Outros Destaques

Política

Variadas

Profissionais do Ceonco acompanham andamento das obras do HDT

Parte da equipe que compõe o Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, esteve no canteiro de obras do Hospital Dom Tomás, para acompanhar junto aos responsáveis, o andamento das obras. A primeira etapa do hospital segue com mais de 80% de obra concluída onde funcionará enfermaria adulto/pediátrica e cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e unidade semi-intensiva. As demais alas serão inauguradas gradativamente. São aproximadamente 3.000 m² de área em execução, além do local destinado ao centro de radioterapia. O Hospital Dom Tomás atenderá os pacientes em uma estrutura moderna e qualificada expandindo o atendimento.

"Estamos muito felizes em ver o andamento desta obra que a cada dia vemos se tornar mais realidade. Com o hospital, iremos aumentar nosso atendimento, dando ainda mais conforto as pessoas que necessitam de cuidados e atenção durante o tratamento do câncer. Nossa meta é fazer ainda mais para que nossos pacientes tenham ainda mais tratamento qualificado e humanizado", afirmou o Diretor Médico do Centro de Oncologia, Gray Portela.

Após a conclusão de todas as etapas do HDT, a Unidade de Alta Complexidade vai oferecer serviços de prevenção com exames laboratoriais e tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica; além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos; serviços de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia...

Asscom

Usina de Projetos consegue recurso para realização da 26ª Edição da Fenagri

Os petrolinenses e público de toda região do Vale já podem contar com a 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que este ano de 2016 acontecerá nos dias 19 a 21 de maio, no Parque de Eventos de Petrolina. Essa edição contará com um investimento obtido através da Usina de Projetos junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 100 mil, que será destinado para implementação de montagem de estrutura e realização do evento.

O Projeto da Fenagri 2016 será composto por cinco importantes eventos: Exposição de Produtores e Serviços, Fórum Internacional de Mercado e Novas Perspectivas de Produção de Frutas; Minicursos; Visitas Técnicas e Rodada de Negócios. E reunirá os diversos segmentos do agronegócio, formados por lideranças empresariais, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, instituições financeiras públicas e privadas, transportadores, varejistas e atacadistas de frutas, exportadores, fabricantes e revendedores de equipamentos, máquinas, embalagens e insumos destinados à agricultura irrigada...

Ascom/Petrolina

14º Sarau Poético em comemoração ao Dia da Poesia contou com apoio da SECJU

Com o apoio logístico e cultural da secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) foi realizado em Juazeiro, no último final de semana, como parte das comemorações ao Dia Nacional da Poesia, o 14º Sarau Poético Arte Manha, envolvendo artistas, músicos, poetas, escritores, e bandas locais de gêneros diversos, além de exposição de arte.

O evento foi realizado no "Beco do Museu", e contou também com a presença do titular da SECJU, Donizete Menezes, prestigiando a ação cultural em homenagem ao Dia da Poesia em Juazeiro. Para o secretário, toda e qualquer atividade cultural que lembre datas importantes para a arte e cultura na cidade tem o apoio da secretaria...

Ascom/Juazeiro

Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina iniciam curso de capacitação

Começou na tarde desta segunda-feira, 14, no auditório da Facape, e segue até a próxima sexta-feira, 18, o curso de capacitação dos Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina. O encontro reuniu dezenas de servidores da categoria e conta com a parceria do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrolina (Sindsemp).

Na grade curricular do curso, os agentes terão aula de defesa pessoal, abordagem, conhecimentos jurídicos, direitos trabalhistas e humanos e habilidades físicas. A capacitação é divida por etapas. A primeira, nesta segunda-feira, teve a condução do Soldado Ribeiro com instruções gerais da categoria e do exercício da função...

Asscom

Casa Nova: Prefeitura realiza evento em homenagem ao Mês da Mulher

Março é o mês da mulher e para comemorar a prefeitura de Casa Nova, através da secretária municipal de Assistência Social, realiza nesta sexta-feira, 18, o evento 'Todo Dia è Dia da Mulher', na Praça Gilson Viana, centro.

