Outros Destaques

Política

Variadas

Cidade no oeste baiano sedia consulta pública do Plano

A cidade baiana de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do Estado, será a terceira localidade a sediar, no dia 17 de março (quinta-feira), a consulta pública de avaliação das fases de diagnóstico, cenários e prognósticos do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, documento que norteará as ações futuras e linhas de investimentos para melhoria ambiental da bacia. Com recursos da cobrança, cerca de R$6,6 milhões estão sendo aplicados neste trabalho, que deverá ficar pronto até o final de maio.

A sessão, aberta ao público, será também essencial para identificar as prioridades de intervenção técnica. Anteriormente, a discussão foi realizada nas cidades de Neópolis (SE) e Jacobina (BA). Após Luis Eduardo Magalhães, o município mineiro de Pompéu sediará a consulta pública. O evento desta quinta-feira acontecerá no Sindicato dos Produtores Rurais, localizado na Avenida Brasília, S/N, quadra 2, lote 13, centro. O início será às 14 horas...

Ascom CBHSF

VIGILÂNCIA SANITÁRIA EMBARGA EMPRESA DE ENVASAMENTO DE CÔCO EM SENHOR DO BONFIM

Nesta terça-feira, dia 15, a Vigilância Sanitária do Município de Senhor do Bonfim interrompeu a produção de envasamento de água de coco da marca ”Bonfim Côco”, cuja empresa funciona na referida cidade. Amostras do produto teriam sido consideradas insatisfatórias para o consumo pelo Laboratório Central do Lacen em Salvador. A Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim emitiu a seguinte nota pública:

No início da noite desta quarta-feira (16), a Assessoria de Imprensa da Empresa Bonfim Cocô enviou e-mail ao Blog do Geraldo José com a seguinte nota de esclarecimento:..

UPAE de Petrolina realiza manutenção diária para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de preservar o patrimônio público e oferecer um ambiente seguro aos usuários, a Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) mantém uma equipe de manutenção predial em seu quadro de funcionários. O trabalho diário tem obtido resultados positivos, que podem ser observados no bem estar dos pacientes, como também na qualidade e higiene das instalações.

A equipe de manutenção é composta por 7 profissionais, entre Serviços Gerais, Eletricista, Encanador e Assistente Administrativo. De acordo com a supervisora, vistorias periódicas também são realizadas. “A cada 15 dias realizamos uma inspeção, que abrange toda a unidade, de forma mais minuciosa para que nada passe despercebido. Trabalhamos em conjunto com a Segurança do Trabalho, para garantir não só a saúde dos nossos pacientes, como também a integridade física dos nossos funcionários. É uma ação integrada que envolve a todos”, acrescenta...

Asscom

Secretaria de Saúde se pronuncia sobre paralisação dos funcionários do Centro de Referências em DST/Aids e Hepatites Virais de Juazeiro

Nesta quarta-feira (16), os funcionários do Centro de Referências em DST/Aids e Hepatites Virais de Juazeiro, que estão com as atividades paralisadas desde a semana passada, realizaram manifesto ao lado do Paço Municipal cobrando o cumprimento de compromissos assumidos pelo Diretor de Vigilância e Promoção de Saúde da Secretaria Municipal Mário Machado.

A secretaria de Saúde do município entrou em contato com o Blog, através de nota, e esclareceu que o contrato para locação de um imóvel provisório já esta sendo viabilizado, e que em breve as equipes do Centro de Referências em DST/AIDS e Hepatites Virais de Juazeiro e da Rede Frios do município serão transferidas até que a obra de reforma do prédio do Centro de Saúde 3 seja concluída. ..

Milhares de pessoas devem prestigiar a inauguração do Juá Garden

..

Ascom/Juazeiro

PETROLINA: Secretária de Saúde visita unidade recém-reformada em Ponta da Serra

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, acompanhada de sua equipe e da ex-vereadora Raimunda Solposto, visitou, nesta terça-feira (15), a Unidade Básica de Saúde de Ponta da Serra. A UBS, que acabou de ser reformada, conta com médica, enfermeira, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde para atender a comunidade.

