RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Política

Variadas

Copa Vela Adventure é lançada na Copa Vela de Paulo Afonso

A Copa Vela Adventure 2011, que acontece nos dias 8 e 9 de outubro, em Sobradinho (BA), foi lançada durante as competições da Copa Vela de Paulo Afonso, na Prainha, no último final de semana, em clima de comemoração, durante a premiação dos vencedores da etapa local.

Francisca Bemvenuto, gestora de marketing da Agência SIM!, de Juazeiro, empresa realizadora do evento, e  Edízio Pinheiro, secretário de meio ambiente e turismo de Sobradinho, estiveram presentes e participaram das entregas dos troféus. “Após destas belas competições, agora lançamos a Copa Vela Adventure que promete levar ao Porto de Juacema mais de 40 velejadores, além de centenas de praticantes de esportes radicais e muita energia”, afirma Bemvenuto. ..

SIM Assessoria de Comunicação

Projeto Sabão Jubileu vira mini-indústria e é notícia na CNBB

Foi assinado hoje, 14, na agência do Banco do Brasil (BB) em Juazeiro o contrato que firma a parceria entre a Fundação BB e o Projeto Grupo de Apoio Social e Humanitário (GASH), ligado à Diocese de Juazeiro, para a criação de uma mini-indústria de sabão à base de óleo de cozinha usado. A iniciativa visa proteger o meio ambiente e consolida um projeto que vem sendo levado a cabo há cinco meses por voluntários do Movimento dos Vicentinos e paróquia do Cosminho, que representa o GASH.

A assinatura do contrato teve a presença da representante da Fundação BB, Carmem dos Santos, do gerente da agência do BB de Juazeiro e do presidente do GASH, padre José Filipe Pulpahyil. “Cada litro de óleo que jogamos no esgoto ou na pia da cozinha contamina um milhão de litros de água. Por isso, nesse ano em que a Campanha da Fraternidade nos pedia ações de proteção ao meio ambiente, decidimos iniciar esse projeto. Surgiu então a ideia do Sabão Jubileu”, explicou o padre.

Atualmente os voluntários do projeto trabalham de forma artesanal no quintal da paróquia do Cosminho, no Bairro Alagadiço, produzindo cerca de 400 litros de sabão por mês. Para isso eles recolhem em média 200 litros de óleo na vizinhança, evitando que o líquido seja despejado no Rio São Francisco. Além de promover a consciência ecológica, o projeto também viabiliza a aprendizagem de uma atividade que pode possibilitar renda extra para famílias carentes.

Com a assinatura do contrato, a Fundação Banco do Brasil irá doar máquinas para fabricação, corte e embalagem do sabão e também um carro para recolher óleo na cidade. A produção do sabão, que era feita de forma manual, passará a ter características de uma mini-fábrica. “Teremos capacidade de produzir oito toneladas de sabão por mês, reaproveitando quatro mil litros de óleo usado. Mas para isso precisaremos também do apoio da população, nos ajudando com doações de óleo”, informou padre José Filipe.

Os voluntários produzem atualmente sabão em pedra e líquido, que são vendidos a preços simbólicos. A barra do sabão em massa custa R$ 1,00, e meio litro do sabão líquido custa R$ 0,50. O nome Sabão Jubileu foi escolhido para homenagear os 50 anos da Diocese de Juazeiro. Quem quiser contribuir com o trabalho de preservação ao meio ambiente doando óleo de cozinha usado pode entrar em contato com a paróquia através do telefone (74) 3611-8639.


Leia a matéria no site da CNBB: CLIQUE AQUI
  ..

Por Mirrail Menezes Pascom

Encontro da Região Nordeste de Banco de Alimentos acontece em Juazeiro

As secretarias, de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) e de Igualdade Assistência Social e Cultura (SEIASC) de Juazeiro irão participar nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro, do Encontro da Região Nordeste de Bancos de Alimentos que tem como objetivo avaliar e discutir novas estratégias de implantação dos órgãos alimentares em todo país.

O evento é uma realização do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e será destinado às experiências públicas apoiadas pelo MDS, a Rede SESC Mesa Brasil, as Regionais da CEASA, além de organizações sociais e privadas que atuam com Abastecimento e Banco de Alimentos...

