Outros Destaques

Política

Variadas

Projeto Maria Tereza e ilha do Massangano recebem operação tapa-buraco

Os trabalhos na recuperação das vias públicas não param no município de Petrolina e as ações executadas pela Secretaria de Infraestrutura estão todo vapor. Quem garante é a responsável pela pasta, Tatyanne Lima. Nesta quinta-feira, 09, os serviços foram executados em ritmo acelerado. A secretária destacou os benefícios que as obras trarão para as comunidades do Projeto Maria Tereza e ilha do Massangano. "Os serviços de tapa-buracos destas vias são muito importantes, pois, facilitará o acesso e o tráfego das pessoas no local, além de evitar acidente.

"Estamos trabalhando diariamente no sentido de oferecer condições melhores aos nossos munícipes", informa Tatyanne. Conforme Julio Lossio, gestor do Município, a equipe está executando também o serviço de recuperação de vias na Cohab Massagano, que vem sendo desenvolvido há dias, onde cerca de 3 caminhões de massas asfáltica são utilizadas diariamente. A Seinfram está disponível a população para que solicitem os serviços de necessidade pública. A unidade esta localizada na Rua Padre Albino, no Caminho do Sol. Mais informações pelo fone 3864-9003...

Ascom/Petrolina

SEMAOP retira demarcações em espaço público

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) realizou nesta quinta-feira, 09, a retirada de demarcações em área pública em frente ao Residencial São Francisco e no Bairro Sol Levante próximo a BA 210. A ação contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT).

Foi constatado pelos Fiscais de Postura que os espaços estavam completamente separados em lotes e com demarcações em cercas de madeira, arames e espaços já com alicerces.  Após constatação, a SEMAOP pediu apoio a SESP com as máquinas para realizar o trabalho e também auxilio da Guarda Municipal para garantir a segurança no local. ..

Débora Sousa/PMJ

Sesp recupera estradas vicinais do distrito de Itamotinga

Dando sequência às ações de recuperação das estradas vicinais do interior de Juazeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) executa atualmente a manutenção das estradas do distrito de Itamotinga, beneficiando aproximadamente 60 km de extensão. Os trabalhos já foram executados nas comunidades de Canoa, Rodeador, Cacimba do Silva, Carrapato, Sítio Sacramento, Baraúna, Barra Bonita, Mudubim, Firmeza, Bargado, Serra da Madeira, Furtuna, Santana e Vermelho.

Os serviços serão realizados ainda nas comunidades de Muquém, Caraibeira, Jaburú, Camaleão, Mari, Mina e Barra Grande. “Desde o inicio da primeira gestão em 2009, o prefeito Isaac Carvalho não tem medido esforços para realizar constantes melhorias nas estradas vicinais. Para ele, é um investimento que garante mais qualidade de vida para os moradores, produtores e estudantes que trafegam diariamente. ..

Elaine Barbosa/Sesp

Vias de acesso a bairros e distritos de Petrolina são melhoradas

A Prefeitura de Petrolina está realizando, desde a última semana, ações para mudar a realidade de algumas regiões do Município, que contemplam comunidades da zona urbana e rural. A equipe da Secretaria de Infraestrutura realizou a limpeza e patrolamento de quatro localidades rurais, são elas: Poço da Cruz, Muquem, Capim e Bebedouro. De acordo com a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, o trabalho que a prefeitura está fazendo atende determinação direta do prefeito Julio Lossio e faz parte de um conjunto de ações realizadas pela secretaria em vários pontos da cidade, com objetivo de melhorar as condições de trafegabilidade e acesso das estradas em regiões rurais.

"O trabalho que está sendo realizado garante mais qualidade de vida aos moradores e proporciona melhorias nas condições de mobilidade urbana. As obras favorecem as pessoas que vivem e trabalham no local, além do comércio de algumas regiões", ressaltou Julio Lossio, prefeito da cidade. A equipe também concentrou esforços na região do loteamento Padre José de Castro, no entorno da Escola Manoel Barbosa, CEAP e lagoa do Rio Verde no Antônio Cassimiro, realizando os serviços de patrolamento e limpeza, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade das famílias daquela região. A Secretaria conta com equipamentos pesados como motoniveladora, pá carregadeira, rolo compactador de lixo, rolo pé de carneiro e caminhão basculante truck para a execução dos trabalhos...