"Nós estamos empenhados no desenvolvimento de um projeto de reestruturação da Atenção Básica e isso inclui a melhoria da infraestrutura das unidades tanto na área urbana, como na zona rural. Hoje, estamos aqui comemorando a reforma da UBS de Ponta da Serra, mas, em breve, entregaremos também no interior a unidade de Pau Ferro que está sendo ampliada e reformada", revelou a Lucia Giesta...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

espaço do leitor: Apenas um homem que faz tanto medo

Ninguém, absolutamente ninguém, pode me convencer do contrário de que na atual situação em que vive o Brasil, com toda a crise política, social e econômica, a oposição teria que entender que o Brasil será sempre maior que os interesses políticos dos grupos políticos em jogo. Ninguém pode realmente achar que nas condições em que estamos será sempre melhor criar as condições para o abismo, só porque deveremos de qualquer forma mudar o governo que foi eleito democraticamente nas urnas, porque isso aqui é uma democracia.

Posso até está errado, mas também ninguém, absolutamente ninguém, também pode me convencer de que Lula em um ministério do Governo não poderia contribuir, e muito, com sua capacidade de dialogo e experiência política para a solução dos problemas que enfrentamos hoje como nação, independentemente de que ele represente os setores progressistas, ou os mais pobres por assim dizer. A oposição não reconhecer isso é incorrer em dois discursos que os cidadãos daqui a pouco vão começar ao observar naturalmente...

Por Genaldo de Melo

Clube da Bossa desta quarta (16) traz Rogério Leal como convidado

Quarta-feira é dia de Cube da Bossa no Foyer do Centro de Cultura João Gilberto. A edição desta quarta-feira (16) traz um convidado para lá de especial: o artista juazeirense, Rogério Leal.

O Clube da Bossa é um dos nove projetos aprovado no Edital de Dinamização em Espaços culturais – Agitação Cultural, realizado pelo Governo do Estado através da SECULT, para o primeiro semestre de 2016. Acontece todas as quartas-feiras, a partir das 19h:30, com apresentações semanais gratuitas de música, permeadas de histórias, casos e curiosidades da Bossa Nova...

Asscom

PROJETO E-LABORASONS VOLTADO PARA CRIAÇÃO MUSICAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para o Projeto E-laborasons. A iniciativa oferece 50 vagas, para músicos e interessados em criação musical e tem formato de um laboratório criativo, voltado para o desenvolvimento experimental de músicas com a gravação de fonogramas de base eletrônica e acústica, incluindo a construção de instrumentos musicais artesanais e não convencionais. Apoiado financeiramente pelo Governo da Bahia, através do edital Agitação Cultural, o projeto tem duração total de 4 meses, acontecerá nas manhãs de sábado, das 9h às 11h40, com carga horária total de 40 horas e inicia as atividades no dia 19 de março. O conteúdo é voltado para músicos e artesãos interessados em fabricação manual de instrumentos musicais.

O produtor, Celso de Carvalho, um dos idealizadores do projeto esteve na Transrio FM nesta terça-feira (15), quando explicou como se dará o evento-oficina. “O conteúdo está dividido em 4 Módulos mensais: “Raízes e Antenas”, “Tempos e Ritmos”, “Harmonia e Poesia” e “Misturando Tudo”. Durante os 3 primeiros meses, o grupo mergulha no mundo da música, sua história e fontes criativas, desenvolve timbres, melodias, batidas, letras e harmonias, gravando tudo. O quarto mês é dedicado a mesclar todos os conhecimentos adquiridos e a editar as peças musicais compostas pelo grupo, com mixagem do material final”,..

AGENTES DE TRÂNSITO JÁ TINHAM MULTADO VEÍCULO INFRATOR NAS PROXIMIDADES DA SECRETARIA DE SAÚDE

No dia 10 passado, o blog postou a foto sobre o flagra de um leitor na quarta-feira (09), em que um veículo Hilux de cor preta, encontrava-se estacionada em cima do passeio público por trás do prédio sede das secretarias municipais de Fazenda e Saúde da Prefeitura de Juazeiro. O leitor ainda revelou que dois guardas municipais em motocicletas passaram pelo local e não tomaram nenhuma atitude o que provocou irritação aos diversos internautas nos comentários.

..