A partir das 8h, o Centro de Referencia Especializado em Assistência Social – CREAS estará ofertando à população serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos femininos, orientação psicológica e jurídica,além dos serviços já ofertados pelo órgão. A ação conta com a parceria da secretaria municipal de Saúde. 

De acordo com o secretário da pasta Social, Jozemário Menezes, Marinho, o objetivo do evento é homenagear a Mulher casanovenses oferecendo um dia de ações voltadas para sua valorização e autoestima, além de divulgar as atividades que a rede de proteção social realiza durante todo o ano. "Estamos trabalhando para valorizar a dignidade de toda população, mas, neste mês, de forma especial, as mulheres", concluiu. ..

Ascom/Casa Nova

Moradores dos Residenciais Juazeiro I e II aprovam por unanimidade o Projeto Minha Escola Minha Vida

Nesta segunda-feira (14), o secretário de Educação e Esporte – SEDUC, Clériston Andrade apresentou o Projeto Minha Escola Minha Vida para os moradores dos Residenciais Juazeiro I e II, no bairro Itaberaba, em Juazeiro. A reunião aconteceu na quadra de esportes do Juazeiro I, onde os moradores aprovaram por unanimidade o projeto, que será lançado nesta quinta-feira (17), pelo Prefeito Isaac, no Paço Municipal.

O secretário Clériston explicou aos moradores que o Projeto Minha Escola Minha Vida será iniciado nos residenciais do bairro Itaberaba, com a instalação de duas creches e duas escolas, que atenderão crianças da Educação infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental. "Estes conjuntos foram escolhidos para iniciarmos o projeto, por terem, entre seus moradores, o maior número de alunos estudando em bairros afastados das suas residências. Em um período de curto e médio prazo, levaremos creches e escolas para os residenciais do Minha Casa Minha Vida", afirmou o secretário. O gestor da pasta apresentou a planta do projeto, onde os prédios do Centros Comunitários serão reformados, climatizados e ampliados para a instalação das escolas e creches para atender a demanda dos moradores dos residenciais...

Ascom/Juazeiro

PETROLINA: Secretários de Saúde da VIII Geres visitam obra do SAMU Regional

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, os gestores de saúde dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande e Orocó, a diretora VIII Geres, Aline Jerônimo e a representante da Central Interestadual de Regulação de Leitos, Cláudia Galindo visitaram o canteiro de obras para regionalização do SAMU.  

Acompanhados do coordenador do serviço, Tiago Acioli, os gestores verificaram o andamento da obra do SAMU Regional, que terá sua sede em Petrolina, e regulará a 4ª Macrorregião de Pernambucos composta pelos 25 municípios das VII, VIII, IX Regionais de Saúde de Pernambuco...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Bem Bom, distrito de Casa Nova, recebe nova Unidade Básica de Saúde

A comunidade de Bem Bom recebeu, neste domingo, 13, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reconstruída. A Prefeitura Municipal, junto com a secretária de Saúde, entregou o equipamento de atenção à saúde da população. 

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Rezende, a unidade conta com cinco consultórios médicos, consultório odontológico, sala de vacina, sala de observação, sala de enfermagem, farmácia e espaços de convivência e administrativo. "Esta grande obra está a altura do povo de Bem Bom. Nossa atenção está voltada para melhorar, cada dia mais os serviços de saúde disponíveis à população", comentou o gestor da pasta. 

Para o prefeito Wilson Cota, a inauguração da unidade de saúde é mais um compromisso realizado com o povo de Casa Nova. "Beneficiando toda a população do Bem Bom essa unidade que foi completamente reformada é mais uma prova do nosso compromisso de melhorar os serviços de saúde para a comunidade. O trabalho não vai parar", assegurou Cota.
A professora Silvaneli da Silva Granja elogiou a gestão municipal pela realização da obra. "Uma maravilha. Parece, até, uma UPA, um hospital. Tudo lindo. Nossa comunidade merecia um equipamento desse. Parabenizo o prefeito pela obra bem feita", elogiou

- Homenagem 

A Unidade de Saúde de Bem Bom presta uma homenagem César Ribeiro dos Santos, falecido 2008 com 91 anos. 'Seu César', como era conhecido, morou na localidade por quase 40 anos, teve 17 filhos naturais e três adotivos, foi barqueiro sendo um dosa pioneiros na rota entre Pirapora e Juazeiro.  "Agradecemos a lembrança da gestão nessa homenagem ao nosso querido avô. Um grande homem que amou essa terra e trabalhou muito pelo desenvolvimento dela", pontuou Carliete Santos, neta do homenageado. Em companhia dos familiares do homenageado, o prefeito descerrou a placa de inauguração.
 