Ascom/Petrolina

SEDUH CONTESTA POSTAGEM DE LEITOR SOBRE OBRAS NO JARDIM VITÓRIA

Em resposta a provocação do leitor Leonardo Dantas que questionou o porque da pavimentação de uma única rua no bairro Jardim Vitória, a SEDUH enviou a seguinte nota contestando a informação:

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que a reclamação do morador não procede, pois a obra na Rua Gilvan Alexandre de Sá, primeira rua que está sendo beneficiada, está está em processo de finalização...

ANIVERSÁRIO DO JUAZEIRENSE JOÃO GILBERTO REPERCUTE MUNDIALMENTE

Hoje é aniversário do pai da bossa nova, João Gilberto, que completa 85 anos. Jornais, revistas, blogs, portais de notícia e emissoras de televisão do mundo inteiro reverenciam nesta sexta-feira, 10, João Gilberto o baiano de Juazeiro que é companheiro de um violão desde os 14 anos. Criativo, inventou uma forma de tocar e cantar ao violão. Com Tom Jobim, foi um dos músicos que lançaram a bossa nova.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em 10 de junho de 1931 na cidade de Juazeiro no norte da Bahia. João Gilberto é cantor, compositor e violonista. Tem, ao todo, onze álbuns de estúdio lançados, sendo um dos seus discos mais famosos o compacto “Chega de saudade”, que foi produzido pelo maestro Tom Jobim, em 1959...

Da redação, Foto: Ivan Cruz/PMJ

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE CURAÇÁ/BA RECOMENDA CONTENÇÃO DE GASTOS NA FESTA DO VAQUEIRO

Ministério Público do Estado da Bahia, através do Promotor de Justiça de Curaçá/Ba, Márcio Henrique Pereira de Oliveira, editou Recomendação ao Prefeito Municipal para abster-se de realizar gastos desarrazoados com "Festa dos Vaqueiros" naquele município, frente as dificuldades vividas por todos os municípios brasileiros na atual conjuntura econômica do país.

Para tanto, requisitou informações acerca da noticiada realização do evento concedendo prazo ao Prefeito Municipal para remessa de cópia de todos os contratos com patrocinadores e eventuais contratos com artistas musicais, bandas, empresários e estruturas para a realização do mencionado evento...

Ascom MP-BA Foto de arquivo do Blog

Hanna apresenta o show “O Amor é Bossa Nova” nesta sexta em Juazeiro

A cantora, compositora e atriz Hanna atingiu o sucesso de crítica e público após as apresentações do show mais elogiado neste ano no Rio de Janeiro, além de ter o CD "O Amor é Bossa Nova - Uma homenagem a João Gilberto” indicado na categoria de Melhor Álbum pelo Prêmio da Música Brasileira. Quis o destino que a primeira apresentação de Hanna na Bahia acontecesse justamente na cidade natal do seu mestre e ídolo João Gilberto. Convidada pela Prefeitura de Juazeiro para se apresentar no evento em homenagem aos 85 anos do mundialmente aclamado artista, a intérprete carioca não escondeu a emoção.

“Este será um momento ímpar para a minha carreira, sem dúvida alguma. Há muito tempo esperava realizar este sonho de cantar na cidade onde nasceu o grande gênio criador da Bossa Nova, o querido João. Este lugar inspirador de onde brotam tantos talentos musicais”. Hanna interpretará clássicos da Bossa Nova eternizados em todo o mundo pelo mestre João Gilberto com um toque sensual e aveludado de sua voz que passeia com brilhantismo por cada canção, a exemplo de “Pra que discutir com madame”, “Desafinado”, “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade”, “Você e eu”, “Ela é carioca”, “Meditação”, “Este seu olhar”, “O amor em paz”, “Saudade fez um samba”, “O Pato”, “Menino do Rio”, “Wave”, “Bahia com H”, “Inútil paisagem”, “Dindi”, “Por causa de você”, “Nem eu”, dentre outros sucessos...

Luiz Hélio/PMJ

CSTT implanta sinalização horizontal em Juazeiro

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) está implantando a sinalização horizontal na BA 210 na via que liga o Bairro Dom José Rodrigues à Vila Tiradentes assim como na Rua José Messias Martins da Silva. As marcações acontecem em dois tons: com a cor branca é realizada a pintura das faixas de pedestre espalhadas pelas vias, já as lombadas recebem o tom amarelo. A tinta refletiva no período noturno é de fácil visualização.

