, em meio da pesar pela morte do seu pai, nesta sexta (12). 

Outras Notícias

Chuva continua em várias cidades do Norte da Bahia

A tarde desta quarta-feira (20), véspera de Carnaval, é de muita chuva em Juazeiro e algumas cidades próximas como Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá, Sento Sé. A previsão, segundo o Instituto Clima Tempo, é que a chuva perdure até a noite em Juazeiro.

O Blog Geraldo José recebeu algumas fotos de localidades onde a chuva já traz esperanças para o povo sertanejo. O açude de Pinhões, distrito de Juazeiro, está completamente cheio. Em Poço de Fora, distrito do município de Curaçá, um dos pontos turísticos locais, o Poço Grande, começa a atrair visitantes e a barragem também já começou a formar uma exuberante cachoeira. Na cidade de Uauá, a Barragem do Tigre já acumula água acima do esperado e a Casa das Bombas, onde é retirada a água para distribuição, está totalmente inundada. Confira a seguir o cenário das chuvas nessas localidades.

..

Divulgada lista de aprovados na Chamada Regular do Sisu 2016 para a Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou, hoje (19), por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a relação de candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. Os candidatos irão preencher 1.490 vagas disponíveis nos 27 cursos presenciais de graduação da Univasf, com entradas nos dois semestres letivos deste ano. As matrículas presenciais serão realizadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. 

Para efetuar a matrícula, os convocados deverão se dirigir, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, ao campus onde é ofertado o curso para o qual foi selecionado (exceto os candidatos aos cursos ofertados nos Campi Petrolina Ciências Agrárias e Juazeiro, cujas matrículas serão no Campus Petrolina Centro), com a documentação exigida no Edital N° 1 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2016. Os locais de matrícula por curso/campus estão disponíveis abaixo. 

Os candidatos que concorreram às vagas reservadas para pessoas com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (Grupos L1 e L2) devem obrigatoriamente comprovar a renda pelo Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase), até a próxima terça-feira (26). Nesse sistema, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico e postar os documentos comprobatórios. Consulte Nota Oficial da SRCA sobre o procedimento. 

Aqueles que não se classificaram na Chamada Regular do Sisu 2016 precisam declarar interesse em participar da Lista de Espera do curso de sua primeira opção. O prazo para participar da Lista de Espera vai até as 23h59 (horário oficial de Brasília) de 29 de janeiro e deve ser feito pelo site do Sisu. Outras informações sobre o processo seletivo da Univasf podem ser consultadas no Edital do PS-ICG 2016, disponível no Portal do Processo Seletivo, ou podem ser obtidas pelo telefone: (87) 2101-6764 e pelo e-mail: [email protected]

Locais de Matrícula: 

Convocados para os cursos ofertados nos Campi Centro e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE); e Juazeiro (BA) – (Administração, Artes Visuais, Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia) - Matrículas serão realizadas no Auditório da Biblioteca e no Núcleo Temático 1, localizados na Avenida José de Sá Maniçoba, S/N, Centro – Petrolina/PE. 

Convocados para os cursos de Ciências da Natureza, Ecologia e Geografia ofertados no Campus Senhor do Bonfim (BA) – Matrículas serão realizadas no Campus Senhor do Bonfim, situado na Rua Tomaz Guimarães, S/N, bairro Santos Dumont. ..

Renata Freitas Ascom Univasf Foto: Campus Juazeiro (BA), por Karen Lima

Novas vagas para quem deseja trabalhar como ambulante no carnaval 2016

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Publica (Semaop) informa aos comerciantes que desejam trabalhar durante o carnaval como vendedor ambulante, que o prazo para o cadastramento e credenciamentos foi estendido.  Os interessados devem comparecer nesta quarta-feira (20) das 14h às 18h e quinta-feira (21) das 8h às 18h, a sede da secretaria, localizada na Rua Oscar Ribeiro s/n° - Centro, munidos da carteira de identidade (RG), CPF e Comprovante de residência.