- Investimentos no Setor

 "Mesmo com todas as dificuldades, a prefeitura prioriza a Saúde. Vamos fazer uma grande reforma no Hospital, implantar a maternidade, já licitamos sete novas grande ambulâncias, estamos comprando um equipamento que vai realizar mais de mil exames por dia, vamos ampliar o número de ofertas de exames complexos, unidade de Saúde na Vila Malvão e na Cohab Nova,  pagamos o piso nacional dos agentes comunitários de Saúde, temos à disposição da população médicos especialistas nas mais diversas áreas, estamos atendendo com unidade móvel nossas comunidades do interior todos os sábados, além das reformas dos postos de Saúde da Lagoa do Alegre e Poço da Pedra, por exemplo", relatou. ..

Ascom/Casa Nova

Prefeito Isaac lança Minha Escola Minha Vida e autoriza reforma e climatização de mais 10 Escolas

Dentro da programação do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', o prefeito Isaac Carvalho lança o Projeto Minha Escola Minha Vida, nesta quinta-feira (17), às 9h, no Paço Municipal.

O prefeito e o secretário de Educação e Esportes - SEDUC, Clériston Andrade vão apresentar detalhes do Projeto, que levará creches e escolas para os residenciais do Minha Casa Minha Vida, em Juazeiro. ..

Ascom/Juazeiro

Gestores municipais de saúde discutem situação do HU

Nesta segunda-feira (14), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, se reuniu com gestores de saúde dos municípios que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII Geres) para discutir questões relativas ao funcionamento do Hospital Universitário de Petrolina (HU).

Participaram da discussão a diretora da VIII Geres, Aline Jerônimo, a representante da Central Interestadual de Regulação de Leitos, Cláudia Galindo, os gestores municipais de saúde de Lagoa Grande, Fabíola Salvador, de Afrânio, Aureliano Gonçalves Filho, de Cabrobó, Emanoela Costa Pinto, de Orocó, Nelson Eduardo Rodrigues, e de Dormentes, Maria do Socorro do Nascimento, além da diretora de regulação de Petrolina, Alice Mara Gonçalves.

"O HU é um hospital de referência para vários municípios e qualquer problema que o afete, acaba impactando na região como um todo. Por isso, nos reunimos nesse momento para discutir as alternativas para essa situação", frisou a secretária Lucia Giesta...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Mais uma escola reconstruída é entregue em Casa Nova

A comunidade do Riachinho II, na Serra da Pimenta, zona rural de Casa de Casa Nova, foi mais uma a receber uma unidade escolar totalmente reconstruída na atual gestão municipal. No último sábado, 12, a escola José Hermelino Santos, em homenagem ao ex-prefeito Zé da Totonha, foi entregue à população em solenidade bastante prestigiada pelos moradores da região.

A unidade foi totalmente reconstruída, reerguida. Forro, piso, pintura, ambientação pedagógica, cantinho da leitura, manutenção na rede elétrica e hidráulica, banheiros e cantina. Para o professor Dionísio da Silva Ribeiro, a reforma da escola foi muito importante, pois trouxe 'dignidade aos alunos'. "Ouvi por muito tempo das nossas crianças que não gostavam de estudar numa escola feia e suja. Agora, temos um espaço decente que vai servir, com certeza, de estimulo para nós, professores, e alunos a construir mais saberes e cidadania. A gestão municipal fez uma verdadeira mudança, e para melhor", comentou...

Asscom

Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Univasf comemoram 10 anos com aula inaugural

Foi realizada, dia passado (14), a aula inaugural dos Programas de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nas áreas de Saúde da Família, Enfermagem em Urgência, Intensivismo e Saúde Mental. A aula abre as atividades do semestre letivo 2016.1 e integra o ciclo de comemorações pelos 10 anos da implantação do Programa. O evento aconteceu na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). 

Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helinando de Oliveira; a pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; o superintendente do Hospital Universitário (HU), Ricardo Pernambuco; e a representante do Núcleo Regional de Saúde do Norte da Bahia – Juazeiro, Ivonildes Parente. 

A ação foi promovida pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Univasf. Com o tema “10 anos de Residência Multiprofissionais da Univasf – Construindo Novos Rumos para o SUS no Vale do São Francisco”, a aula foi ministrada pela professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf Angela de Oliveira Carneiro. Na ocasião, a professora tratou sobre a situação do SUS, a formação em saúde, a residência da Univasf e educação permanente, entre outros assuntos. 

Para o reitor Julianeli Tolentino, as residências multiprofissionais nestes 10 anos têm dado uma grande contribuição. “Com ela, nós pudemos aumentar o efetivo de novos profissionais com uma formação ainda mais qualificada para atuar aqui, em toda a região da área de abrangência da nossa Universidade e até fora dessa área”, ressaltou. 

No total, as turmas são compostas por 18 novos alunos das áreas de Enfermagem, Psicologia e Farmácia. De acordo com a professora do Colegiado de Enfermagem e coordenadora do Coremu, Glória Maria Coelho, a aula é um momento de reunir os alunos. “Este é um momento de desejar boas-vindas aos que estão chegando e desejar felicidade e sorte aos que estão saindo”. 

Ainda segundo Glória, serão realizadas mais ações em comemoração aos 10 anos do Programa. “Vamos fazer nossa primeira Jornada das Residências Multiprofissionais e outros eventos, como a inauguração do espaço do Coremu”, antecipou. Para a egressa do curso de Enfermagem da Univasf Márcia Pedreira, será muito bom continuar seus estudos na Universidade. “A sensação é de estar em casa. Eu já conheço os professores, suas formas de trabalho e tenho certeza de que a residência não será diferente da graduação, então será muito boa”, afirmou. 

A psicóloga e nova aluna de Saúde da Família Alessany Teixeira Barbosa, veio de Minas Gerais para fazer a residência na Univasf. “Eu tinha um desejo de sair de Minas e fazer uma formação fora, com outro olhar. E eu sempre gostei muito do Nordeste, então quando eu passei, não pensei duas vezes”, contou. Outro aluno e psicólogo Joab Venâncio, de Jequié (BA), está animado com esta nova etapa. “Minha expectativa é conhecer o SUS na prática, adentrar nos campos de atuação, conhecer e participar deste trabalho. Isso é o que é mais motivador para mim”, ressaltou. ..

Karen Lima Ascom Univasf

Geração de energia solar para residência está isenta de ICMS

 
Os baianos já podem investir na geração de até 75 quilowatts, por meio de painéis fotovoltaicos (energia solar), para o abastecimento residencial, com garantia de isenção do Imposto de Circulação de Mercadoria (ICMS). O estado é o sétimo do País a aderir ao convênio 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que prevê a dispensa do tributo nos casos de micro ou mini-geração de energia, pelo sistema de compensação com as companhias distribuidoras. Entre 75 e cinco mil quilowatts, caracteriza-se a mini-geração, que se aplica a comércios, por exemplo.
 
A carga excedente gerada durante o dia é injetada diretamente na rede distribuidora do estado, no caso a Coelba. Essa carga extra fica como crédito para uso durante a noite ou para aproveitamento durante um prazo de 60 meses. Antes da medida, em vigor desde janeiro, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) cobrava do consumidor o valor do ICMS sobre a energia excedente. Resolução anterior do Confaz, de 1997, já previa a isenção na aquisição dos equipamentos necessários para estimular o uso de energia sustentável nos imóveis residenciais, cooperativas, associações, além de pequenas e médias empresas.
 
O diretor de Tributação da Sefaz-BA, Jorge Gonzaga, explica que a medida se aplica também a condomínios de apartamentos. Segundo ele, todo o processo é feito junto à Coelba. "A concessionária fará uma avaliação das instalações, nível de segurança, mas o fundamental é que o medidor de energia vai ser trocado. O normal só tem entrada e o outro é mais sofisticado, vai medir entrada e saída. A Coelba chancealando, ela mesma fará a compensação. O Estado já autorizou a concessão e a Coelba faz o processo".
 