O trabalho também acontece no Bairro Piranga, onde estão sendo colocadas lombadas elevadas para diminuir a velocidade com que condutores trafegam pela via, uma vez que a velocidade permitida para circulação em bairros é de 40 km/h em via coletora e 30 km/h em vias locais, mas infelizmente muitos ultrapassam o permitido colocando em risco a vida da comunidade...

Ascom/Juazeiro

Juazeiro entra em clima de São João

A abertura do São João das Comunidades será nesta sexta-feira (10) em Juazeiro, no bairro João Paulo II. A festa, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, se estenderá até o sábado (11) e contará com as apresentações dos forrozeiros Sergio do Forró, Real Som, Wanderlei do Nordeste, Forró Tô na Boa; Targino Gondim, e Tom Bahia.

Os próximos bairros a festejarem o São João das Comunidade serão João XXIII nos dias 25 e 26; Kidé nos dias 01 e 02 de julho; Alto da Maravilha 08 e 09 de julho. O encerramento do São João das Comunidades será nos dias 15 e 16 de julho quando acontecerá o aniversário de Juazeiro e o Festival da Sanfona...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

MÉDICOS DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO ENTRAM EM GREVE NA PRÓXIMA SEMANA

Os médicos sesabianos de Juazeiro cansaram de trabalhar sem condições estruturais. Na próxima terça-feira (14), os profissionais deflagram paralisação de advertência por 48h e greve permanente a partir do dia 20 até que os problemas sejam sanados.  

Os profissionais estão sem receber salários desde o mês de maio e a unidade hospitalar sem receber repasses nos meses de março, abril e maio. Os atrasos têm sido constantes. Os equipamentos estão sucateados, faltam medicamentos, tomógrafo e outros aparelhos necessários na unidade há quatro anos. Os médicos já alertaram sobre as condições, mas nenhuma medida foi tomada. 

Os médicos exigem negociação imediata com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e formação de uma comissão integrada por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Nesta quinta-feira (9) foi encaminhado ofício para todos estes órgãos.

Veja a ata da assembleia AQUI..

Petrolina: Seduc divulga resultado da primeira etapa de seleção para o Intercambio Cultural de Língua Inglesa

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação está em processo de seleção de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolina do Ensino Fundamental Anos Finais, para participação do Intercâmbio Cultural de Língua Inglesa no Canadá. O resultado da primeira etapa já está disponível no Diário Oficial no site da Prefeitura(www.petrolina.pe.gov.br).

No Intercâmbio Cultural serão contemplados 20 alunos e 02 Professores da Rede Pública Municipal, e tem por objetivo promover o conhecimento da Língua Inglesa adquirido em sala de aula, com a finalidade de estimular à dialética e vivenciar a cultura de um país estrangeiro. A Seleção acontece em duas etapas para os alunos e professores...

Ascom Prefeitura de Petrolina

SEDUH explica atraso na reforma da Avenida Engenheiro Manoel Borges

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informa que a obra é de responsabilidade do governo do Estado, através da CONDER. A empresa executora da obra já realizou toda a terraplanagem, pavimentação, implantação de meio fio e está aguardando o pagamento para prosseguir e concluir a obra. O Prefeito Isaac fez gestão junto ao estado, que mostrou empenho em atender.

Em contato com a empresa executora da obra a SEDUH foi informada que a mesma tem uma previsão de pagamento da Conder, dentro dos próximos 15 dias. De acordo com a empresa as obras serão retomadas logo em seguida. (Ascom SEDUH)..

Terça Cultural contou com mistura de ritmos, movimentos e cores

Mistura de cores, movimentos, ritmos, e muita energia junto. Arte em toda parte. Assim foi a noite de encerramento do projeto TERÇA CULTURAL, dia 07, no teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto. O projeto é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU).

As categorias de dança, poesia/declamação e música (bandas autorais e não autorais) participaram de um concurso dividido em 4 noites de apresentações. Outros artistas especialmente convidados também participaram das noites de terça-feira, que ainda teve exibição de filmes, e exposição de artes plásticas na última noite. Quem chegava ao teatro-arena do CCJG era logo surpreendido pela exposição do artista plástico Rinaldo Lima, onde a nordestinidade era retratada com muitas cores, em múltiplas telas...