O titular da pasta, Agenor de Souza explicou que as pessoas portadoras de deficiência que irão trabalhar como ambulantes durante o carnaval terão o direito de escolher o local para comercialização dos seus produtos, "isso porque temos que pensar na acessibilidade de todos" disse...

Ascom/Juazeiro

Petrolinense é único candidato do interior de Pernambuco ao cargo de Desembargador do TRT

Único candidato do interior de Pernambuco ao cargo de Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região, através da vaga do Quinto Constitucional, o advogado petrolinense Mello Júnior começa a sua movimentação junto aos advogados para pleito.  Com mais de 20 anos de atuação, especialista na área trabalhista, Júnior destaca como principal motivação da sua candidatura à identificação com o trabalho e a oportunidade de representar os advogados do interior na corte. “Nossa militância na advocacia em todos os níveis, na labuta diária, nos municiou de muita experiência. Fico muito feliz com o reconhecimento dos colegas e, por eles, estamos nessa empreitada”, comenta.

“Quero desempenhar a função de Desembargador não só pelo “filing”, mas pela sensibilidade que desenvolvi, no exercício da minha função, escutando a população e levando para os tribunais os clamores do povo. Estou confiante e seguro que pelo tempo de experiência que tenho farei um bom trabalho”, pontua o candidato.  “Além de representar a sociedade, vou representar os advogados”, completa Mello que milita mais de 15 anos na Secção de Pernambuco da OAB. Além da militância da advocacia, Mello Júnior já ocupou cargos na administração pública de várias cidades da região. A mais recente experiência foi à gestão da ARMUPE...

WJr Assessoria e Planejamento

Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes são lançados no Sertão do São Francisco

Com a precipitação de chuvas e esperanças renovadas, os agricultores sertanejos comemoraram também a chegada das sementes para aração da terra. Nesta terça-feira (19), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, fizeram o lançamento, em Petrolina, dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes.

O evento foi realizado no Centro de Produção e Comercialização de sementes do IPA, no Distrito Industrial Paulo Coelho, reunindo produtores, gestores municipais, autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de conselhos e sindicatos, bem como agricultores familiares e seus representantes das associações. Ao final, houve a entrega simbólica de sementes a agricultores presentes na cerimônia. ..

Asscom

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti despacha em Brasília com o Ministro da Casa Civil Ricardo Berzoini

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti antecipou as suas férias parlamentares e esteve em Brasília nessa terça-feira(19), despachando com o Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República Ricardo Berzoini.

O encontro foi na Presidência da República e Adalberto foi acompanhado do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro e da ex-deputada Petrolinense Isabel Cristina...

Asscom

Farmacêuticos do HDM e UPAE ressaltam importância papel da Farmácia no ambiente hospitalar

Hoje, 20 de janeiro, quarta-feira, é comemorado o Dia do Farmacêutico. Aproveitando a importância da data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP, ressaltam o serviço deste profissional no ambiente hospitalar.

O medicamento é fundamental para promoção e recuperação da saúde. A Atenção Farmacêutica possibilita maior aproximação do farmacêutico com o usuário, visando à adesão do tratamento farmacológico e ao alcance de resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente...

Asscom

Defesa Civil de Petrolina permanece empenhada nas ações para reduzir danos provocados durante o período de chuvas

O período de chuvas se estende em Petrolina, e na área urbana alguns problemas são sentidos devido a natural geografia plana da cidade. Os agentes da Defesa Civil realizam ações emergenciais desde o domingo (17), quando a região do Vale recebeu uma grande quantidade de chuva, que caiu de forma continua.

A Defesa Civil, coordenada pelo secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, vem realizando os trabalhos com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Cidadania...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

6º BPM REALIZA PRISÃO POR LESÃO CORPORAL GRAVE

Policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar localizaram e prenderam o autor de lesão corporal grave, nesta segunda-feira (19), às 17 horas, no Distrito de Carrapichel, em Senhor do Bonfim.

Oliveira Henrique de Oliveira, 37 anos, desferiu golpes de facão, atingindo cabeça, pescoço e braço de um homem de 46 anos. A vítima foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Dom Antônio Monteiro. O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante...