Duração de 20 anos
 
Segundo o engenheiro eletricista Ricardo David, diretor da Ecoluz, empresa especializada na implantação do sistema, uma residência de grande porte gasta em média 14 quilowatts mensais. "Outra coisa importante é que esses módulos duram até 20 anos. Nesse prazo, a pessoa estará livre da influência de qualquer política que gere oscilação nas tarifas de energia". 
 
Ele informa ainda que 70% da energia gerada no País é hidráulica e depende de fatores climáticos. "Quando essa geração é afetada, são acionadas as térmicas, uma fonte de energia muito mais cara e quem paga são os consumidores. Com esse sistema, os consumidores estarão imunes às oscilações climáticas".
 
A usina pode ser implantada em módulos, de acordo com Ricardo David. "Pode-se fazer um projeto para redução da conta de energia em 50% agora e que depois pode ser ampliado sem problema". O sistema também pode ser transportado. "São as placas captadoras, inversor de corrente e as estruturas metálicas de sustentação, que podem ser desmontadas e montadas em outro lugar". Outra vantagem, segundo David, é que "a legislação permite que eu gere em Imbassaí, por exemplo, e aproveite essa energia no meu apartamento em Salvador". 
 
Potencial para a indústria 
 
Ricardo Davi diz que a Ecoluz foi a primeira empresa a investir no segmento quando, em 2010, implantou o sistema no Estádio de Pituaçu, primeira usina solar conectada do Brasil. Para ele, a Bahia pode se tornar polo de produção de equipamentos. O diretor da Sefaz, Jorge Gonzaga afirma que a Bahia tem potencial para receber a cadeia produtiva de energia solar e a visita do governador Rui Costa à China pode atrair investidores. "Nós já temos indústrias do segmento das eólicas. A vinda dessas indústrias para cá é um interesse do Estado. Temos aqui também um consulado da Bélgica e algumas empresas lá de ponta. A Bahia é sempre um ponto importante de distribuição, e depois se passa para a produção. É possível implantar essa indústria aqui em um horizonte de médio a longo prazo". 
..

Secom Bahia

Servidores municipais da saúde paralisam atividades nesta quinta-feira (17), em Juazeiro

A paralisação de 24h foi uma decisão tomada pelos profissionais de saúde durante assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINTRAB). A categoria rejeita a proposta do governo municipal referente ao Plano de Cargos e Carreiras. 

“A categoria da saúde resolveu parar diante das propostas do governo que não foram aceitas. Quinta-feira vamos paralisar o dia todo em frente ao Paço Municipal. Estávamos há 3 anos a espera desse plano, mas o que chegou ao servidor não é um sonho é um engodo. Até desconhecemos que é a Fundação Getúlio Vargas que fez esse plano. Nós esperávamos melhorias financeiras para o servidor. Nós queríamos um ganho real. O governo apresentou algumas contrapropostas, mas que não são boas para o servidor”, afirmou a vice-presidente do SINTRAB, Rita Arcanja, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (14)...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

SAAE promete resolver problema na Avenida São Francisco, bairro Piranga I

Nesta segunda-feira (14), o Blog postou matéria sobre a invasão dos dejetos fecais na Avenida São Francisco, bairro Piranga I. O SAAE enviou a seguinte mensagem como resposta:

O SAAE informa aos moradores da Avenida São Francisco, bairro Piranga I, que o caminhão hidrojateador será enviado nesta terça-feira (15) para realizar a desobstrução da rede coletora de esgoto. ..

População do Salitre participará de plebiscito no próximo domingo (20)

No próximo domingo (20) acontecerá no Vale do Salitre um plebiscito para decidir pela formação dos distritos de Goiabeira II, no Alto Salitre, e Campo dos Cavalos, Baixo Salitre. A eleição começará às 08h e as urnas estarão localizadas na comunidade de Campos dos Cavalos. Urnas itinerantes também estarão à disposição da população. A proposta foi levantada pelo vereador  Amilton Ferreira (DEM), no início deste mês e a realização do plebiscito foi aprovada em sessão na Câmara de Vereadores de Juazeiro. Se houver a maioria dos votos, o Vale do salitre poderá ser integrado por três distritos: O Junco já existente no médio salitre, Goiabeira II no Alto Salitre e Campo dos Cavalos no Baixo Salitre.