Pipeiros bloqueiam BR-116 no Trevo do Ibó no Sertão pernambucano

Pipeiros que prestam serviço em sete municípios do Sertão pernambucano bloquearam a BR-116 no Trevo do Ibó, Sertão do estado. Eles reivindicam o pagamento de oito meses de salário atrasado pelos serviços prestados ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

De acordo com o pipeiro de Belém do São Francisco, Edson Novaes, cerca de 60 carros-pipa e 200 pipeiros participam do protesto. Eles levam água para os municípios de Carnaubeira da Penha, Floresta, Petrolâdia, Terra  Nova , Cabrobó, Orocó, e Mirandiba. O grupo chegou por volta das 8h...

Com informações do G1 Petrolina Foto José Elenildo Lima da Silva/Arquivo pessoal)

FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE REFERÊNCIAS EM DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS DE JUAZEIRO CONTINUAM COM ATIVIDADES PARALISADAS

Funcionários do Centro de Referências em DST/Aids e Hepatites Virais de Juazeiro que estão com as atividades paralisadas desde a semana passada nesta quarta-feira (16), realizaram manifesto ao lado do Paço Municipal cobrando o cumprimento de compromissos assumidos pelo Diretor de Vigilância e Promoção de Saúde da Secretaria Municipal Mário Machado...

Guardas municipais de Juazeiro recusam propostas do Executivo para o Plano de Cargos Carreiras e Remuneração e paralisação poderá acontecer

O programa Geraldo José TransRio FM (99,9) desta terça-feira (15) contou com a participação da presidente da Associação dos Guardas Municipais de Juazeiro, Maria Luciana de Aquino Costa, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (SINSERP), Cícero Sales, e do seu vice-presidente, Reginaldo Marçal.

Durante a entrevista, Luciana comentou sobre os impasses travados com o governo municipal referentes a aprovação do Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR). A categoria não descarta uma paralisação caso as reivindicações não sejam atendidas, como o reajuste salarial, que tinha como data base o mês de janeiro, e a regulamentação da Lei 13022/2014. “Os guardas entenderam na assembleia que não estão tendo um ganho real no momento. O que se questiona é realmente o valor. Diferença do salário mínimo para o PCCR é R$ 118,00. Os guardas estão colocando que R$118,00 é pouco para a sigla PCCR. A guarda municipal deve ter um plano, nós queremos que já esteja incluído a Lei 13022/2014, que é a nova lei para as guardas municipais do Brasil”, afirmou Luciana...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Profissionais do Ceonco acompanham andamento das obras do HDT

Parte da equipe que compõe o Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, esteve no canteiro de obras do Hospital Dom Tomás, para acompanhar junto aos responsáveis, o andamento das obras. A primeira etapa do hospital segue com mais de 80% de obra concluída onde funcionará enfermaria adulto/pediátrica e cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e unidade semi-intensiva. As demais alas serão inauguradas gradativamente. São aproximadamente 3.000 m² de área em execução, além do local destinado ao centro de radioterapia. O Hospital Dom Tomás atenderá os pacientes em uma estrutura moderna e qualificada expandindo o atendimento.

"Estamos muito felizes em ver o andamento desta obra que a cada dia vemos se tornar mais realidade. Com o hospital, iremos aumentar nosso atendimento, dando ainda mais conforto as pessoas que necessitam de cuidados e atenção durante o tratamento do câncer. Nossa meta é fazer ainda mais para que nossos pacientes tenham ainda mais tratamento qualificado e humanizado", afirmou o Diretor Médico do Centro de Oncologia, Gray Portela.

Após a conclusão de todas as etapas do HDT, a Unidade de Alta Complexidade vai oferecer serviços de prevenção com exames laboratoriais e tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequeno, médio e grande porte e pediátrica; além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos; serviços de enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia...

Asscom

Usina de Projetos consegue recurso para realização da 26ª Edição da Fenagri

Os petrolinenses e público de toda região do Vale já podem contar com a 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que este ano de 2016 acontecerá nos dias 19 a 21 de maio, no Parque de Eventos de Petrolina. Essa edição contará com um investimento obtido através da Usina de Projetos junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 100 mil, que será destinado para implementação de montagem de estrutura e realização do evento.