Lene Radina/ Ascom PMJ

Prefeitura de Petrolina ganha na justiça o direito de aplicar a lei que garante passe livre para idosos e deficientes no transporte coletivo

O Poder Judiciário considerou constitucional, a Lei municipal que garante passe livre às pessoas idosas acima de 60 anos  e com deficiência em Petrolina. O Sindicato das Empresas de Transporte do Vale do São Francisco (Setranvasf) questionou a lei e  moveu um processo na justiça, contra o município alegando inconstitucionalidade da lei. Através do resultado do processo em primeira instância, as empresas de transporte coletivo continuaram cobrando tarifas de idosos e deficientes, porém o município recorreu em maio de 2010, e na última semana o poder judiciário considerou a lei municipal constitucional, e decidiu que todas as empresas deixem de cobrar a tarifa de idosos e deficientes imediatamente.

“O município empenhado juridicamente recorreu e nós tivemos a decisão favorável do tribunal de justiça dizendo que a lei é constitucional e vai continuar em pleno vigor, então nós podemos aplicá-la, garantindo que o direito dos idosos e deficientes seja respeitado”, declarou a Procuradora Geral do Município Camila Cruz...

Ascom PMP

“PACOTÃO” DA EDUCAÇÃO GERA DISCUSSÃO ENTRE PROFESSORES E DIREÇÃO DA APLB SINDICATO

A votação do “pacotão” da Educação ontem (13) foi unanimidade apenas entre os vereadores da situação e da oposição na Casa Aprígio Duarte Filho. Após a sessão alguns professores destilaram ao blog o seu descontentamento.

O professor Sérgio Rego foi o primeiro a se manifestar contra o que os vereadores alardearam como “o milagre” na educação municipal. “Primeiro que votam rapidamente sem ler os projetos para que a gente entenda o que está sendo votado. Até entendo que algo está sendo feito, mas não digam que já está bom, porque não está. Se a educação já estivesse boa os filhos do prefeito e dos vereadores estariam na escola pública. Pelo contrário, eles estudam em escola particular”, protestou...

Cultura de Lagoa Grande resgata a tradição da congada no município

A Prefeitura de Lagoa Grande, através do Departamento de Cultura, setor vinculado à Secretaria de Educação, iniciou um processo de resgate da congada, manifestação cultural de origem negra que conta com seguidores no município. O primeiro passo já ocorreu com a realização de uma reunião no inicio deste mês tendo a presença do diretor de cultura do município, Edivaldo Barbosa e o senhor Nestor Manoel de Lima, descendente de Manoel Moreira de Lima, que trouxe a congada para Lagoa Grande.

“A nossa missão é resgatar a cultura e todas as suas tradições em nosso município. A congada foi trazida pela Família Lima ainda no século 18 com influencia da África e se difundiu na Ilha do Pontal, região de Vermelhos, no interior de Lagoa Grande”, conta Edivaldo. Edivaldo frisa que a congada é um orgulho muito grande da comunidade da Ilha e resgatar umacultura quase extinta, é marca da seriedade e do compromisso do governo municipal com as tradições lagoagrandenses...

Ascom Lagoa Grande

Hemoba convoca doadores voluntários de sangue

A Unidade Hemoba de Juazeiro convoca doadores voluntários de sangue para regularizar o estoque que está em situação extremamente crítica após o feriado prolongado na Semana da Pátria. A Unidade já registrava, uma semana antes do feriado, uma queda nas doações em torno de 50%. Para manter um estoque técnico capaz de atender a necessidade transfusional das Unidades Hospitalares são necessárias cerca de 50 doações diárias, entretanto, esse número ainda está abaixo do ideal mesmo com todas as estratégias desencadeadas pelo Setor de Captação para fidelizar aqueles que já doaram sangue e também atrair novos doadores.

A Hemoba está expandindo o trabalho de educação em saúde e realiza palestras em escolas, universidades, empresas, hospitais, clubes de serviço, grupos religiosos, instituições e associações comunitárias. Nesse momento, é importante a adesão da população e dos setores organizados da comunidade, apoiando a iniciativa e estabelecendo parcerias com o objetivo de fortalecer campanhas e projetos de captação. As pessoas impossibilitadas de doar também podem ajudar mobilizando outras pessoas e multiplicando informações básicas sobre o processo de doação de sangue. Cada um pode ajudar de sua forma.