“O que está acontecendo é o seguinte: a população do Médio Salitre já está fazendo um movimento contra essa divisão por que estão dizendo que vai enfraquecer a região do Salitre. Quero dizer que nesse plebiscito eles não vão ter nem vez e nem voz por que eles vão continuar com o distrito de Junco. O Vale do Salitre vai permanecer o mesmo. Eu sou defensor do Sim, eu vou votar no Sim. Mas nós estamos vivendo em uma democracia e nós aceitamos outras opiniões. O grande impacto que teria era dá uma forte visibilidade a comunidade de Goiabeira e no atendimento médico na região. Nós estaremos para ouvir os dois lados. Se a população do Salitre votar Sim, vamos lotar a Câmara de Vereadores de Juazeiro para ouvir dos vereadores como eles vão agir”, afirmou o comunitário do distrito de Campos dos Cavalos, Luciano Cardoso, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (14). ..

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Médico Lindon Johnson é contemplado com Medalha Senador Nilo Coelho

A maior honraria do município de Petrolina, a Medalha Senador Nilo Coelho, foi entregue a Lindon Johnson, neste sábado (12). Esta foi a maneira que o prefeito Julio Lossio encontrou para presentear o médico no dia do seu aniversario, pela excelência dos serviços prestados à sociedade em todo o Vale do São Francisco. 

Lindon Johnson Batista Oliveira, completou 50 anos e na oportunidade foi condecorado com a maior honraria do governo, entregue pelas mãos da secretária de Cidadania, Célia Regina, que representou o prefeito Julio Lossio, que se encontra em Harvard, Cambridge, Massachusetts, EUA, participando do Seminário Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. “Hoje é um momento singular onde entregamos, em nome do prefeito, a medalha Senador Nilo Coelho ao já prestigiado Dr. Lindon que tanto inovou no Vale, trazendo inclusive um novo olhar à cirurgia bariátrica. Parabéns pelo seu aniversario e pela horaria que trazemos hoje. Receba um afetuoso abraço, do prefeito Julio Lossio, através da minha pessoa”, declarou Célia Regina.

Mesmo não estando na cidade, o prefeito, fez questão de parabenizar o homenageado. “Estou nos EUA, mas não poderia deixar de participar desta homenagem. Afinal a medalha Senador Nilo Coelho é a nossa maior horaria. Hoje estamos estreando a modalidade de entrega online, e fiz questão que fosse nessa data onde você reuniu seus amigos, nos seus 50 anos, a data não podeira ser mais perfeita. Parabéns pelo aniversario e pela horaria que você recebe por merecimento”, expôs em vídeo durante a cerimonia de outorga. 

O homenageado..

Ascom Prefeitura de Petrolina

14 de Março, Dia da Poesia : A matéria prima

Um menino nu a pinotar num riacho
Um bicho macho a olhar uma marrã
Um piado o outro canto da acauã
Num sobrado a menina que nos olha
A água que respinga e às vezes molha
A saudade que vem e que não passa
A criança que para e acha graça
E o velho que a risada lhe fugiu
A verdade do primeiro de abril
A moeda misturada na argamassa
 
A vida plena que a tv não mostra
Uma fala que não se pronuncia
A rotina do mundo ao meio dia
O futuro com saudade do passado
Um cacho de banana amarelado
Um banana que afrouxa e amarela
Um cinturão que apertado se afivela
Uma calça ao sair pelo pescoço
Um cachorro que na falta de um osso
Rói com gosto o solado da chinela
 
Assim é um bicho chamado poesia
Que se esconde nos compêndios eruditos
E que se mostra nos lamentos dos aflitos
Nas calçadas nos botecos nas esquinas
Que adolesce nos semblantes das meninas
E que nunca envelhece com o tempo
Que mistura a apologia e o lamento
E que habita o peito de quem chora
E que quando acha espaço fica mora
Regada com o maior dos sentimentos

Por José Nilton Moreira..