Asscom

COMANDANTE DO 5°BPM PARTICIPA DE REUNIÃO PARA A 7ª EDIÇÃO DA CAMPANHA DE VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER EM PETROLINA

Nesta terça-feira (19/01), por voltas das 09:30h aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) uma reunião referente a 7ª Edição da Campanha "Quem disse que a gente não vinha - Violência contra a mulher é coisa de outra cultura", que acontecerá no sábado dia 06/02 e tem como objetivo mobilizar e sensibilizar homens e mulheres do Sertão do São Francisco tendo em vista o enfrentamento da violência contra a mulher. Estiveram presentes representantes de várias entidades como: Polícia Militar, UPAE/UPA 24h, Secretaria de Educação, Secretaria da Mulher, CRAM, CREAS, Hospital Universitário, Governo Presente, CEMAM e Pedal Rosa do Vale.
 
DENUCIE A VIOLÊNCIA CONTRA À MULHER - 0800 281 8187
..

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 5º BPM - PETROLINA

Espaço do Leitor: Moradores da rua Patativa do Assaré do bairro Maringá pedem solução.

Olá Geraldo,

1) Pedimos urgência ao SAAE no sentido de resolver problema antigo na rede de esgoto da Rua Patativa do Assaré, nas proximidades do posto de saúde do Bairro Maringá, mais ainda depois das chuvas tal problema aumentou...

JOSEPH BANDEIRA VAI RECORRER DA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE O CONDENOU A TRÊS MESES DE PRISÃO

Leonardo Bandeira, advogado, ex-vereador e filho do ex-prefeito Joseph Bandeira (PDT) em nota enviada ao Blog na manhã desta quarta-feira (20) disse que a Assessoria Jurídica, integrada por vários advogados gratuitos de Juazeiro, Petrolina e até de Salvador, irá recorrer da decisão da Justiça Federal que por meio da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida, o condenou em duas ações penais propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). Em cada processo, o réu foi condenado a três meses de detenção, perda de cargo público ou inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública.

A decisão é da juíza federal da Subseção de Juazeiro Andréa Marcia Almeida. O ex-prefeito firmou com a União Federal, por intermédio Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome dois convênios para implantar em Juazeiro o "Projeto Sentinela" do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente contra a Prostituição Infantil...

Posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia

O Chefe de Gabinete do ministro do Trabalho e Previdência Social, Robinson Santos de Almeida, dará posse, nesta quarta-feira (20), ao novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia, Jose Maria de Abreu Dutra. A solenidade acontece em Salvador, no Auditório do Instituto Anísio Teixeira, a partir das 14h30.

SERVIÇO..

Agricultores de Lagoa Grande receberão 17 toneladas de sementes: Milho, feijão e sorgo para reforçar a plantação

Aconteceu dia passado,19, o lançamento dos programas 'Terra Pronta' e 'Distribuição de Sementes' no centro de produção e comercialização do IPA na parceria do governo do Estado com seis prefeituras do Sertão Pernambucano (Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), o Prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, foi o único prefeito representante dos municípios presente ao evento, demonstrando alinhamento com o Governo Paulo Câmara.

A previsão é de que sejam beneficiadas cerca de 2000 famílias produtoras em Lagoa Grande com sementes e aração de terras. Dhoni Amorim, em conversa com Nilton Mota, secretário de Agricultura e Reforma Agrária, pediu também mais recursos para perfuração de poços, construção de barragens e para silagem. "Nossos produtores irão receber: 17 toneladas de sementes (10 toneladas de milho, 05 de feijão e 02 de sorgo). As 'horas máquina' do programa Terra Pronta, ainda iremos definir com o escritório do IPA e a previsão é de que a Prefeitura, busque já esta semana as sementes aqui no IPA e na próxima 2ª feira (25), já comecemos a distribuição. Reforcei com a secretário outras reivindicações pois, não dá para ficar esperando só por chuvas, precisando buscar outras alternativas para ajudar o homem do campo" declarou...