A convocação abrange pessoas de todos os tipos sanguíneos, em especial os doadores de sangue do tipo O Positivo e os tipos Rh negativos, considerados raros. Faça da doação um hábito saudável e ajude a salvar outras vidas. Quem deseja doar sangue, basta ir até a Unidade de Coleta da Hemoba na rua Joaquim Bispo dos Santos, ao lado do Hospital Regional de Juazeiro. Os candidatos devem ser saudáveis, ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (candidatos com idade de 16 e 17 anos devem ter o consentimento formal do responsável legal), peso superior a 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Recomendações para o dia da doação:

Nunca vá doar sangue em jejum;
Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação.

Horário para doação:

Segunda a quinta-feira
das 8h às 12h
das 14h às 17h
Sexta-feira
das 8h às 12h
Telefone: (74) 3611-7532
..

UNEB/DCH promove Encontro de Comunicação em Juazeiro

O II ECOVALE -Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco terá como tema “200 anos de Imprensa na Bahia”. O evento, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro, na cidade de Juazeiro (BA), pretende receber 600 participantes, entre professores, estudantes, profissionais de comunicação e de áreas afins. Organizado pelo Curso de Comunicação Social -Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas - Campus III, o II ECOVALE traz esse ano algumas novidades, como a inscrição de artigos científicos, as sessões temáticas, com depoimentos de profissionais da região e o EXPOVALE, que reunirá produtos experimentais em comunicação e artes.

O Ecovale é um momento importante de discussão da comunicação na região, oportunizando para estudantes, professores e pesquisadores de outras instituições de ensino superior um debate acadêmico de alto nível e o contato com profissionais de outros pólos acadêmicos e do mercado de comunicação. A realização anual do ECOVALE favorece a compreensão e o desenvolvimento da comunicação no Vale do São Francisco, graças à troca de experiência com profissionais e pensadores de outras regiões do país. A inscrição de artigos para as comunicações científicas podem ser feitas até o dia 30 de setembro com o envio do resumo do trabalho para o e-mail ecovale2@gmail.com. O prazo máximo para envio do trabalho completo é 15 de outubro. Mais informações: http://www.uneb.br/ecovale...

ASCOM/II ECOVALE

Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação do Nordeste participam de encontro na Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco sedia nos dias 15 e 16 de setembro a 2ª reunião anual do diretório Nordeste do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop/NE). O encontro vai acontecer no Complexo Multieventos da Univasf, no campus Juazeiro, com a participação de cerca de trinta pró-reitores de universidades públicas e privadas, além de vice-reitores e coordenadores de Pesquisa e Pós-graduação das instituições.

O Foprop tem o objetivo de discutir e propor soluções para melhorar o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). No encontro em Juazeiro, o fórum vai debater questões referentes a mestrado profissional, interiorização, e infraestrutura, diagnóstico e impacto dos cursos de pós-graduação. O evento também vai promover um debate com o diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Lívio Amaral (programação completa no link abaixo). “A Univasf foi escolhida para sediar a reunião pela primeira vez por ser uma instituição nova, com uma razoável proporção de cursos de pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Univasf, José Bismark Medeiros. O resultado das discussões da 2ª reunião do Foprop/NE vai ser apresentado no encontro nacional, a ser realizado em Belém, em Novembro deste ano. ..

Fabíola Moura/ Ascom Univasf

Congresso IMIP Juazeiro recebe inscrições com desconto só até quinta (15)

As inscrições para o 1º Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco podem ser feitas com taxas promocionais até o próximo dia 15 de setembro, pelo endereço www.congressoimip2011.com.br. Também encerra na mesma data o prazo de inscrição para submissão de trabalhos científicos, revisões bibliográficas e trabalhos de extensão.

O evento será realizado de 20 a 22 de outubro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro - Ba e é parte de um projeto de regionalização do IMIP, que objetiva difundir o conhecimento científico para melhorar a qualidade da assistência à saúde...