Prefeito Luiz Vicente Berti participa de inauguração da primeira usina solar flutuante do mundo

O Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti participou na última sexta-feira (11), juntamente com o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga e sua comitiva, da solenidade de inauguração da primeira série de usinas solares flutuantes no Brasil. O projeto será conduzido pela Sunlution, empresa brasileira de geração distribuída – solar e hibrida e geração em usinas solares de médio e grande porte, em parceria com a fabricante de equipamentos WEG. Serão 5 megawatts (MW) de energia fotovoltaica instalados no reservatório da Chesf em Sobradinho.

No lançamento, foi acionado um protótipo com cerca de 60 m² de área, que permite, de forma didática, visualizar em monitores a geração da energia pelos painéis fotovoltaicos. Trata-se do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Chesf para captação de projeto de geração complementar de energia solar de 5 megawatts (MW). O escopo do projeto incluí o fornecimento pela Sunlution de flutuadores com placas fotovoltaicas para o reservatório de Sobradinho e estudos da otimização da operação de duas fontes de energia (Hidroelétrica e Solar) utilizando a mesma infraestrutura...

Ascom/Sobradinho

SAAE Casa Nova tem novo diretor

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova (SAAE) tem um novo diretor. Na última semana, o prefeito do município, Wilson Cota, assinou a nomeação de Francielio Gomes Coelho.

Cielio, como é conhecido, é natural de Casa Nova, do distrito de Santana do Sobrado e assume o SAAE, após a exoneração de Fred da Colônia por motivos de obediência a lei eleitoral. O novo administrador da autarquia tem o compromisso de continuar ofertando água de qualidade para população aliado a novos investimentos em rede de abastecimento e saneamento...

Ascom/Saae Casa Nova

Condutores notificados pelo Detran podem apresentar defesa no SAC

Com o objetivo de dar mais comodidade ao cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) ampliou o atendimento aos condutores que foram notificados no processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir desta segunda-feira (14), os notificados podem apresentar a defesa nos postos do Detran da Rede SAC, em Salvador. Eles devem se dirigir aos SACs dos shoppings Barra, Bela Vista, Salvador e Paralela e às unidades do Comércio, Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima, Pernambués e Boca do Rio. O serviço é oferecido também na sede do órgão, na Avenida ACM. No interior do estado, as pessoas devem procurar as unidades descentralizados do Detran.

O processo aberto pelo departamento, que pode levar à suspensão do direito de dirigir, garante a ampla defesa e o contraditório ao condutor que atingiu o limite de 20 pontos na CNH ou cometeu infrações gravíssimas, como dirigir sob o efeito de álcool e pilotar moto sem capacete. O prazo para a apresentação da defesa é de 30 dias, a contar da data de recebimento da carta de notificação ou da convocação publicada no Diário Oficial do Estado. Os esclarecimentos sobre as infrações devem ser entregues junto com as cópias da habilitação e da notificação...

Asscom

Moradores do residencial Nova Petrolina participam de capacitação

A Secretaria Extraordinária de Habitação de Petrolina está qualificando cerca de 100 moradores do Residencial Nova Petrolina, com cursos de manicure e personalização de sandálias. O empreendimento faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e os cursos de capacitação estão sendo oferecidos pela Prefeitura de Petrolina, em parceria com o governo federal e operacionalizados pela empresa Proatec.

As capacitações foram divididas em três turmas. As aulas são ministradas no Centro de Artes e Esportes Unificados na Praça dos Esportes e da Cultura do bairro Rio Corrente. Além da qualificação, os beneficiados com a ação, recebem gratuitamente transporte, alimentação, fardamento e material de aprendizado.

"Queremos que as pessoas aproveitem ao máximo essas capacitações que estamos levando aos residenciais, por isso, preparamos a equipe de Habitação para dar todo o suporte e atenção as famílias, expandindo o cuidado do município, que vai além da entrega das casas", afirmou o prefeito Julio Lóssio.

O curso de manicure conta com duas turmas, com aulas no período vespertino e noturno. Já o curso de personalização de sandálias é ministrado para uma turma. Ambos os cursos têm duração de dois meses ..

Asscom