Ascom Lagoa Grande

Assaltantes explodem e tentam roubar agência bancária de Afrânio

Quatro assaltantes explodiram parte da agência bancária da cidade de Afrânio, no Sertão pernambucano, durante uma tentativa de roubo na madrugada desta quarta-feira (20). Porém não conseguiram levar o dinheiro.

De acordo com a Polícia Militar, os bandidos chegaram a explodir um dos cofres, mas ele estava vazio. Com a chegada das viaturas, os assaltantes fugiram em uma caminhonete e não foram localizados...

Com informações do G1 Petrolina Foto Whatsapp

POLICIAIS CIVIS PARALISAM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, MAS MANTÉM AÇÃO NO CIRCUITO DO CARNAVAL DE JUAZEIRO

Fernando Almeida diretor Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia informou ao Blog que os Policiais Civis de toda o Estado estão com suas atividades de investigação paralisadas nestes dias 20, 21 e 22 de janeiro, com as devidas ressalvas previstas em lei, e que em respeito ao cidadão o posto avançado localizado no circuito do carnaval estará funcionando normalmente para atender as demandas da festa monesca, junto aos demais órgãos da Segurança Pública. ..

Ascom Sindpoc

ESPAÇO DO LEITOR: CHUVAS E ALAGAMENTOS.

Alô, Juazeiro e Petrolina:

Acredito que é hora de agradecermos a Deus, pelas chuvas, de contabilizarmos Lucros, e não prejuízos! Choveu, alagou? Paciência! Nenhuma cidade suporta 40 mm de chuva, em poucas horas, sem alagar, pois temos calçamento, asfalto, quintais cimentados, bueiros entupidos pelo lixo (Quem será que jogou lixo, na rua?), não tem para onde a água escorrer, especialmente, numa cidade plana, como a nossa...

Juazeiro: Ex-diretor de escola é condenado por desviar dinheiro da educação

O site da capital Bahia Notícias divulgou nesta terça-feira (19) que a juíza Andréa Márcia Almeida, da Subseção da Justiça Federal de Juazeiro, condenou Sandro Batista da Silva por peculato e uso de documento falso à pena de três anos de prisão e 20 dias multa. Em 2006, o réu, enquanto diretor da escola Terezinha Ferreira Oliveira, desviou recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola e apresentou notas fiscais falsas no total de R$ 16.618,62. A juíza considerou que, apesar da nota apresentada na prestação de contas ser falsa, não se pode concluir que ele foi o autor da falsificação. “Tal fato, contudo, mostra-se irrelevante na análise do presente feito, pois, em caso de concurso entre o crime de falsificação de documento e o crime de utilização de documento falso, a melhor hermenêutica é a que conduz à aplicação da teoria da consunção, levando-se à condenação tão somente pelo crime de uso de documento falso (crime-fim), pois o crime de falsificação (crime-meio) restou absorvido por aquele”, afirmou a magistrada. ..

Fonte: Bahia Notícias

Aprovados pelo SISU deverão realizar matrícula nos dias 25 e 26 de janeiro no DCH/III UNEB

O Departamento de Ciências Humanas - DCH III/UNEB informa à todos candidatos aprovados pelo Sistema SISU para esta Unidade de Ensino, que as matrículas divulgadas no site da UNEB para os dias 22,25 e 26/01/2016 só ocorrerão nesta unidade nos dias 25 e 26/01/2016 em decorrência do Carnaval Antecipado da cidade de Juazeiro/BA. Portanto, todos deverão comparecer ao DCH III nos dias acima citados no horário comercial das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 para efetuar sua matrícula. ..

Ascom/Uneb

Sem Iluminação, Praça do bairro Centenário gera insegurança para moradores, alerta Márcio Jandir

A Praça Américo Tanury, no bairro Centenário, em Juazeiro, é alvo de reclamações dos moradores da localidade e a falta de iluminação é o principal problema apontado por eles. O comerciário Igor Nascimento que passa pela Praça todos os dias a caminho da casa da namorada já foi vitima de tentativa de assalto. “Sem a iluminação necessária, fica muito perigoso andar aqui. Na última semana, por exemplo, quase fui assaltado, mas mudei a rota antes, porém, uma garota que estava logo atrás de mim, não teve a mesma sorte. Teve o celular roubado. Creio que se a Praça fosse bem iluminada inibiria esses atos”, comenta.