Enfoque Comunicação

Começa em Petrolina nesta quarta-feira IV Encontro de Biologia

Estudantes, professores e profissionais das mais diversas áreas estarão se reunindo a partir das 16h desta quarta-feira no Sesi de Petrolina para a abertura oficial do IV Encontro de Biologia, que este ano traz como tema principal, Segurança alimentar e geração de renda: desafios para os ecossistemas. A programação científica do encontro, que prossegue até o dia 16 deste mês, começa  com uma palestra proferida pelo professor Acácio Figueirêdo Neto (Univasf), sobre o assunto: Segurança Alimentar: Qualidade e Quantidade de Alimentos no Mundo de Hoje. Em seguida, os participantes vão conferir informações e tirar dúvidas acerca de temas como: geração de renda no Semiárido e desafios para os ecossistemas, segurança alimentar e pescado, geração de renda e segurança alimentar nas pequenas cooperativas.

Numa realização do Sesc Petrolina através da sua Sala de Ciências e Sesi Petrolinaem parceria com o IF Sertão, Upe, Embrapa Semiárido, Univasf e Uneb,  o IV Encontro de Biologia continua na quinta-feira (15), a partir das 14h com sessão oral, sessão pôster seguida da palestra Agroecologia e Agricultura Orgânica, com o professor Jairton Fraga (Uneb). Segundo o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra, também serão apresentadas algumas oficinas. “Vamos trabalhar durante as oficinas com temas a exemplo de: elaboração de produtos da carne de peixes, processamento de tomate, laboratório de ciências, fertilização e proteção orgânica alternativa X fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, composição química do maracujá, microbiologia ambiental, reciclagem e análise instrumental em alimentos”, exemplificou Hednilson Bezerra...

Clas Comunicação

MAIORIA DAS ESCOLAS DE JUAZEIRO FICA ABAIXO DA MÉDIA NO ENEM 2010

 

A situação educacional da Bahia não é boa. Das 1.352 escolas baianas que tiveram estudantes inscritos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio em 2010, 61% tiveram rendimento abaixo da média nacional, que foi de 553,73 pontos, de um total de 1.000 pontos possíveis; apenas 21% ficaram acima da média e 18% não tiveram notas divulgadas porque não alcançaram 2% de participação dos alunos na prova.

A discrepância entre o ensino público e o privado mostrou-se acentuada. Entre as escolas privadas da Bahia, 76% tiveram rendimento acima da média nacional e apenas 5% ficaram abaixo dessa nota. Na rede pública, os números são praticamente inversos: 79% ficaram abaixo da média nacional de 553,73 pontos e 4%, acima.  O restante não teve as notas divulgadas porque menos de 10 estudantes ou menos de 2% dos alunos fizeram as provas. ..

Sr. do Bonfim: Semam remove árvore que ameaçava cair na Praça Nova

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) promoveu no último sábado (10) uma ação preventiva na Praça Nova do Congresso. Por medida de segurança a Semam decidiu remover uma árvore que estava com o tronco comprometido e ameaçava tombar. Segundo os laudos técnicos apresentados pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, a árvore (da espécie barriguda) ameaçava a segurança das pessoas que frequentavam e transitavam o logradouro. Os laudos mostram ainda que a árvore era muito antiga, que estava comprovadamente morta e já havia desprendido diversos galhos, se fazendo necessário a sua remoção.

“A base da árvore estava totalmente comprometida por cupins e fungos degradadores de madeira. A ameaça de queda era iminente, poderia causar riscos aos transeuntes” – afirmou o biólogo da Semam, Edemir Barbosa. A barriguda é uma espécie de grande porte e sua retirada foi feita de modo a minimizar os riscos aos profissionais envolvidos e ao patrimônio público. A ação contou com a colaboração da SIPEL (empresa terceirizada da Coelba) que disponibilizou um carromunck...

Ascom Bonfim

SAAE informa falta de água em bairros de Juazeiro

Em email enviado ao blog o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE comunica aos usuários dos bairros Castelo Branco, Dom Thomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança, Itaberaba, João Paulo II, Sol Nascente, Antônio Guilhermino e Distrito Industrial que o fornecimento de água será paralisado nesta quarta-feira (14), das 08 às 12 horas. 