Ascom/Juazeiro

Simpósio se torna marco do diálogo entre as universidades e o rio São Francisco

Após quatro dias intensos de debates e apresentações de pesquisas científicas, foi encerrado nesta quarta-feira (08/06), o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF). O encontro inédito teve como objetivo integrar os conhecimentos sobre a principal bacia 100% brasileira, que enfrenta sérios problemas, comprometendo a vida de mais de 15 milhões de pessoas que dependem das suas águas. Na plenária final foi escolhido o estado de Sergipe para abrigar o próximo Simpósio, previsto para ocorrer em junho de 2017.

Ao todo foram 235 estudantes e pesquisadores inscritos, 77 trabalhos, sendo 33 painéis e 41 apresentações orais. Os trabalhos foram divididos em cinco eixos: qualidade da água, quantidade da água, governança, recuperação hidroambiental e dimensão social e saúde...

Assessoria de Comunicação do CBHSF Foto Regina Lima

"São João nas Comunidades" começa neste final de semana em Juazeiro

O "São João nas Comunidades" já começa neste final de semana em Juazeiro, e em diversos bairros e distritos terá programação junina com o apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), superintendência de Eventos, e secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP).

Reuniões com comunitários e órgãos de segurança, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar da Bahia, foram realizadas desde o início do mês visando os festejos juninos. As corporações junto à coordenação do projeto "São João nas Comunidades" discutiram ações de segurança, apoio logístico e organização comunitária para assegurar um São João de paz e alegria, repetindo o sucesso das edições anteriores...

Ascom/Juazeiro

Sesp executa tapa-buraco na Avenida Shefic Khoury

Equipes de manutenção da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) iniciaram nesta quinta-feira (9) os trabalhos de tapa-buraco com massa asfáltica na Avenida Shefic Khoury - principal via de acesso dos bairros João Paulo II e Antônio Guilhermino, que tem cerca de 2 km de extensão. Os serviços vão corrigir problemas ocasionados pelo desgaste da via, contribuir com a fluidez do trânsito dando mais segurança e qualidade de fluxo para a população. Na sequência, será feito o acesso ao povoado do Rodeadouro.

“Depois de recuperarmos a BA 210 e os acessos à sede e aos núcleos habitacionais NH1, NH2 e CAJ do distrito de Itamotinga, seguiremos com o trabalho nos povoados Jatobá, Conchas, Cachoeirinha e Mandacaru 2 nos distritos de Maniçoba e Mandacaru, além da Avenida Antônio Conselheiro que dá acesso aos Residenciais Morada do Salitre, Praia do Rodeadouro e Brisa da Serra, do programa Minha Casa Minha Vida”, destacou o secretário da Sesp Fernando Dantas...

Elaine Barbosa/Sesp

Casa Nova: Secretaria de Urbanismo orienta sobre montagem de fogueiras

O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas juninas. Nelas, a fogueira é presença confirmada. Mas para celebrar com segurança e protegendo o patrimônio público, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos de Casa Nova lançou uma campanha de conscientização para o uso correto.
 
 De acordo com secretário da pasta, Alessandro Galvão, a medida tem como intenção educar e orientar as pessoas para que as fogueiras que serão acesas nas vias pavimentadas com asfalto possam ter uma camada de 30 cm de areia grossa. "Estamos preocupado, pois o calor pode destruir o material asfáltico, deixando as ruas danificadas, explica.
 
Alessandro informa ainda que o motivo da orientação é por conta que as obras ainda estão em andamento. "Quando o material estiver concluído, teremos asfalto bom para muitos anos, mas nessa etapa inicial precisamos de atenção e cuidado", pontua.  
 
A secretaria estará nas ruas fazendo abordagens e notificações. Além destas desorientações a secretária alerta, também, para que as fogueiras não sejam feitas com, de madeira proveniente da derrubada de árvore nativa, pois é crime ambiental; Que não sejam acesas com chama muito alta, por conta do perigo das fagulhas que podem atingir as pessoas, rede elétrica e residências; Evitar fogueiras em locais que ofereçam risco; E após o momento da celebração a fogueira seja apagada. ..