O Projeto da Fenagri 2016 será composto por cinco importantes eventos: Exposição de Produtores e Serviços, Fórum Internacional de Mercado e Novas Perspectivas de Produção de Frutas; Minicursos; Visitas Técnicas e Rodada de Negócios. E reunirá os diversos segmentos do agronegócio, formados por lideranças empresariais, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, instituições financeiras públicas e privadas, transportadores, varejistas e atacadistas de frutas, exportadores, fabricantes e revendedores de equipamentos, máquinas, embalagens e insumos destinados à agricultura irrigada...

Ascom/Petrolina

14º Sarau Poético em comemoração ao Dia da Poesia contou com apoio da SECJU

Com o apoio logístico e cultural da secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) foi realizado em Juazeiro, no último final de semana, como parte das comemorações ao Dia Nacional da Poesia, o 14º Sarau Poético Arte Manha, envolvendo artistas, músicos, poetas, escritores, e bandas locais de gêneros diversos, além de exposição de arte.

O evento foi realizado no "Beco do Museu", e contou também com a presença do titular da SECJU, Donizete Menezes, prestigiando a ação cultural em homenagem ao Dia da Poesia em Juazeiro. Para o secretário, toda e qualquer atividade cultural que lembre datas importantes para a arte e cultura na cidade tem o apoio da secretaria...

Ascom/Juazeiro

Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina iniciam curso de capacitação

Começou na tarde desta segunda-feira, 14, no auditório da Facape, e segue até a próxima sexta-feira, 18, o curso de capacitação dos Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina. O encontro reuniu dezenas de servidores da categoria e conta com a parceria do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrolina (Sindsemp).

Na grade curricular do curso, os agentes terão aula de defesa pessoal, abordagem, conhecimentos jurídicos, direitos trabalhistas e humanos e habilidades físicas. A capacitação é divida por etapas. A primeira, nesta segunda-feira, teve a condução do Soldado Ribeiro com instruções gerais da categoria e do exercício da função...

Asscom

Casa Nova: Prefeitura realiza evento em homenagem ao Mês da Mulher

Março é o mês da mulher e para comemorar a prefeitura de Casa Nova, através da secretária municipal de Assistência Social, realiza nesta sexta-feira, 18, o evento 'Todo Dia è Dia da Mulher', na Praça Gilson Viana, centro.

A partir das 8h, o Centro de Referencia Especializado em Assistência Social – CREAS estará ofertando à população serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos femininos, orientação psicológica e jurídica,além dos serviços já ofertados pelo órgão. A ação conta com a parceria da secretaria municipal de Saúde. 

De acordo com o secretário da pasta Social, Jozemário Menezes, Marinho, o objetivo do evento é homenagear a Mulher casanovenses oferecendo um dia de ações voltadas para sua valorização e autoestima, além de divulgar as atividades que a rede de proteção social realiza durante todo o ano. "Estamos trabalhando para valorizar a dignidade de toda população, mas, neste mês, de forma especial, as mulheres", concluiu. ..

Ascom/Casa Nova

Moradores dos Residenciais Juazeiro I e II aprovam por unanimidade o Projeto Minha Escola Minha Vida

Nesta segunda-feira (14), o secretário de Educação e Esporte – SEDUC, Clériston Andrade apresentou o Projeto Minha Escola Minha Vida para os moradores dos Residenciais Juazeiro I e II, no bairro Itaberaba, em Juazeiro. A reunião aconteceu na quadra de esportes do Juazeiro I, onde os moradores aprovaram por unanimidade o projeto, que será lançado nesta quinta-feira (17), pelo Prefeito Isaac, no Paço Municipal.

O secretário Clériston explicou aos moradores que o Projeto Minha Escola Minha Vida será iniciado nos residenciais do bairro Itaberaba, com a instalação de duas creches e duas escolas, que atenderão crianças da Educação infantil até as séries iniciais do Ensino Fundamental. "Estes conjuntos foram escolhidos para iniciarmos o projeto, por terem, entre seus moradores, o maior número de alunos estudando em bairros afastados das suas residências. Em um período de curto e médio prazo, levaremos creches e escolas para os residenciais do Minha Casa Minha Vida", afirmou o secretário. O gestor da pasta apresentou a planta do projeto, onde os prédios do Centros Comunitários serão reformados, climatizados e ampliados para a instalação das escolas e creches para atender a demanda dos moradores dos residenciais...