A interrupção se faz necessária porque a equipe técnica do órgão irá fazer a substituição do rolamento da bomba que fica localizado na Estação de Tratamento de Piranga. Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. A direção do órgão pede a compreensão dos usuários e reafirma o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município...

Foto de arquivo do blog

Música pop mundial abre o projeto Quintas Musicais da Univasf

Começa na próxima quinta-feira (15.09), no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Petrolina Sede, o projeto Quintas Musicais, onde em uma quinta de cada mês uma banda se apresentará gratuitamente para a comunidade acadêmica e para o público em geral. O evento começa às 18h e é uma promoção da Assessoria de Cultura (Ascult) da Univasf.

A banda que vai abrir o projeto é a Abyn, uma sigla para a pergunta “Another band? Why not?”. O nome do grupo é uma brincadeira dos integrantes que já tocam há mais de dez anos, mas que resolveram inaugurar mais um grupo em fevereiro deste ano. Formado pelos funcionários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) Alexandre Correia, no baixo e voz, Wilker Júnior, na guitarra e Mister Chapolin na bateria, o grupo tem um estilo pop de sucessos da world music.

Para a abertura do Quintas Musicais, a Abyn preparou um repertório com Madonna, Tim Maia e Lulu Santos, além de canções de Israel, da Noruega e de outros países. Segundo o vocalista e baixista da banda, Alexandre Correia “é muito bom participar da abertura desse projeto numa instituição que abre esse espaço para a cultura. Quem ganha com isso é o público, que vai poder apreciar um tipo de música que nem sempre está acessível para a grande maioria”. ..

Fabíola Moura/ Ascom Univasf

NOSSA CASA APRESENTA: ALCIONE DIA 03 DE DEZEMBRO

Já começaram as vendas de mesas e ingressos para o show do ano com Alcione “A Marrom” na NOSSA CASA SHOWS, que comemora 3 anos realizando grandes eventos e agora contando com a parceria da GOLD FRIEND’S, entra definitivamente para a história como a casa de espetáculos das grandes atrações. Os diretores investiram muito para dar conforto e comodidade aos diletos frequentadores como ampliação de banheiros masculino e feminino com ar condicionado, área coberta, circuito interno de TV, amplo estacionamento, área vip, seguranças especializados, dois amplos bares com serviços de restaurante e será construído ainda no espaço, um camarote vip.

A expectativa desse show é de que os ingressos sejam vendidos bem depressa. "Para nós, é muito prazeroso constatar que as pessoas esperam ansiosas para poder participar desta festa, pois nos dedicamos muito para prepará-la. O show está sendo aguardado com muita expectativa pelo grandioso fã clube de Alcione Nazaré ou simplesmente  “a Marrom” que sempre teve a música em sua vida", destaca o produtor Milano...

Divulgação

Petrolina terá Centro de Atenção Psicossocial Infantil

Desde ontem (12), Petrolina tem um novo serviço de atendimento na área da saúde direcionado à atenção psicossocial de crianças e adolescentes. A unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi funcionará na rua da Canafístula nº 224, no bairro Areia Branca, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O CAPSi é um serviço ambulatorial de atenção diária destinado a crianças e adolescentes dos 05 aos 17 anos que possuem transtornos mentais ou que sejam usuários de álcool e outras drogas. Na unidade, serão oferecidos os seguintes atendimentos: Individual (medicamentos, psicoterápico, de orientação, entre outros); Em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social); oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações inter-setoriais, principalmente, com as áreas de assistência social e educação e justiça...

Texto: Élida Maria/ Foto: Patrícia Telles - Secom PMP

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES ENTRE AS 100 DO BRASIL

A Secretaria da Educação de Campo Alegre de Lourdes recebe um dos prêmios mais importantes na área de educação do país – Prêmio Gestor Nota 10, 6ª edição do Educando 2011. O reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e resultados que a secretaria vem apresentando como: a aplicação correta dos recursos, aumento no transporte escolar, a qualidade dos serviços oferecidos, a quantidade de programa que foram implantados no município nos últimos anos e o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) além de muitos outros fatores. O prêmio será entregue pela MS Brasil Congressos aos 100 (cem) principais gestores educacionais municipais do Brasil em Florianópolis, capital de Santa Catarina entre o dia 02 a 05 de outubro. ..