Ascom/Casa Nova

SAAE RESPONDE A QUESTIONAMENTOS SOBRE OBSTRUÇÃO DA REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Em relação as reclamações de Antônia Maria da rua Canadá, bairro Maria Gorete, e de Ítalo Ubiratan, da Travessa da Maravilha, do bairro Alagadiço, o setor de imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro enviou a seguinte nota de esclarecimento:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro,  informa aos usuários que qualquer solicitação para desobstrução das redes ou dos pontos de visitas (PVs) devem ser feitas através do telefone  3614-9800 ou (74) 98824-1005. As equipes continuam fazendo o trabalho preventivo em toda a rede coletora. Com relação as reclamações dos usuários Ítalo Ubiratan (Travessa da Maravilha) e Antonia Amorim (Rua Canadá - Maria Gorete)  informamos que  já foi enviado o caminhão para o devido serviço.

Recentemente a direção do SAAE adquiriu mais um caminhão hidrojateador, totalizando oito veículos deste porte para realizar a manutenção diária em todo o sistema. Informa ainda que a obra do saneamento básico  está sendo executada em vários bairros da cidade e, até o final desse ano Juazeiro ficará com 95% de área saneada...

Lagoa Grande terá três dias de festa em comemoração aos 21 anos da cidade

A prefeitura de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, com apoio da Secretaria de Educação do município, está preparando uma grande festa em comemoração aos 21 anos da cidade, com um fim de semana recheado de atrações, nos dias 16, 17 e 18 deste mês de junho. Confira a programação completa:

Dia 16 (quinta-feira): as comemorações começarão às 8h com o hasteamento da bandeira em frente à Igreja Católica, na Avenida Senador Nilo Coelho. Logo após, será celebrada a Missa de Ação de Graças. A partir das 16h começará o desfile cívico. A concentração será na rotatória da BR 428, saída para Santa Maria da Boa Vista-PE, com a participação de 6 escolas municipais, 2 estaduais e 2 particulares e 12 bandas marciais. O tema do desfile será: LAGOA GRANDE E O ESPÍRITO OLÍMPICO: A PAZ, A AMIZADE E A UNIÃO ENTRE OS POVOS DA GRÉCIA DO SÉCULO XXI.Após o desfile, as escolas se apresentarão em frente ao palco principal, na Praça Hermes Amorim, onde acontecerá em seguida, às 22h, o show com Romenildo e banda, e o cantor Lenno.  ..

Ascom/PMLG

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para secretários municipais de saúde

Esta quarta-feira (08) foi a vez da equipe da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apresentar o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia para os secretários municipais de saúde dos 7 municípios de cobertura da VIII Gerência Regional (Geres). Na semana passada, os esclarecimentos acerca da entrada desses pacientes e fluxo interno foram feitos aos representantes da VII, VIII e IX Geres, através de videoconferência.

A iniciativa tem como objetivo partilhar, com os demais envolvidos, a agenda dos profissionais médicos (oftalmologista e otorrinolaringologista) e não médicos (terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo), de modo que os atendimentos possam ser otimizados. Assim como informar sobre: o fluxo das interconsultas, que irá encaminhar os pacientes para a equipe multiprofissional, responsável por realizar um projeto terapêutico singular da criança; a importância da formação de cuidadores, através de medidas de orientação para o estímulo domiciliar com vistas à continuidade da reabilitação e estimulação; e a relevância do aproveitamento dos serviços no município de origem...

ASSCOM

Nova Semente chega ao KM 20 do projeto Maria Tereza

Da terra que semeia e colhe uva e manga agora também germina a educação. Através do programa Nova Semente, crianças que residem no KM 20 do Projeto Maria Tereza, localizado na área irrigada de Petrolina, poderão ter suas vidas modificadas por meio do conhecimento. 

A creche da comunidade foi inaugurada nesta quarta-feira (8) e é a 144ª unidade aberta pela gestão do prefeito Julio Lossio ao longo de 6 anos. Recebendo o nome de um dos responsáveis por erguê-la, a Nova Semente Jurandir Silva Moura vai acolher 55 crianças, que serão atendidas em tempo integral por 16 sementeiras. ..

ASSCOM/PETROLINA