Além da questão de segurança, a falta de iluminação coíbe que o espaço seja utilizado pelos moradores da região como ambiente de lazer. “Como podemos ficar em um lugar sem iluminação? É perigoso, por isso, ninguém vem mais aqui”, reclama Nascimento...

Assessoria de Comunicação e Imprensa Márcio Jandir

Criadores vacinam mais de 95% do rebanho jovem contra aftosa

 
A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2015 alcançou o índice de 95,13%, quando foram imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses, mesmo com os problemas enfrentados pela falta de chuva no território baiano. Foram vacinados 3.294.676 dos 3.463.267 animais vacináveis. As regiões que obtiveram melhores índices foram Salvador (99,02%), que contempla os municípios de Candeias, Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D'Ávila, Mata de São João e São Sebastião do Passé; Itapetinga (98,43%); Irecê (98,20%); Teixeira de Freitas (97,22%); e Itaberaba (96,83%).

Os dados foram obtidos a partir do confronto de informações entre as declarações dos criadores e os relatórios das revendas de vacinas de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri). Os números, segundo o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, “refletem o comprometimento dos produtores com o desenvolvimento sustentável da pecuária baiana, que tem a sanidade animal como base para o desenvolvimento atividade”. 

Livre da aftosa 
 
De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, com o índice acima do exigido - de 90% - atrelado ao sistema de atendimento às doenças, vigilância epidemiológica, fiscalização e informatização de dados consolidados, a Bahia mantém o status de livre da Febre Aftosa com Vacinação. “Em maio, o nosso estado completa 15 anos deste reconhecimento internacional fornecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, diz Leal. O impacto negativo de uma enfermidade como a febre aftosa em um país como o Brasil é em torno de US$ 7 bilhões por ano.

Superando a seca
 
Mesmo com o período de estiagem, a campanha de vacinação contra a febre aftosa não precisou ser prorrogada na Bahia, na tentativa de auxiliar os criadores na imunização, como fizeram alguns estados do Nordeste também afetados pela seca. O coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia, explica que, desde 2011, quando a escassez de chuva teve início em mais de 200 municípios baianos, a Adab promoveu uma intensa reestruturação estratégica de vacinação e monitoramento dos rebanhos localizados em regiões decretadas em Estado de Emergência, com o objetivo de diminuir os efeitos da seca e manter o índice vacinal acima de 90%. 

“Além dos prejuízos econômicos dos criadores, uma série de problemas, como a restrição alimentar dos animais, os baixos índices de chuvas, desnutrição do rebanho e os altos custos de insumos, poderiam comprometer a imunização contra a aftosa”, explica Maia. A equipe técnica da Adab já está planejando ações para a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, a ser realizada em maio, quando todos os animais devem ser vacinados, independente da faixa etária. 
..

Secom Bahia Imagem Ilustrativa da Internet

FIEB mantém investimentos para Juazeiro em 2016

O prédio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) será viabilizado para Juazeiro em 2016. O 1º vice-presidente, Carlos Gantois, assegurou ao secretário Carlos Neiva (Desenvolvimento Econômico e Turismo) que o investimento está mantido mesmo diante do rearranjo orçamentário. “A obra para Juazeiro foi priorizada e segue no orçamento da FIEB”, relatou Neiva após reunião com equipe da Presidência em Salvador, na semana passada.

De acordo com Neiva, a FIEB reservou R$ 20 milhões para Juazeiro dentro da proposta de interiorização do Sistema. “A unidade agregará IEL, CIEB, Sesi e Senai. Essas instituições são importantes para a indústria estadual e local, especialmente porque dão suporte aos negócios industriais, seja no desenvolvimento de carreiras, oferecimentos de cursos técnicos ou até mesmo facilitando o acesso ao mercado”, ressaltou o secretário juazeirense...

Claus Oliveira/ Sedetur