Ascom

LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO "BAQUE SOLTO" DE RINALDO LIMA‏ ACONTECE HOJE NO CCJG

 
Hoje, (13/09), às 20 horas, acontecerá o lançamento da exposição "Baque Solto" no Centro de Cultura João Gilberto, do artista plástico Rinaldo Lima. A exposição “Baque Solto” é financiada pela Fundação Cultural da Bahia através do edital Matilde Matos, de apoio a montagem de exposição de artes visuais. A mostra fica aberta ao público até o dia 13 de Outubro aqui em Juazeiro, e em novembro segue para Salvador, na Galeria Ebec.
..

Horta comunitária gera renda extra para agricultores familiares de Juazeiro

Os agricultores familiares dos bairros João Paulo II e Pau Preto, que plantaram legumes e hortaliças de forma comunitária já estão colhendo os frutos da atividade. A produção de alface, coentro, cebolinha, rúcula, pimentão, espinafre, couve-flor dessas hortas são comercializadas em feiras livres de Juazeiro, a ação faz parte do projeto de fomento da agricultura familiar da Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro. No primeiro semestre a EBDA realizou dias de campo nessas localidades, assim como atividades de assistência técnica e extensão rural (Ater) em comunidades dos 10 municípios que compõem o Território do Sertão do São Francisco, o que gerou uma produção, a priori, de consumo interno. Com a ratificação das hortas, os agricultores familiares decidiram aumentar a produção e comercializar o excedente. É o caso do agricultor Bartolomeu Dias(54), que teve um acréscimo de 20% em sua renda familiar somente com a venda desses produtos.

“Com as dicas da EBDA aprendi a plantar, juntamente com todos da minha comunidade. Hoje tenho a minha própria horta e com a venda das hortaliças pude juntar um dinheirinho e comprar uma televisão de LCD. Ganho, em média, R$ 600,00 fazendo frete e com a produção da horta consigo aumentar até R$ 200,00 por semana na minha renda. Minha família cuida da horta e eu vendo nas feiras livres”, afirmou o agricultor. Para Edmundo Ribeiro, engenheiro agrônomo da empresa, a horta tem um papel fundamental nas comunidades, pois servem como fonte de alimentos saudáveis e de renda para as famílias do território. A EBDA fornece os insumos da horta, que é manejada com técnicas agroecológicas. “Quanto ao lucro, toda a comunidade é beneficiada, principalmente, com qualidade de vida através de uma boa alimentação, a comercialização do excedente e os recursos arrecadados são revertidos para a própria comunidade”, esclareceu Ribeiro...

EBDA/Assimp

Abertura dos Jogos Escolares de Juazeiro acontecerá nesta terça-feira (13)

A abertura da 33ª edição dos Jogos Escolares de Juazeiro acontecerá nesta terça-feira (13), às 18h, na Orla Nova da cidade. Este ano mais de 6 mil alunos de 60 escolas municipais, estaduais e particulares participarão do evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC). No lançamento, haverá hasteamento das bandeiras, execução dos Hinos Nacional e do município pela banda marcial da Polícia Militar, desfile das escolas, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica. 

Também fazem parte da programação de abertura, a apresentação da fanfarra do Colégio Municipal Paulo VI e a premiação para as cinco primeiras colocadas no desfile das escolas. Os destaques receberão quites esportivos e cerca de 3 mil alunos devem participar deste momento. ..

Anna Monteiro/Seduc Foto de arquivo do blog

SESP RECUPERA TAMPA DE PV EM PIRANGA

Equipe da SESP – Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Juazeiro recuperou ontem mesmo, dia 12, a tampa de um PV – Poço de Visita na travessa da Codevasf em Piranga, destruída no último final de semana, em função do tráfego de veículos pesados, conforme matéria postada aqui no blog.

O bueiro que tinha sido sinalizado com galhos de árvores, após o serviço da SESP, foi interditado e sinalizado pelos prepostos da prefeitura municipal...