Ascom/Juazeiro

PETROLINA: Secretários de Saúde da VIII Geres visitam obra do SAMU Regional

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, os gestores de saúde dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande e Orocó, a diretora VIII Geres, Aline Jerônimo e a representante da Central Interestadual de Regulação de Leitos, Cláudia Galindo visitaram o canteiro de obras para regionalização do SAMU.  

Acompanhados do coordenador do serviço, Tiago Acioli, os gestores verificaram o andamento da obra do SAMU Regional, que terá sua sede em Petrolina, e regulará a 4ª Macrorregião de Pernambucos composta pelos 25 municípios das VII, VIII, IX Regionais de Saúde de Pernambuco...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Bem Bom, distrito de Casa Nova, recebe nova Unidade Básica de Saúde

A comunidade de Bem Bom recebeu, neste domingo, 13, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reconstruída. A Prefeitura Municipal, junto com a secretária de Saúde, entregou o equipamento de atenção à saúde da população. 

De acordo com o secretário da pasta, Luiz Rezende, a unidade conta com cinco consultórios médicos, consultório odontológico, sala de vacina, sala de observação, sala de enfermagem, farmácia e espaços de convivência e administrativo. "Esta grande obra está a altura do povo de Bem Bom. Nossa atenção está voltada para melhorar, cada dia mais os serviços de saúde disponíveis à população", comentou o gestor da pasta. 

Para o prefeito Wilson Cota, a inauguração da unidade de saúde é mais um compromisso realizado com o povo de Casa Nova. "Beneficiando toda a população do Bem Bom essa unidade que foi completamente reformada é mais uma prova do nosso compromisso de melhorar os serviços de saúde para a comunidade. O trabalho não vai parar", assegurou Cota.
A professora Silvaneli da Silva Granja elogiou a gestão municipal pela realização da obra. "Uma maravilha. Parece, até, uma UPA, um hospital. Tudo lindo. Nossa comunidade merecia um equipamento desse. Parabenizo o prefeito pela obra bem feita", elogiou

- Homenagem 

A Unidade de Saúde de Bem Bom presta uma homenagem César Ribeiro dos Santos, falecido 2008 com 91 anos. 'Seu César', como era conhecido, morou na localidade por quase 40 anos, teve 17 filhos naturais e três adotivos, foi barqueiro sendo um dosa pioneiros na rota entre Pirapora e Juazeiro.  "Agradecemos a lembrança da gestão nessa homenagem ao nosso querido avô. Um grande homem que amou essa terra e trabalhou muito pelo desenvolvimento dela", pontuou Carliete Santos, neta do homenageado. Em companhia dos familiares do homenageado, o prefeito descerrou a placa de inauguração.
 
- Investimentos no Setor

 "Mesmo com todas as dificuldades, a prefeitura prioriza a Saúde. Vamos fazer uma grande reforma no Hospital, implantar a maternidade, já licitamos sete novas grande ambulâncias, estamos comprando um equipamento que vai realizar mais de mil exames por dia, vamos ampliar o número de ofertas de exames complexos, unidade de Saúde na Vila Malvão e na Cohab Nova,  pagamos o piso nacional dos agentes comunitários de Saúde, temos à disposição da população médicos especialistas nas mais diversas áreas, estamos atendendo com unidade móvel nossas comunidades do interior todos os sábados, além das reformas dos postos de Saúde da Lagoa do Alegre e Poço da Pedra, por exemplo", relatou. ..

Ascom/Casa Nova

Prefeito Isaac lança Minha Escola Minha Vida e autoriza reforma e climatização de mais 10 Escolas

Dentro da programação do 'Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10', o prefeito Isaac Carvalho lança o Projeto Minha Escola Minha Vida, nesta quinta-feira (17), às 9h, no Paço Municipal.

O prefeito e o secretário de Educação e Esportes - SEDUC, Clériston Andrade vão apresentar detalhes do Projeto, que levará creches e escolas para os residenciais do Minha Casa Minha Vida, em Juazeiro. ..

Ascom/Juazeiro